Será que eu entendi bem? O álcool não pode ser comparado à maconha (e não pode substituir a maconha no texto, como muito bem recomendou o Barata) sobretudo porque a maconha produz efeitos psicotrópicos? É isso mesmo?
Na verdade o cigarro. O alcool não pode ser comparado porque o alcool tem um metabolismo mais simples, e a maconha tem vários metabólitos mais tóxicos e age nos receptores canabinóides (que não são bem conhecidos ainda).
"Na verdade o cigarro" o quê? O cigarro que não é psicotrópico? Fabi, aproveitando a sua própria
aposta feita anteriormente,
você sabe o que é psicotrópico? O Álcool, ao qual estou consumindo agora neste exato momento e para o qual existe até um tópico destinado aos seus consumidores que queiram postar as suas experiências enquanto o consomem ou logo após o consumirem (Tópico para bêbados) também é um psicotrópico, a nicotina idem. São substâncias que que têm como meio de ação a alteração do funcionamento de
determinados neurotransmissores/neuroreceptores, fazendo com que estes neuroreceptores/transmissores "trabalhem" mais (ou menos) do que o normal e como fim/resultado alguma alteração na mente do indivíduo consumidor: esta é a definição de psicotrópico.
Deixam metabólitos... deixam metabólitos... deixam metabólitos...
Entenda Fabi, drogas fazem mal e bem, o mal e o bem que fazem é suposto calculado pelos seus consumidores de acordo com as expectativas que cada um deles têm sobre o mal e o bem que querem receber para si mesmos: eu sei que o consumo de álcool pode me levar ao vício, à cirrose, à complicação dos problemas gástricos que já me foram diagnosticados e aos quais eu já trato (gastrite, hérnia de hiato e esofagite por enquanto) e nem por isso eu deixei de tomar os meus dois "latões" de cerveja vagabunda na falta de um Whisky ou uma Vodka melhores. O bem que fazem é me desatazanar por algum tempo dos meus problemas conjugais que neste especial momento estão bastante conturbados; de me desatazanar de 8 dias consecutivos de trabalho sem folga durante um período que... bem... se eu acreditasse eu diria que é o meu inferno astral.
Existe um motivo pelo qual as pessoas corram o risco do consumo de psicotrópicos. É claro que nós podemos e devemos ponderar os possíveis benefícios contra os prováveis malefícios... mas isso é o que você não está fazendo. Foram apresentados estudos acadêmicos ao longo do debate que demonstram que na verdade a maconha é menos ofensiva e menos prejudicial que o álcool...
E foi também apresentado um estudo que não teve esta preocupação, de comparar os efeitos da maconha com o de outras drogas psicotrópicas como cafeína, tabaco e álcool. E é isto que estamos pedindo.