O que ocorreria se as mulheres parassem de procriar? Qual seria a função natural de mãe? São algumas das questões levantadas para a elucidação.
Eu não falei em mulheres pararem de procriar. Eu falei em cobrar da mãe porque é mulher.
Você é mãe ? Eu sou pai, e sei do que estou falando. E conheço mães que sequer sabem onde os seus filhos estão. O dever de cuidar da prole é do par para a nossa espécie, há muito tempo. Há sim, por questões culturais, ainda um peso enorme na mãe, mas Kmile está cobrando isso da mãe como se fosse uma 'obrigação' e ainda praticamente genética, pois seria de toda mãe. Isso é machista.
E essa conversa de que errou a citação, não cola.
Se não acredita no que digo, no fundo não quer saber o que penso, já tem uma opinião formada.
Jcatino,
Primeiramente, você não disse, absolutamente, nada para além de citar dois 'fragmentos' de explanações, da Kmile, e categorizá-los como sendo: expressões machistas. Não se deu ao trabalho de ler o contexto. Isso nas duas vezes em que o fez. Oras, da primeira vez você até comentou a expressão 'nascer no pecado', como ousa vir aqui dizer ter sido uma eventual gafe, e que a pretensão, desde o princípio, era esse trecho de agora? Isso não tem o menor sentido, será possível que não perceba? Por favor, combinemos o seguinte, não é por que o Diego é policial, você é pai e eu fui vítima de abuso sexual, que estamos mais credenciados para a discussão que ninguém. Não disse isso e nem concordo com quem o disser. Estamos tratando de um problema social, e deve ser encarado como tal. É certo que, por muitas vezes, por termos uma relação, digamos assim, um pouco mais estreita com o tema, nos envolvemos mais. Mas isso não nos garante maiores direitos a discutir, estamos entendidos?
Toda a vida humana parece está condicionada a essa disputa, esse 'vencer'. E, infelizmente, isso foi trazido para o campo do conhecimento, lugar que deveria está isento dessas 'vaidades'. Eu jamais entraria em um debate, já sabendo de antemão, que posso ganhar com armas espúrias, por meios escusos e desonestos. Isso tudo implica em pontos fracos e fortes da argumentação, apenas. Da coerência de tal argumento... O quão de benefício que isso traz para nós? Eu não sei. Concordo que tudo seja questionável. Mas há de se usar da boa-filosofia para tanto. Afinal, a resposta é exata; não há duas ou mais respostas, e sim respostas que se confundem com a 'verdadeira'. Devemos persegui-la - essa resposta, a verdadeira -, de modo perene... Obviamente que o mais comum são as respostas erradas, as que nem se confundem, pois não têm nada a ver com a questão.
Kmile não está equivocada. No princípio da civilização, na civilização arcaica, antes do cristianismo vir a existir, quando as religiões pagãs eram absolutas, a sociedade era matriarcal. E ela assim o era por pura impossibilidade de uma sociedade patriarcal nesse determinado período da história. Os homens caçavam, iam para a guerra... As mulheres ficavam nos seus lares, tomando conta dos filhos e controlando os bens... Por uma questão lógica, os homens morriam com bem mais frequência que as mulheres. Elas tinham o controle social por esse motivo. Mas o que determinava isso? - Pergunto eu e, por conseguinte, vos respondo - Por puro instinto de sobrevivência, no seu sentido mais amplo, que é a perpetuação da espécie. Se as mulheres fossem para guerra, morreriam com mais frequência. Logo, a espécie humana entraria em extinção.
Leia: A origem da família, da sociedade privada e do Estado, Friedrich Engels.
Sim, com a acepção moderna do que venha ser uma família, a responsabilidade é de quem estiver com a tutela do projeto de cidadão. (Se se desse ao trabalho de averiguar, de ler o contexto da discussão, perceberia que já havíamos discutido isso, posteres antes...). No entanto, por natureza, a mãe é quem amamenta, e isso se supõe outros cuidados mais... Além de que a mãe, instintivamente, tem ligações afetivas com a prole, bem mais intensas que o pai. Não seria a toa que a justiça priorizaria a mãe, nas questões de guarda da criança.
Mãe é mãe, seja na civilização arcaica, na medieval ou na moderna, e seja aonde for... Agora se há anomalias decorrentes de outros fatores? São outros quinhentos... O que não justifica a penalização da criança.