Repito aqui minha resposta que dei no tópico : Re: Contradições da Bíblia - O Tópico! « Resposta #794 : Hoje às 17:13:25 » , por ser pertinente a este tópico sobre islamismo.   
 ../forum//topic,2755.new.html#new
../forum//topic,2755.new.html#new   Perde em muitos quesitos para quase todas as outras escrituras que se encontra:
- tem uma linguagem particularmente obscura para uma religião tão difundida;
- não tem atualmente um corpo suficientemente organizado de juízes religiosos para assumir a responsabilidade de interpretar a escritura e traduzi-la em termos adequados à realidade cotidiana dos fiéis.  Ou seja, não tem um equivalente às autoridades islâmicas e rabínicas de outras tradições abraâmicas, tampouco equivalentes aos Hadiths ou Talmudes.  O resultado é uma legião de cristãos sinceros com muitos problemas para se orientar.  
De um  ponto de vista democrático e de liberdade individual, isto é uma tremenda vantagem, pois a exclusividade na interpretação de um texto por uma minoria concentra poder nas mão desta minoria  e torna os pretensos intérpretes e representantes de Deus mais poderosos.  
Essa concentração de poder nas mãos de umas poucas autoridades é um dos fatores que leva o islamismo  a ser mais coeso, muito menos fragmentado,  do que o atual cristianismo.  E portanto com maior capacidade de  submeter as pessoas nos países onde os islãmicos são maioria da população.    
 
  .