Autor Tópico: Fórmula-1  (Lida 65504 vezes)

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Offline Spitfire

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Re: Fórmula-1
« Resposta #350 Online: 19 de Junho de 2009, 12:35:32 »
Why FOTA will not succeed

A reader asks, Dear AR1.com, who do you think will win the FOTA/FIA battle? Steve S.

Dear Steve, Interesting that the FOTA teams want to start a rival series. We don't think it is all about the budget cap, but it is interesting to take a look at the budgets of those teams and their greed. The "FOTA" teams happen to make up the most budgets of all of the teams according to SportsPro Magazine. In their 2009 budget analysis, this is what they estimate the budgets to be:

Ferrari: $404 million
BMW: $386 million
McLaren: $377 million
Toyota: $329 million
Renault: $265 million
Red Bull: $264 million
Brawn: $146 million
Torro Rosso: $112 million
Total: $2,283,000,000

Now, These teams were spending $2.2 billion dollars to run 16 cars at 17 races. I can see where these teams don't want to try to reduce their companies to fit into a "budget cap" of $80 million (not including driver salary and some other "marketing" expenses") as they will have to work on less money and thus will not be able to afford 300 person staffs, massive "garages", private jets, yachts, luxury hotels, and other extravagant spending all being paid for by their sponsors and car manufacturers.

Taking a look at a "new series", each of these teams will lose somewhere between $30-50 million in F1 TV money that is reserved for each team. Plus, they will have the expense of setting up a series, such as staff, marketing, infrastructure, venues, etc. If I am a shareholder of Daimler, BMW, Renault, or Toyota, then I am going to be pretty upset that they are going to be spending money on a new series, and not on trying to sell more cars. Here is the latest data regarding car sales in the USA year to date vs. 2008:


BMW: -30%
Mercedes: -29%
Toyota: -39%
Nissan (Renault): -35%

The reality is... do we really need teams spending $400 million each year to put on a, sometimes boring, show? At a budget cap of $80 million, the F1 series will still be the most expensive racing series in the world, and probably become more innovative as well, since the engineers will have to build a competitive product with less financial resources, kinda like the real world.

To put it into perspective, the 21 "Year long teams" probably spend roughly $115 million combined to run their cars. So, the question remains, why does it take $2.2 billion to run 16 cars for 17 races, when you can run a series with 21 cars for 17 races for $115 million and have similar, if not better, racing for the fans. At the end of the day, it is about the racing. Mark C.

Offline Gaúcho

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Re: Fórmula-1
« Resposta #351 Online: 19 de Junho de 2009, 13:08:21 »
Eu queria ver essa divisão.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline André Luiz

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Re: Fórmula-1
« Resposta #352 Online: 19 de Junho de 2009, 16:59:33 »
A bronca toda é porque as equipes-montadoras nao estavam levando o campeonato a serio e estavam mais preocupadas em promover as suas marcas?




Offline Unknown

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Re: Fórmula-1
« Resposta #353 Online: 19 de Junho de 2009, 20:41:36 »
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FIA vai à justiça contra Fota e adia anúncio oficial das equipes

Entidade afirmou que ação da Fota, e da Ferrari em particular, violam contratos e leis de competição

O conflito entre FIA e Fota parece realmente insolúvel. Depois de dizer que "já esperava" a reação da associação das equipes, que anunciou no fim da quinta-feira o seu rompimento com o Mundial organizado por Max Mosley, a federação emitiu um novo documento nesta sexta (19) dizendo que vai entrar na justiça contra a entidade rival — e que, por ora, não vai revelar os nomes dos times que disputarão a temporada de 2010.

De acordo com a FIA, a ameaça da Fota de criar uma nova categoria é ilegal, e a federação confirmou que vai levar o caso aos tribunais devido às "sérias violações legais, incluindo interferências em relações contratuais, a quebra direta de obrigações da Ferrari e uma grave violação da lei de competições".

Por isso, continuou o comunicado, a publicação da lista oficial dos participantes do Mundial do próximo ano será suspensa até que a FIA tenha confirmados os seus direitos legais. Mas, ainda de acordo com a FIA, a preparação para o campeonato de 2010 continua.

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/06/19/fia+vai+a+justica+contra+fota+e+adia+anuncio+oficial+das+equipes+6827932.html
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Relegadas, 12 equipes novatas vão virar necessidade no grid da F1 2010

Para fechar ao menos 20 carros no grid de 2010, FIA deve recorrer às 12 equipes que rejeitou na sexta-feira (12): sete conhecidas, uma desistente e quatro anônimas

Justamente em Silverstone, local da primeira corrida da categoria, a F1 vai amanhecer a sexta-feira (19) com o pior cenário de seus 60 anos de história. O rompimento de oito equipes do atual grid com a FIA fará do GP da Inglaterra o assunto menos importante do final de semana. E, em meio à briga histórica, estão 15 novos times, alguns já aceitos, outros novamente esperando uma chance.

De acordo com a entidade máxima do automobilismo, foram 15 inscrições de times hoje fora da F1. Destas, três foram convocadas para o próximo Mundial: Campos, US F1 e a surpresa Manor. Um detalhe circunda a escolha destas, porém: foram selecionadas para uma temporada da maneira que a conhecemos, com Ferrari, McLaren, Red Bull e a força comercial e financeira que tais marcas imprimem às novatas. Agora, estas têm como companheiras de grid apenas Williams e Force India.

Com isso, desde já, não se pode contar às cegas com as 15 inscrições para o ano que vem, já que as equipes podem reavaliar suas decisões. Ainda assim, a solução mais palpável para Max Mosley é fazer de oito novas equipes sua salvação para completar ao menos 20 carros em 2010. É o caso da Campos, que projetou na F1 de Mosley, com menos custos e muita visibilidade, a oportunidade perfeita para ascender das categorias de base para a elite do automobilismo. A Manor, vinda da F3 e da F-Renault europeias, foi outra a se animar com os cortes nos gastos e os baratos motores Cosworth — o que não alimenta a expectatíva de desistência.

A US F1, porém, com suas mil grafias provisórias, é uma incógnita até que revele suas novas intenções. Tudo porque sinalizou o interesse na categoria ainda antes de as novas regras tomarem forma, interessada em investir milhões para produzir carros longe da Europa e fazer da F1 consistente no país da Nascar e da Indy. Se já era difícil com as grandes marcas, deve ficar ainda pior sem elas.

Oito equipes deixaram a F1 e fundaram o novo campeonato ainda sem nome. E sete outras não-incluídas na lista preliminar de Mosley tiveram seus registros divulgados: Prodrive, Superfund, N.Technology, Brabham, Lotus/Litespeed, Epsilon Euskadi e March.

A situação da Prodrive é semelhante àquela dos norte-americanos: David Richards lamentou ficar de fora de 2010, disse não desistir da F1, mas, certamente, se referia à F1 que ao mesmo tempo vai à pista nesta sexta e não existe mais. As outras seis novas postulantes a vagas serão o horizonte para Mosley — ao menos enquanto não buscar diálogo com a Fota, se é que isso vai mesmo acontecer.

Nos nomes Brabham, Lotus/Litespeed e March — ainda que o primeiro deles possa não vingar —, Max pode depositar a esperança de manter a força de seu campeonato. A desistente Lola e mais quatro anônimas fecham o grupo de 12 alternativas na mesa de Mosley.

Tudo pode mudar, entretanto, como aconteceu nesta quinta. E na última quarta. E na terça passada. E na segunda...

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/06/18/relegadas+12+equipes+novatas+vao+virar+necessidade+no+grid+da+f1+2010+6816928.html
Imagino o Max Mosley falando às equipes: "Com licença! Vocês ainda tem interesse em participar? Abriram umas vagas..."
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FIA ataca Fota em comunicado e tenta explicar motivos de conflito
Federação emite documento falando sobre histórico da crise política com as escuderias

A crise política entre FIA e Fota atingiu um novo patamar nesta terça-feira (16). Após garantir que vai manter o teto orçamentário de £ 40 milhões (R$ 127 mi) para a temporada de 2010, como havia programado no seu regulamento para a próxima temporada, a federação presidida por Max Mosley emitiu um extenso comunicado detalhando o que a levou a tomar suas decisões e explicou o seu lado da história na crise política com as escuderias. De acordo com a entidade, sua intenção é apenas de adequar a F1 às necessidades financeiras atuais do mundo.

A Ferrari parece ser o principal alvo da FIA no documento. Dividido em oito subtítulos, o comunicado acusa a escuderia de Maranello — e, principalmente, Luca di Montezemolo — de querer comandar o esporte através da Fota e com medidas desonestas. "O que motiva realmente essa briga?", questiona a federação. "Será a intenção de alguns times de tentarem controlar os direitos comerciais da F1? Ou de assumir as funções de regulamento da FIA? Ou talvez um conflito de personalidades? Há elementos disso tudo, mas a verdadeira questão é filosófica: se refere aos fundamentos da F1."

"É sobre a liberdade técnica", prossegue a FIA. "É o reconhecimento da FIA e de vários times que você pode ter liberdade técnica — a liberdade de inovar — ou você pode ter a liberdade de gastar sem limites. Mas não pode sustentar as duas coisas." E, segundo a federação, a Fota não tem nenhum interesse em diminuir os custos da F1, mas, sim, de manter o panorama atual nos próximos anos.

"A lição que aprendemos nos cinco anos em que tentamos conter os custos com motores é de que só conseguimos economizar ao remover a liberdade técnica: congelando os motores. Todas as tentativas de limitar os gastos com quaisquer outras restrições falharam. É por isso que temos, atualmente, um motor congelado, que logo deverá ser substituído. E o consenso é de que este substituto precisará estar dentro de um orçamento — um limite sobre o que poderá ser gasto no seu desenvolvimento e por unidade, como acontece com carros de rua. A alternativa seria liberar os gastos nos motores pelas principais montadoras. Essa nunca foi uma tática racional, e seria loucura no período atual", seguiu o documento.

A FIA também explicou que não há como cortar custos limitando o desenvolvimento de outras partes de um carro de F1 além do motor. "Se aplicarmos essa lição ao restante do monoposto, vamos ver que as tentativas não vão funcionar. Elas não deram certo com os motores e não vão funcionar com o chassi. Regras muito detalhadas restringem a inovação e a inventividade — e, pior de tudo, elas não reduzem significativamente os custos. Como aconteceu com os motores congelados, uma economia de verdade só seria conseguida com um chassi congelado, o que é um óbvio absurdo."

"Por isso", continuou a entidade, "se queremos ver inovações tecnológicas na F1, o único caminho é limitar os gastos e permitir que os engenheiros tenham a liberdade de fazer seu melhor dentro de um orçamento. Afinal, é exatamente assim que acontece no mundo real, e é o único caminho para a F1. Sem inovações técnicas, a F1 vai sofrer e morrer. E, sem restrições de custos, a F1 vai perder seus times. Por isso, a FIA está insistindo em limitar os gastos como parte do regulamento da categoria."

A entidade concluiu a primeira parte do documento explicando qual a vantagem de se trabalhar com um teto orçamentário — de, no caso, £ 40 milhões (R$ 127 mi). "A grande e indiscutível vantagem em adotar um regulamento que limite os custos é que ela vai proporcionar liberdade técnica em um nível igual. Com este limite, os engenheiros mais inteligentes e inovadores vão vencer. Não será mais possível substituir a habilidade intelectual por um orçamento gigantesco. E, em um desafio esportivo tecnológico, este é o caminho certo a ser seguido."

Em seguida, a FIA detalha todos os encontros com a Fota referentes à discussão sobre a possibilidade de saída de novas equipes  — motivadas pela decisão da Honda em dezembro do ano passado — e explica os motivos que fizeram com que as duas entidades acabassem se tornando rivais. A federação também acusa a Fota de querer, através da Ferrari, governar o esporte, e fala sobre os quesitos tecnológicos, o regulamento duplo, a possibilidade de a FIA se intrometer nos negócios das empresas com a auditoria de custos e o DNA da F1.

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/06/16/fia+ataca+fota+em+comunicado+e+tenta+explicar+motivos+de+conflito+6747915.html
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A F-1 ACABOU (2)

Bem, bem, bem. O comunicado da FOTA não dá margens a especulações. Não se trata mais de uma ameaça, mas de uma decisão. Que me surpreende, para ser sincero. Eu achava que no fim das contas Mosley iria vencer, dado o teor da enorme carta divulgada terça-feira, embasando todas suas decisões e acusando diretamente a Ferrari de liderar uma tentativa de levante com claros interesses próprios.

Venceria rachando a FOTA. Mosley não se importaria com deserções da Toyota, da Renault, da BMW Sauber, da Red Bull e da Toro Rosso. Essas ele sempre achou que não têm importância, entram e saem, não são comprometidas com a F-1. Também não se importaria se a Ferrari resolvesse bater o pé. Mas queria atrair Brawn e McLaren. Esta última seria seu grande trunfo para mostrar ao mundo que a Ferrari era a vilã da história.

Contava, para isso, com o pisar em ovos da McLaren desde o caso da espionagem e da mentira de Hamilton em Melbourne. Achava que o time prateado, para evitar problemas, acabaria cedendo, levando junto a Brawn por causa da Mercedes. Além do mais, Ross Brawn não é exatamente o maior amigo de Luca di Montezemolo por conta dos protestos do início do ano em relação aos seus difusores.

Mas talvez Max não considerasse seriamente a possibilidade de um novo campeonato. Com seus times novatos, mais a tradição da Williams, a Force India, a McLaren e a Brawn, daria um pé solene na Ferrari e nas montadoras que tanto abomina.

E não abomina por questões pessoais, aqui vale o parêntese. Há anos Mosley alerta para a instabilidade de uma categoria cujo alicerce são empresas dirigidas por gente que não tem no esporte um fim, mas um meio. Diz ele na carta de terça: “Quando a Honda anunciou sua desistência em dezembro de 2008, já havia feito sua inscrição para 2009 e era contratualmente obrigada a competir. Duas coisas ficaram claras para a FIA. Primeiro, qualquer montadora poderia sair a qualquer momento. E a FIA não teria como recorrer contra essas montadoras, contra a empresa principal, apenas contra as equipes que não teriam patrimônio nenhum, exceto suas dívidas. Segundo, que era muito provável que outras montadoras fizessem o mesmo antes de 2010″.

Segue a FIA, sempre com muita propriedade: “A Renault depende do governo francês. Parece duvidoso que os contribuintes franceses estivessem dispostos a gastar o dinheiro de seus impostos, em quantias tão altas, numa equipe de F-1. As operações da Toyota verificaram perdas pela primeira vez na história e poderia desistir de gastar centenas de milhões numa equipe, enquanto a BMW, que faz enormes sacrifícios para cortar os custos em sua operação fundamental, poderia decidir não gastar pesadamente em seu time”.

“Diante da possibilidade de termos apenas 18 carros no grid em Melbourne e de as coisas piorarem em 2010, a FIA teve de agir. Havia dois passos óbvios. Primeiro, uma aproximação ao sr. Montezemolo para obter dele uma garantia de que as montadoras estariam no grid em 2010 e que a situação da Honda não iria se repetir. Segundo, iniciar conversas com a FOTA na direção de cortar os custos a um ponto que fizesse com que uma eventual saída das montadoras se tornasse improvável, que viabilizasse a existência das equipes independentes e a entrada de novos times.”

Aí seguem várias críticas a Montezemolo. Ele teria prometido as garantias, mas nunca apresentou sequer uma carta das montadoras garantindo seu compromisso com a F-1. “Nem mesmo da companhia dele, a Fiat”, diz a FIA. Depois, na reunião do Conselho Mundial de 17 de março, a Ferrari votou contra o teto orçamentário, mas não contra as liberdades para as equipes que o adotassem. Mais tarde, em outro Conselho Mundial, em 29 de abril, foi votado o regulamento para 2010 em detalhes. Montezemolo não apareceu. Elegeu o presidente da comissão italiana de kart, “Mr. Macaluso”, com uma procuração para votar em nome da Ferrari. Macaluso também não apareceu e participou da reunião por videoconferência. Votou contra as regras (foram dois votos contra), sem justificar o voto.

Veio depois a ação da Ferrari na Justiça francesa, e mais reuniões, e a FOTA empurrando tudo com a barriga, inclusive uma tentativa de esclarecer como seria feito o controle financeiro do teto orçamentário. Max foi ficando de saco cheio.

O presidente da FIA acha que a FOTA quer controlar a grana e as regras. Tem razão, quer mesmo. E argumenta que a F-1 precisa de um órgão regulador imparcial e independente “pela própria natureza do esporte”, porque ele é disputado “por pessoas que querem vencer (literalmente) a qualquer custo”. “Há vários exemplos disso, envolvendo ao menos quatro equipes da FOTA, nos últimos anos”, diz o texto. “Um bom governo não significa que a Ferrari deve governar. (…) A Ferrari é representada no Conselho Mundial desde 1981 e nunca se opôs aos nossos processos ou decisões até abril e maio deste ano.”

Mosley termina sua carta com uma reflexão um pouco mais filosófica sobre a F-1. “A discussão é sobre os princípios da F-1. Sobre liberdade técnica. É o reconhecimento da FIA e de várias equipes de que você pode ter liberdade técnica, liberdade para inovar, ou liberdade para gastar sem limites. Não é possível sustentar as duas coisas. (…) Comparada com as propostas da FOTA, o regulamento de 2010 é muito mais livre. A FOTA propõe não testar, eliminar o KERS, padronizar câmbio, aerodinâmica, limitar o trabalho nas fábricas. Em vez de buscar meios econômicos para fazer coisas inovadoras (que é o espírito da F-1 e o desafio da indústria automobilística), a FOTA quer impor restrições e diminuir os desafios técnicos.”

Mosley tem razão em tudo. O cenário econômico mundial não comporta a gastança da F-1 e as incertezas quanto à participação das montadoras. A Ferrari quer tomar conta de tudo, é o que Max quer dizer. Comprou a briga. Perdeu oito equipes, mas pode ganhar 15. Só que sem McLaren e Brawn, vai ter de ser muito hábil para montar uma nova F-1 que seja atraente para o público e para os parceiros de sempre.

Do outro lado da trincheira, as oito rebeldes também terão dificuldade para montar um grid razoável. Quem vai querer competir com gigantes que gastam o que querem? Quem vai querer colocar um carro na pista para levar ferro das já estabelecidas? E os contratos com os autódromos e com as TVs?

É o maior racha da história da F-1. Por enquanto, é tudo que dá para dizer.

http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2009/06/18/a-f-1-acabou-2/
O duro dessa briga é que cada lado tem razão até certo ponto mas nenhum está disposto a ceder nem um milímetro.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Spitfire

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Re: Fórmula-1
« Resposta #354 Online: 19 de Junho de 2009, 22:15:40 »
De um conterrâneo amigo meu...

http://www.blogdocapelli.com.br/2009/06/uniao-de-ocasiao/

União de ocasião
19 de junho de 2009 - 16:20



Na foto acima, os donos de equipe aparecem unidos e com largos sorrisos. Dissidentes da Fórmula 1, possuem um objetivo comum: estabilizar o regulamento, tornar a categoria mais atraente, ingressos mais baratos, comando unificado e sem disputas de poder. O discurso da FOTA é muito bonitinho, só falta soar “Depende de Nós” como trilha sonora. Mas será que isso é realidade?

Em parte, sim. Porque hoje, os senhores sorridentes acima comungam sim de um mesmo objetivo: assumir o controle da Fórmula 1. Os inimigos são dois, Max Mosley e Bernie Ecclestone. Mas tal qual União Soviética e Estados Unidos na II Guerra Mundial, apenas o inimigo comum os une. E, com o fim da guerra, são grandes as chances de cada um saltar para um lado, dando início a uma temerária guerra fria.

Considerando apenas o hoje, a Fórmula 1 das dissidentes parece muito bonita. Dinheiro, patrocinadores, grandes pilotos, grandes equipes, não tem como dar errado. Mas quando estes senhores tiverem confirmado o grito de independência e dado uma banana a Bernie & Max, vai continuar assim?

Montadoras e equipes querem a vitória. E vão dar um jeito de levar vantagem de alguma forma, seja ela escusa ou não. São adversárias e, em alguns casos, até inimigas. Como conciliar toda essa gente debaixo de um mesmo teto? Tal qual num “Big Brother”, as diferenças saltarão aos olhos. E a união inicial termina rapidinho, já na definição do regulamento técnico, com cada um puxando a brasa para o seu assado. Quando chegar a hora de dividir os lucros então… será um Deus nos acuda. Barraco.

É necessário um órgão independente que arbitre os conflitos de interesse. E isso dificilmente a FOTA conseguirá. A Fórmula 1 dissidente tem tudo para implodir rapidamente, não só em função dos conflitos, mas também por razões econômicas. Historicamente, as montadoras entram e saem da categoria, de acordo com o balanço anual ou o humor dos acionistas. E se mais duas ou três resolvem debandar, como fica a tal nova categoria? Será ela financeiramente atraente a times independentes que queiram completar o grid?

O quebra-cabeças é complexo e o racha exposto ontem é o típico caso em que todo mundo tem razão e, ao mesmo tempo, não tem razão nenhuma. Mosley está certo em não deixar a FOTA ditar sozinha os rumos da Fórmula 1. A FOTA está certa em chamar Mosley de autoritário. Mosley desestabilizou a categoria com mudanças estapafúrdias de regulamento técnico e esportivo. As equipes da FOTA - leia-se montadoras - contribuíram com a implosão da F1 ao elevar os custos a níveis absurdos. Ninguém é santo nessa história e não fico ao lado de ninguém.

Todos são a doença e todos são a cura. Só é preciso entendimento. Se o racha realmente acontecer, a probabilidade é que a categoria da FOTA seja um sucesso inicial, mas que comece a rolar ladeira abaixo conforme os conflitos de interesse forem ficando cada vez maiores, até uma nova implosão. A F1 de Bernie & Max pode viver dias de inanição, mas pode em poucos anos começar a reabrigar times insatisfeitos com a briga interna da FOTA.

Ainda há esperança de que a separação não ocorra. Ambos os lados sabem que será prejudicial a todos, a questão agora é saber quem vai ceder. E se ninguém ceder, perdem todos. Principalmente, o público. Que, por mais que seja citado de forma demagógica pela FOTA, certamente não está entre as preocupações dos dissidentes.

Offline Spitfire

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Re: Fórmula-1
« Resposta #355 Online: 23 de Junho de 2009, 10:34:49 »
http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/06/23/ezpeleta+confirma+desinteresse+em+assumir+controle+de+categoria+paralela+6897909.html

Ezpeleta confirma desinteresse em assumir controle de categoria paralela

Carmelo Ezpeleta, chefe da Dorna, que gerencia a MotoGP, negou as especulações de que controlaria o campeonato da Fota e disse que o racha na F1 pode trazer danos terríveis

Warm Up


► Mosley pode anunciar saída da FIA em reunião do Conselho, diz jornal
► Ferrari entra com novo processo contra FIA para proteger times da Fota
► Calendário da Fota exclui Brasil e põe Argentina e até Finlândia, diz jornal

Carmelo Ezpeleta, chefe da Dorna, empresa que gerencia a MotoGP, confirmou que não vai participar da administração do futuro campeonato organizado pela Fota (Associação de Equipes da F1). Em entrevista à rádio espanhola "Onda Cero", o dirigente criticou o racha na principal categoria do automobilismo mundial, mas disse que a cisão entre times e a FIA não deve durar por muito tempo.

"É, desculpem-me, uma idiotice [assumir o campeonato da Fota]. De jeito nenhum. Estou com as motos e faço parte de uma companhia, que, aliás, sou um dos acionistas, que tem o compromisso de evoluir o motociclismo", afirmou Ezpeleta. "Acredito que o conflito da F1 será resolvido. Não podem ser tão estúpidos ao ponto de romperem, porque dividir em dois campeonatos traria danos terríveis."

O bom relacionamento entre mandachuva da MotoGP e Bernie Ecclestone, chefe da FOM (Formula One Management), é apontado como o principal motivo para que Carmelo nem pensasse em negociar uma participação na competição idealizada pela Fota.

Os rumores de que Expeleta assumiria o controle da categoria paralela à F1 começaram por causa da presença dele no GP da Espanha, em maio. "Eu passei muito tempo com o pessoal da Ferrari. Como são eles que lideram esse movimento, acharam que eu estava lá para isso [negociar sua participação no novo campeonato]."

"A verdade é que a Ferrari, além de ser uma grande equipe da F1, é a dona do circuito de Mugello, onde a MotoGP correria 15 dias depois do GP da Espanha de F1. Por isso que conversamos. Não tenho o mínimo interesse em assumir uma nova categoria", explicou.

Segundo o chefe da Dorna, as relações entre os organizadores da F1 e da MotoGP são boas, já que as categorias se complementam, em vez de serem rivais. O dirigente admitiu que a F1 é superior no ponto de vista econômico, mas garantiu que o Mundial de Motociclismo é melhor no quesito espetáculo.

Offline Gaúcho

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Re: Fórmula-1
« Resposta #356 Online: 23 de Junho de 2009, 12:58:29 »
Acabou mesmo a F-1?
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Spitfire

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Re: Fórmula-1
« Resposta #357 Online: 24 de Junho de 2009, 09:39:53 »
Acabou mesmo a F-1?

Nunca correu realmente o risco de acabar... como previsto.

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/06/24/mosley+anuncia+que+nao+vai+se+reeleger+e+acordo+entre+fia+e+fota+enfim+deve+sair+6918904.html

Mosley diz que não vai se reeleger, e FIA e Fota chegam a acordo
Segundo Max Mosley, FIA e Fota chegaram a um acordo na reunião do Conselho Mundial, em Paris, nesta quarta (24). O ponto principal para o acerto foi a desistência de se reeleger por parte do dirigente máximo do automobilismo


A reunião entre FIA e Fota no Conselho Mundial, em Paris, deu resultado. Na saída do encontro, Max Mosley afirmou que não vai concorrer à reeleição na presidência da entidade máxima do automobilismo e que, assim, chegou a um acordo com as equipes.

"Não vou concorrer à reeleição, então, agora, temos paz", disse Mosley nesta quarta-feira (24).

Se a previsão de Max for concretizada, será o fim da nova categoria da Fota, anunciada na última quinta-feira (18). Segundo o presidente da FIA, as duas partes chegaram a um acordo em relação à redução nos custos para a temporada 2010 — embora não tenha mencionado o teto orçamentário. "Não haverá separação. Acertamos um corte de gastos", confirmou o dirigente.

"Haverá apenas um campeonato da F1, mas o objetivo é, nos próximos dois anos, atingir os níveis de gastos dos anos 1990", continuou Mosley, sem esclarecer de que maneira esta redução será implementada.

Bernie Ecclestone, presidente da FOM, avalizou o acordo e comemorou o alcance da paz entre as entidades. "Estou muito feliz pelo consenso ter prevalecido", disse.

De acordo com fontes da revista "Autosport", Mosley, Bernie e Luca di Montezemolo comandaram uma série de encontros ao longo da madrugada para que a reunião do Conselho fosse apenas para confirmar a resolução.

Segundo a publicação, a saída de Max do poder é parte de uma troca, que tem ainda o fim da nova categoria da Fota e a assinatura de um novo Pacto da Concórdia até 2012.

Um comunicado da Fota é aguardado para as próximas horas. Espera-se que as equipes confirmem o acerto e deem detalhes sobre a reunião. Ainda nesta tarde, a FIA deve anunciar a lista definitiva das equipes para o Mundial de 2010.
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Tudo jogo de cena... a "categoria" criada pela FOTA durou pouco mais de 1 semana.... era natimorta. 

Offline Gaúcho

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Re: Fórmula-1
« Resposta #358 Online: 24 de Junho de 2009, 09:43:38 »
Bleh... muita regrinha babaca nessa F1.
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Re: Fórmula-1
« Resposta #359 Online: 24 de Junho de 2009, 17:31:44 »
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Após acordo, FIA confirma lista de 13 equipes para 2010

Após reunião do Conselho Mundial em Paris, a FIA confimou as 13 equipes, incluindo as oito rebeldes, que farão parte do campeonato de 2010

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) confirmou nesta quarta-feira (24) a lista das 13 equipes que disputarão o Mundial de 2010, após anúncio do acordo feito entre a federação máxima e a Fota (Associação das Equipes de F1).

Depois da reunião do Conselho Mundial em Paris, a entidade presidida por Max Mosley decidiu aceitar as exigências da Fota. Assim, a FIA conseguiu evitar a criação de um campeonato paralelo, contendo as oito equipes rebeldes.

A mudança significa que todas as dez atuais escuderias do grid estarão na temporada do próximo ano, além das novatas Campos, US F1 e Manor.

Lista das equipes:

Ferrari
Toro Rosso - motor a definir
Red Bull - motor a definir
Williams Toyota
Force India Mercedes
Campos Cosworth
Manor Cosworth
Team US F1 Cosworth
McLaren Mercedes
BMW Sauber
Renault
Toyota
Brawn - motor a definir

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/06/24/apos+acordo+fia+confirma+lista+de+13+equipes+para+2010+6923014.html

Me pergunto porque a Brawn ainda não definiu seu motor. Já que o Mercedes está mandando bem esse ano, acho que ela deveria se esforçar em mantê-lo. A Red Bull também poderia manter o seu motor, que não lembro agora qual é (acho que é Toyota).

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Offline André Luiz

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Re: Fórmula-1
« Resposta #360 Online: 24 de Junho de 2009, 17:49:33 »
Em protesto vou começar a acompanhar a Indy/Nascar/Cart, sei la ( circuitos ovais, 200 brasileiros e equipes com nomes engraçados)

Offline Spitfire

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Re: Fórmula-1
« Resposta #361 Online: 24 de Junho de 2009, 21:32:28 »
Legal ver os motores Cosworth novamente na F1... esta marca também tem história.  :ok:

Offline Spitfire

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Re: Fórmula-1
« Resposta #362 Online: 24 de Junho de 2009, 21:34:04 »
Citar
Após acordo, FIA confirma lista de 13 equipes para 2010

Após reunião do Conselho Mundial em Paris, a FIA confimou as 13 equipes, incluindo as oito rebeldes, que farão parte do campeonato de 2010

A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) confirmou nesta quarta-feira (24) a lista das 13 equipes que disputarão o Mundial de 2010, após anúncio do acordo feito entre a federação máxima e a Fota (Associação das Equipes de F1).

Depois da reunião do Conselho Mundial em Paris, a entidade presidida por Max Mosley decidiu aceitar as exigências da Fota. Assim, a FIA conseguiu evitar a criação de um campeonato paralelo, contendo as oito equipes rebeldes.

A mudança significa que todas as dez atuais escuderias do grid estarão na temporada do próximo ano, além das novatas Campos, US F1 e Manor.

Lista das equipes:

Ferrari
Toro Rosso - motor a definir
Red Bull - motor a definir
Williams Toyota
Force India Mercedes
Campos Cosworth
Manor Cosworth
Team US F1 Cosworth
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Brawn - motor a definir

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/06/24/apos+acordo+fia+confirma+lista+de+13+equipes+para+2010+6923014.html

Me pergunto porque a Brawn ainda não definiu seu motor. Já que o Mercedes está mandando bem esse ano, acho que ela deveria se esforçar em mantê-lo. A Red Bull também poderia manter o seu motor, que não lembro agora qual é (acho que é Toyota).

Red Bull corre com motores Renault, a Toro Rosso com motores Ferrari. Com motores Toyota quem corre é a Williams.  :ok:

Offline Unknown

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Re: Fórmula-1
« Resposta #363 Online: 26 de Junho de 2009, 18:36:54 »
Citar
Mosley pede independência para FIA e diz que racha ainda é possível

Max Molsey, presidente da FIA, enviou cartas ao Conselho Mundial da entidade e não descartou a ameaça de uma divisão na F1

A ameaça de uma divisão na F1 ainda não pode ser totalmente descartada apesar do acordo fechado entre a FIA e Fota (Associação de Equipes da F1) nesta semana, disse Max Mosley, nesta sexta-feira (26).

Um dia após afirmar que o acerto feito com as equipes poderia ruir a menos que Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari e da Fota, pedisse desculpas pelos comentários sobre Mosley, o presidente da FIA falou que ainda vê outros problemas.

Em duas cartas separadas, ele pediu aos membros da FIA que o apoiem contra a Fota e as montadoras. "A FIA deve ser livre para confrontar a indústria automobilística sempre que for necessário. Precisamos continuar defendendo a nossa independência", declarou o dirigente ao Conselho Mundial da FIA.

"Sem dúvida enfrentamos um período difícil", acrescentou o britânico, que anunciou na quarta-feira (24) que deixaria o cargo de presidente da FIA em outubro, mas que manteria suas opções em aberto após a Fota ter dito que o novo presidente deveria ser mais independente. Embora a troca de farpas com os times tenha sido minimizada, toda a paz voltou a ser ameaçada. Mosley se rebelou e novamente disse que a escolha de seu sucessor depende exclusivamente do órgão que rege o automobilismo mundial.

"Essa questão é uma matéria exclusiva de vocês, membros da FIA, e definitivamente não dos construtores de carros", comentou o mandatário. "Ter um presidente sob influência da Fota colocaria em risco todo o excelente trabalho de nossa organização e na promoção de melhores resultados ambientalistas e relativos à segurança da frota de veículos", completou.

"Isso pode resultar em problemas a curto prazo na F1. É possível que a Fota crie um campeonato independente. Eles estão no direito deles. Mas o Mundial de F1 continuará sendo organizado pela FIA como foi nos últimos 60 anos. O campeonato já teve momentos difíceis no passado e certamente terá no futuro, mas não há motivo para dar o controle a ninguém de fora da entidade", finalizou Max.

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/06/26/mosley+pede+independencia+para+fia+e+diz+que+racha+ainda+e+possivel+6978962.html

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Re: Fórmula-1
« Resposta #364 Online: 04 de Julho de 2009, 22:04:05 »
Acho que essa crise mexeu muito com a cabeça do Ecclestone e ele ficou meio gagá. Talvez isso explique porque ele hoje resolveu elogiar Hitler, o Saddam Hussein, os talebãs e etc: http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/07/04/ecclestone+elogia+hitler+e+diz+que+ditador+fazia+as+coisas+acontecerem+7109938.html

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Offline SnowRaptor

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Re: Fórmula-1
« Resposta #365 Online: 06 de Julho de 2009, 00:18:27 »
Acabei de assistir à corrida de Stock Car de Interlagos e agora eu acho que F1 é coisa de maricas :)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

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Offline Spitfire

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Re: Fórmula-1
« Resposta #366 Online: 06 de Julho de 2009, 15:28:31 »
Já assistiu uma corrida de WTCC?


Ou uma de DTM???


 :wink: :ok:




Offline SnowRaptor

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Re: Fórmula-1
« Resposta #367 Online: 06 de Julho de 2009, 15:43:03 »
Gostei de WTCC, mas DTM é esquisito, talvez vc tenha escolhido um clipe zuado, mas realmente, meu preconceito pró-monoposto foi derrubado completamente :ok:
Elton Carvalho

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Offline Spitfire

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Re: Fórmula-1
« Resposta #368 Online: 06 de Julho de 2009, 17:05:53 »
Se olhares alguma das provas de rally, te apaixonas... é pura insanidade, pura adrenalina.  :ok:


Obs: na década de 80 um carro de rally tinha mais potência que um F1.  :ok:

Offline Sr. Bradley P. Richfield

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Re: Fórmula-1
« Resposta #369 Online: 25 de Julho de 2009, 21:28:14 »
 :o

Que pancada na cabeça do Felipe Massa...
"O problema da internet é que ninguém sabe quando as citações realmente pertencem a quem se atribui." -- Abraham Lincoln

Offline Diegojaf

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Re: Fórmula-1
« Resposta #370 Online: 25 de Julho de 2009, 21:52:29 »
Culpa de quem?!? Culpa de quem?!? ::)
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Tupac

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Re: Fórmula-1
« Resposta #371 Online: 25 de Julho de 2009, 21:59:09 »
Culpa de quem?!? Culpa de quem?!? ::)
kkkkkkkkkkkkkk Tinha que ser...

--------------------------------------
mas e ai, o Massa ta bem? vai correr?
"O primeiro pecado da humanidade foi a fé; a primeira virtude foi a dúvida."
 - Carl Sagan

"O que é afirmado sem argumentos, pode ser descartado sem argumentos." - Navalha de Hitchens

Offline Gaúcho

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Re: Fórmula-1
« Resposta #372 Online: 25 de Julho de 2009, 22:01:55 »
Vai correr sim, só vai precisar de alguns meses de fisioterapia :P
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Offline Spitfire

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Re: Fórmula-1
« Resposta #373 Online: 25 de Julho de 2009, 22:27:07 »
Acho que o pessoal da Hungria esta exagerando um pouco... talvez no próximo GP ainda não mas no outro já deve correr.  :ok:

Skorpios

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Re: Fórmula-1
« Resposta #374 Online: 26 de Julho de 2009, 08:19:05 »
Culpa de quem?!? Culpa de quem?!? ::)
kkkkkkkkkkkkkk Tinha que ser...

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mas e ai, o Massa ta bem? vai correr?

Vai correr para longe cada vez que vir o Rubinho. :hihi:

 

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