Serio que voce nao ve diferenca na cultura entre japosenes e brasileiros no modo de encarar o trabalho? Aqui é considerado feio por todo mundo usar todo o tempo de almoço no trabalho, voce sai 10 min depois e volta 10 min antes. Entrea no trabalho 10 min antes e se sair no horario normal e alguem ficar trabalhando é costume pedir desculpa por estar saindo antes. Issso em qualquer grau de trabalho, do mais chulo ao presidente da empresa. A empresa sempre em primeiro lugar, depois as necessidades individuais. Quando O Brasil tiver esse tipo de cultura, ai eu concordo que ambos tem condições iguais de crescimento saindo do mesmo patamar.
Meu amigo, conheço pouco de outros povos, mas te garanto uma coisa, brasileiro gosta muito, mas muito mesmo de trabalhar.
Encara qualquer emprego, em qualquer lugar, em qualquer país, e não tem medo de serviço sujo. Encara dois empregos e bicos em horários extras, sem que você note alguma reclamação. É produtivo, é ativo, educado, prestativo, e quer sempre melhorar em sua carreira através do trabalho ou do empreendedorismo.
Não pensa muito se tiver que largar a família, para ter que se dedicar mais ao seu emprego, ou tiver que mudar de cidade, estado ou país, e estou falando de todas as classes sociais.
A produtividade por empregado de empresas multinacionais aqui instaladas, quando não são melhores, são equivalentes a de países mais desenvolvidos socialmente, e poderia ficar descrevendo milhares de exemplos dos quais eu convivo diariamente que comprovam a aptidão do brasileiro ao trabalho, pobre ou rico.
Talvez, o maior diferencial entre um país como o Japão e o Brasil, são justamente as oportunidades, como a escolaridade por exemplo, que faz com que a renda seja substancialmente maior por hora trabalhada do que deste lado do Atlântico, de resto, já ouvi a mesma história que você me contou, e também outras, de como os japoneses por exemplo, precisam enrolar/prolongar um pouco mais o trabalho, para parecer que trabalharam mais, para que as outras pessoas, família ou colegas de trabalho não pensem que estão vadiando, ou querendo sair mais cedo do trabalho, ou coisas do gênero. E não porque querem enrolar de fato, mas porque já fizeram ou podem fazer seu trabalho em um tempo menor do que aquele de sua jornada.
Lembrado que essa "cultura" pelo trabalho, não existe por exemplo na Europa ou EUA, que também são países desenvolvidos.