Ninguém questiona o ponto principal da questão. A ética, a liberdade, a auto-propriedade.
Mais falácia. Como é evidente (e eu já mencionei acima) nenhum drogado é livre, muito menos dono de si mesmo. É apenas um desesperado para conseguir drogas. Não tem controle nem sobre seus próprios desejos. Agora, ética??????? Francamente, não sei como/onde você consegue encaixá-la/enxergá-la nisso tudo. Seria ético alguém, em sã consciência, permitir que outro alguém se drogue à vontade?
Não tem argumentos que justifiquem que uma pessoa adulta decida o que outra pessoa adulta deve ingerir.
É claro que há, e muitos. Quando o que essa "pessoa adulta" ingerir/administrar em seu organismo afetar sua capacidade de manter suas responsabilidades perante os outros, os outros tem o direito de interferir. Uma pessao para ser tão "livre" assim teria que viver isolada do mundo, o que poderia até não permitir obter drogas. Mas quando, só por exemplo, o indivíduo tem filhos, a responsabilidade dele não é só com os filhos. Ele tem, com toda a sociedade, a OBRIGAÇÃO de manter-se vivo e saudável, física e mentalmente não só para, simplesmente, criar seus próprios filhos, mas para, principalmente, não faltar e largá-los nas costas dos outros. Acho que extremos, como proibir pessoas de comer o que quiserem, que comentei em outro tópico, nem seria tão impensável considerando questões como essa. Uma coisa apenas é clara nisso tudo: liberdade tem que ser liberdade, não prisão disfarsada nem irresponsabilidade.
O fato é que nem se deve discutir isso tudo com consumidores de drogas pois não são responsáveis e isentos o bastante. Os outros é que devem tomar as decisões por eles. E isso é, reconhecidamente, uma questão médica.
Se aumentará o número de viciados? Isso não é problema nenhum.
Diante de uma dessa, como eu já disse, nem dá para haver comentários.
Agora dizer que a violência aumentará não faz o menor sentido. Eu nunca vi alcóolatras assaltando no semáforo.
Não que não haja, mas normalmente, os alcoólatras avançam os semáforos, atropelam, mutilam e matam pessoas, destroem famílias, a começar pela própria. Mas é tudo porque são livres...