Autor Tópico: Legalização da maconha  (Lida 135928 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: Legalização da maconha
« Resposta #1075 Online: 16 de Agosto de 2011, 23:45:00 »
Na verdade, entre as drogas lícitas e ilícitas, a que causa maiores problemas é o álcool e a maconha é a menos pior. Quanto à liberação de seu uso, ainda não tenho opinião formada (talvez devêssemos proibir o álcool e o tabaco também, a mim não fariam falta :) ). Vejo prós e contras nessa liberação (principalmente se não for algo em nível supranacional).
O alcool é legalizado e aceito moralmente. A maconha não é tão aceita moralmente, e o lobby dos pró maconha só deve convencer quem fuma maconha*. E o cigarro estão cortando pelas beiradas (primeiro proibindo o fumo aqui e ali, taxando o cigarro, fazendo campanhas anti-fumo...etc...)

E voltando ao assunto da maconha, o único argumento seria o uso medicinal, mas aí é para pessoas doentes e pesquisas que você isola o psicoativo... Não é pra fumar o baseado pra relaxar**, até a Holanda tá planejando banir a maconha (tem jovens parando em clínicas de reabilitação).

Eu tava vendo pesquisas mostrando o uso analgésicos pra tratar sintomas de demência, e que era melhor que antipsicóticos (as vezes). Será que é uma tendência pra diminuir o uso de remédios mais fortes***?

O sistema nervoso não se regenera, se um neurônio morre é pra sempre (que triste  :chorando: ), por isso quanto menos toxicidade para o cérebro melhor.

*lembra? letargia... pensamento lento e/ou confuso.... são os efeitos da maconha...
**Existem tantos outros jeitos de relaxar... Vai olhar as estrelas, tente meditação, yoga... se for ansiedade crônica e biológica existem remédios pra isso, e são muito melhores.
***Mais tóxicos.
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #1076 Online: 16 de Agosto de 2011, 23:58:33 »
Achei um artigo legal:
Maconha e Cigarro

O uso da maconha não pode ser comparado ao uso do cigarro ou álcool em pequenas quantidades. O cigarro nunca é saudável, mas não possui o efeito psicotrópico da maconha, e é justamente sob este aspecto que fica a diferença. Uma pessoa que use maconha tem como finalidade alcançar um estado diferente do normal; uma pessoa que fume cigarro procura status ou prazer.

O objetivo de alcançar um estado diferente de percepção sentir-se como num sonho ou para relaxar-se, indica que existe uma deficiência psicológica: os problemas externos são muito fortes sendo necessária uma forma de compensação dessa tensão, ou o indivíduo que fuma maconha está fraco o suficiente para não enfrentar seus problemas naturais.

O uso da maconha para ambas as situações é equivocado e levará a problemas maiores. Nesse caso o problema não está na maconha, mas no comportamento de fuga. A adolescência é a preparação para a vida adulta que por natureza é mais difícil devido à maturidade que será alcançada com o tempo e paciência. Quando um adolescente foge de seus problemas está plantando o hábito da fuga para a vida adulta. Talvez, através da própria maconha quando for adulto.

A maconha dificilmente é usada com a mesma intensidade do cigarro. É comum encontrar uma pessoa que fume vinte ou trinta cigarros por dia, mas mesmo para o mais pesado usuário de maconha dificilmente chegaria a tanto. Como os efeitos maléficos do cigarro são diretamente proporcionais a intensidade do uso, dificilmente um usuário de maconha terá os mesmos problemas do usuário do cigarro como câncer ou enfisema. Contudo os efeitos maléficos da maconha são outros, atingem com certeza o comportamento e a personalidade dos usuários, além da síndrome amotivacional atribuída ao uso pesado e prolongada da maconha. A maconha talvez não encurte a vida de uma pessoa como faz o cigarro, mas certamente compromete a qualidade dos anos vividos.

Efeitos Biológicos
(...)
Longo prazo

Tem sido muito estudado os prejuízos permanentes que a maconha pode causar após o uso pesado durante muito tempo, quinze anos, por exemplo. Os achados não são conclusivos; não se pôde por enquanto confirmar nem descartar efeitos como a síndrome amotivacional. Os testes neuropsicológicos não puderam detectar prejuízos assim como os testes de imagens também não. A ausência de alterações nos exames não pode ser considerada como ausência de prejuízo.

Pode ser que não haja nenhum, o que é pouco provável, pode ser que só aconteça numa parte dos usuários, ou pode ser que nossos instrumentos e técnicas de pesquisa ainda não sejam capazes de localizar o problema.

Sabemos que o cérebro de uma pessoa com profundo retardo mental é absolutamente normal sob todos os exames de imagem e histopatológicos, mas é evidente que essa normalidade não corresponde à realidade dessas pessoas severamente afetadas pelo retardo.

Efeitos Psicológicos

Um indivíduo de classe social média, saudável, com boa perspectiva de trabalho é o perfil do usuário mais freqüente de uso de maconha, embora a disseminação nas classes mais baixas esteja se alastrando. Geralmente esses indivíduos acreditam que não têm nada a perder experimentando a maconha. O resultado imediato do uso é positivo: torna-se mais aceito em seu grupo, se beneficia dos efeitos e inicialmente não há prejuízos em nenhuma área de sua vida.

Assim sendo para quem não acreditava que não tinha nada a perder passa a ter algo a ganhar: a ligação com o uso passa a ser contínua com a permanente sensação de que pode parar o consumo da maconha quando quiser. Essas são as situações mais comuns no início e na manutenção do uso.

A formação da personalidade, dos hábitos e do comportamento é derivada dos valores e dos próprios hábitos ensinados. Quando o uso da maconha é realizado na fase de formação dos valores, o valor da maconha por fazer parte da rotina, dos pensamentos, dos planos e desejos constitui-se num valor, queira-se ou não. Todo valor tem uma hierarquia e o comportamento das pessoas é decorrente desses valores e dessa hierarquia. Quanto mais ligada à vida da pessoa, mais elevado o valor da maconha. Amizades podem ser perdidas, namoros terminados, planos como uma faculdade podem ser comprometidos. Quando a maconha é uma companheira inseparável ela faz com que as companhias que a rejeitam sejam rejeitadas pelo usuário.

Quem rejeita a maconha são as pessoas que enfrentam os problemas e as dificuldades da vida de mente sóbria. Por outro lado, como em todos os grupos sociais, há uma busca pelo semelhante, então o usuário da maconha aceita e é aceito por outros usuários, que também têm por hábito fugir da realidade.

A constituição desses grupos reforça a certeza de que consumir maconha é a coisa certa, anestesiando o lado da personalidade que precisaria se desenvolver, que é a capacidade de suportar frustrações sem desanimar, sem desistir. O consumo constante de maconha faz com que a pessoa assuma em atos, mas não necessariamente com palavras, que a maconha é uma das coisas mais importantes da vida dele. Depois de alguns anos de uso, independentemente dos efeitos biológicos, a maconha assumia uma posição na hierarquia de valores bastante nociva.

Possuir uma hierarquia de valores significa que só um valor pode estar em primeiro lugar, só um valor pode estar em segundo lugar, só um valor pode estar em terceiro lugar, assim sucessivamente. Quando um usuário de maconha passa a ter sucesso nos estudos torna-se objeto de referência para o grupo, todos acreditam que se fulano venceu apesar de fumar, cada um pode vencer também e se fracassar não será por causa da maconha. Essas deduções são tiradas de forma imediata, mas estamos falando do que acontece ao longo dos anos.

Vencer na vida não é vencer uma só batalha, mas lutar sempre. Essa disposição é incompatível com fumar maconha freqüentemente. Quando uma pessoa experimenta o sabor da vitória pelo seu próprio esforço tende a deixar o uso da maconha por perceber que a vitória na vida é mais saborosa.

Há personalidades em nossos dias que alcançaram elevado destaque no cenário nacional, por merecimentos próprios e justos, tendo eles sido usuários de maconha. Esses, freqüentemente, são usados como exemplos de que fumar não fará mal. A diferença é que essas pessoas abandonaram ou quase isso, quando alcançaram o sucesso. Aqueles que alcançam o sucesso e continuam usando a maconha têm muito mais chances de perderem o que conquistaram, do que aqueles que abandonaram o uso, substituíram o valor da maconha por outro melhor.

Fonte: http://www.psicosite.com.br/tra/drg/cannabis.htm

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #1077 Online: 17 de Agosto de 2011, 00:44:16 »
Nossa, nunca vi un texto tão ruim, troque maconha por cerveja e vejamos o quanto é ridiculo.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1078 Online: 17 de Agosto de 2011, 00:49:44 »
Nossa, nunca vi un texto tão ruim, troque maconha por cerveja e vejamos o quanto é ridiculo.

Resumindo: Não use maconha, cigarro e bebida alcoólica. :biglol:
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #1079 Online: 17 de Agosto de 2011, 00:57:37 »

Em outras palavras: Se voce bebe cerveja, é um loser.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1080 Online: 17 de Agosto de 2011, 01:00:26 »

Eu percebi que esta era a sua intenção. Eu só ampliei o escopo! :P
Foto USGS

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #1081 Online: 17 de Agosto de 2011, 01:08:37 »

Eu percebi que esta era a sua intenção. Eu só ampliei o escopo! :P
Não é nem a minha intenção, o tevto diz isso claramente ja que tudo que ele diz sobre a maconha no texto também se aplica ao alcool.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1082 Online: 17 de Agosto de 2011, 01:10:48 »
Não é nem a minha intenção, o tevto diz isso claramente ja que tudo que ele diz sobre a maconha no texto também se aplica ao alcool.

:ok:
Foto USGS

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #1083 Online: 17 de Agosto de 2011, 01:13:05 »
Por isso que tem médico que não perde nem tempo explicando alguma coisa para leigos...

E não, não dá pra trocar os termos por cerveja e nem cigarro. Uma tradução livre de um psiquiatra feito por outro psiquiatra e escrevem isso pra refutar "Nossa, nunca vi un texto tão ruim, troque maconha por cerveja e vejamos o quanto é ridiculo." :nao3: Aposto que nem sabe o que é psicotrópico.  <_< Ou fazer uma relação causa-efeito entre droga e comportamento. *

*Eu sei que é dificil e que tem que saber biologia, química, um pouco de psicologia e psiquiatria. Mas não pode ser tão dificil assim ir no google e procurar os efeitos biológicos da maconha  :/ e se ler só um tiquinho do que Freud disse sobre a mente humana (melhor não ler do que interpretar errado e fazer confusão)..

Abstinência de maconha deve ser de 12 horas para doação de sangue

RIO - O Hemorio negou na segunda-feira ter exigido um mês de abstinência para os usuários de maconha dispostos a doar sangue. Organizador da campanha "Maconheiro sangue bom - o sangue da paz", que promove uma campanha para atrair doadores, Nubio Revoredo disse que o órgão alegou que o tempo seria de um mês, apesar de uma portaria do Ministério da Saúde prever um período de 12 horas. Como Ancelmo Gois informou na segunda-feira em sua coluna no GLOBO , o movimento pela legalização da maconha fará a campanha no sábado, a partir das 10h, no Hemorio (Rua Frei Caneca 8, Centro).

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/08/15/abstinencia-de-maconha-deve-ser-de-12-horas-para-doacao-de-sangue-925138297.asp#ixzz1VFsRM9pJ
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #1084 Online: 17 de Agosto de 2011, 01:14:57 »

:ok:
E olha que eu nem sou um dos maiores entusiastas da maconha. OBob e o Tittof que o digam. He he he

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #1085 Online: 17 de Agosto de 2011, 01:17:33 »
Amanhã eu separo o texto em partes e mostro como ele é ridiculo, quase de auto-ajuda. Pode ate ter sido escrito por um psicologo, mas eu não me espantariase fosse escrito pelo Paulo Coelho.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #1086 Online: 17 de Agosto de 2011, 01:23:48 »
Deixa eu ajudar...

Tetraidrocanabinol, também conhecido como THC (do inglês Tetrahydrocannabinol) , Δ9-THC, Δ9-tetraidrocanabinol (delta-9-tetraidrocanabinol), ou dronabinol (sintético), é a principal substância psicoactiva encontrada nas plantas do género Cannabis,[3] e pode ser obtido por extracção a partir dessa planta ou por síntese em laboratório.

(lá vai um texto técnico difícil de entender)

Os efeitos do Δ9-THC devem-se sobretudo à sua ligação a receptores canabinóides CB1, presentes em muitas áreas do cérebro.[8] Estes receptores têm importância em diversos processos fisiológicos, tais como regulação do metabolismo, dor, ansiedade, crescimento ósseo e função imunitária.

Biodisponibilidade oral menor que por inalação (25-30%):

Sofre efeitos de primeira passagem, sendo metabolizado no fígado;
Efeito demora 1~6 horas a instalar-se, mas tem maior duração;
Absorção lenta e contínua no intestino;
Distribui-se por todo o organismo;
Absorvido por inalação atravessa os alvéolos pulmonares, entra na circulação e atinge o cérebro em minutos.

Uma vez absorvido para a corrente, as concentrações de THC diminuem rapidamente devido ao metabolismo feito pelo fígado, onde a depuração plasmática pode atingir 950 mL/min, ou à sequestração. Acumula-se preferencialmente no tecido adiposo (devido à sua grande lipofília), atingindo o pico de concentração em 4~5 dias. É depois lentamente liberado, atingindo outros compartimentos como o cérebro.

No cérebro é distribuído de diferentes formas, alcançando concentrações mais elevadas nas áreas neocortical, límbica, sensorial e motora.

É metabolizado no fígado pela CYP 450 essencialmente a 11-hidróxi-THC (potencialmente mais potente que o THC), mas existe uma enorme variedade de metabólitos, com elevados tempos de meia-vida. Posteriormente o 11-hidroxi-THC pode ainda ser substrato da álcool desidrogenase.
Devido à sequestração, o tempo de meia-vida do THC pode variar desde 20h até 10~13 dias.
25% dos metabolitos são eliminados na urina sob a forma de éster de ácido glucurónico.

A maioria é liberada no intestino pelo fígado, e pode ser reabsorvido (circulação entero-hepática), prolongando a sua acção, ou eliminado nas fezes onde se verifica a predominância da forma não conjugada.

A eliminação total pode demorar até 30 dias.

Devido à sequestração e à existência de metabolitos activos, é difícil estabelecer uma relação entre a concentração de THC no plasma ou urina e a intoxicação.

Usos Terapeuticos

Devido às suas propriedades, os canabinóides podem ser potencialmente usados com vista à analgesia, relaxamento muscular, imunossupressão, como anti-inflamatórios, antialérgicos, sedativos, para melhorar o humor, como estimulante do apetite, antiemético, diminuidores da pressão intra-ocular, broncodilatação, neuroproteção e efeitos antineoplásicos.

(...)

Toxicidade
(...)
Efeitos no controle psicomotor
Desajustes no controle e coordenação motora
Redução da actividade psicomotora
Alterações da percepção sensorial e temporal
Perturbações da comunicação oral
Inibição do movimento

Efeito cognitivos

Dificuldades de concentração
Distúrbios na memória a longo prazo
Danos em todos os estágios da memória incluindo codificação, consolidação e recuperação
Dificuldades de atenção
Dificuldades de leitura em voz alta
Diminuição da performance aritmética
Efeitos amnésicos (relacionados com a inibição da liberação de neurotransmissores)

Efeitos psicóticos

Euforia
Sensação de bem-estar
Sonolência
Sedação
Isolamento
Imobilização
Desordens psicóticas
Síndromes de delírio e ansiedade
Sentimento de pânico
Despersonalização
Aumento do apetite, marcadamente por alimentos doces

(...)
Riscos do consumo na adolescência

Mais efeitos tóxicos na saúde mental dos adolescentes do que em adultos
Maior risco de depressões
Efeitos mais pronunciados na performance cognitiva, nomeadamente no QI verbal
Síndrome de “desmotivação”, caracterizado por apatia, retraimento social e dificuldades de concentração, o que implica consequências na performance académica

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #1087 Online: 17 de Agosto de 2011, 01:25:00 »
Agora faz o mesmo com o alcool e o cigarro.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #1088 Online: 17 de Agosto de 2011, 01:31:28 »
Agora não, tenho que dormir, mas se você soubesse como o alcool é a coisa mais cretina que existe, é metabolizado de um jeito tão fácil que dá até pra dosar pelo bafo.

Mas amanhã eu espero:
Amanhã eu separo o texto em partes e mostro como ele é ridiculo, quase de auto-ajuda. Pode ate ter sido escrito por um psicologo, mas eu não me espantariase fosse escrito pelo Paulo Coelho.
(Psiquiatra.... )

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #1089 Online: 17 de Agosto de 2011, 08:06:29 »
Eu sei que isto foi 2 páginas atrás, mas é que meus olhos arderam tanto que tive que topar uma xícara enorme de café pra me acalmar:

Eu tava passeando na net e achei isso aqui...

Deram para aranhas diversos tipos de drogas e observaram como elas construiam a teia.
E ficou assim:

E não, não dá pra trocar os termos por cerveja e nem cigarro. Uma tradução livre de um psiquiatra feito por outro psiquiatra e escrevem isso pra refutar "Nossa, nunca vi un texto tão ruim, troque maconha por cerveja e vejamos o quanto é ridiculo."  Aposto que nem sabe o que é psicotrópico.   Ou fazer uma relação causa-efeito entre droga e comportamento.
E depois dizem que drogas como a maconha não fazem mal e são inofensivas.  ::)

Pelas fotos a maconha é mais inofensiva que café e Coca-cola.
Vocês têm mesmo certeza de que não era um estudo das Ceras Johnson ou da Embrapa com fins a encontrar meios mais "sustentáveis" para o controle de aracnídeos? :o

Calma Enjolras, pois eu acho que a Fabi só está fazendo uma brincadeira.
A julgar pelo comentário de olhinhos revirados sobre quem questiona os efeitos maléficos da maconha postado logo após as imagens resultantes do estudo, acho que não estava não. (ou será que este seu post é que foi uma brincadeira :P)

Por isso que tem médico que não perde nem tempo explicando alguma coisa para leigos...

E não, não dá pra trocar os termos por cerveja e nem cigarro. Uma tradução livre de um psiquiatra feito por outro psiquiatra e escrevem isso pra refutar "Nossa, nunca vi un texto tão ruim, troque maconha por cerveja e vejamos o quanto é ridiculo." :nao3: Aposto que nem sabe o que é psicotrópico.  <_< Ou fazer uma relação causa-efeito entre droga e comportamento. *

Será que eu entendi bem? O álcool não pode ser comparado à maconha (e não pode substituir a maconha no texto, como muito bem recomendou o Barata) sobretudo porque a maconha produz efeitos psicotrópicos? É isso mesmo?  :'(
« Última modificação: 17 de Agosto de 2011, 08:20:20 por Donatello van Dijck »

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #1090 Online: 17 de Agosto de 2011, 14:32:23 »
Será que eu entendi bem? O álcool não pode ser comparado à maconha (e não pode substituir a maconha no texto, como muito bem recomendou o Barata) sobretudo porque a maconha produz efeitos psicotrópicos? É isso mesmo?  :'(
Na verdade o cigarro. O alcool não pode ser comparado porque o alcool tem um metabolismo mais simples, e a maconha tem vários metabólitos mais tóxicos e age nos receptores canabinóides (que não são bem conhecidos ainda).

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #1091 Online: 17 de Agosto de 2011, 14:39:08 »
Vários metabólitos mais tóxicos...?

Se não leva-se em conta a literatura quanto a este aspecto, imagine o seguinte teste:

Pegue uma pessoa e fale para ela beber cachaça todo dia, até ficar embriagado.
Pegue outra e fale para ela dar tragos em um baseado todo dia, até ficar chapado.

Veja onde isso vai dar no final de determinado tempo, como 1 ou 2 anos.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1092 Online: 17 de Agosto de 2011, 15:07:23 »
O álcool é metabolizado no fígado e é bem tóxico, daí porque com seu uso contínuo pode levar à cirrose. Fabi, faça o seguinte, vá no site do DATASUS, em informações de saúde, e veja quais são as maiores causas de internamento em pessoas de 20 a 59 anos e me diga o que achou.

Offline Donatello

• Nível 39
  • *
« Resposta #1093 Online: 17 de Agosto de 2011, 15:51:38 »
Na verdade o cigarro. O alcool não pode ser comparado porque o alcool tem um metabolismo mais simples, e a maconha tem vários metabólitos mais tóxicos e age nos receptores canabinóides (que não são bem conhecidos ainda).
"Na verdade o cigarro" o quê? O cigarro que não é psicotrópico? Fabi, aproveitando a sua própria aposta feita anteriormente, você sabe o que é psicotrópico?

O Álcool, ao qual estou consumindo agora neste exato momento e para o qual existe até um tópico destinado aos seus consumidores que queiram postar as suas experiências enquanto o consomem ou logo após o consumirem (Tópico para bêbados) também é um psicotrópico, a nicotina idem. São substâncias que que têm como meio de ação a alteração do funcionamento de determinados neurotransmissores/neuroreceptores, fazendo com que estes neuroreceptores/transmissores "trabalhem" mais (ou menos) do que o normal e como fim/resultado alguma alteração na mente do indivíduo consumidor: esta é a definição de psicotrópico.

Deixam metabólitos... deixam metabólitos... deixam metabólitos...

Entenda Fabi, drogas fazem mal e bem, o mal e o bem que fazem é suposto calculado pelos seus consumidores de acordo com as expectativas que cada um deles têm sobre o mal e o bem que querem receber para si mesmos: eu sei que o consumo de álcool pode me levar ao vício, à cirrose, à complicação dos problemas gástricos que já me foram diagnosticados e aos quais eu já trato (gastrite, hérnia de hiato e esofagite por enquanto) e nem por isso eu deixei de tomar os meus dois "latões" de cerveja vagabunda na falta de um Whisky ou uma Vodka melhores. O bem que fazem é me desatazanar por algum tempo dos meus problemas conjugais que neste especial momento estão bastante conturbados; de me desatazanar de 8 dias consecutivos de trabalho sem folga durante um período que... bem... se eu acreditasse eu diria que é o meu inferno astral.

Existe um motivo pelo qual as pessoas corram o risco do consumo de psicotrópicos. É claro que nós podemos e devemos ponderar os possíveis benefícios contra os prováveis malefícios... mas isso é o que você não está fazendo. Foram apresentados estudos acadêmicos ao longo do debate que demonstram que na verdade a maconha é menos ofensiva e menos prejudicial que o álcool...

E foi também apresentado um estudo que não teve esta preocupação, de comparar os efeitos da maconha com o de outras drogas psicotrópicas como cafeína, tabaco e álcool. E é isto que estamos pedindo.
« Última modificação: 18 de Agosto de 2011, 14:19:45 por Donatello van Dijck »

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #1094 Online: 17 de Agosto de 2011, 19:33:40 »
Abstinência de maconha deve ser de 12 horas para doação de sangue

RIO - O Hemorio negou na segunda-feira ter exigido um mês de abstinência para os usuários de maconha dispostos a doar sangue. Organizador da campanha "Maconheiro sangue bom - o sangue da paz", que promove uma campanha para atrair doadores, Nubio Revoredo disse que o órgão alegou que o tempo seria de um mês, apesar de uma portaria do Ministério da Saúde prever um período de 12 horas. Como Ancelmo Gois informou na segunda-feira em sua coluna no GLOBO , o movimento pela legalização da maconha fará a campanha no sábado, a partir das 10h, no Hemorio (Rua Frei Caneca 8, Centro).

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/mat/2011/08/15/abstinencia-de-maconha-deve-ser-de-12-horas-para-doacao-de-sangue-925138297.asp#ixzz1VFsRM9pJ
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A.

Ué Fabí, primeiro você posta uma reportagem sobre a recente redução de 30 dias para 12 horas do periodo de abstinência de maconha para doação de sangue. Periodo equivalente à abstinência determinada para o álcool. (Provavelmente deveria ser postado por algum entusiasta da legalização, não por você).

Depois você aparece com os tais vários metabólitos mais tóxicos... 

Quem está certo, você ou o Ministério da Saúde?

E a ação dos receptores canabinoides já foi minuciosamente descrita pelo "Tonho da Lua" Dr. Renato Malcher-Lopes. Pesquisa ae antes de postar seus achismos.

CHEGA DE ESTADO PATERNALISTA!
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1095 Online: 17 de Agosto de 2011, 21:50:18 »

*Eu sei que é dificil e que tem que saber biologia, química, um pouco de psicologia e psiquiatria. Mas não pode ser tão dificil assim ir no google e procurar os efeitos biológicos da maconha  :/ e se ler só um tiquinho do que Freud disse sobre a mente humana (melhor não ler do que interpretar errado e fazer confusão)..
[...]

Cara Fabi.

Pelo que eu li de especialistas nas áreas médica e psiquiátrica, é que a maconha, as bebidas alcoólicas e o cigarro trazem muitos malefícios para os seus usuários principalmente se usados de forma excessiva. Acho que isto é um consenso.

Se dependessem de mim, apenas, estas "coisas" já teriam sido varridas da face deste planeta. Mas (e há sempre um "mas") ainda assim eu entendo que a decisão final de usar (ou não) e a dosagem deve ser de cada um, sem outras interferências, salvos os casos onde pode haver uma implicação negativa para terceiros.
« Última modificação: 24 de Dezembro de 2011, 01:03:02 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
Re:Legalização da maconha
« Resposta #1096 Online: 23 de Dezembro de 2011, 21:58:13 »
STF: Porte de drogas para consumo próprio tem prioridade

Jornal do Brasil
Brasília

O plenário virtual do Supremo Tribunal Federal decidiu dar “repercussão geral” ao julgamento de um recurso extraordinário (RE 635659), com base no qual vai decidir se é constitucional ou não o dispositivo da Lei de Tóxicos (Lei 11.343/2006) que tipifica como crime o uso de drogas para consumo próprio. A decisão futura terá de ser aplicada pelas instâncias inferiores em casos idênticos.
A matéria será discutida em face do inciso 10 do artigo 5º da Constituição (“cláusula pétrea”), segundo o qual “são invioláveis a intimidade, a vida privada” das pessoas. O recurso, agora com repercussão geral, é da Defensoria Pública de São Paulo, e tem como relator o ministro Gilmar Mendes.

Defensoria Pública

A Defensoria Pública argumenta que “o porte de drogas para uso próprio não afronta a chamada “saúde pública” (objeto jurídico do delito de tráfico de drogas), mas apenas, e quando muito, a saúde pessoal do próprio usuário”. O acórdão questionado é do Colégio Recursal do Juizado Especial Cível de Diadema (SP) que, com base na Lei de Tóxicos, manteve a condenação de um usuário à pena de dois meses de prestação de serviços à comunidade.

Relevância

Ao manifestar-se pela repercussão geral da matéria discutida no recurso, o ministro Gilmar Mendes destacou a relevância social e jurídica do tema. “Trata-se de discussão que alcança, certamente, grande número de interessados, sendo necessária a manifestação desta Corte para a pacificação da matéria”, frisou.

RE 635659
Porte de drogas para consumo próprio tem prioridade

Boa notícia para os usuários. Tomara que com essa urgência toda, seja julgado já em 2012 para resolver logo essa falha na lei 11.343.
« Última modificação: 23 de Dezembro de 2011, 22:03:25 por Bob Cuspe »
CHEGA DE ESTADO PATERNALISTA!
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline Titoff

• Nível 23
  • *
« Resposta #1097 Online: 24 de Dezembro de 2011, 10:37:04 »
Vamos ver o desenrolar.

O que ainda fico com pé atrás é que muitos usuários poderiam continuar a ser acusados de tráfico e se tiver que depender de defensoria publica, mofar por meses:

Estudo mostra que polícia reprime mais pequenos traficantes e usuários
http://www.em.com.br/app/noticia/nacional/2011/12/18/interna_nacional,268129/estudo-mostra-que-policia-reprime-mais-pequenos-traficantes-e-usuarios.shtml

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1098 Online: 02 de Novembro de 2012, 10:44:32 »
A Veja soltou essa semana reportagem contra a maconha. Fui atrás das fontes alegadas:

1. Universidade de Otago, Nova Zelândia Afirma que o QI cai.
2. Universidade de Otago, também Afirma que o uso regular induz a problemas mentais, incentiva a utilização de outras substâncias, prejudica o desempenho escolar... Li muuuiiito por cima. :P
3. Do insituto de Saúde Publica da Suécia Ao menos esse link não aparece nada de conclusivo. Pela página 22 ele informa que sim, pode dar causa. Se bem eu entendi.
The following mental disorders/illnesses are relevant here in that it is
considered that they can be caused, precipitated from a latent state or exacerbated by cannabis abuse:
Development of dependence
– Psychoses:
Toxic psychoses
   Cannabis-induced psychosis
Cannabis-induced delirium
Functional psychoses
Schizophrenia
Schizophrenia-like psychoses 
– Affective disorders:
Depression
Manic conditions
Suicidal behaviour
– Anxiety disorders
– Depersonalisation syndrome
– Amotivational syndrome
– Impulsively violent behaviour
4. O Ronaldo Laranjeira é um psiquiatra da USP. Achei uma entevista dele na Veja
5. José Alexandre Crippa. Ele é à favor apenas do uso medicial do canabiol. Artigo sobre ele no Uol

A quem interessar. :)

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #1099 Online: 03 de Novembro de 2012, 09:12:46 »
http://www.ynetnews.com/articles/0,7340,L-4300543,00.html

Proibição da cannabis é imoral.

Vende-se aspirina e paracetamol livrermente nas farmácias mas cannabis não pode.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!