Enquete

Para os vegetarianos e afins: vocês preferem comprar:

um sapato de couro de boi?
16 (80%)
um sapato sintético fabricado por crianças em regime semi-escravo na Ásia?
4 (20%)

Votos Totais: 20

Autor Tópico: Vegetarianismo e falsa moral  (Lida 50461 vezes)

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
Re: Vegetarianismo e falsa moral
« Resposta #400 Online: 12 de Setembro de 2009, 09:54:14 »
Suas plantações precisam de espaço. Espaço que é tomado das florestas. Resultando em várias espécies extintas ou em perigo de extinção. O gado sempre pode ser confinado e alimentado com ração. Continua sendo lucrativo. Mas plantações tem sempre que ocupar espaço.
Embora eu não seja vegetariano, essa argumentação é falsa. Afinal, a ração do gado deve vir de algum lugar, que é justamente de uma plantação (para onde vocês acham que vai tanta soja?). Pior ainda, compare quanta ração um boi precisa para crescer e engordar e quantas pessoas um boi alimenta.

É claro que as plantações também trazem problemas ambientais, mas dizer que os problemas trazidos da criação de animais são indiferentes por causa disso beira um tu quoque.
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #401 Online: 12 de Setembro de 2009, 10:42:09 »
E quantas minhocas, quantos insetos que vivem no solo, roedores, quantos peixes morreram contaminados pelo agrotóxico só para que tenhas a tua alfacezinha verdinha na mesa????

Quando você assistir um abate de perto saberá o que estou dizendo.

Eu acho muito engraçadinhos estes vegetarianos de supermercado... se preocupam tanto com a morte da vaquinha e se esquecem de como a sua própria alface produz ainda mais mortes e mais sofrimentos... que degradam o solo, que contaminam as águas... tsc tsc... a lista é longa.

Assista aos documentários que recomendei acima e conversaremos.

Agora me dêem licença que vou fritar meu bife... sou ecologicamente correto e moralmente evoluído.  :lazy:

...

E o sofrimento de uma vaca é diferente do sofrimento de um roedor, por exemplo, que tem seu corpo destroçado por um disco de arado? Oras, francamente, este argumento é fraquinho fraquinho.

Será que é preciso um documentário mostrando quantas vidas são ceifadas por uma simples horta? Será que é preciso um documentário mostrando como o plantio intensivo degrada os solos, inclusive promovendo erosões? Ou quem sabe um documentário mostrando o poder tóxico dos adubos, dos corretores de solo e dos defensivos agrícolas? Será preciso um documentário para mostrar como o simples arroz que tens na mesa polui mananciais de água?

Francamente... ainda posso aceitar o argumento de que uma dieta baseada em vegetais é tão saudável quanto uma baseada em carnes, acho até que o ideal esta no equilíbrio entre ambas, mas o argumento moral de defesa do vegetarianismo não passa, na minha opinião (e a de um bocado de pessoas) de puro bullshit.   

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #402 Online: 12 de Setembro de 2009, 11:06:07 »
Suas plantações precisam de espaço. Espaço que é tomado das florestas. Resultando em várias espécies extintas ou em perigo de extinção. O gado sempre pode ser confinado e alimentado com ração. Continua sendo lucrativo. Mas plantações tem sempre que ocupar espaço.
Embora eu não seja vegetariano, essa argumentação é falsa. Afinal, a ração do gado deve vir de algum lugar, que é justamente de uma plantação (para onde vocês acham que vai tanta soja?). Pior ainda, compare quanta ração um boi precisa para crescer e engordar e quantas pessoas um boi alimenta.

É claro que as plantações também trazem problemas ambientais, mas dizer que os problemas trazidos da criação de animais são indiferentes por causa disso beira um tu quoque.

Diferentes não, mas alimentar a espécie humana inteira com vegetais vai consumir muito mais do que as plantações já consomem, é diferente do que a gente utiliza hoje para compor a ração para o gado.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Andre

• Nível 39
  • *
    • Aletéia
« Resposta #403 Online: 12 de Setembro de 2009, 11:35:03 »
Não sei não... :? Compara o tamanho dos pastos em relação a quantidade plantações de grãos (claro que parte das "pastagens" é a Caatinga, que não é lá um pasto muito bom, convenhamos). Será mesmo que em termos de espaço a pecuária é mais eficiente que o plantio de grãos? Eu acho difícil de aceitar isso.

Seria bom se alguém tivesse dados sobre isso, de preferência não os dados mostrados no documentário que o Fabulous postou. Eu já o conhecia e ele não é nada imparcial.

E quem falou em espécie humana inteira? Mudar a alimentação da espécie humana não vai acabar com a fome na África, apesar do que alguns vegetarianos querem nos fazer acreditar. :P
Se Jesus era judeu, então por que ele tinha um nome porto-riquenho?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #404 Online: 12 de Setembro de 2009, 11:44:45 »
Bom, conta com quem come hoje. A quantidade de plantações para suprir a mesma exigência energética é o que deveriamos tentar medir, e é a isso que me refiro.

Sem contar que provavelmente somos o que somos por ter sido bem sucedidos em mudar a dieta e conseguir supri-la com proteína animal.
--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline André T.

• Nível 17
  • *
  • All this pain is an illusion.
    • Meu blog
« Resposta #405 Online: 12 de Setembro de 2009, 12:11:12 »
Bom, eu sou onívoro, mas estou tentando diminuir meu consumo de carne por várias razões (uma ótima razão é o aquecimento global, já que vaquinhas tendem a soltar enormes quantidades de CO2 em seus fartos, eca).

Pelo que parece vacas realmente gostam de comer uma graminha... 2% do peso corporal por dia é o número a que cheguei consultando por aí. Nada confiável, no entanto.

Pelas minhas aulas de bio lá do colegial, eu me lembro do professor falando que a quantidade de energia para manter um carnívoro é muito maior do que a quantidade de energia necessária pra manter um herbívoro, que é muito maior do que a energia necessária para manter uma planta. Por esse ponto de vista, cortamos o middle man diminuindo o consumo de carne, e diminuímos a energia perdida entre as plantas e o nosso consumo. Não quer dizer que vamos consumir menos energia; só quer dizer que a 'perda' de energia no processo é diminuída.

Ainda assim, vegetarianismo, hoje, ainda tem que passar pela questão de educação alimentar. A maioria das pessoas não sabe nem se nutrir direito comendo carne, vai ser ainda _pior_ se passarem a se alimentar só de vegetais (porque, assim como qualquer vegan sabe, ser vegetariano não é só manter a mesma dieta tirando a carne e colocando alface no lugar).
"Feed my will to feel this moment urging me to cross the line.
Reaching out to embrace the random.
Reaching out to embrace whatever may come."
Meu blog

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #406 Online: 12 de Setembro de 2009, 13:35:56 »
Vegetarianismo?? O que?? Onde?? Quando??

:hihi:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #407 Online: 12 de Setembro de 2009, 13:41:31 »
"Bom dia, é aqui o churrasco do DiegoJaf ?"

"Sim, uai, sô, podentrâ"

"Mas eu sou vegan"

"Num tem problema não, vai sobrar muita brasa procê, afinal é tudo carvão vegetal..."

:)
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #408 Online: 12 de Setembro de 2009, 13:46:25 »
"Bom dia, é aqui o churrasco do DiegoJaf ?"

"Sim, uai, sô, podentrâ"

"Mas eu sou vegan"

"Num tem problema não, vai sobrar muita brasa procê, afinal é tudo carvão vegetal..."

:)

Dahahahaha... :histeria:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #409 Online: 12 de Setembro de 2009, 15:25:57 »
Sofrimento dos animais? Ai, ai... Que coisa ridícula...

Opa, opa... calma ai.

Ridículo o que? Eles sentirem dor? Saiba que a dor que eles sentem são iguais as nossas por teres tecidos e nervos, ligações receptivas à dor igual a nossa.

Claro que sentem dor. O rídiculo não é a dor deles e sim sua falsa preocupação com isso.

Você usa cosméticos? São testados em animais.

Eu evito. Mas fazer o que? Muitas empresas estão já procurando outros meios para testar seus produtos que não seja em animal. E outra, os testes em animais não são confiáveis, pois na maioria das vezes - sempre - precisa ser testado em cobaia humana para ser aprovado. Essa coisa de testar em animais é ainda da década de 50, estão revendo esse conceito e provavelmente futuramente não haverá mais essa necessidade, tomara.

Evita, mas usa.

Usa remédios? Também são testados em animais.

Infelizmente, mas vide post acima.

Vide resposta acima.

Para as plantações serem produtivas, milhões de animais incluindo insetos, roedores e pássaros são mortos. Ah... mas insetos não são fofinhos como coelhos...

Morrem, inevitável. Mas repara bem que seres como bovino, ovíparos, caprinos e etc... são bem mais desenvolvidos tanto quanto na complexidade sensitiva bioquímica do corpo, assim como na interação com o meio em que vivem. Ou acha que um besouro tem a mesma noção e reação que um boi?

Então o nível de desenvolvimento faz diferença? Se não é desenvolvido o suficiente para se expressar através de carinhas fofinhas de cachorrinho abandonado significa que não sofre e que não tem "direito a vida"?  ::)

Errado. Áreas destinada para a pecuária que são a maiores causas de devastação de florestas.

Se você tiver mesmo interessado nesse assunto (e não querendo aparecer), recomendo você assistir A CARNE E FRACA, DOCUMENTÁRIO DO INSTITUTO NINO ROSA. Digite no youtube que você acha ele completo. Assista que explica muito bem o que estou falando e depois conversamos.

Não, obrigado. Proselitismo vegan eu evito assistir.

E sim, atualmente as áreas para pecuária são maiores. Não muda o fato de que a agricultura traz tanta destruição quanto. Além disso, sempre há a opção de comer frango, que são criados em confinamento, ocupando áreas muito menores.

Plantações só rendem lucro quando é usado agrotóxico. Ou você pensa que a maior parte dos vegetais que chegam em nossa mesa são produtos orgânicos caríssimos? Os agrotóxicos contaminam o solo, a água e até as próprias folhinhas que você consome. Mais sofrimento para os animais. E para você mesmo.

Sim, nunca disse ao contrário.

Então você sabe que proporciona sofrimento aos animais da mesma maneira que qualquer um que coma carne. Então me poupe do seu papo furado. Alimentação vegan gera tanto sofrimento quanto a carnívora. Não quer "sofrimento"? Alimente-se de luz...

E nem vou falar dos transgênicos, que ninguem conhece os efeitos a longo prazo e que você certamente está comendo sem saber.

Essa questão do transgênico, é bastante desinformativa para os leigos. Saiba que o trigo que está no macarrão que está na sua mesa vêm sendo modificado transgenicamente a décadas?

Se tiver mesmo interessado: http://www.cienciahoje.pt/oid=23668&op=all

Já li sobre isso. Nenhuma novidade para mim.

Você não faz do seu corpo um cemitério (gostei do avatar), mas não se importa que o resto do mundo seja um. Desde que você não veja e que os animais sofredores não sejam fofinhos, não é mesmo?

O que tem de mais? Não acha que os animais também não tem seu direito de viver?

Na minha opinião, nem humanos tem esse direito. Ele deve ser conquistado por cada um se mostrando apto a sobreviver.

E você também não acha que insetos e roedores tem seu direito de viver?! MONSTRO! MALVADO!  :histeria:

Aposto que enquanto você escrevia seu post sobre sofrimento animal, estava cercado de produtos que para serem fabricados geram poluição (e que provavelmente vão poluir mais quando forem descartados). E é claro você desperdiçou uma boa quantidade de energia elétrica para fazer proselitismo vegan. De que adianta você ajudar na diminuição do consumo de água na pecuária, comendo vegetais, se depois gasta essa mesma água em energia elétrica para posar de vegan preocupadinho com os bichinhos?  ::)

Existe uma diferença entre vegetarianismo e naturalmente ecológico. Ecochatos e etc... Esse paralelo de que todos os vegans que defendem a não comer carne, também defende natureza, meio ambiente é errôneo. Alguns sim, defendem... outros não.

Você entrou com o papo do sofrimento animal. Está mais do que claro que sua dieta vegetariana não está ajudando em nada os animais. Nem livrando-os do sofrimento. Você tenta (e falha) ajudar de um lado, mas não se importa com várias outras coisas que trazem sofrimento para um número muito maior de animais.

Se você é vegetariano por achar mais saudável ou por gostar mais de uma alimentação vegetariana, ótimo. Seja feliz.

Mas não venha com essa conversinha hipócrita, patética e moralista de que tem "pEnInHa DuS bIxXxiNhUz" porque não vai convencer ninguem.  :no:

Por que conversa hipócrita? Eles sofrem! Hipocrisia é saber que eles sofrem e continuar comendo.

Enfim, se tiver mesmo interessado no assunto e não querendo só aparecer, recomendo você assistir também ao documentário EARTHLINGS. No youtube e no google videos você consegue achar ele completo.

Assista e depois conversamos.

Hipocrisia é você posar de preocupadinho com o sofrimento dos animais enquanto usa produtos poluentes, remédios testados em animais, desperdiça energia, ignora as vidas de insetos e roedores, etc, etc... Sua preocupação é falsa. Nada demais. Não me importo com hipocrisia. Só não tente usar isso como argumento para ser vegan. Sem coerência, ninguem vai te levar a sério.

Mas é um tu quote... Proposital.

Eu não sou cego para os problemas que a pecuária traz. A questão é o vegan posar de certinho, enquanto as plantações dele trazem os mesmos problemas. Talvez até maiores devido ao manejo incorreto do solo, da irrigação, dos pesticidas...
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #410 Online: 12 de Setembro de 2009, 22:57:45 »
Vendo essas fotos do Diegojaf deu vontade de voltar a comer carne. :(

Venha para o lado obscuro da força  :P

EDIT: Quote incluído por Snowraptor para contextualizar o post após a divisão do tópico.
« Última modificação: 13 de Setembro de 2009, 18:53:05 por SnowRaptor »

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #411 Online: 12 de Setembro de 2009, 22:58:41 »
Acho que ser quase um vegan seja o mais saudável... Ainda não há nada que substitua a carne vermelha, como fonte de ferro. E nem tenho a menor intenção de me tornar anêmico e anoréxico. Então, um churrasquinho, vez em quando, não faz mal a ninguém, né? Sem exageros, é claro. ;)
« Última modificação: 12 de Setembro de 2009, 23:03:48 por A Mosca »
Se alumia, então é lanterna...

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #412 Online: 12 de Setembro de 2009, 23:09:51 »
É..E falando nisso, sabadão vou ir ficar bêbado.
MSN: fabulous3700@hotmail.com

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #413 Online: 12 de Setembro de 2009, 23:15:18 »
Bêbado?  :o Eu não entendo muito desse lance de ser vegan... Um vegan também entorna a caneca?

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #414 Online: 12 de Setembro de 2009, 23:18:47 »
Bêbado?  :o Eu não entendo muito desse lance de ser vegan... Um vegan também entorna a caneca?

Não sei bem ao certo. Mas acredito que não haja restrições quanto a isso, não, Lion. Todos que conheço bebem. As restrições não seriam apenas quanto à proteína animal, né?  :|
« Última modificação: 12 de Setembro de 2009, 23:25:30 por A Mosca »

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #415 Online: 12 de Setembro de 2009, 23:23:17 »
O que eu não como de carne eu ingiro de bebida alcoólica!

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #416 Online: 12 de Setembro de 2009, 23:27:57 »

Caracas, isso não é auto destruição?  :hein:

Offline Fabulous

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #417 Online: 13 de Setembro de 2009, 02:51:30 »
É... álcool é uma droga, sei disso, mas esse é o meu único vício. E o de dormir depois do almoço.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #418 Online: 13 de Setembro de 2009, 10:45:30 »
Um em-off básico, o único efeito do A Carne é Fraca foi me deixar com fome.
Sério.
Latebra optima insania est.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #419 Online: 13 de Setembro de 2009, 17:39:14 »
E aquelas tequilas que vêm com uma minhoquinha dentro? Você bebe daquelas ou não pode?
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #420 Online: 13 de Setembro de 2009, 17:50:12 »
Pode, minhoquinha não é bnichinho fofinho, então não precisa ter pena.

Será que ele parou de comer macarrão por ser feito com ovos? E bolo?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #421 Online: 13 de Setembro de 2009, 18:19:52 »
E o mel? Vegan também não pode comer mel!

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #422 Online: 13 de Setembro de 2009, 18:35:07 »
É, nada de pinga com mel pro fabulous.

E cerveja? Cerveja é fruto da exploração do trabalho das leveduras. Ele se importa com isso? Por que os animais merecem esse "respeito"e essa piedade toda e os fungos não?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #423 Online: 13 de Setembro de 2009, 18:36:49 »
Não tenho o direito de dizer a ninguém como deva conduzir sua vida ou no que deva acreditar e deixar de acreditar. Pois é sempre muito possível que eu esteja equivocado, de fato a probabilidade é alta.

Porém, acho que se tivesse consciência sobre a importância da caprinocultura - criação de bodes e cabras - para o povo de “Cabaceiras – PB” (a Roliúde nordestina), por exemplo, o Fabulous repensaria seu ponto de vista quanto ao veganismo.

Offline Thufir Hawat

• Nível 31
  • *
  • It's easier to be terrified by an enemy you admire
« Resposta #424 Online: 13 de Setembro de 2009, 18:37:00 »
Frutas, legumes, verduras, vegetais em geral também não são seres vivos? Por que eles têm menos direito de viver do que eu ou uma vaca, ou qualquer outro animal, em particular animais que são criados especificamente para produção de alimentos?
Archimedes will be remembered when Aeschylus is forgotten, because languages die and mathematical ideas do not. "Immortality" may be a silly word, but probably a mathematician has the best chance of whatever it may mean.
G. H. Hardy, in "A Mathematician's Apology"

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!