Dizem que a maconha tem sido utilizada no tratamento de diversas doenças, como o câncer e a AIDS (para suprimir a náusea e estimular o apetite), glaucoma (para aliviar a pressão ocular), epilepsia (para evitar as convulsões) e em casos de esclerose múltipla (para diminuir os espasmos). Mas seus efeitos são muito mais danosos do que alguns benefícios que pode trazer a maconha que depois eu falo a respeito do que li.
O que pouca gente sabe é que o haxixe é muito mais potente do que a maconha porque este elemento é processado e tirado a resina a partir da inflorescência ou o broto da maconha. Então a substância tóxica que provoca várias alterações no corpo da pessoa é retirado para fins alucinóginos: O tetraidrocarabinol. A parte tóxica que causa estados alterados de consciência é o que interessa áqueles que plantam, vendem e após a prensagem fazem toda a distribuição do produto pra vários pontos conhecidos como boca de tráfico onde muitos matam e morrem em trocas de tiro com a polícia. Existe ainda o fato que mesmo em alguns estados nos EUA, a droga chega contrabandeada e são apreendidas como qualquer outra droga por que as autoridades sabem que elas serão fumadas em suas várias formas.
É pura hipocrisia quando muitos que são favoráveis ao seu uso, dizem que deve haver um protesto favorável ao uso da maconha por que existem inclusive em alguns estados norte-americano em que a droga é liberada para fins terapêuticos. É muitíssimo duvidoso que aqueles que são contra estão pensando nos doentes, nos inválidos ou alguns que podem ser beneficiados com o uso controlado rigorosamente por médicos.
Já vi as pessoas saindo ás ruas para protestarem contra a superlotação dos hospitais, um grupo minoritário de obesos considerados mórbidos protestando frente às repartições públicas onde autoridades trabalham para terem a garantia da gratuidade de cirurgias de redução de estômago paga pelo SUS como a poucos dias teve aqui na cidade onde moro.
Assim como outros doentes que querem ter seu direito de assistência médica gratuita em serviços de urgência sem os quais sua vida estaria em perigo. Dentre outros protestos por um sistema de saúde de qualidade considero legítimos.
Todos temos direito a um sistema e programas de saúde adequados. Estranhamente não vejo aqueles indivíduos que defendem o uso da maconha para fins terapêuticos, saírem às ruas protestando junto aos que precisam de uma melhoria nos serviços de saúde. Os favoráveis á liberação do uso da maconha, certamente a grande maioria, não estão doentes e nem se dignam em reclamar por aqueles que morrem sem terem tido a medicação convencional disponível e básica que sanaria sua enfermidade momentos antes de morrer. Os "descoladinhos" pela legalização da maconha querem é na verdade "curtir o seu barato" em paz sem ter a polícia em seus calcanhares.
Quanto aos supostos "benefícios" da maconha:
Muitos especialistas dizem que os efeitos da substância tóxica da maconha no cérebro são muito danososos. Dentre os efeitos danosos estão em alteração da capacidade de memória a curto prazo, incapacidade em resolver problemas, desestímulo à aprendizagem, problemas no transporte de oxigênio no sangue, coordenação motora, falta da percepção do tempo, incapacidade de concentração, aumento da aceleração cardíaca, ansiedade, paranóia e ataques de pânico dentre vários problemas. Os cientistas dizem que podem ser observados alterações cerebrais importantes com o uso da droga ao longo do tempo como encontrados em outras drogas mais potentes.
Um estudo feito nos EUA mostrou que pessoas que fumam maconha frequentemente mas não cigarro, tem mais problemas de saúde e perdem mais dias de trabalho do que aquelas que não fumam.
"A study of 450 individuals found that people who smoke marijuana frequently but do not smoke tobacco have more health problems and miss more days of work than nonsmokers. Many of the extra sick days among the marijuana smokers in the study were for respiratory illnesses.(...)"
Dentre outro vários problemas, pode ser encontrado na referência:
http://www.nida.nih.gov/infofacts/marijuana.html