Em uma coisa eu concordo com o Juca: brasileiro trabalha muito.
Infelizmente trabalhar muito é diferente de ser eficiente. O que ainda falta aqui, a meu ver, é uma cultura da eficiência e do planejamento. O ponto em que eu discordo do Juca é que não existam diferentes predisposições culturais em diferentes povos e regiões que influenciem a forma como os investimentos e os potenciais naturais possam ser aproveitados.
Concordo. O problema no Brasil é produtividade, não horas de trabalho semanais. E concordo com os foristas sobre esse
aspecto cultural do brasileiro, baseado em minha experiência aqui e no exterior.
Essa discussão toda me fez lembrar de um comentário de um professor de história: as pessoas lamentam a espoliação das riquezas
do Brasil pelos portugueses e mencionam o "quinto" que era cobrado da colônia. Esse professor então falou: "é, mas isso quer dizer
que 80% da riqueza ficava aqui..."

Ontem mesmo eu estava descrevendo o desenvolvimento das máquinas a vapor para meus alunos, falando de James Watt
e Carnot. Nesse ponto me lembrei do seguinte fato: enquanto esses senhores estudavam essas máquinas, no Brasil era proibido se publicar
livros! A maioria da população era analfabeta e vivia da monocultura. E nossa fabulosa metrópole não era muito melhor.
A gente pode se perguntar que grande cientista português, ou que avanço científico foi criado em Portugal do século XVII até o
XIX.
EDIT: Antes que algum espertinho venha mencionar: eu Sei que Carnot fez seu trabalho anos após a chegada da corte portuguesa ao
Brasil, mas você pode substitui-lo por qualquer filósofo natural do século XVII ou XVIII.