Agora que a poeira baixou, gostaria de fazer uma pergunta ao pessoal contrário a legalização (Diego, Barata, Fabi, Cientista, Dodo):
A legalização é a proposta dos usuários para a problemática das drogas, mais especificamente, a maconha. Algum de vcs tem alguma proposta alternativa?
Hoje a minha posição é simples: quem usa maconha, crack, etc, financia o tráfico e aumenta o poder dos traficantes, não tem porque tratá-los aqui como coitadinhos e inocentes que não sabem a consequência dos seus atos.
Esse é o meu ponto, eles (os usuários de maconha) não são obrigados (você se vicia porque quer, é a isso que me refiro) a comprar a droga de traficantes, mas fizeram essa escolha, então são tão criminosos quanto quem vende. O traficante que vende maconha também vende crack, cocaína, heroína, armas, etc. Liberar UMA* droga não mudaria, de maneira significativa, a questão das drogas, só deixaria uma parte dos brasileiros felizes por poderem fumar o seu cigarrinho do capeta, finalmente, em paz.
* não acho que liberar a maconha fosse mudar (muito) os indicadores da violência.