Autor Tópico: "Deus Existe" não é tese a ser refutada! É delírio.  (Lida 27888 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: "Deus Existe" não é tese a ser refutada! É delírio.
« Resposta #200 Online: 05 de Setembro de 2008, 00:32:10 »
Mas porque alguém que segue uma ideologia não iria utilizar o instrumental proposto por ela (escrituiras, palavras de ordem, dogmas, etc.?)
É um sistema de adesão Luis. Você adere a uma ideologia, e acaba delegando parte de seu raciocício para a estrutura aceita. E isso não fica impune. Claro que isso não é generalizável a 100%, mas seguramente é significativo.

Eu acho a ideologia um grande problema. E atente que não estou falando só de religião.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #201 Online: 05 de Setembro de 2008, 00:35:41 »
Mas porque alguém que segue uma ideologia não iria utilizar o instrumental proposto por ela (escrituras, palavras de ordem, dogmas, etc.?)

Iria, claro.  Mas espera-se que tenha algum respeito pelo próprio cérebro também, e use de discernimento para corrigir e melhorar essa ideologia quando ela leva a atitudes ridículas ou destrutivas.

Ter uma ideologia não é, ou não deveria ser, um passe livre para bancar o tolo.

É um sistema de adesão Luis. Você adere a uma ideologia, e acaba delegando parte de seu raciocício para a estrutura aceita. E isso não fica impune. Claro que isso não é generalizável a 100%, mas seguramente é significativo.

Eu acho a ideologia um grande problema. E atente que não estou falando só de religião.

Acho que você errou o alvo.  Ideologia é um modelo.  O problema não está em ter um modelo e sim em achar o modelo mais importante e mais determinante do que a realidade.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #202 Online: 05 de Setembro de 2008, 00:36:09 »

Creio ser impossível abandonar por completo a ideologia. Pensar a longo prazo e por a idéia em prática é seguir uma ideologia.

O ser humano é inundado de ideologias num conceito amplo. Desde a ideologia de criar bem um filho (e já se matou por isso), passando pela ideologia das religiões (e já se matou por isso), até chegar às ideologias políticas (e já se matou por isso).

Dependendo de como executada a mesma ideologia, ela será potencializadora de vários males ou de várias benesses. O problema parece recair novamente na capacidade de discernir, verificando-se aí que não importa tanto a ideologia, mas quem a aplica. Ou seja, a culpa volta à ignorância humana.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #203 Online: 05 de Setembro de 2008, 00:45:26 »
Jus, será que isso é uma ideologia, a questão de criar o filho?
Talvez uma ideologia seria behavorismo, mas não criar bem os filhos. Se eu sigo behavorismo, estou seguindo uma doutrina para criar meu filho, ou a ideologia de paulo freire que estamos discutindo em outro tópico.

Ainda não consegui abandonar a idéia de que é possível e desejável viver sem ideologia.
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #204 Online: 05 de Setembro de 2008, 00:47:17 »
Mas porque alguém que segue uma ideologia não iria utilizar o instrumental proposto por ela (escrituras, palavras de ordem, dogmas, etc.?)

Iria, claro.  Mas espera-se que tenha algum respeito pelo próprio cérebro também, e use de discernimento para corrigir e melhorar essa ideologia quando ela leva a atitudes ridículas ou destrutivas.

Ter uma ideologia não é, ou não deveria ser, um passe livre para bancar o tolo.

Acho que você errou o alvo.  Ideologia é um modelo.  O problema não está em ter um modelo e sim em achar o modelo mais importante e mais determinante do que a realidade.

Ok, você concebe que alguem use várias ideologias ao mesmo tempo: A intervenção, não intervenção, o budismo e espiritismo, etc..?

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Luis Dantas

• Nível Máximo
  • *
  • Morituri Delendi
    • DantasWiki
« Resposta #205 Online: 05 de Setembro de 2008, 00:49:05 »
Esses exemplos não foram bem escolhidos, mas sim, é possível e até corriqueiro seguir várias ideologias ao mesmo tempo.

Tanto que você tem, por exemplo, cristãos comunistas.
Wiki experimental | http://luisdantas.zip.net
The stanza uttered by a teacher is reborn in the scholar who repeats the word

Em 18 de janeiro de 2010, ainda não vejo motivo para postar aqui. Estou nos fóruns Ateus do Brasil, Realidade, RV.  Se a Moderação reconquistar meu respeito, eu volto.  Questão de coerência.

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #206 Online: 05 de Setembro de 2008, 00:58:46 »

Agnóstico, não sei precisar, mas o conceito de ideologia é bem abrangente:

Citação de: Nosso bom amigo Wikipedia
Ideologia é um termo usado no senso comum contendo o sentido de "conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas".

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #207 Online: 05 de Setembro de 2008, 01:09:09 »
eu uso esse aqui,

ciência que trata da formação das ideias e da sua origem;

conjunto de ideias, crenças e doutrinas, próprias de uma sociedade, de uma época ou de uma classe, e que são produto de uma situação histórica e das aspirações dos grupos que as apresentam como imperativos da razão;

sistema organizado e fechado de ideias que serve de base a uma luta política.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
  • Disculpen las molestias, esto es una revolución.
« Resposta #208 Online: 05 de Setembro de 2008, 08:56:42 »
Mas porque alguém que segue uma ideologia não iria utilizar o instrumental proposto por ela (escrituiras, palavras de ordem, dogmas, etc.?)

Melhor dito seria impossivel.
 :louva: :louva: :louva:

E se a "estrutura" aceita for totalmente ilógica?
Como terá de ser seu "raciocínio"?

P.S.: Desculpe a "carona" agnóstico, mas Voce acertou na mosca! :)

Abraços

« Última modificação: 05 de Setembro de 2008, 09:39:55 por Lordakner »
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #209 Online: 05 de Setembro de 2008, 09:19:02 »
( 1 )Caramba, a negada simplesmente esquece da URSS , da China, do Cambodja, da fuierra do Paraguai, de 90% das guerras da história não tiveram nada a ver com religião.

O único meio de acabar definitivamente com a violência é exterminando ser humano.Tire a religião e ele vai arrumar outro pretexto para matar, tire esse outro pretexto e aparece outro.....

( 2 ) Futebol, causa violência, alguém aqui cogita acabar com o futebol?

22 negos correndo atras de um objeto redondo tentando coloca-lo num retangulo.... e 3/4 do planeta assistindo, isso ( 3 ) é tão delirante quanto um bando de  gente ajoelhada rezando.

( 1 ) Nunca disse que Não exitem outros fatores que gerem vilolência fora da religião. ( Está ficando meio cansativo ficar repetindo isto! )

(2) Fanatismo causa violência!

"Nação americana defendendo o manto verde negro na TERCEIRA DIVISÃO do Campeonato brsaileiro! Hu-tê-rê-rê!"

EU Torço para o GLORIOSO AMÉRICA MINEIRO. Sou Ateu. O "tropeiro"* do estádio Independência é ÓTIMO. Nunca briguei no campo.Mas o AMÉRICA, apesar de glorioso, não DITA ou pretende ditar  meus comportamentos individuais!!! ( Merde! tive de revelar o meu time, agora terei de aguentar a gozação dos Atleticanos e Cruzeirenses do forum! ). :histeria:
* TROPEIRO aqui em Minas é Feijão com farinha ( para evitar malediscências )

Sua tese não se sustêm, mesmo porque:

Não há nenhum estudo ( Pelo menos que eu conheça ) ligando a VIOLÊNCIA no futebol à FALTA de religiosidade!
( Os FANÁTICOS por FUTEBOL não professam nenhuma religião? Os torcedores que aperejam os ônibus são ATEUS?)

Pois o que sustentaria o que voce vem dizendo é que o fator RELIGIOSIDADE é quase que IRRELEVANTE nos atos Violentos humanos.
Nós apresentamos EVIDÊNCIAS de que É RELEVANTE.
Cabe agora a voce apresentar evidencias de QUE NÃO É.

( 3 ) Obrigado por corroborar a minha tese!
Abraços
« Última modificação: 05 de Setembro de 2008, 09:43:56 por Lordakner »
“Ante a imagem de Augusto César Sandino e Ernesto Che Guevara, ante a recordação dos heróis e mártires da Nicarágua, da América Latina e de toda a humanidade, ante a história, coloco minha mão sobre a bandeira vermelha e negra, o que significa Pátria Livre ou Morrer."

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #210 Online: 05 de Setembro de 2008, 10:23:10 »
Meu santo saquinho.....

Pessoas explodem bombas em nome de Deus, pessoas explodem bombas em nome do Corinthians, pessoas explodem bombas em nome de Fidel, pessoas explodem bombas em nome de Hogo Chaves, pessoas explodem bombas por causa da Caxemira, pessoas explodem bombas por causa da causa basca, pessoas explodem bombas porque não gostam de negros, pessoas explodem bombas por causa da globalização, pessoas explodem bombas por causa dos golfinhos............................

Percebeu que a única constante nisso tudo são "pessoas"?

É tão difícil perceber que o problema são as pessoas e não as crenças?

Qual a porcentagem de religiosos que existe, desses, quantos são violentos?
Qual a porcentagem de corinthianos que existe, desses, quantos se envolvem em brigas por causa do time?

A URSS sempre foi um país ateu e isso não impediu que eles fizesem um massacre estupendo.Nesse caso a religiosidade é irrelevante.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #211 Online: 05 de Setembro de 2008, 10:24:53 »

Voto com o relator.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #212 Online: 05 de Setembro de 2008, 10:47:41 »
Meu santo saquinho.....

Pessoas explodem bombas em nome de Deus, pessoas explodem bombas em nome do Corinthians, pessoas explodem bombas em nome de Fidel, pessoas explodem bombas em nome de Hogo Chaves, pessoas explodem bombas por causa da Caxemira, pessoas explodem bombas por causa da causa basca, pessoas explodem bombas porque não gostam de negros, pessoas explodem bombas por causa da globalização, pessoas explodem bombas por causa dos golfinhos............................

Percebeu que a única constante nisso tudo são "pessoas"?

É tão difícil perceber que o problema são as pessoas e não as crenças?

Qual a porcentagem de religiosos que existe, desses, quantos são violentos?
Qual a porcentagem de corinthianos que existe, desses, quantos se envolvem em brigas por causa do time?

A URSS sempre foi um país ateu e isso não impediu que eles fizesem um massacre estupendo.Nesse caso a religiosidade é irrelevante.

Quem sabe poderemos abrir um tópico chamado:

"Causas da violência que EXCLUEM a religião"?

"Qual a porcentagem de religiosos que existe, desses, quantos são violentos?
Qual a porcentagem de corinthianos que existe, desses, quantos se envolvem em brigas por causa do time?"

Voce não consegue MESMO perceber que se trata de MOTIVAÇÕES diferentes não é? E que a VIOLÊNCIA é o mesmo resultado?

ex.:
 a) 2+2= 4 ( resultado de uma adição! )

b) 9 - 5 = 4 ( resultado de uma subtração!)

O 4(Quatro) é idêntico, mas as OPERAÇÕES são DIFERENTES!
Estou tratando das OPERAÇÕES!

Obs.:
Voce parece não confiar muito na Humaniadde.
Difere de nós, ateus, que na maioria somos profunadamente HUMANISTAS.
Nossa proposta é dar uma CHANCE a humanidade.
Mantendo-se em sua posição tudo que parece é que voce quer NEGÁ-LA!

Abraços.
« Última modificação: 05 de Setembro de 2008, 10:55:41 por Lordakner »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #213 Online: 05 de Setembro de 2008, 10:57:48 »
E o que você propõe para melhorar a humanidade e acabar com a violência, caro humanista?
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #214 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:02:03 »
E o que você propõe para melhorar a humanidade e acabar com a violência, caro humanista?

Oferecer uma alternativa lógica (Ciência ) contrapondo-se a uma Ilógica ( Religião ) daria uma ajudinha ?

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #215 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:03:24 »
Não, pois ciência e religião não são antitéticas.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline JUS EST ARS

• Nível 32
  • *
« Resposta #216 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:04:22 »

Já lhe ocorreu que as ciências humanas já existem, e são igualmente potencializadoras de tragédias?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #217 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:07:59 »

Oferecer uma alternativa lógica (Ciência ) contrapondo-se a uma Ilógica ( Religião ) daria uma ajudinha ?

Digamos que a ciência pudesse acabar com a religião (o que não é verdade) ai surge outro problema:

Você pode oferecer o quanto quiser, aliás, ela ja é oferecida ha séculos, o problema é que existem pessoas que não querem ,que preferem a religião, e ai?O que o sábio vai fazer?Obrigar as pessoas a abandonar a religião?Como?

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #218 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:09:21 »

Já lhe ocorreu que as ciências humanas já existem, e são igualmente potencializadoras de tragédias?

Já LHE ocorreu que a SOCIOLOGIA causa menos tragédias que a religião?
E que todas as tragédias que tem causas DIFERENTES da religião ( Realmente estou cansado de repetir isto ) NÃO estão estão sendo tratadas aqui!!!

Que tal abrir um tópico chamado:

"As ciencias humanas como causadoras de tragédias na humanidade" ?

vai dar IBOPE!

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #219 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:09:55 »

Melhor ainda seria ensinar os fundamentos da lógica (em si, nao a ciencia), ensinar a pensar e a fazer perguntas, buscar as respostas e saber distinguir entre respostas possiveis, corretas, incorretas, etc. Identificar e admitir o erro sempre quando incorrer nele e buscar corrigir o mesmo.
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #220 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:10:38 »
Você pode levar um cavalo até a água, mas não pode fazê-lo beber.

Obrigar as pessoas a abandonar a religião?Como?

Como fizeram Lenin, Stalin e Mao, ué   ::)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #221 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:15:26 »

Digamos que a ciência pudesse acabar com a religião (o que não é verdade) ai surge outro problema:

Você pode oferecer o quanto quiser, aliás, ela ja é oferecida ha séculos, o problema é que existem pessoas que não querem ,que preferem a religião, e ai?O que o sábio vai fazerObrigar as pessoas a abando?nar a religião?Como?

A Ciência não está nem TENTANDO acabar com a religião. Está tentando diminuir a ignorância.Cuidado, senão voce cai na teoria conspiratária de Ateus MALIGNOS e Cientistas DO MAL...

Basta Educá-las.

Offline Lordakner

• Nível 33
  • *
« Resposta #222 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:20:53 »

Melhor ainda seria ensinar os fundamentos da lógica (em si, nao a ciencia), ensinar a pensar e a fazer perguntas, buscar as respostas e saber distinguir entre respostas possiveis, corretas, incorretas, etc. Identificar e admitir o erro sempre quando incorrer nele e buscar corrigir o mesmo.

O problema meu amigo, é que isto não acontece nos catecismos, nos acampamentos para Jesuis, nas igrejas, nas mesquitas, nas comunhões,
nas fogueiras santas, etc.
concordas?

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #223 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:21:52 »

O problema meu amigo, é que isto não acontece nos catecismos, nos acampamentos para Jesuis, nas igrejas, nas mesquitas, nas comunhões,
nas fogueiras santas, etc.
concordas?

Tao certo quanto 1+1=2!
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #224 Online: 05 de Setembro de 2008, 11:25:10 »

Você pode oferecer o quanto quiser, aliás, ela ja é oferecida ha séculos, o problema é que existem pessoas que não querem ,que preferem a religião, e ai?O que o sábio vai fazerObrigar as pessoas a abando?nar a religião?Como?

A Ciência não está nem TENTANDO acabar com a religião. Está tentando diminuir a ignorância.Cuidado, senão voce cai na teoria conspiratária de Ateus MALIGNOS e Cientistas DO MAL...

Basta Educá-las.

Sabia que quase todos os terroristas do 11 de setembro eram formados em ótimas universidades?

Bem educados e fanáticos religiosos........ Como pode?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!