Autor Tópico: Igreja quer impedir na Justiça aborto de menina de 9 anos  (Lida 43482 vezes)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
Re: Igreja quer impedir na Justiça aborto de menina de 9 anos
« Resposta #225 Online: 14 de Março de 2009, 22:06:29 »
Sim, instinto materno PODE ser algo muito forte. Mas também PODE NÃO SER.

Obrigação moral em zelar todos os familiares têm, mas isso é uma responsabilidade dos pais. Ninguém questiona isso.

Olha, instinto, por definição, independe de conhecimento. Então, seja aqui, em Portãozinho ou em NY é irrelevante o grau de instrução ou o tamanho da cidade. É algo natural, nasce conosco, claro que deve exitir exceções.

Leia novamente. Eu não disse que instinto depende de conhecimento. Não distorça.

Está provado que instinto é inato, mas como qualquer traço comportamental e multifatiorial, pode ter diferentes modulações.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #226 Online: 14 de Março de 2009, 22:31:28 »
O que se questiona são as condições de a mãe fazer isso. Desculpe-me, mas existem pessoas que são bastante ingênuas, e a maioria delas é muito humilde. Eu estou vivendo numa cidade em que a população urbana é de 5 mil habitantes. O povo aqui é pobre, de origem ultra-humilde, e a maioria não tem noção de muita coisa. Ler é coisa de rico, uma boa parcela não sabe o valor do dinheiro (quanto custam as coisas, quanto custa o dia de trabalho e quanto vale uma nota). Eu não acho que as coisas lá no meio do nada, onde a menina crescia, eram muito diferentes.

Existem casos em que a mãe sabe e aceita o abuso, mas não significa que todas as mães saibam e aceitem. Existem pessoas pouco lúcidas no mundo.

É um generalização ridícula.

Acho que condenar sem ter a menor evidência é um absurdo. Pra começar, não é uma posição cética.
Será? Até que ponto o ser humano pode ser tão inocente?

A mãe da menina tem 42 anos, e o padrasto tinha 23 anos... e ele disse que abusou das enteadas desde o momento que passou a morar na casa delas... 3 anos de abuso...e a mãe não sabia de nada? Nem desconfiava de nada? Nem notou nenhuma mudança no comportamento?

Talvez uma campanha contra a pedofilia tenha que começar pelas mães, tipo uma cartilha explicando coisas...tipo se  seu filho pode estar sendo vítima de abuso, como conversar com as crianças, e etc...

E de que adianta tanta campanha contra a pedofilia se as mães colocam esses indivíduos dentro da própria casa e fazem "vista grossa"? Se a mãe é negligente...tem que ser responsabilizada sim...senão...quem vai proteger essas crianças? 
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #227 Online: 14 de Março de 2009, 22:38:07 »
Outro julgamento. Mas cadê as evidências?

É isso que está faltando... ninguém quer livrar a cara da mãe. Todos tem um senso de justiça mais ou menos igual quando o assunto é criança...

Mas cadê as provas?

Ele por acaso falou que a mãe sabia? As crianças falaram algo? Vizinhos? A mãe?

Existe algo mais que suposições?

Até que se prove, todos são inocentes.
"A ciência é mais que um corpo de conhecimento, é uma forma de pensar, uma forma cética de interrogar o universo, com pleno conhecimento da falibilidade humana. Se não estamos aptos a fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos afirmam que algo é verdade, e sermos céticos com aqueles que são autoridade, então estamos à mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer." Carl Sagan.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #228 Online: 14 de Março de 2009, 22:40:05 »
A polícia disse que precisava de mais uns dias pra investigar se a mãe foi negligente...vamos aguardar...

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #229 Online: 14 de Março de 2009, 22:40:46 »
Engraçado Azumi,

A mim, pelo menos, deu a impressão de que o julgamento já estava feito... até com a deliberação da sentença (o sofrimento de ter uma filha molestada seria a pena).

Não me pareceu que alguns realmente mantinham uma posição questionadora.

Mas eu entendo... tem tanta gente que nunca teve contato com gente pobre de verdade, gente que nunca contemplou questionar nada, que criou os filhos do mesmo jeito que foi criado... Para estas pessoas, questionar é incomum.

Mas o duro é perceber que mesmo para pessoas com acesso a informação, questionar é difícil. Está pregada na cabeça a idéia...

Semana passada ou na anteiror, não me lembro, passou uma reportagem na TV aberta sobre abuso infantil. Eu lembro de 3 irmãos (duas meninas e um menino) que contaram que o molestador, um vizinho, ameaçou matar os pais deles caso contassem. Eles não abriram a boca... os pais só suspeitaram pois o cara foi denunciado por outra criança e eles iam muito lá (sob coação).

Mudança comportantal a mãe percebeu, mas nem todos imaginam de cara abuso, principalmente quem não vive essa realidade (ou não sabe que vive). Ela até pensou que fosse porque o mais velho estava entrando na adolescência (o menino).

Essa hipótese eu não acho totalmente descabida...

Eu sou mãe e não me acho toda poderosa. Sou observadora, mais que a média até, mas me achar onipotente, dizendo que mãe que não percebe é mãe incompetente ou conivente acho um pouco injusto demais.

Pessoas são diferentes, não dá pra esperar que todos ajam como agiríamos.

Bem, lendo mais para trás no tópico, tu veria que já dicutimos sobre isso. Que ninguém está livrew que aconteça, que mesmo sendo observadora pode acontecer e etc. A única afirmação foi de que a mãe tem como detectar uma mudança no comportamento do filho e daí deveria tentar descobrir o porque. Disse sim que não poderia haver maior pena para uma mãe do que saber que sua filha foi molestada, mas só e se essa mãe fosse culpada de alguma forma, seja por descaso ou descuido. Não que isso seria automático: abuso infantil=culpa da mãe. Isso seria uma afirmação idiota e sem sentido.
"Gosto do céu pelo clima e do inferno pela companhia"
Mark Twain

Offline Nina

• Nível Máximo
  • *
    • Biociência.org
« Resposta #230 Online: 14 de Março de 2009, 22:52:06 »
Eu tenho acompanhado o tópico todo, mas sabe, quando o assunto é criança eu fico um pouco receosa de escrever e ser passional. Isso já aconteceu antes, me rendeu até cartão.

Mas lendo tudo, dentre as mensagens dos últimos dias, ficou um ranço de apontar culpados e eu senti uma certa perseguição e rotulação do que deve ser mãe, do que mães devem fazer, e pareceu, em alguns casos, que acham que mães são infalíveis.

Mães não são infalíveis.

E pior, eu acho muito curioso (no mínimo) alguém ter certeza de que detectaria que seu filho foi molestado. Tem que ser passar por isso para ter tanta certeza, na minha pobre opinião.

Eu acho que tem uma grande chance de descobrir imediatamente quem mantém uma boa relação com o filho, etc... Mas mesmo com todo cuidado e amor possível, eu não me sinto uma super-mãe. Eu coloco em cheque minhas escolhas, todo dia. Toda mãe já sentiu um pavor em não saber exatamente porque seu filho chorava (quando não falam, por exemplo).

Ser mãe é viver na incerteza (para aquelas que questionam, obviamente).

Eu só acho que antes de rótulos, deve-se manter em mente que existem pessoas diferentes no mundo. Não somos enciclopédias. Ninguém é.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #231 Online: 14 de Março de 2009, 22:56:11 »
Aparentemente algumas aqui ignoram que algumas mães precisam se preocupar com coisas idiotas como comida dentro de casa, dinheiro pra pagar contas e que não podem dar atenção aos filhos 24hs por dia e supor no caso de qualquer mudança de comportamento da filha, que esta esteja sendo molestada sexualmente.

É recente essa onda de crianças molestadas e boa parte da sociedade ainda não absorveu a idéia de que isso pode acontecer com qualquer um. Uma mãe não cogitar que isso esteja acontecendo dentro da casa dela não quer dizer necessariamente que ela seja uma mão omissa ou incompetente.

Acho que precisam sair mais de casa antes de soltar essas generalizações baseadas única e exclusivamente em suas experiências pessoais e achismos que aprenderam frequentando o círculo social de vocês.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #232 Online: 14 de Março de 2009, 23:01:59 »
Acho que já expliquei acima à Nina e cabe à ti também. Ninguém generalizou, estamos conversando apenas e expondo opiniões, sejam mais cautelosos e tentem entender e respirar antes de responder dessa forma.
Mark Twain

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #233 Online: 14 de Março de 2009, 23:18:04 »
Acho que já expliquei acima à Nina e cabe à ti também. Ninguém generalizou, estamos conversando apenas e expondo opiniões, sejam mais cautelosos e tentem entender e respirar antes de responder dessa forma.

Sim, opiniões que dizem que a mãe é culpada de um jeito ou de outro por não ter utilizado o instinto maternal inerente à condição de fêmea reprodutora e protetora da prole. Sem generalizações aqui... ¬¬
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #234 Online: 14 de Março de 2009, 23:22:27 »
Ok, Diego. Cansei de explicar. Tu me venceu pelo cansaço.
Mark Twain

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #235 Online: 15 de Março de 2009, 00:00:24 »
Sim, sim. Mulheres já nascem no pecado. Mulheres são inferiores. Hoje nós estamos numa situação muito melhor, realmente.

Eu estou lendo realmente o que estou lendo ?

Por que cristãos se acham mais liberais do que muçulmanos ? Bom, pela sua expressão 'nascer no pecado' imagino que é cristã.

Você percebe como é machista o seu argumento ? Não me entra na cabeça que no ocidente do século XXI uma mulher escreva isso.

--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #236 Online: 15 de Março de 2009, 00:02:05 »
 :histeria:
Se alumia, então é lanterna...

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #237 Online: 15 de Março de 2009, 00:05:07 »
Sim, sim. Mulheres já nascem no pecado. Mulheres são inferiores. Hoje nós estamos numa situação muito melhor, realmente.

Eu estou lendo realmente o que estou lendo ?

Por que cristãos se acham mais liberais do que muçulmanos ? Bom, pela sua expressão 'nascer no pecado' imagino que é cristã.

Você percebe como é machista o seu argumento ? Não me entra na cabeça que no ocidente do século XXI uma mulher escreva isso.

HAUHAUHAUHAUHA

Colega, lê o que a Azumi escreveu acima deste meu comentário. Estávamos só comentando o que pensavam sobre as mulheres (e alguns ainda pensam) antigamente.

Não sou cristã, nem muçulmana nem nada...
Mark Twain

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #238 Online: 15 de Março de 2009, 00:06:27 »
Hoje me tiraram para radical e antifeminista mesmo.
Mark Twain

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #239 Online: 15 de Março de 2009, 00:08:44 »
Repetindo...
A polícia disse que precisava de mais uns dias pra investigar se a mãe foi negligente...vamos aguardar...

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #240 Online: 15 de Março de 2009, 00:10:57 »
Eu gosto da Fabi. Ela é legal!   :ok:

Tem boas ideias.  :D

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #241 Online: 15 de Março de 2009, 00:19:10 »
Vaticano critica excomunhão no caso de aborto no Brasil

Em artigo publicado pelo jornal da Santa Sé, o Osservatore Romano, neste sábado, o presidente da Academia Pontifícia para a Vida, Monsenhor Rino Fisichella afirma que os médicos que praticaram o aborto na menina de 9 anos, grávida de gêmeos após ter sido estuprada pelo padrasto, não mereciam a excomunhão. "São outros que merecem a excomunhão e nosso perdão, não os que lhe permitiram viver e a ajudarão a recuperar a esperança e a confiança, apesar da presença do mal e da maldade de muitos", escreve Monsenhor Rino Fisichella, um dos mais próximos colaboradores do papa Bento 16 e maior autoridade do Vaticano em bioética.
Na avaliação do prelado, o arcebispo de Recife e Olinda, José Cardoso Sobrinho, foi apressado e deveria ter se preocupado primeiro com a menina.

"O caso ganhou as páginas dos jornais somente porque o arcebispo de Olinda e Recife se apressou em declarar a excomunhão para os médicos que a ajudaram a interromper a gravidez. Uma história de violência que, infelizmente, teria passado despercebida se não fosse pelo alvoroço e pelas reações provocadas pelo gesto do bispo."
Segundo Monsenhor Fisichella, o anúncio da excomunhão por parte de D. Jose Cardoso Sobrinho colocou em risco a credibilidade da Igreja Católica.

"Era mais urgente salvaguardar a vida inocente e trazê-la para um nível de humanidade, coisa em que nós, homens de igreja, devemos ser mestres. Assim não foi e infelizmente a credibilidade de nosso ensinamento está em risco, pois parece insensível e sem misericórdia", escreve o bispo.

'Como um machado'

Na avaliação do prelado, a pratica do aborto neste caso não teria sido suficiente para dar um parecer que "pesa como um machado", porque houve uma contraposição entre vida e morte.

Ele reconhece que, devido à idade e às precárias condições de saúde, a menina corria serio risco de vida por causa da gravidez. E justifica os médicos, que em sua opinião, merecem respeito profissional.

"Como agir nesses casos? É uma decisão difícil para os médicos e para a própria lei moral. Não é possível dar parecer negativo sem considerar que a escolha de salvar uma vida, sabendo que se coloca em risco uma outra, nunca é fácil. Ninguém chega a uma decisão dessas facilmente, é injusto e ofensivo somente pensar nisso."
De acordo com o presidente da Academia Pontifícia para a Vida, segundo a moral católica a defesa da vida humana desde sua concepção è um principio imprescindível.

O aborto não espontâneo sempre foi e continua sendo condenado com a excomunhão, que é automática.

"Não era, portanto, necessária tanta urgência em dar publicidade e declarar um fato que se atua de forma automática, mas sim um gesto de misericórdia."

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/03/090314_vaticanoabortoav.shtml

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #242 Online: 15 de Março de 2009, 00:35:23 »
Repetindo...

É o que eu estou falando desde o começo......... |(
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Kmile

• Nível 15
  • *
« Resposta #243 Online: 15 de Março de 2009, 00:38:58 »
Eu não falo mais nada...Me chamaram até de cristã já....Doeu, viu?
Mark Twain

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #244 Online: 15 de Março de 2009, 00:43:28 »
Repetindo...

É o que eu estou falando desde o começo......... |(
Sim, mas...mas...mas...  em um monte de casos a polícia comprova a negligencia da mãe... como resolver esse problema de "vista grossa" de muitas mães?

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #245 Online: 15 de Março de 2009, 02:49:29 »
Aparentemente algumas aqui ignoram que algumas mães precisam se preocupar com coisas idiotas como comida dentro de casa, dinheiro pra pagar contas e que não podem dar atenção aos filhos 24hs por dia e supor no caso de qualquer mudança de comportamento da filha, que esta esteja sendo molestada sexualmente.

Pode não ter sobrado tempo para dar atenção à filha, mas aparentemente sobrou tempo pra ir catar um homem com metade da idade dela...   ::)
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #246 Online: 15 de Março de 2009, 05:19:17 »

Pode não ter sobrado tempo para dar atenção à filha, mas aparentemente sobrou tempo pra ir catar um homem com metade da idade dela...   ::)

Saberia dizer em que circunstâncias ela "catou" o cara?

Pelo seu post, namorar um cara mais novo no caso dela é obviamente uma falha de caráter, é isso?

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #247 Online: 15 de Março de 2009, 07:30:35 »
Pode não ter sobrado tempo para dar atenção à filha, mas aparentemente sobrou tempo pra ir catar um homem com metade da idade dela... 

Agora sim, temos uma prova irrefutável de que a mãe é mau caráter! :umm:
"Deus prefere os ateus"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #248 Online: 15 de Março de 2009, 07:37:20 »
Pode não ter sobrado tempo para dar atenção à filha, mas aparentemente sobrou tempo pra ir catar um homem com metade da idade dela... 

Agora sim, temos uma prova irrefutável de que a mãe é mau caráter! :umm:

Além disso, ela é uma obtusa pois não checou os antecedentes do cara ou mandou fazer nele uma análise de perfil pra ver se ele se enquadrava como pedófilo, porque uma mãe de verdade notaria essas coisas.

Offline A Mosca

• Nível 24
  • *
« Resposta #249 Online: 15 de Março de 2009, 09:16:20 »
Diego, essa é a minha opinião. De que no caso da mãe não ter percebido, ela foi falha. No caso dela ter compactuado, ela foi criminosa.  :wink:

Não sei, não. Mas acho que devemos procurar as respostas dentro de si, comedidas por nosso próprio discernimento. Não me acho no direito de dizer a ninguém o que deva fazer de sua vida ou o que deva passar a acreditar ou desacreditar. Não suporto o ar de dono da razão. :vermelho:

A minha opinião é bastante clara e apresenta duas alternativas. Não ofendi ninguém e muito menos tenho essa pretensão. Contudo, nesse tópico, já fora suposto que eu estivesse de gozação e, em diversos momentos, estão usando de tom um tanto deselegante, na tentativa de alterar meu posicionamento. Peço que revejam seus modos, por favor. E não será batendo na mesma tecla que irei mudar. Ninguém aqui deve submissão a quem quer que seja, penso. Eu estou aqui para discutir. Não para brigar. Posso imaginar onde esse tipo de discussão pode nos levar... E só para elucidar um ponto a mais, se fôssemos por sua ótica, da não coveniência das experiências pessoais e do 'acheismo', esse tópico nem deveria ter sido aberto, se é que você me entende.  :|

E o seu comportamento mudou, de uns tempos pra cá.  ::)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!