E daí que já foi discutido aqui meia dúzia de vezes?
Só por isso eu, que não sabia que isso já foi discutido aqui meia dúzia de vezes, não posso discutir de novo?
sorry... meu tom foi mais pelo post do Buckaroo:
Desculpe, não sabia que esse estudo já havia sido ignorado no tópico.
Estou folheando o artigo e, ao que parece, ela não faz mal só pra quem já é pinel não. Página 26 e 27; 36 também.
A pag. 26 e 27 fala sobre a forma de mensurar uso, abuso e dependência e enfatiza os riscos a saúde no caso dos dois últimos. Até onde li, 5% dos usuários se encaixam no critério de abuso e dependência
A pagina 36 menciona o sensação esperada pelo usuário: o efeito prazeroso do THC que cessa horas após o consumo. O THC demora uns 20 dias para sair 100% do organismo.... sem novidades e nada que justifique a proibição da planta.
Eu quis discutir os malefícios, Bob, não a legalização ou criminalização da mesma. Sou à favor da legalização, o que não me impede de discutir se ela é prejudicial a saúde ou não. Não confunda as coisas.
Ambos devemos concordar que:
Maconha não deve ser consumida por crianças e adolescentes
Maconha não deve ser consumida por gestantes
MAconha não deve ser consumida por pessoas com predisposição à esquizofrenia e psicose.
O que talvez possa ser discutido é até que ponto o efeito da maconha pode estar relacionado com episódios de surtos psicóticos em usuários saudáveis. O estudo que você postou, até onde eu li, relaciona o uso exagerado à estes eventos. E o próprio estudo cita o termino dos efeitos horas após o consumo e a eliminação total do THC em algumas semanas.
Outra coisa interessante sobre o estudo que você postou:
O último capitulo trata da ação do THC no sistema auto-imune e pelo que lí, de forma alarmista e conclui que ainda faltam pesquisas para definir se é prejudicial ou não.
Recentemente o pesquisador Renato Malcher-Lopez publicou suas descobertas sobre o funcionamento do sistema endocanabinoide e descreveu a ação dos canabinoides no mesmo. Se puder dá uma pesquisada que é facil achar no google.
Israel está alguns anos na frente das pesquisas sobre maconha medicinal e é possível encontrar estudos sobre os efeitos de cada canabinoide.
Por exemplo, o THC é associado à incidência de surtos psicóticos porém o CBD pode ser utilizado para o tratamento dos mesmos individuos. Ambos são substancias encontradas na maconha porém o teor varia pela genética da planta.