Acho exagerado atribuir à maconha a culpa do aumento do consumo de drogas pesadas...
Da uma lida no post anterior do Agnóstico, compartilho a mesma opinião.
Esse?
E tem mais um ponto, que é essa associação temporal um pouco desmedida.
Olhando a pesquisa que o Johan apresentou, vemos que a maior parte dos usuários de maconha são usuários de alcool. Isso quer dizer que a porta de entrada para a maconha é o alcool e portanto o alcool é a porta de entrada para drogas mais pesadas?
Como já disse, eu conheço vários usuários de maconha que não foram para drogas mais pesadas. Os que foram, custo acreditar que foram levados à droga pesada por algo mais que não seu próprio perfil.
Você tem que levar em conta o percentual dos usuários que apresentam progressão de uma droga pra outra.
Primeiramente o que eu pude observar é que há sempre um avanço, partindo de drogas mais leves (e normalmente as lícitas) para drogas mais pesadas, onde nem sempre todo indivíduo chega ao mesmo patamar final. Dessa forma é normal que o primeiro contato com "drogas" seja pelo alcool e cigarro. Sendo assim vamos a alguns dados que não pretendo levar totalmente a sério, mas como base de comparações:
Percentual de consumidores de bebidas alcoolicas:
"A maior parte dos brasileiros com mais de 18 anos bebe pelo menos uma vez ao ano. Mais precisamente, 52%. Cerca de 33 milhões de pessoas, ou 28% da população, ingere álcool em volume considerado excessivo – mais de cinco doses por vez para homens e mais de quatro para mulheres. E a cerveja é a bebida alcoólica mais consumida. Ela corresponde a 61% das doses ingeridas no País."
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=2038Percentual de consumidores de maconha:
"O Brasil é o país da América Latina que registrou maior aumento no consumo de maconha até 2005, passando de 1% da população adulta em 2001 para 2,6% em 2005"
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/2008/06/26/ult5772u193.jhtmPercentual de consumidores de cocaina:
"No Brasil, o índice já atingiu a 2,6 consumidores para cada grupo de 100, contra 1 em 2001."
http://www.triangulomineiro.com/noticia.aspx?catNot=63&id=8564&nomeCatNot=ComportamentoAssim como a pesquisa que eu publiquei no meu post anterior (sequencia de consumo dos usuarios de crack) achei uma aqui sobre os usuários de cocaina que tem o seguinte trecho:
"Durante suas vidas, a maioria tinha usado diversas substâncias, incluindo: tabaco (88%), álcool (88%), maconha (96%), solventes (54%), anfetaminas (24%), e tranqüilizantes (51%)."
http://www.unifesp.br/dpsiq/posgrad/teses/john.htmSe considerarmos sempre uma progressão meio padrao (que deve ser pouco possível de nao ocorrer) se nota que a mudança do usuário indo de alcool para maconha não é tão grande. Se 28% das pessoas consomem alcool em excesso no pais, somente 10% destes irão usar maconha (2,6% na noticia). Achei interessante, e até provavel q os dados nao sejam mt precisos, que o consumo de cocaina está com porcentagens muito próximas da maconha...
Se baseando entao na primeira noticia que eu coloquei, que cerca de 50% dos usuarios de maconha passam a usar cocaina, é um percentual muito mais alto do que o de alcool
maconha.
Agora, aqui nesse tópico muito defendem da questao da maconha ser medicinal, mas nada tem a ver isso com o uso para usuários como os das pesquisas.
Porque motivo alguém usaria maconha? por prazer?
Parece natural que essa progressão ocorra alcool/cigarro->maconha->cocaina... (com outras drogas ai pelo meio), quando o usuário busca apenas satisfazer seu prazer, e com isso concordo que tenha relações diretas com seu perfil impulsivo.
Parece para mim o simples desejo de fumar maconha já muito próximo desse perfil, afinal não é um impulso a necessidade de querer fumar?
Pra mim o alcool ja tem uma "liberdade" desnecessária na nossa sociedade, infelizmente.