Autor Tópico: Continuaremos a comer carne?  (Lida 83974 vezes)

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
Re: Re.: Continuaremos a comer carne?
« Resposta #125 Online: 04 de Julho de 2005, 15:26:12 »
Citação de: Mighell
(...) nós precisamos de aminoácidos que uma dieta vegetariana não dá.

Algumas pessoas talvez precisem.  Nem todas precisam.

E eu tenho quase a certeza de que a predação foi crucial para a evolução da inteligência e da linguagem humana. Caçar certas presas requer estratégias inteligentes e coordenação. isso também contribuiu, provavelmente, para tornar o ser humano um ser social... o que exponenciou ainda mais a evolução da inteligência. Duvido que um herbivoro possa evoluir para algo com a inteligência de um ser humano.

Isso é passado.  Essa etapa já foi superada e consolidada.  Não é preciso voltar a ela, até porque já chegamos no ponto em que temos outros desafios (mais sutis, complexos e abstratos) para afiar nossa inteligência - por exemplo, zelar pelo equilíbrio ecológico e demográfico do planeta.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline Mighell

• Nível 03
  • *
Re.: Continuaremos a comer carne?
« Resposta #126 Online: 04 de Julho de 2005, 15:30:05 »
Eu sei que foi passado. Daí eu ter dito que foi crucial... |(  :hihi:
E eu preciso muito de carne... porque pratico desporto. Não conheço atletas vegetarianos. Talvez haja... não sei.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
    • A Hipótese AA Revisitada
« Resposta #127 Online: 04 de Julho de 2005, 15:51:13 »
E eu preciso muito de carne... porque pratico desporto. Não conheço atletas vegetarianos. Talvez haja... não sei.

Há sim, Mighell. Eu postei alguns dos mais conhecidos (Carl Lewis, Eder Jofre, entre outros), páginas atrás.
"A fé é a força da vida. Se o homem vive é porque acredita em alguma coisa."

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #128 Online: 04 de Julho de 2005, 16:11:06 »

Existir, existem. Mas é preciso um cuidado redobrado com o balanceamento da dieta. O consumo de carne facilita a obtenção dos nutrientes necessários.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Atheist

• Visitante
« Resposta #129 Online: 04 de Julho de 2005, 18:22:47 »
Citação de: Luis Dantas

Todas precisam. Sem falar em vitaminas que são acumuladas nos tecidos animais...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #130 Online: 04 de Julho de 2005, 18:56:55 »
Rubens, eu sou ovolacteovegetariano há mais de quatro anos...

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Atheist

• Visitante
« Resposta #131 Online: 04 de Julho de 2005, 19:08:05 »
Rubens, eu sou ovolacteovegetariano há mais de quatro anos...

Quando eu falo carne, eu quero dizer proteína animal. Se você toma leite e derivados e se alimenta de ovos, está tendo sua parcela de proteína animal necessária, pelo menos em sua maior parte.

Alimentar-se exclusivamente de plantas requer um acompanhamento profissional bastante especializado para não haver desnutrição ou falta de vitaminas.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #132 Online: 04 de Julho de 2005, 20:04:31 »

Citação de: quackwatch
A menos que escolham um equilíbrio apropriado de alimentos, os vegetarianos estritos correm o risco de diversas deficiências, especialmente vitamina B12. Os outros nutrientes que correm o risco de estarem deficientes são riboflavina, cálcio, ferro e os aminoácidos essenciais lisina e metionina. Deficiência de zinco pode ocorrer em vegans porque o ácido fítico em grãos integrais liga-se ao zinco, e há pouco zinco em frutas e vegetais. Uma vez que a B12 está presente somente em alimentos de origem animal e um número limitado de alimentos especialmente enriquecidos, vegans provavelmente deveriam tomar suplementos de B12 prescritos por um médico.

..."Sinais de deficiência de vitamina B12 tem sido observado em algumas crianças amamentadas por mulheres vegetarianas estritas."...

..."Emagrecimento excessivo e/ou retardo no crescimento tem sido notado entre bebês e crianças vegetarianas e vegans após o desmame."...

:nao-sei:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #133 Online: 04 de Julho de 2005, 20:40:09 »
É bem como o seu marido explicou, Karine.  Eu não sou vegetariano estrito, e por isso não contradigo esse trecho.  Mas carne eu não como, de animal algum.

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #134 Online: 04 de Julho de 2005, 20:48:56 »
É bem como o seu marido explicou, Karine.  Eu não sou vegetariano estrito, e por isso não contradigo esse trecho.  Mas carne eu não como, de animal algum.

Eu li isso acima, Luis. Você é lacto-vegetariano, certo?

Mas devido a esse trecho que postei, acho que podemos considerar a frase do Miguel, citada na resposta, válida, não é?

:wink:
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #135 Online: 04 de Julho de 2005, 20:54:19 »
Citação de: Nina

Mas devido a esse trecho que postei, acho que podemos considerar a frase do Miguel, citada na resposta, válida, não é?

Correto.  Só que eu sou ovo-lacto-vegetariano.

APODman

• Visitante
« Resposta #136 Online: 04 de Julho de 2005, 21:03:51 »
Citação de: Euzébio
Citação de: OldSkull
Citação de: APODman
Continuaremos a comer carne?

De minha parte sim, devorando picanhas suculentas, costelinhas e coração de frango.

Algo mais ?

sem contar a carne de porco, o frango assado, peixe grelhado, hm.... :janta:  :almoco:

Para ambos:

Alguns homens cavam com a boca a própria cova. - Ditado romano.

Faz do teu alimento o teu remédio. - Hipócrates, pai da Medicina.

Nada beneficiará tanto a saúde humana e aumentará as chances de sobrevivência da vida na terra quanto a evolução para uma dieta vegetariana. A ordem de vida vegetariana, por seus efeitos físicos, influenciará o temperamento dos homens de uma tal maneira que melhorará em muito o destino da humanidade.  - Albert Einstein

Enquanto o homem continuar a ser destruidor impiedoso dos seres animados dos planos inferiores, não conhecerá a saúde nem a paz. Enquanto os homens massacrarem os animais, eles se matarão uns aos outros. Aquele que semeia a morte e o sofrimento não pode colher a alegria e o amor.  - Pitágoras

A carne é o alimento de certos animais. Todavia, nem todos, pois os cavalos, os bois e os elefantes se alimentam de ervas. Só os que têm índole bravia e feroz, os tigres, os leões etc. podem saciar-se em sangue. Que horror é engordar um corpo com outro corpo, viver da morte de seres vivos.  - Pitágoras

Os vegetais constituem alimentação suficiente para o estômago e, no entanto, recheamo-lo de vidas valiosas.  - Sêneca

A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana.  - Charles Darwin

Entre outros...

Ora vamos todos morrer mesmo !

Que eu morra degustando uma Fraldinha suculenta ! nham, nham, nham !

[ ]´s

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #137 Online: 04 de Julho de 2005, 21:07:48 »
Citação de: Nina

Correto.  Só que eu sou ovo-lacto-vegetariano.

Melhor ainda!!  :D

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #138 Online: 04 de Julho de 2005, 21:24:29 »
Dados científicos indicam relações positivas entre a dieta vegetariana e a redução do risco de várias doenças e condições degenerativas crônicas, como obesidade, doença arterial coronariana, hipertensão, diabete melito e alguns tipos de câncer. As dietas vegetarianas, como todas as dietas, precisam ser apropriadamente planejadas para serem adequadas em termos nutricionais.  

A posição da American Dietetic Association (ADA) é que dietas vegetarianas apropriadamente planejadas são saudáveis, adequadas em termos nutricionais e apresentam benefícios para a saúde na prevenção e no tratamento de determinadas doenças.

Os padrões alimentares dos vegetarianos variam de maneira considerável. O padrão alimentar dos ovo-lacto-vegetarianos baseia-se em cereais, leguminosas, verduras, frutas, leguminosas, amêndoas e castanhas, laticínios e ovos e exclui carne, peixe e aves. O padrão alimentar do vegano, ou vegetariano total, é semelhante ao do ovo-lacto-vegetariano exceto pela exclusão adicional de ovos, laticínios e outros produtos de origem animal. Mesmo dentro desses padrões, pode haver variação considerável na extensão em que se evitam os produtos animais. Portanto, é necessária a abordagem individual para avaliar com exatidão a qualidade nutricional da ingestão dietética de um vegetariano.

Estudos indicam que vegetarianos costumam apresentar taxas de morbidade e mortalidade inferiores aos não vegetarianos no caso de várias doenças degenerativas crônicas. Embora fatores não dietéticos, como atividade física e abstinência de fumo e álcool, possam ter algum papel, a dieta é, claramente, um fator contributivo.

Além das vantagens para a saúde, outras considerações que podem levar uma pessoa a adotar um padrão dietético vegetariano incluem a preocupação com questões ligadas ao meio ambiente, à ecologia e à fome mundial. Vegetarianos também citam razões econômicas, considerações éticas e crenças religiosas como motivos para seguir este tipo de padrão dietético. A exigência de opções vegetarianas por parte dos consumidores resultou no número crescente de serviços alimentícios que oferecem tais opções. Atualmente, a maioria dos serviços universitários de alimentação oferecem opções vegetarianas.

As dietas vegetarianas com pouca gordura ou pouca gordura saturada foram usadas com sucesso como parte de programas de saúde abrangentes para reverter a doença arterial coronariana grave. As dietas vegetarianas oferecem o benefício da proteção contra a doença devido a seu baixo conteúdo de gordura saturada, colesterol e proteína animal e, com freqüência, maior concentração de folato (que reduz o nível sérico de homocisteína), de antioxidantes como as vitaminas C e E, de carotenóides e fitoquímicos. Não só a mortalidade por doença arterial coronariana é mais baixa em vegetarianos do que em não vegetarianos como as dietas vegetarianas também foram bem sucedidas ao deter a doença arterial coronariana. O nível sérico total de colesterol geral e de colesterol de lipoproteína de baixa densidade costumam ser mais baixos em vegetarianos, mas o nível de colesterol de lipoproteína de alta densidade e de triglicerídeos varia dependendo do tipo de dieta vegetariana seguido.  

Os vegetarianos tendem a apresentar incidência mais baixa de hipertensão que os não vegetarianos. Este efeito parece ser independente tanto do peso corporal quanto da ingestão de sódio. É muito menos provável que o diabete melito do tipo 2 seja causa da morte em vegetarianos do que em não vegetarianos, talvez por causa de sua ingestão mais alta de carboidratos complexos e menor índice de massa corporal.

A incidência de câncer pulmonar e colo-retal é mais baixa em vegetarianos que em não vegetarianos. O risco reduzido de câncer colo-retal é associado ao consumo maior de fibras, leguminosas, verduras e frutas. O ambiente do cólon difere de forma notável entre vegetarianos e não vegetarianos, de maneira a afetar favoravelmente o risco de câncer de cólon. Não se observou taxa menor de câncer de mama em vegetarianos ocidentais, mas dados de outras culturas indicam que a taxa de câncer de mama é mais baixa em populações que consomem dietas à base de plantas. O nível de estrogênio mais baixo nas mulheres vegetarianas pode ser uma proteção.

Uma dieta vegetariana bem planejada pode ser útil na prevenção e no tratamento da doença renal. Estudos usando seres humanos e modelos animais indicam que algumas proteínas vegetais podem aumentar a taxa de sobrevivência e reduzir a proteinúria, a taxa de filtração glomerular, o fluxo sangüíneo renal e o dano histológico renal quando comparadas a uma dieta não vegetariana.

Sozinhas, fontes vegetais de proteína podem fornecer volumes adequados de aminoácidos essenciais caso vários alimentos vegetais sejam consumidos e a necessidade energética seja atendida. A pesquisa sugere que proteínas complementares não precisam ser consumidas ao mesmo tempo e que o consumo de várias fontes de aminoácidos no decorrer do dia pode garantir a retenção e o uso adequados de nitrogênio em pessoas saudáveis. Embora as dietas vegetarianas sejam mais pobres em proteína total e a necessidade proteica de um vegetariano possa ser um tanto elevada pela baixa qualidade de algumas proteínas vegetais, a ingestão de proteínas tanto em ovo-lacto-vegetarianos quanto em veganos parece ser adequada.  

Alimentos vegetais contêm apenas ferro não-heme, que é mais sensível que o ferro heme tanto aos inibidores quanto aos estimuladores da absorção do ferro. Embora as dietas vegetarianas sejam mais ricas que as não vegetarianas no conteúdo total de ferro, os estoques de ferro são menores em vegetarianos porque o ferro de alimentos vegetais não é tão bem absorvido. A importância clínica disto, se é que existe, não é clara, pois a taxa de anemia por deficiência de ferro é semelhante em vegetarianos e não vegetarianos. O conteúdo mais elevado de vitamina C das dietas vegetarianas pode melhorar a absorção do ferro.

Embora alimentos vegetais possam conter vitamina B12 em sua superfície devido a resíduos do solo, esta não é uma fonte confiável de B12 para vegetarianos. Já se demonstrou que boa parte da vitamina B12 presente na espirulina, nas algas, no tempê e no missô é um análogo inativo de B12 e não a vitamina ativa. Embora laticínios e ovos contenham vitamina B12, a pesquisa indica que ovo-lacto-vegetarianos têm nível sangüíneo reduzido desta vitamina. Aconselha-se a suplementação ou o uso de alimentos enriquecidos para vegetarianos que evitam ou limitam os alimentos de origem animal.

Como a necessidade de vitamina B12 é pequena e ela é tanto armazenada quanto reciclada no corpo, os sintomas da deficiência podem demorar anos para aparecer. A absorção de vitamina B12 torna-se menos eficiente conforme o corpo envelhece, e assim os suplementos podem ser aconselhados para todos os vegetarianos mais velhos.

Ovo-lacto-vegetarianos têm ingestão de cálcio comparável à dos não vegetarianos ou maior. Contudo, a ingestão de cálcio por veganos é geralmente mais baixa que a de ovo-lacto-vegetarianos e de onívoros.  Deve-se observar que os veganos podem ter necessidade de cálcio menor que não vegetarianos, pois já se demonstrou que dietas pobres em proteína total e mais alcalinas têm como efeito a economia de cálcio. Além disso, quando a dieta de uma pessoa é pobre tanto em proteína quanto sódio e há a prática de atividade física que envolva levantamento de peso, sua necessidade de cálcio pode ser menor que a de uma pessoa sedentária que se alimente com uma dieta ocidental padrão. Esses fatores e a influência genética podem ajudar a explicar variações da saúde óssea que são independentes da ingestão de cálcio.

Como a necessidade de cálcio dos veganos não foi determinada e a ingestão inadequada de cálcio está ligada ao risco de osteoporose em todas as mulheres, os veganos devem atender à necessidade de cálcio determinada pelo Instituto de Medicina para seu grupo etário. O cálcio de muitos alimentos vegetais é bem absorvido e as dietas veganas podem fornecer cálcio em quantidade adequada caso incluam regularmente alimentos ricos em cálcio. Além disso, muitos novos alimentos vegetarianos são enriquecidos com cálcio. Só se aconselha a suplementação para veganos caso não atendam à necessidade de cálcio com a alimentação.

A vitamina D é mal fornecida em todas as dietas, a menos que sejam consumidos alimentos enriquecidos com esta vitamina. As dietas veganas podem não conter este nutriente porque o leite bovino fortificado é a fonte dietética mais comum. Contudo, há no mercado alimentos veganos suplementados com vitamina D, tais com leite de soja e alguns flocos de cereais. Além disso, descobertas indicam que a exposição à luz do sol é um fator importante que afeta a condição da vitamina D e que a ingestão dietética só é importante quando a exposição ao sol é inadequada. Acredita-se que a exposição ao sol de mãos, braços e rosto durante 5 a 15 minutos por dia seja adequada para fornecer quantidade suficiente de vitamina D. Pessoas de pele escura ou que vivem em latitudes mais ao norte ou em áreas nubladas ou fumacentas podem precisar de maior exposição. O uso de filtro solar interfere com a síntese da vitamina D. Se a exposição ao sol for inadequada, recomendam-se suplementos de vitamina D para veganos. Isso é especialmente verdadeiro no caso de pessoas mais idosas que sintetizam a vitamina D com menos eficiência e que podem ter menos exposição ao sol.

Estudos demonstram que a ingestão de zinco por vegetarianos é inferior ou comparável à de não vegetarianos. A maioria dos estudos mostra que o nível de zinco no cabelo, no soro sangüíneo e na saliva de vegetarianos está em nível normal. Mecanismos de compensação podem ajudar os vegetarianos a adaptar-se a dietas que podem ser pobres em zinco. No entanto, devido à baixa biodisponibilidade de zinco em alimentos vegetais e ao fato de que os efeitos de volumes marginais de zinco são mal compreendidos, os vegetarianos deveriam esforçar-se para igualar ou exceder as Doses Dietéticas Recomendadas para o zinco.  

Falta às dietas que não incluem peixe e ovos o ácido docosa-hexanóico (DHA), ácido graxo ômega-3 de cadeia longa. Os vegetarianos podem ter baixo nível lipídico sangüíneo deste ácido graxo, embora nem todos os estudos concordem com este achado. O ácido linoleico, ácido graxo essencial, pode ser convertido em DHA, embora a taxa de conversão pareça ser ineficaz e a elevada ingestão de ácido linoleico interfira com a conversão. A conseqüência do baixo nível de DHA não é bem conhecida. Contudo, recomenda-se que vegetarianos incluam boas fontes de ácido linoleico em sua dieta.

Para saber mais

Offline Zibs

• Nível 21
  • *
« Resposta #139 Online: 04 de Julho de 2005, 21:29:54 »
Apesar de espiritualista, neste ponto eu sou o maior pecador da paroquia :D .Retomei os treinos de musculacao esportiva, e como em media 1kg de frango/dia,  :) .Fora 4 potes de albumina/whey protein(leite), carboidratos, e gordura vegetal(graos).Nao era a Daniela que treinava, mas sim eu.Em 1993, fui vice-campeao paulista de fisioculturismo, parei por 10 anos, e agora retomei(pois amo o esporte).Por isso admito que dei muitas risadas c/ alguns conselhos :twisted: ; deixem para lá...

Euzebio, respeito e aprecio sua ideologia.Neste ìnterim que paralisei meus treinamentos, até tentei ser vegetariano.Mas nao curti muito nao.Faço apenas um comentario: estes fisioculturistas por voce citados sao piadas no esporte. Nao há nenhum nome ai de peso, e nem campeonato de grande valor - Mr. Universo é uma porcaria que nao dá nem direito de classificacao para o Olympia.Acho mesmo impossivel ser um gigante comendo proteina de soja(e ja tentei inseri-la).A proteina de soja - ou melhor dizendo a soja propriamente dita - é pessimamente absorvida por nossas enzimas digestivas.Mas para dizer que nao sou do contra, se quiser um site decente para pesquisar o teor nutricional dos alimentos, e complementar sua dieta, aqui esta: http://www.fcf.usp.br/tabela/index.asp (entre o nome do alimento que deseja).

Boa sorte, irmao...
A verdade, em sua essencia, se manifesta sob diferentes roupagens.Sabedoria é comunica-la usando-se da veste do seu interlocutor.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #140 Online: 04 de Julho de 2005, 21:34:42 »
Citação de: APODman
Ora vamos todos morrer mesmo !

Que eu morra degustando uma Fraldinha suculenta ! nham, nham, nham !

[ ]´s

Está bem.

Então, já que vamos morrer mesmo, por que não quebrar todas as outras regras de moral e ética?

Ora, já que vamos morrer mesmo, vamos extrapolar também em todos os outros sentidos.

Começaremos por usurpar grandes fortunas, afinal, precisaremos de muito dinheiro para as nossas extravagâncias. Que tal assaltos a bancos, ou seqüestros de gente muito, mas muito rica? Temos que ter muito dinheiro!

Carros velozes e furiosos, que tal roubarmos algumas Ferraris ou Lamborghinis? (eu disse roubar, não vamos perder tempo nem dinheiro com negociações éticas!) Para cruzarmos os continentes, nada melhor do que rodar a 250, 300 km/h!

Mulheres, muitas mulheres... dos outros, é claro! Seria muito ético estarmos com as nossas próprias mulheres!

Podemos invadir algumas mansões à beira-mar, que tal usurpar alguns iates e cruzar os mares, ou mesmo jatinhos particulares que não nos pertençam?

Afinal, vamos morrer mesmo, então que morramos felizes!

Ética? Civilidade? Compaixão?

Tolices...

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #141 Online: 04 de Julho de 2005, 21:35:51 »
Cá entre nós, fisiculturistas são um caso extremo, e certamente não representam as necessidades típicas da maioria da população no que se refere a nutrição.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #142 Online: 04 de Julho de 2005, 21:38:52 »
Citação de: zibs
Mas para dizer que não sou do contra, se quiser um site decente para pesquisar o teor nutricional dos alimentos, e complementar sua dieta, aqui esta: http://www.fcf.usp.br/tabela/index.asp (entre o nome do alimento que deseja).

Boa sorte, irmao...

Beleza, brother!

Mas eu juro: não ligo a mínima para o que comer (exceto este lado animal).

Alguém algum dia falou: não importa o que entra pela boca, mas sim o que sai desta. (quem será que disse isto? não me lembro!)

Offline Snake

• Nível 31
  • *
« Resposta #143 Online: 04 de Julho de 2005, 21:39:58 »
Então, já que vamos morrer mesmo, por que não quebrar todas as outras regras de moral e ética?(...)

Declive escorregadio.
Newton's Law of Gravitation:
What goes up must come down. But don't expect it to come down where you can find it. Murphy's Law applies to Newton's.

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #144 Online: 04 de Julho de 2005, 21:40:47 »
Tenho de dar alguma razão ao Euzébio aqui.

Uma coisa que esqueci de mencionar antes é que experimentar diminuir as quantidades pode ser uma boa idéia.  Educa o organismo e ajuda a descobrir do que realmente sentimos falta.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #145 Online: 04 de Julho de 2005, 21:59:21 »
A posição da American Dietetic Association (ADA) é que dietas vegetarianas apropriadamente planejadas são saudáveis, adequadas em termos nutricionais e apresentam benefícios para a saúde na prevenção e no tratamento de determinadas doenças.

Não disse nada de novo. Qualquer dieta apropriadamente planejada é saudável, etc, etc...

Estudos indicam que vegetarianos costumam apresentar taxas de morbidade e mortalidade inferiores aos não vegetarianos no caso de várias doenças degenerativas crônicas. Embora fatores não dietéticos, como atividade física e abstinência de fumo e álcool, possam ter algum papel, a dieta é, claramente, um fator contributivo.

Não me parece tão claro assim. Me parece muito mais o caso da comparação de dieta equilibrada vegetariana x dieta desequilibrada onívora. Quais são estes estudos?

É muito menos provável que o diabete melito do tipo 2 seja causa da morte em vegetarianos do que em não vegetarianos, talvez por causa de sua ingestão mais alta de carboidratos complexos e menor índice de massa corporal.

Mais um caso de comparação de dieta vegetariana equilibrada x dieta onívora desequilibrada.
Qual a lei nutricional que afirma que vegetarianos consomem necessariamente mais carboidratos complexos, enquanto os onívoros estão proibidos de fazê-lo?
Muitos dos que se tornam vegerarianos simplesmente substituem a carne por mais carboidratos refinados. E não dão a mínima para carboidratos complexos.

A incidência de câncer pulmonar e colo-retal é mais baixa em vegetarianos que em não vegetarianos. O risco reduzido de câncer colo-retal é associado ao consumo maior de fibras, leguminosas, verduras e frutas. O ambiente do cólon difere de forma notável entre vegetarianos e não vegetarianos, de maneira a afetar favoravelmente o risco de câncer de cólon. Não se observou taxa menor de câncer de mama em vegetarianos ocidentais, mas dados de outras culturas indicam que a taxa de câncer de mama é mais baixa em populações que consomem dietas à base de plantas. O nível de estrogênio mais baixo nas mulheres vegetarianas pode ser uma proteção.

O artigo fala como se uma dieta onívora fosse carnívora. Desde quando pessoas que comem carne automaticamente não consomem fibras, leguminosas, verduras e frutas? E desde quando ser vegetariano significa fazê-lo? E desde quando a dieta do onívoro não é a base de plantas? Com exceção óbvia de churrascos, no dia a dia a carne não constitui a base da alimentação, e sim, os carboidratos.

Como já disse, o erro desses estudos pró-veg  é comparar uma dieta vegetariana equilibrada com uma dieta onívora desequilibrada. Só que a maior parte dos benefícios é atribuída à maior ingestão de carboidratos complexos, verduras, frutas e legumes e não à ausência da ingestão de proteína animal.
Nada impede que em uma dieta onívora esses alimentos estejam presentes, e então, simplesmente não há vantagem na alimentação vegetariana sobre a onívora.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #146 Online: 04 de Julho de 2005, 22:10:57 »
Alguém algum dia falou: não importa o que entra pela boca, mas sim o que sai desta. (quem será que disse isto? não me lembro!)

Interessante, pois segundo o AT, foi Jesus quem disse. O mesmo que você insistiu que teria sido vegetariano.

Interessante a frase ser "não importa o que entra pela boca", e não "não importa o que entra pela boca, desde que não seja proteína animal"...

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #147 Online: 04 de Julho de 2005, 23:02:51 »
Dados científicos indicam relações positivas entre a dieta vegetariana e a redução do risco de várias doenças e condições degenerativas crônicas, como obesidade, doença arterial coronariana, hipertensão, diabete melito e alguns tipos de câncer. As dietas vegetarianas, como todas as dietas, precisam ser apropriadamente planejadas para serem adequadas em termos nutricionais.  

Citação de: quackwatch
A menos que escolham um equilíbrio apropriado de alimentos, os vegetarianos estritos correm o risco de diversas deficiências, especialmente vitamina B12. Os outros nutrientes que correm o risco de estarem deficientes são riboflavina, cálcio, ferro e os aminoácidos essenciais lisina e metionina. Crianças vegetarianas não expostas a luz do sol correm o risco de deficiência de vitamina D. Deficiência de zinco pode ocorrer em vegans porque o ácido fítico em grãos integrais liga-se ao zinco, e há pouco zinco em frutas e vegetais. Uma vez que a B12 está presente somente em alimentos de origem animal e um número limitado de alimentos especialmente enriquecidos, vegans provavelmente deveriam tomar suplementos de B12 prescritos por um médico.

Outro perigo das dietas vegan é a ingestão insuficiente de energia (calorias), especialmente durante as fases iniciais da infância. Se as necessidades energéticas não são satisfeitas, as proteínas do corpo serão quebradas para produção de energia, e isto cria problemas adicionais [Ann Rev Nut 11:61-92, 1991]. Por este motivo, a ingestão adequada de energia deveria ser a consideração principal no planejamento dietético vegan.

A baixa digestibilidade e qualidade protéica são outros riscos potenciais. A qualidade da proteína depende tanto da digestibilidade como da composição de aminoácidos. A digestibilidade da proteína na dieta usual americana mista é boa, provavelmente de 95 a 96%. Mas alimentos de proteína vegetal ricos em fibras ou outros inibidores podem ter digestibilidades tão baixa quanto 80% [World Health Organization Technical Report 724, 1985]. A digestibilidade da proteína vegetal em uma dieta vegan para uma criança encontrada foi de apenas 86%. [Am J. Clin Nutr. 48:868-874, 1988]. Proteína de baixa qualidade é raramente vista nas dietas vegetarianas americanas, exceto entre os vegans ou frugívoros que comem como base pequenas quantidade de um único tipo de vegetal (como arroz ou fruta). A proteína de alimentos de um único tipo de vegetal normalmente tem uma qualidade menor que a maioria das proteínas de origem animal porque carecem de quantidade significativas de vários aminoácidos essenciais.

Osteoporose: Há pouca evidência que uma dieta vegetariana cause ou cure a osteoporose. Um estudo recente com 290 mulheres pós-menopausa não encontrou nenhuma diferença na mensuração da mineralização óssea entre as não-vegetarianas e lacto-ovo-vegetarianos.  
Raquitismo:  Crianças vegans que tem limitada exposição solar podem estar em risco de desenvolver raquitismo secundário a deficiência de vitamina D. Um estudo descobriu ingestão muito baixa de cálcio e vitamina D entre as crianças macrobióticas. Somente uma recebeu uma suplementação diária de vitamina D, e 15 (28%) tinham raquitismo. Outro estudo encontrou concentrações sangüíneas baixas de vitamina D entre mulheres macrobióticas de Boston que estavam amamentando.
Anemia ferropriva (por deficiência de ferro)  Níveis baixos de ferritina no sangue (uma medida sensível do estado de armazenamento de ferro) foram encontrados em 5% dos homens e 27% das mulheres lacto-ovo-vegetarianos, e níveis médios de ferritina dos onívoros foi significativamente maior que aqueles dos vegetarianos em um estudo recente.  
Anemia macrocítica:  Sinais de deficiência de vitamina B12 tem sido observado em algumas crianças amamentadas por mulheres vegetarianas estritas.
Emagrecimento ou  retardo no crescimento: Emagrecimento excessivo e/ou retardo no crescimento tem sido notado entre bebês e crianças vegetarianas e vegans após o desmame.

O vegetarianismo baseado em princípios sólidos de nutrição pode ser uma escolha saudável, mas nem os vegetarianos nem os onívoros tem o monopólio da alimentação saudável. Vegetarianos são apenas tão diversos em seu status de saúde como os não-vegetarianos. Benefícios similares à saúde podem ser obtidos tanto de dietas vegetarianas como onívoras bem selecionadas.

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #148 Online: 04 de Julho de 2005, 23:32:47 »
não era a Daniela que treinava, mas sim eu.

Pô Zibs, precisa ficar toda hora lembrando que a Daniela era você?  :cry:  :cry:  :cry:

Em 1993, fui vice-campeao paulista de fisioculturismo, parei por 10 anos, e agora retomei(pois amo o esporte).

Bom, parabéns. Não existe esporte melhor do que fisiculturismo.   :halt:  :halt2:  :halt3:

Por isso admito que dei muitas risadas c/ alguns conselhos :twisted: ; deixem para lá...

|(    :evil:  :palavrao:

Faço apenas um comentario: estes fisioculturistas por voce citados são piadas no esporte. não há nenhum nome ai de peso, e nem campeonato de grande valor - Mr. Universo é uma porcaria que não dá nem direito de classificacao para o Olympia.

Tenho que discordar dessa afirmação. Bill Pearl era sim um nome de peso e um dos maiores fisiculturistas da história.
O Mr. Universo pode ser uma porcaria hoje, mas não naquela época. Sem contar que quando ele venceu pela última vez (1971), desafiou a todos os campeões da época para um confronto e saiu vitorioso, superando, entre outros, Reg Park (o ídolo de Schwarzeneger), Frank Zane (futuro Mr. Olympia) e Sergio Oliva (tricampeão do Mr. Olympia).

Acho mesmo impossivel ser um gigante comendo proteina de soja(e já tentei inseri-la).A proteina de soja - ou melhor dizendo a soja propriamente dita - é pessimamente absorvida por nossas enzimas digestivas.

Soja em excesso faz mal à saúde.

Offline Euzébio

• Nível 27
  • *
  • Eu acredito em Saci!
« Resposta #149 Online: 05 de Julho de 2005, 08:32:47 »
Citação de: Angelo Melo
Não disse nada de novo. Qualquer dieta apropriadamente planejada é saudável, etc, etc...

Por certo que sim. O diferencial, então, é moral e ético.

Não me parece tão claro assim. Me parece muito mais o caso da comparação de dieta equilibrada vegetariana x dieta desequilibrada onívora. Quais são estes estudos?

1. Knutsen SF. Lifestyle and the use of health services. Am J Clin Nutr. 1994;59(suppl):1171S-1175S.
2. Key TH, Thorogood M, Appleby PM, Burr ML. Dietary habits and mortality in 11,000 vegetarian and health conscious people: results of a 17-year follow up. BMJ. 1996;313:775-779.

Qual a lei nutricional que afirma que vegetarianos consomem necessariamente mais carboidratos complexos, enquanto os onívoros estão proibidos de fazê-lo?

Dwyer JT. Health aspects of vegetarian diets. Am J Clin Nutr. 1988; 48(suppl):712-738.

O artigo fala como se uma dieta onívora fosse carnívora. Desde quando pessoas que comem carne automaticamente não consomem fibras, leguminosas, verduras e frutas? E desde quando ser vegetariano significa fazê-lo? E desde quando a dieta do onívoro não é a base de plantas? Com exceção óbvia de churrascos, no dia a dia a carne não constitui a base da alimentação, e sim, os carboidratos.

Quem conhece ou convive com não-vegetarianos, principalmente no Brasil, sabe que sua dieta é essencialmente carnívora. Eles consomem fibras, leguminosas, verduras e frutas sim, mas em bem menos quantidade que os vegetarianos. (chegam a ter nojo de certos vegetais, ou mesmo asco de algumas frutas!)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!