Autor Tópico: Legalização da maconha  (Lida 135945 vezes)

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
Re:Legalização da maconha
« Resposta #1500 Online: 27 de Julho de 2013, 23:12:30 »
E daí que já foi discutido aqui meia dúzia de vezes?
Só por isso eu, que não sabia que isso já foi discutido aqui meia dúzia de vezes, não posso discutir de novo?

sorry... meu tom foi mais pelo post do Buckaroo:

Desculpe, não sabia que esse estudo já havia sido ignorado no tópico.

Estou folheando o artigo e, ao que parece, ela não faz mal só pra quem já é pinel não. Página 26 e 27; 36 também.

A pag. 26 e 27 fala sobre a forma de mensurar uso, abuso e dependência e enfatiza os riscos a saúde no caso dos dois últimos. Até onde li, 5% dos usuários se encaixam no critério de abuso e dependência

A pagina 36 menciona o sensação esperada pelo usuário: o efeito prazeroso do THC que cessa horas após o consumo. O THC demora uns 20 dias para sair 100% do organismo.... sem novidades e nada que justifique a proibição da planta.

CHEGA DE ESTADO PATERNALISTA!
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #1501 Online: 28 de Julho de 2013, 00:00:39 »
E se formos procurar os malefícios do álcool garanto que acharíamos muito mais. E não vejo ninguem ai defendendo a proibição da cerveja.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #1502 Online: 28 de Julho de 2013, 00:28:12 »
Quem disse que a redução no QI só aconteceu porque os sujeitos eram adolescentes? Além do mais isso não é um argumento a favor da criminalização do consumo, é só um eufemismo para "maconheiros são burros".

Ou como foi colocado, "Os resultados mostram que é falaciosa a tese de que fumar maconha com frequência não compromete a cognição.".

O estudo é relacionado ao período de desenvolvimento cerebral que se dá na adolescência ... o próprio título já restringe o resultado e a falácia parte de quem está generalizando.

Se você pesquisar com certeza vai encontrar um monte de pesquisas que chegam À mesma conclusão: "Os efeitos da maconha em indivíduos adultos cessam após a interrupção do consumo".

E não, maconheiros não são em geral burros. Boa parte pode até ser mais inteligente que você.

E quando foi que alguém generalizou? Só porque o estudo trata de adolescentes não significa que os mesmos efeitos não possam ser observados em adultos, e do jeito que você falou parecia que eles estavam restritos a adolescentes, sem apresentar evidências disso. aqui vai um estudo que conclui que o uso da maconha aumenta a chance de se tornar esquizofrênico: http://www.bmj.com/content/325/7374/1212.full

Destaque: "Firstly, cannabis use is associated with an increased risk of experiencing schizophrenia symptoms, even after psychotic symptoms preceding the onset of cannabis use are controlled for, indicating that cannabis use is not secondary to a pre-existing psychosis."
« Última modificação: 28 de Julho de 2013, 00:31:09 por caerus »

Offline caerus

• Nível 15
  • *
« Resposta #1503 Online: 28 de Julho de 2013, 00:29:30 »
E se formos procurar os malefícios do álcool garanto que acharíamos muito mais. E não vejo ninguem ai defendendo a proibição da cerveja.

Mas não estamos defendendo a proibição da maconha. Eu pelo menos não.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1504 Online: 28 de Julho de 2013, 09:43:48 »
Só por isso eu, que não sabia que isso já foi discutido aqui meia dúzia de vezes, não posso discutir de novo?

Estou folheando o artigo e, ao que parece, ela não faz mal só pra quem já é pinel não. Página 26 e 27; 36 também.

A pag. 26 e 27 fala sobre a forma de mensurar uso, abuso e dependência e enfatiza os riscos a saúde no caso dos dois últimos. Até onde li, 5% dos usuários se encaixam no critério de abuso e dependência

A pagina 36 menciona o sensação esperada pelo usuário: o efeito prazeroso do THC que cessa horas após o consumo. O THC demora uns 20 dias para sair 100% do organismo.... sem novidades e nada que justifique a proibição da planta.

Eu quis discutir os malefícios, Bob, não a legalização ou criminalização da mesma. Sou à favor da legalização, o que não me impede de discutir se ela é prejudicial a saúde ou não. Não confunda as coisas.

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #1505 Online: 28 de Julho de 2013, 10:15:00 »
Quem disse que a redução no QI só aconteceu porque os sujeitos eram adolescentes? Além do mais isso não é um argumento a favor da criminalização do consumo, é só um eufemismo para "maconheiros são burros".

Ou como foi colocado, "Os resultados mostram que é falaciosa a tese de que fumar maconha com frequência não compromete a cognição.".

O estudo é relacionado ao período de desenvolvimento cerebral que se dá na adolescência ... o próprio título já restringe o resultado e a falácia parte de quem está generalizando.

Se você pesquisar com certeza vai encontrar um monte de pesquisas que chegam À mesma conclusão: "Os efeitos da maconha em indivíduos adultos cessam após a interrupção do consumo".

E não, maconheiros não são em geral burros. Boa parte pode até ser mais inteligente que você.

E quando foi que alguém generalizou? Só porque o estudo trata de adolescentes não significa que os mesmos efeitos não possam ser observados em adultos, e do jeito que você falou parecia que eles estavam restritos a adolescentes, sem apresentar evidências disso. aqui vai um estudo que conclui que o uso da maconha aumenta a chance de se tornar esquizofrênico: http://www.bmj.com/content/325/7374/1212.full

Destaque: "Firstly, cannabis use is associated with an increased risk of experiencing schizophrenia symptoms, even after psychotic symptoms preceding the onset of cannabis use are controlled for, indicating that cannabis use is not secondary to a pre-existing psychosis."

O aumento da incidência de esquizofrenia na fase adulta  foi observado em usuários que foram acompanhados desde os 15 anos, segundo este estudo ( este levantamento é mencionado na pesquisa mais abrangente que o _Tiago postou na pag 60). A conclusão é a mesma: adolescentes sofrem um maior risco à saude ao consumir maconha. O mesmo se dá com o álcool e o cigarro, pelo mesmo motivo, acredito eu.

Mas de novo, este estudo nada conclui sobre o consumo responsável e adulto de maconha. O mesmo consumo responsável que é desejado no caso do álcool.

QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #1506 Online: 28 de Julho de 2013, 10:30:33 »

Eu quis discutir os malefícios, Bob, não a legalização ou criminalização da mesma. Sou à favor da legalização, o que não me impede de discutir se ela é prejudicial a saúde ou não. Não confunda as coisas.

Ambos devemos concordar que:

Maconha não deve ser consumida por crianças e adolescentes
Maconha não deve ser consumida por gestantes
MAconha não deve ser consumida por pessoas com predisposição à esquizofrenia e psicose.

O que talvez possa ser discutido é até que ponto o efeito da maconha pode estar relacionado com episódios de surtos psicóticos em usuários saudáveis. O estudo que você postou, até onde eu li, relaciona o uso exagerado à estes eventos. E o próprio estudo cita o termino dos efeitos horas após o consumo e a eliminação total do THC em algumas semanas.

Outra coisa interessante sobre o estudo que você postou:

O último capitulo trata da ação do THC no sistema auto-imune e pelo que lí, de forma alarmista e conclui que ainda faltam pesquisas para definir se é prejudicial ou não.

Recentemente o pesquisador Renato Malcher-Lopez publicou suas descobertas sobre o funcionamento do sistema endocanabinoide e descreveu a ação dos canabinoides no mesmo. Se puder dá uma pesquisada que é facil achar no google.

Israel está alguns anos na frente das pesquisas sobre maconha medicinal e é possível encontrar estudos sobre os efeitos de cada canabinoide.

Por exemplo, o  THC é associado à incidência de surtos psicóticos porém o CBD pode ser utilizado para o tratamento dos mesmos individuos. Ambos são substancias encontradas na maconha porém o teor varia pela genética da planta.
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #1507 Online: 28 de Julho de 2013, 14:53:00 »

Acho que o ponto do argumento não é querer proibir a maconha porque ela é pior que o álcool, mas porque ela também traz problemas como o álcool e o melhor é evitá-los.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1508 Online: 28 de Julho de 2013, 15:03:29 »
Da minha parte o argumento é apenas que é falsa a noção de que "uma erva natural não pode te prejudicar", mantra de muitos maconhistas, que pregam a maconha como uma espécie de nova cura para todos os males, sem contra-indicações, um novo "hadacol". Os problemas da proibição podem ser até mais graves do que os do consumo em si, ao menos até um limite de popularidade, o que é complicado se a legalização/liberação incluir industrialização, produção em massa, como álcool e tabaco.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #1509 Online: 01 de Agosto de 2013, 15:42:22 »
Deputados aprovam a legalização da maconha no Uruguai

A Câmara dos Deputados do Uruguai aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei que legaliza a produção e o consumo da maconha. O projeto será analisado agora pelo Senado, mas é esperado que seja aprovado com facilidade.

O texto, aprovado por 50 dos 96 deputados presentes, após quase 14 horas de debate, pretende converter o Estado uruguaio no primeiro do planeta a assumir o controle de todo o processo de produção e venda da maconha.

A votação foi recebida com aplausos por cerca de 100 defensores da legalização da maconha que acompanharam a sessão.

O projeto de lei - apresentado em junho de 2012 em um pacote de medidas para combater o aumento da violência - prevê o controle do Estado sobre a importação, plantio, cultivo, colheita, produção, aquisição, armazenamento, comercialização e distribuição da maconha e seus derivados.

Após o devido registro, os usuários poderão comprar até 40 gramas mensais de maconha nas farmácias, mas também será permitido o cultivo para consumo próprio.

O polêmico projeto, promovido pelo presidente José Mujica, é rejeitado por 63% da população, segundo recente pesquisa do instituto Cifra.

Holanda, Espanha e alguns estados americanos permitem a produção, o cultivo em clubes ou o consumo com restrições de maconha, de acordo com os casos, mas o Uruguai será o primeiro país do mundo em que o Estado controlará a venda ao consumidor.

"A venda de maconha por parte do Estado para os consumidores registrados é algo inédito em nível mundial", disse à AFP Ivana Obradovic, que liderou o estudo de políticas públicas e sua avaliação no Observatório Francês sobre Drogas e Toxicomanias (OFDT).

Até agora, há modelos de legislação nos quais se permite o cultivo pessoal com fins recreativos, como no caso dos estados do Colorado e de Washington, nos Estados Unidos, da Espanha - com clubes sociais de maconha - e da Holanda, conhecida desde 1976 por seus históricos "coffee shops", lojas que vendem drogas, mas o projeto uruguaio é muito mais ambicioso.

O governo uruguaio segue o plano da Comissão Global de Política de Drogas - integrada pelos ex-presidentes do Brasil Fernando Henrique Cardoso, da Colômbia César Gaviria e do México Ernesto Zedillo, entre outros- que defende que a guerra aberta contra as drogas fracassou.

FHC elogiou recentemente o projeto uruguaio, já que "não parece concentrar esforços em lucrar, e sim na promoção da saúde e da segurança pública".

Um pouco mais cautelosa, mas igualmente aberta ao debate sobre a legalização da droga é a posição da Organização de Estados Americanos (OEA), que em um recente relatório estabeleceu diferentes cenários para o futuro: um centrado na melhoria da saúde pública, outro na segurança e um terceiro em uma experiência com a regulação.

Já o Órgão Internacional de Controle de Entorpecentes (OICS), organismo da ONU, manifestou sua "preocupação" com o projeto uruguaio, por considerar que viola os tratados internacionais sobre controle de drogas, ratificados pelo país sul-americano.

http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/mundo/noticia/2013/08/deputados-aprovam-a-legalizacao-da-maconha-no-uruguai-4219497.html

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #1510 Online: 01 de Agosto de 2013, 18:19:05 »
Nem se compara à legislação holandesa ou qualquer outra legislação do mundo. O Uruguai será vanguarda da legalização da maconha.

Falta um pouco ainda mas é fato que a legalização ocorrerá. O senado uruguaio é amplamente a favor e o presidente Mujica também.
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline Price

• Nível 37
  • *
  • Manjo das putarias
« Resposta #1511 Online: 01 de Agosto de 2013, 19:23:02 »
Estrangeiros poderão consumir?
Se você aceitar algumas colocações minhas...
A única e verdadeira razão de eu fazer este comentário em resposta é deixar absolutamente claro que NÃO ACEITO "colocações" suas nem de quem quer que seja.

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #1512 Online: 01 de Agosto de 2013, 21:45:02 »
No começo não...

Somente usuários cadastrados terão acesso à cota de erva do governo mas com certeza vai surgir um mercado acessível a todos utilizando essa mesma erva e as provenientes de cultivos particulares.

Seguindo o principio da menor resistência, esse mercado deve acabar com a fonte de renda dos traficantes.
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #1513 Online: 01 de Agosto de 2013, 21:46:42 »
Apenas pessoas residentes no país.

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #1514 Online: 01 de Agosto de 2013, 21:52:09 »
Seguindo o principio da menor resistência, esse mercado deve acabar com a fonte de renda dos traficantes.
Em uma reportagem que assisti hoje pela manhã um dos argumentos contra a legalização é que a maconha não seria a real fonte de renda dos traficantes, mas sim a cocaína.

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #1515 Online: 01 de Agosto de 2013, 22:38:32 »
Em uma reportagem que assisti hoje pela manhã um dos argumentos contra a legalização é que a maconha não seria a real fonte de renda dos traficantes, mas sim a cocaína.

Pra mim que isso é mais um argumento em favor da legalização da coca que contra a legalização da maconha.

Em todo caso... a cocaina tem muito maior valor agregado mas o volume de vendas da maconha é maior... acho dificil dizer qual é a melhor fonte de renda do trafico...
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #1517 Online: 08 de Outubro de 2013, 02:40:48 »

Suíça descriminaliza posse de maconha, mas endurece pena contra tráfico
Medida vem na esteira de pesquisa que aponta ineficácia da guerra contra as drogas

A possessão de até dez gramas de maconha deixou de ser crime na Suíça desde o início deste mês. Com a descriminalização, os maiores de 18 anos flagrados com a droga não terão de responder a processo criminal, podendo ser penalizados apenas com uma multa de, no máximo, 100 francos suíços (pouco menos de R$ 250) e não mais com prisão. 

Com o início das novas leis, a Suíça entra no rol de países europeus com políticas consideradas progressistas em relação ao uso de drogas, optando pela descriminalização ou legalização das substâncias. A mudança também uniformizou a forma pela qual cada região trata da questão, pois, até então, existiam grandes variações.

A Justiça suíça lida com cerca de 30 mil casos vinculados ao uso da maconha por ano; um número que as autoridades estimam que irá cair bastante com a nova medida. O governo também espera que, assim, a polícia possua mais tempo e recursos financeiros para investigar grandes traficantes.

A nova legislação também procura resolver o problema do uso da maconha entre jovens com menos de 18 anos com penas mais duras para traficantes condenados por vender a menores de idade e mais recursos destinados a programas de recuperação e prevenção. Segundo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), divulgado em 2013, a Suíça é o segundo país do mundo com maior probabilidade de jovens fumarem cannabis.

Apesar da mudança, a Constituição do país ainda considera proibido plantar, usar e vender maconha, independentemente das circunstâncias.

A guerra contra as drogas não funciona

A medida vem na esteira do debate sobre alternativas à guerra contra as drogas, que, segundo analistas, já se mostrou extremamente custosa e ineficaz. Nesta segunda-feira (30/09), o Centro Internacional para a Ciência na Política de Drogas publicou estudo [link > http://www.bmjopen.bmj.com/content/3/9/e003077.full ] que indica aumento no fornecimento e na qualidade das drogas ilícitas.

“Claramente, essas intervenções violentas que têm como finalidade reduzir o tráfico e o mercado de drogas não funcionam”, disse o pesquisador da instituição, Evan Wood. “Você tira um traficante, mas isso não termina com o mercado, apenas cria oportunidade para outra pessoa”, acrescentou ele.

Segundo estimativas das Nações Unidas, o consumo mundial de opiáceos, cocaína e maconha aumentaram em 35%, 27% e 9%, respectivamente, entre os anos de 1998 e 2008, apesar da escalada na guerra às drogas.

fonte: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/noticias/31628/suica+descriminaliza+posse+de+maconha+mas+endurece+pena+contra+trafico.shtml

Quem era que bradava a Suica como pais exemplo a ser seguido pelo "law enforcement" contra as drogas?

Pergunto ao pessoal que defendia a proibicao: vcs ainda continuam a favor da proibicao e de medidas mais rigidas contra as drogas?
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Aroldocbn

• Nível 11
  • *
« Resposta #1518 Online: 08 de Outubro de 2013, 23:09:20 »

Droga é droga e o álcool é também uma droga, o fato de uma droga ser legalizada não torna correta a legalização de outras drogas.
Drogas só pra medicação e ponto final.
http://blogdoaroldocbn.blogspot.com.br/
A ciência embora pretensa não é uma fonte de saber neutra,ela é moldada pelos pressupostos de sua época.
Deus é um Axioma ! Logicamente, Deus é premissa... axioma !!
E como axioma não pode ser demonstrado logicamente, entendeu ?
  “Assombra-me o Universo e eu crer procuro em vão, que exista um tal relógio e o relojoeiro não”
Voltaire

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1519 Online: 08 de Outubro de 2013, 23:34:47 »
Inclusive café? E chocolate? ::)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #1520 Online: 08 de Outubro de 2013, 23:44:26 »

Droga é droga e o álcool é também uma droga, o fato de uma droga ser legalizada não torna correta a legalização de outras drogas.

E sexo só pra procriação.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Lion

• Nível 35
  • *
« Resposta #1522 Online: 09 de Outubro de 2013, 07:50:38 »

Por um instante fiquei intrigado quando li por engano: "Drogas só pra meditação e ponto final".  :lol:

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #1523 Online: 09 de Outubro de 2013, 08:25:20 »
Não é necessário, com inseminação artificial.

Pfff...troglodita. Você obviamente não assistiu ao último filme do super homem...
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Leotelles

• Nível 09
  • *
  • "Vamos explodir essa porra toda"
« Resposta #1524 Online: 09 de Outubro de 2013, 08:29:03 »
Pensei que vocês estariam debatendo agora sobre o estudo que prova que a maconha impede a metástase cancerígena.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!