Agnóstico, o que você escreveu é exatamente igual a quando o Juca diz que apoia o MST, mesmo em seus atos ilegais. E você lembra como você trata o Juca nessa questão? Religioso, duplipensar, esquerdalóide ignorante...
Como podemos chamar alguém que apóia o uso de drogas, mesmo que seja ilegal e financie o tráfico, sem se importar com as consequências, simplesmente porque, pessoalmente, acha um absurdo a proibição?
No final, você e o Juca não são tão diferentes quanto você pensa.
Eu não aceito que o estado proíba pessoas de fazer coisas que são ABSOLUTAMENTE razoáveis. Entendam isso, se o estado me proibe de tomar alcool por exemplo, eu vou mandar ele se f.. e vou comprar minha cerveja, porque é ABSOLUTAMENTE razoável o ato de tomar cerveja, o que existiu foi uma intromissão do estado em minha vida particular.
Vou estar financiando o crime? Sim. O usuário de maconha financia o crime? JÁ DISSE 1000 X que sim.
De certo modo sou obrigado a concordar com você Di e estava pensando exatamente isso em quanto escrevia, que em princípio as coisas parecem ser semelhantes e de maneira geral não traduzíveis em conceitos rápidos.
Existem diferenças claras entre um e outro caso PARA MIM, não sei se para você isso gera evidências de que as coisas são distintas
vamos lá
1- Para mim, a maconha é completamente inócua. Não há ódio em seu uso, uma ideologia, um diagnóstico colocando alguém como o culpado dos problemas do mundo.. nada.
Apenas um bicho grilo fumando um baseado para ficar alterado.
2- Não fosse a proibição, o ato de fumar maconha seria mais uma vez inócuo.
3- Não se pode colocar na conta do usuário toda a culpa pela violência. Em uma série de países (ou todos) existe o tráfico e não a violência que existe aqui.
A causa da nossa violencia é bem mais embaixo
O que me incomoda e me dá ainda forças para argumentar é o seguinte ponto, e único alias.
Qual é a invasão do estado em nossas vidas que podemos aceitar? Tipo.. se proibisse alcool deveríamos aceitar? Você aceitaria?
Se proibissem a prostituição você criticaria seus eventuais amigos que se divertem assim por continuar buscando essa diversão?
Até que ponto devemos aceitar arbitrariedades do estado e segui-las ainda que isso contrarie coisas que julgamos relevantes e que possam ser facilmente defensáveis como inócuas? Ninguém aqui, talvez salvo a Fabi que não tem a mínima idéia do que está falando, acha que maconha é algo grave per si.
Suas considerações