Autor Tópico: A Razão da não existência de Deus  (Lida 49931 vezes)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
Re: A Razão da não existência de Deus
« Resposta #225 Online: 20 de Abril de 2009, 21:42:41 »
Como assim o adulto não some?!  :'(

"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline goffman

• Nível 03
  • *
  • Sonho que se sonha junto é realidade.
« Resposta #226 Online: 20 de Abril de 2009, 23:14:49 »
não crer em algo já é crer em alguma coisa...
sou ateu e tal...tenho minhas razões. acredito em coisas mais poderosas do que um cara chamado deus...
mas o que mais me irrita das pessoas religiosas e não religiosas é o fato de querer IMPOR suas opiniões...de CONVENCER a pessoa...
acho errado isso...
cada um com seu cada qual. e ponto..
discussões são sempre bem vindas, mas geralmente chegam a pontos absurdos...e isso é ruim hehe

paz a todos ae!
"Os homens que procuram a felicidade são como os embriagados que não conseguem encontrar a própria casa, apesar de saberem que a têm".

Voltaire

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
  • Este é um mundo caótico!
« Resposta #227 Online: 21 de Abril de 2009, 19:31:17 »
Tudo no cosmo necessita de um observador que o testemunhe, sem o qual, sua existência é anulada pela sua ocultação, não passando de mera suposição até que venha ser observado, quer seja direta, quer seja indiretamente. Algo no meio do nada sem que se possa percebe-lo acaba por fundir-se ao nada a sua volta e em nada tornando-se.

Sabe aquela brincadeira, que normalmente se faz com bebês de 1 ano, de esconder o rosto com um pano e depois puxar o pano rapidamente e dizer "Achou!"? A criança ri (ou chora, dependendo da caranca do adulto que brinca com ela) porque ao deixar de ver o rosto do adulto ela considera que ele sumiu, deixou de existir, não está mais ali. E então magicamente ele retorna do nada. Depois ela cresce, sua mente se desenvolve e ela passa a entender que o adulto ainda está ali na frente, embaixo/atrás do pano.

Toda vez que leio coisas como a que você escreveu não consigo deixar de pensar que quem propõe isso talvez esteja parado na idade mental de um bebê.
Não esquenta não, com o tempo você supera isso. Mas vamos lá! Se não houvesse uma única criatura capaz de perceber o universo, sua existência não seria ignorada? Ignorado não é o mesmo que desconhecido? Para que algo exista ele precisa de comprovação de sua existência, ainda que tal existência seja comprovada por ele mesmo. Alguem no meio do nada, cuja existência é ignorada, serve-se de testemunhade de si próprio. Entretanto, para o resto do mundo sua existência sequer é cogitada, mas ignorada por completo. No caso da inexistência de algo que possa testemunhar o cosmo, sua existência seria ignorada até mesmo por ele, que não pensa, não compreende nem pode comprovar-se. Esquece essa baboseira toda e me sirva um drink, por favor.
Chega de papo! Vamos ao que interessa!

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #228 Online: 22 de Abril de 2009, 15:56:52 »
Rorschach:

........................................................... .......................................

Toda vez que leio coisas como a que você escreveu não consigo deixar de pensar que quem propõe isso talvez esteja parado na idade mental de um bebê.

........................................................... .......................................

Não esquenta não, com o tempo você supera isso. Mas vamos lá! Se não houvesse uma única criatura capaz de perceber o universo, sua existência não seria ignorada? Ignorado não é o mesmo que desconhecido? Para que algo exista ele precisa de comprovação de sua existência, ainda que tal existência seja comprovada por ele mesmo. Alguem no meio do nada, cuja existência é ignorada, serve-se de testemunhade de si próprio. Entretanto, para o resto do mundo sua existência sequer é cogitada, mas ignorada por completo.  Esquece essa baboseira toda e me sirva um drink, por favor. No caso da inexistência de algo que possa testemunhar o cosmo, sua existência seria ignorada até mesmo por ele, que não pensa, não compreende nem pode comprovar-se.

O universo é absolutamente inconsciente, não é mesmo? É um autêntico milagre, que exista vida inteligente como a humana, capaz de
observá-lo  :!:  :idea:  :ok:

« Última modificação: 22 de Abril de 2009, 15:59:55 por lusitano »
Vamos a ver se é desta vez que eu acerto, na compreensão do sistema.

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
« Resposta #229 Online: 23 de Abril de 2009, 00:45:21 »
Milagre? Não diria milagre, mas uma raridade.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #230 Online: 23 de Abril de 2009, 06:23:35 »
Rorschach.

Eu digo, que é rarissimamente raro!!! Daí o "milagre".

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
« Resposta #231 Online: 24 de Abril de 2009, 13:33:48 »
Rorschach.

Eu digo, que é rarissimamente raro!!! Daí o "milagre".

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #232 Online: 24 de Abril de 2009, 14:25:10 »
Nós somos feitos de poeira cósmica, somo uma maneira do cosmos saber de sua existência. Bem a frase não esta ao pé da letra mas todo mundo aqui sabe quem a disse
Não entendi.... A que eu citei? Se for, pelo menos eu não...

Também não precisava humilhar...  :lol:

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
« Resposta #233 Online: 24 de Abril de 2009, 19:04:44 »
não crer em algo já é crer em alguma coisa...
sou ateu e tal...tenho minhas razões. acredito em coisas mais poderosas do que um cara chamado deus...
mas o que mais me irrita das pessoas religiosas e não religiosas é o fato de querer IMPOR suas opiniões...de CONVENCER a pessoa...
acho errado isso...
cada um com seu cada qual. e ponto..
discussões são sempre bem vindas, mas geralmente chegam a pontos absurdos...e isso é ruim hehe

paz a todos ae!
Você não me é extranho!!! Concordo com a sua colocação. Seja bem vindo ao clube, mano!
Nós somos feitos de poeira cósmica, somo uma maneira do cosmos saber de sua existência. Bem a frase não esta ao pé da letra mas todo mundo aqui sabe quem a disse
Não entendi.... A que eu citei? Se for, pelo menos eu não...

Também não precisava humilhar...  :lol:
Humilhar!??? KKKKKKK! Tá di brinka, mano? Isso foi uma cantada dela. Não percebeu? É preciso muito mais que isso pra me humilhar, se é que seja possível.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #234 Online: 28 de Abril de 2009, 17:40:03 »
Sim, mas ainda com a idéia de que se vc virar as costas para uma pedra ela vai deixar de existir...?

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #235 Online: 28 de Abril de 2009, 21:57:44 »
Sim, mas ainda com a idéia de que se vc virar as costas para uma pedra ela vai deixar de existir...?

Putz... isso lembra aquela estória: Se uma arvore cair no meio da floresta, sem testemunhas, ela caiu realmente...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline RORSCHACH

• Nível 13
  • *
« Resposta #236 Online: 29 de Abril de 2009, 00:37:38 »
A existência sem comprovação é o mesmo que inexistência ou, no máximo, uma possibilidade ou probabilidade.

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #237 Online: 29 de Abril de 2009, 09:00:54 »
Sim, sim.... E o universo gira em torno dos super poderosos humanos hehehe... Não é levando a mal não, mas ô raciocínio tosco hehe.

Offline Contini

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #238 Online: 29 de Abril de 2009, 09:05:18 »
Mas o antropocentrismo é o conceito básico das religiões, foi só quando começei a estudar mais sobre astronomia, entender melhor evolução, física, ciencias em geral é que consegui começar a ver o homem como parte do universo e não uma "criatura" especial inserida nele... Foiu aí que começei a ver o non-sense das religiões...
"A idade não diminui a decepção que a gente sente quando o sorvete cai da casquinha"  - anonimo

"Eu não tenho medo de morrer, só não quero estar lá quando isso acontecer"  - Wood Allen

“O escopo da ciência é limitado? Sim, sem dúvida: limitado a tratar daquilo que existe, não daquilo que gostaríamos que existisse.” - André Cancian

Offline Mussain!

• Contas Excluídas
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #239 Online: 29 de Abril de 2009, 09:12:33 »
Também dei umas olhadas em astronomia hehe. É.... Intrigante hhee.... Nós, um poço de egocentrismo, nem podemos nos considerar um peido, em relação ao universo hehe.... Ele existe e taí. Acredite ou não.... Melhor, exista ou não seres vivos. :hihi:

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #240 Online: 29 de Abril de 2009, 11:51:56 »
Para que algo exista ele precisa de comprovação de sua existência

Precisa?

Por quê?

Um universo "inconsciente" (no sentido de ausência de consciência) não poderia existir? Por quê?

Se a vida na Terra tem apenas uns poucos bilhões de anos e a vida consciente muito menos tempo ainda, mas o Universo já existe a dezenas de bilhões de anos, isso não significa que o Universo pode ter existido por bilhões de anos sem nenhuma forma consciente?

"A existência de vida é um fenômeno altamente superestimado" (Dr. Manhattan, Watchmen  :P )

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #241 Online: 30 de Abril de 2009, 21:25:54 »
Pablito.

CitarPara que algo exista ele precisa de comprovação de sua existência
Precisa?

Por quê?

Um universo "inconsciente" (no sentido de ausência de consciência) não poderia existir? Por quê?

Se a vida na Terra tem apenas uns poucos bilhões de anos e a vida consciente muito menos tempo ainda, mas o Universo já existe a dezenas de bilhões de anos, isso não significa que o Universo pode ter existido por bilhões de anos sem nenhuma forma consciente?

"A existência de vida é um fenômeno altamente superestimado" (Dr. Manhattan, Watchmen)

Na minha opinião, existe aqui um tremendo paradoxo: Nós somos seres conscientes; e é por essa razão, que podemos estar aqui a tecer conjecturas. Nós somos testemunhas da existência do universo, independentemente, do Universo supostamente não se testemunhar a si próprio; e também, ao estabelecermos que não somos Universo.

Muito bem - suponhamos por momentos - que apesar da nossa insignificância, não existiamos como consciências pensantes. Faria algum sentido
conjecturar, sobre se, nós não existíssemos o Universo continuaria a existir, sendo que o Universo é ABSOLUTAMENTE inconsciente?

O Universo - realmente existiria - se não existisse nenhum tipo de consciência no Universo?

Tudo isto são lucubrações entre conscienciências, ao qual aparentemente o Universo é Absolutamente alheio?

Como é possível ter a certeza, que o Universo prescinde completamente da existência de consciências, para existir?

Desculpem-me a arrogância antropocêntrica... Mas afigura-se-me evidente, que sem a existência de consciências auto-conscientes, apenas imperaria
o nada Jocaxiano.  :hihi:  :idea:

« Última modificação: 30 de Abril de 2009, 21:37:01 por lusitano »

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #242 Online: 01 de Maio de 2009, 01:27:40 »
O Universo - realmente existiria - se não existisse nenhum tipo de consciência no Universo?

Sim, ele existiria. A única diferença é que não haveria alguem para chama-lo de "Universo" e tecer pensamentos tolos sobre ele. Não é óbvio?
Se você se importasse não estaria discutindo e sim agindo...

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #243 Online: 01 de Maio de 2009, 07:53:21 »
Orbe:

Citação de: lusitano  em  Ontem às 21:25:54 

------------------------------------------------------------------------

Sim existiria.

Eu afirmo que é óbvio, que a sua afirmação é um acto de fé.

A única diferença é que não haveria alguem para chama-lo de "Universo" e tecer pensamentos tolos sobre ele.

Acredito piamente, na sinceridade da sua opinião.  :ok:  Mas a sua honestidade intelectual, está muito longe de ser uma verdade absoluta.

Entretanto, confesso humildemente, que o meu ponto de vista, também é apenas a minha verdade.

Não é óbvio?

Não me parece absolutamente nada óbvio. Para si é que é. E concerteza para alguém mais.

« Última modificação: 01 de Maio de 2009, 08:01:01 por lusitano »

Offline pablito

• Nível 14
  • *
« Resposta #244 Online: 01 de Maio de 2009, 10:48:07 »
Olá,

Na minha opinião, existe aqui um tremendo paradoxo: Nós somos seres conscientes; e é por essa razão, que podemos estar aqui a tecer conjecturas. Nós somos testemunhas da existência do universo, independentemente, do Universo supostamente não se testemunhar a si próprio; e também, ao estabelecermos que não somos Universo.

Por que a existência de seres conscientes em um espaço inconsciente seria um paradoxo?
Além disso, não "somos Uinverso", nós estamos no Universo.

Muito bem - suponhamos por momentos - que apesar da nossa insignificância, não existiamos como consciências pensantes. Faria algum sentido conjecturar, sobre se, nós não existíssemos o Universo continuaria a existir, sendo que o Universo é ABSOLUTAMENTE inconsciente?

Tudo bem, até entendo e posso concordar que não faz sentido conjecturar como seria o universo sem nossa presença, já que estamos aqui, afinal de contas.

Todavia, não estivemos aqui desde sempre.
Na longuíssima história do universo, a presença de humanos é um fato recentíssimo, logo, o universo não só pode existir sem nossa presença, como ele de fato existiu bilhões de anos sem nossa presença.

A galáxia de andrômeda existia antes que os homens tomassem consciência dela?
Bem, como a luz de andrômeda saiu de lá antes da humanidade existir...

Tudo isto são lucubrações entre conscienciências, ao qual aparentemente o Universo é Absolutamente alheio?

Não há evidência para se pensar o contrário.
Aliás, existem fortes evidência de que o universo já existia muito tempo antes que houvesse alguma consciência humana.
E como não há evidências de que haja outros seres conscientes por aí...
Mas, mesmo que houvesse, esses seres necessariamente existiriam apenas "depois" do universo, já que forçosamente estariam no universo.
Mais uma vez, as evidências sugerem que o universo independe de consciências que o observem.

Como é possível ter a certeza, que o Universo prescinde completamente da existência de consciências, para existir?

Certeza?
Bem, as evidências sugerem que o universo prescinde de consciências para existir.

Desculpem-me a arrogância antropocêntrica... Mas afigura-se-me evidente, que sem a existência de consciências auto-conscientes, apenas imperaria
o nada Jocaxiano.

Para alguns é difícil aceitar a pequenez humana diante da gradiosidade do cosmos.

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #245 Online: 01 de Maio de 2009, 13:50:40 »
pablito:

Olá,

CitarNa minha opinião, existe aqui um tremendo paradoxo: Nós somos seres conscientes; e é por essa razão, que podemos estar aqui a tecer conjecturas. Nós somos testemunhas da existência do universo, independentemente, do Universo supostamente não se testemunhar a si próprio; e também, ao estabelecermos que não somos Universo.

........................................................... ........................

Por que a existência de seres conscientes em um espaço inconsciente seria um paradoxo?

O paradoxo, está em afirmarmos que o Cosmos, prescinde de consciências e que a maior parte do Universo é inconsciente; ao mesmo tempo, que nos supomos diferentes e separados dele. E apesar disso, acreditamos que a nossa existência depende dele.

Se ele existe independente da nossa consciência, porque é que nós, necessitamos dele?

Além disso, não "somos Universo", nós estamos no Universo.

Você não é um pedaço de Natureza com forma humana? Os seus constituintes orgânicos, não são matéria cósmica? O Universo, não é um todo connosco incluídos?

Eu concordo que estamos no Universo. Mas também concordo, que somos partes dele.

CitarMuito bem - suponhamos por momentos - que apesar da nossa insignificância, não existiamos como consciências pensantes. Faria algum sentido conjecturar, sobre se, nós não existíssemos o Universo continuaria a existir, sendo que o Universo é ABSOLUTAMENTE inconsciente?

........................................................... ......

Tudo bem, até entendo e posso concordar que não faz sentido conjecturar como seria o universo sem nossa presença, já que estamos aqui, afinal de contas.

Todavia, não estivemos aqui desde sempre.

Na nossa forma actual, concerteza que não. Mas com outras formas sim e com com outro tipo de consciência.

Na longuíssima história do universo, a presença de humanos é um fato recentíssimo, logo, o universo não só pode existir sem nossa presença, como ele de fato existiu bilhões de anos sem nossa presença.

A presença de humanos é relativamente irrelevante; o importante são as consciências que nele participam. A consciência humana, é apenas uma pequena fracção da consciência universal...

CitarO Universo - realmente existiria - se não existisse nenhum tipo de consciência no Universo?

........................................................... ......................

A galáxia de andrômeda existia antes que os homens tomassem consciência dela?
Bem, como a luz de andrômeda saiu de lá antes da humanidade existir...

Não sei!!! Eu apenas sou de opinião que o Universo, necessita da existência de algum tipo de consciência para existir.

CitarTudo isto são lucubrações entre conscienciências, ao qual aparentemente o Universo é Absolutamente alheio?

........................................................... .........

Não há evidência para se pensar o contrário.

Aliás, existem fortes evidência de que o universo já existia muito tempo antes que houvesse alguma consciência humana.

E como não há evidências de que haja outros seres conscientes por aí...
Mas, mesmo que houvesse, esses seres necessariamente existiriam apenas "depois" do universo, já que forçosamente estariam no universo.
Mais uma vez, as evidências sugerem que o universo independe de consciências que o observem.

Pela minha óptica pessoal, tudo isso que você afirma, são apreciações estabelecidas pelas consciências, incluindo a sua.

CitarComo é possível ter a certeza, que o Universo prescinde completamente da existência de consciências, para existir?

........................................................... ....................

Certeza? Bem, as evidências sugerem que o universo prescinde de consciências para existir.

Parece-me, que é como eu opino, essas evidências, são decisões arbitrárias, derivadas do confronto, entre experiências conscientes.

CitarDesculpem-me a arrogância antropocêntrica... Mas afigura-se-me evidente, que sem a existência de consciências auto-conscientes, apenas imperaria o nada Jocaxiano.

........................................................

Para alguns é difícil aceitar a pequenez humana diante da grandiosidade do cosmos.

Não me custa absolutamente nada, aceitar a pequenez humana em face da totalidade Cósmica. O que me custa aceitar, é que a existência humana consciente, seja dispensável à existência universal. Ela apesar de pequeníssima, faz parte de um conjunto de consciências muitíssimo maior, que no total, são a vida universal... E que o Universo, não prescinde delas, porque são indispensáveis à sua existência.  :!:  :idea:  :arrow:  B-)

Seria, como se você prescindisse da sua própria consciência... :hihi: :arrow: :hihi: :arrow: :hihi:

« Última modificação: 02 de Maio de 2009, 19:05:31 por lusitano »

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #246 Online: 01 de Maio de 2009, 14:55:09 »
Eu afirmo que é óbvio, que a sua afirmação é um acto de fé.

Não. É o ato de raciocinar como um adulto.

Acredito piamente, na sinceridade da sua opinião.  :ok:  Mas a sua honestidade intelectual, está muito longe de ser uma verdade absoluta.

Não sei onde defendi que falo a verdade absoluta.

Entretanto, confesso humildemente, que o meu ponto de vista, também é apenas a minha verdade.

:o

Não me parece absolutamente nada óbvio. Para si é que é. E concerteza para alguém mais.

Sim, para alguem mais. Para todos que entendem que o universo estava aqui antes de nós e ainda estará aqui depois de nós.

Offline N3RD

• Nível 37
  • *
  • O tal do "não querer"
« Resposta #247 Online: 01 de Maio de 2009, 14:57:48 »
Sim, para alguem mais. Para todos que entendem que o universo estava aqui antes de nós e ainda estará aqui depois de nós.

Como você descobriu isto ?
Não deseje.

Offline Orbe

• Nível 24
  • *
  • ???
« Resposta #248 Online: 01 de Maio de 2009, 15:01:05 »

Como você descobriu isto ?

Ah por aí, nessas publicações revolucionárias, blasfemadoras, científicas sobre astronomia que falam sobre as estimativas da idade do universo e que só servem para desviar os pobres humanos do caminho de G-zuiz...

Offline lusitano

• Nível 35
  • *
« Resposta #249 Online: 01 de Maio de 2009, 19:56:06 »
Orbe:

Citação de: lusitano  em  Hoje às 07:53:21

Acredito piamente, na sinceridade da sua opinião. Mas a sua honestidade intelectual, está muito longe de ser uma verdade absoluta.

Não sei onde defendi que falo a verdade absoluta.

Citação de: lusitano  em  Ontem às 21:25:54

........................................................... ....................................

Sim, ele existiria. A única diferença é que não haveria alguem para chama-lo de "Universo" e tecer pensamentos tolos sobre ele. Não é óbvio?

De facto, você não está afirmando, que o que está dizendo, é a Verdade
Absoluta
: Mas na minha percepção, está a ser absolutamente peremptório.
Mas se entretanto, não está sendo tão categórico assim, então admito como plausível, que a "minha verdade", não é menos razoável, que a sua.

« Última modificação: 02 de Maio de 2009, 19:44:34 por lusitano »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!