Maconha bem como drogas em geral, em especial alucinógenos, tem o poder de 'despertar' psicoses adormecidas.
Uma pessoa com histórico de depressão na família, se utilizar maconha tem grandes riscos de desenvolve-la.
O mesmo ocorre com disturbio bipolar, com disturbios de ansiedade e principalmente com esquizofrenia.
Esses efeitos são de fato comprovados por estudos, porém eu tenho algumas ressalvas.
O efeito da maconha não tem nada a ver com alucinação. THC age como uma droga psicoativa, ou seja, altera o estado normal de consciência, porém não chega nem perto de ver saci montado em elefante cor de rosa alado. Já o LSD sim, o usuário é acometido por visões fora da realidade. Mas o LSD não vicia e por isso é considerado menos perigoso que a propria maconha.
Psicose, depressão, esquisofrenia são alheios à prédisposição do individuo. As drogas podem sim influenciar na ocorrência de crises, mas vale lembrar que isso vale para qualquer droga que age psicoativamente, pode ser maconha, alcool, rivotril, etc.
De qualquer forma, o universo de pessoas com essas prédisposições é pequeno tanto para a população de forma geral quanto para a população usuária de maconha. E ainda, analisando por esse lado só reforça a idéia que o usuário deve ser tratado no âmbito da saúde pública e não com repressão policial. Adiantando uma possivel linha de raciocínio, a idéia de internação forçada em manicomio judiciário para desintoxicação de qualquer viciado já foi abandonada como forma eficiente de tratamento faz bastante tempo.
Existem outros estudos ligando uso de maconha à má formação de fetos se usada na gravidez e também sobre o efeito negativo na memória de crianças e adolecentes usuárias.
Qualquer lei que venha a ser criada deve levar em consideração esses estudos para ser formulada. Não vejo problema nenhum em se exigir por exemplo, que se a pessoa optar por ser usuária ela deva passar por uma bateria de exames fisicos e psicologicos para verificar alguma anormalidade que possa ser afetada pelo uso da droga. Eu como usuário assumido e sem vergonha da minha condição, com certeza seria um dos primeiros da fila.
Por enquanto, eu sou contra. Não temos estrutura nenhuma para descriminalizar a maconha. Quem já viu algumas pessoas sob efeito da maconha sabem que o perigo é muito grande. Não são todos, claro... mas boa parte dos usuários não tem a menor responsabilidade e limites.
Meu grande problema é com drogas refinadas (tipo cocaína, cigarros, etc...). São estas que têm que ser combatidas com a maior severidade possível.
Bom, já vi centenas de pessoas sob efeito de maconha e sempre me pareceram inofencivas, ao contrário das centenas de pessoas que ví sob influencia de alcool.
Qual seria esse "perigo muito grande" que uma pessoa sob efeito de maconha oferece?
Existe a possibilidade de se criar uma estrutura pós descriminalização utilizando a verba que hoje é aplicada em repressão policial, processos judiciarios, manutenção de presos, etc. Além do leque de possibilidades econômicas que serão abertas quando a erva for legalizada.
Por exemplo, a fibra da maconha é uma das fibras naturais mais versáteis que existe. Sabia que o cânhamo substitui de forma mais eficiente e ecológica o eucalípto da industria de celulose? entre outras centenas de subprodutos que podem ser explorados para gerar renda para o governo e não para traficante que não tem a minima noção dessas possibilidades.