Toda vez que vejo esta discussão de vegetarianos ( especialmente os vegans) não posso deixar de pensar que eles , se fossem bem sucedidos em mudar os nossos hábitos alimentares , se veriam perante um dilema ético dos grandes.
Que nossa espécie é onívora todos sabemos ( ou pelo menos os que aprenderam algo em Biologia) , nosso organismo está adaptado a uma dieta mista de carne e vegetais.Nossa fisiologia ainda é a mesma da época em que nossa espécie era composta de caçadores -coletores , basta pensar que um humano que naquela época não consumisse carne acabaria morrendo por deficiência de proteína ; o acesso à proteína vegetal em quantidade e qualidade só surge com a agricultura , a qual se acompanha da criação de animais.
E aí chegamos ao ponto: a superação da fase coletora-caçadora é fruto da principal vantagem evolutiva humana , que é a sua mente e a cultura que dela deriva. Com a domesticação de plantas e animais reduz-se a dependência humana à inconstãncia do acesso aos alimentos e garante-se a produção de proteína vegetal em quantidades que possam competir em valor biológico com a proteína animal. O vegetarianismo é possível apenas devido á evolução cultural e não pela estrutura biológica de nossa espécie , daí que seja uma opção ética e não uma necessidade fisiológica.
Agora , justamente pela nossa vantagem evolutiva mental , superamos o problema da obtenção da proteína animal com a criação do gado de corte ; não precisamos mais como nossos ancestrais caçar animais selvagens. Criamos espécies qua suprem nossas necessidades e , como consequência , o tamanho dos rebanhos é por nós decidido, já que somos os que regulam a reprodução destas espécies e somos seus únicos predadores.
Imaginemos que o movimento vegetarianista tenha sucesso em mudar os parãmetros éticos da sociedade moderna e que o número de pessoas vegetarianas se amplie até que a criação de gado ( de qualquer tipo) se torne econõmicamente desvantajosa em larga escala. Os animais de corte ( bois , frangos , porcos,etc...) não possuiriam mais o seu predador principal para regular o tamanho dos rebanhos e os predadores naturais são em número insufiiciente e estão localização diversa. Além disso a área plantada para a produção de vegetais que supram a demanda aumentada de proteina iria demandar as áreas destinadas á alimentação dos animais de corte , restringindo a oferta de alimentos para estes.
Perante este cenário teriamos um aumento dos animais previamente criados para o abate e , ao meu ver , duas opções para a maioria da população que se tornou vegetariana por questões eticas de respeito aos animais:
-o abate dos rebanhos
-seu confinamento e a morte natural pela escassez de alimentos
Alguém vê mais alguma alternativa?