Agora que a poeira baixou, gostaria de fazer uma pergunta ao pessoal contrário a legalização (Diego, Barata, Fabi, Cientista, Dodo):
A legalização é a proposta dos usuários para a problemática das drogas, mais especificamente, a maconha. Algum de vcs tem alguma proposta alternativa?
A minha proposta é mais ou menos como a sueca: tolerância zero no combate às drogas, tanto no lado da oferta (tráfico) quanto no lado da demanda (uso).
Com relação à
maconha, é uma questão já um pouquinho mais complicada, afinal essa droga tem um poder ofensivo no máximo igual ao do álcool, que é legalizado.
No meu entender, considerando que uma das metas da sociedade é reduzir o consumo de álcool e cigarro e seus malefícios, a legalização da maconha estaria na contramão disso...seria como remar contra a maré. Mesmo que a maconha seja igual ao álcool em seus efeitos, seria
uma droga a mais aumentando de circulação e uso!
Considerando que ninguém aqui (exceto alguns maluquinhos sem noção) concorda que se deva liberar também as drogas mais pesadas, e considerando que a maconha não seja a maior fonte de renda do tráfico e que o tráfico das drogas mais pesadas continue a todo vapor,
não vejo absolutamente nenhuma vantagem, no cômputo geral, em se legalizar a maconha.Os únicos realmente interessados e "beneficiados" com a liberação são os atuais viciados em maconha. Digo "viciados" porque eles se esforçam e se arriscam demais para obter a droga na atual conjuntura, coisa que um não-viciado nunca faria. E se eles alegarem que a aquisição de maconha na verdade é fácil e não arriscada, não sei então do que reclamam.