Edit: E por favor, não comecem com o declive escorregadio de que se fuma maconha, quer dizer que ja esta disposto a cheirar cocaina, fumar crack, e etc.
De forma alguma, mas eu gostaria de entender o que faz uma pessoa fumar maconha... Qual o mecanismo?
Qual a influência? Social? Cultural? Musical? Sei lá... O qual o mecanismo para o vicio em heroína? Até onde estes fatores não te fazem, por exemplo, viciado em LSD?
Se o tráfico prega que a maconha é jóia, bacana, "coisa de happer", coisa de doidão ou desbaratinado, o que o tráfico faria para te convencer que cocaína é o barato do dia?
Entende o meu ponto?
Assim como o álcool e ou o cigarro, alguma coisa te faz usar isto...
Primeiramente, cuidado com a forma que você coloca o post, que faz parecer que você faz parecer que esta me acusando de ser usuario de maconha, fumante e bebum...
Voltando ao assunto, já ouvi falar disso, mas não me recordo de nenhuma fonte confiável se há possibilidade de dependência química com a maconha. Mas de um jeito ou outro, a maconha é, reconhecidamente, uma droga mais leve, com efeitos colaterais menos problemáticos que varias outras, a curto e a longo prazo. Não apenas isso, mas ganhou esse nicho de droga de hippie, bem, graças ao movimento hippie,
não devido a alguma ação do trafico.
Grande parte das outras drogas tem efeitos objetivamente mais perigosos, o que facilmente pode afastar o usuário de maconha de outras drogas mais pesadas. Claro, vai haver usuários para elas, mas ao que tudo indica, seriam em muito menor número. Considerando um cenário de lei seca, seria como falar que se legalizasse o álcool, todo os vendedores ilegais de álcool iriam passar a vender outras drogas ilícitas, sem perder o folego ou lucro.
E quanto ao que leva efetivamente alguém a consumir qualquer droga, licita ou ilícita, arrisco dizer, que na maioria dos casos, e desconsiderando-se dependência química, trata-se de achar a sensação ou efeito que a mesma causa, prazeroso, e por isso querer usa-la. Mesma forma que alguém joga um jogo de computador por que acha divertido, faz exercícios físicos constantes por que acha a sensação agradável, entre outras inúmeras atividades.
E Snow, neste ponto seria mais um problema como cigarros piratas que tráfico de drogas propriamente dito. Atualmente os traficantes tem um monopólio total. Se houvesse a legalização, mesmo que quisessem continuar vendendo, o preço haveria de baixar, e muito. E com esse preço mais baixo, perde muita renda. Alem do que, acredito que a maioria dos usuários, tendo a opção de pagar ligeiramente mais barato subindo o morro, negociando com criminosos armados que se acharem que você tem que comer grama pela raiz, é isso que vai te acontecer, e não tendo nenhuma garantia de qualidade se o que esta consumindo é seguro ou não, ou pagar ligeiramente mais caro em um lugar credenciado, seguro, e fiscalizado, preferiria o segundo.
P.S. To sendo ninja'd aqui direto.