Autor Tópico: Legalização da maconha  (Lida 135914 vezes)

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
Re: Legalização da maconha
« Resposta #725 Online: 16 de Março de 2010, 23:32:37 »
Estudo espanhol mostra como maconha causa perda de memória

Uma equipe de pesquisadores da universidade espanhola Pompeu Fabra, de Barcelona, identificou o caminho bioquímico pelo qual a maconha provoca perda de memória, revela um estudo publicado no domingo (2) pela revista "Nature Neuroscience".

A descoberta poderá ajudar a desenvolver drogas com a capacidade analgésica da maconha, mas sem seus efeitos colaterais, destaca o estudo.

Já se sabia que a maconha produz perda de memória por sua ação sobre o hipocampo, a zona do cérebro que governa a maioria de nossas funções cognitivas, mas até o momento não era conhecido o percurso molecular da droga.

Rafael Maldonado e Andrés Ozaita afirmam que o principal componente psicoativo da maconha, o THC, age sobre receptores cannabinóides chamados CB1, que se encontram em vários lugares do cérebro, mas aparecem concentrados em duas zonas do hipocampo.

Para saber como cada uma dessas redes neurológicas afetam a perda da memória, os pesquisadores criaram dois grupos de ratos geneticamente modificados, cada um sem os receptores CB1 em uma das regiões.

Os pesquisadores injetaram então uma dose de THC equivalente a um consumo importante de maconha por seres humanos.

Um dos grupos reagiu de forma habitual (sob o efeito da maconha) diante de testes de memória, mas o outro grupo, sem a concentração de CB1 nos neurônios GABAérgicos, não foi afetado pela droga.

"Não apenas foram abolidos os efeitos de comportamento, mas também as respostas bioquímicas que são diretamente responsáveis pelo efeito da amnésia", revelou Maldonado.

Isso pode abrir a possibilidade de desenvolvimento de uma molécula que produza os efeitos positivos da maconha sem afetar as células GABAérgicas do cérebro que controlam a memória, destacou.

Apesar da proibição legal, a maconha é utilizada com fins terapêuticos em vários países, incluindo os Estados Unidos, como analgésico para pacientes com câncer, glaucoma, Aids e outras enfermidades dolorosas.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u604111.shtml
Difficulter reciduntur vitia quae nobiscum creverunt.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #726 Online: 17 de Março de 2010, 00:00:21 »
Fabi, mesmo que maconha faca mal (nao vou entrar nessa discussao, nao eh esse o ponto), isso nao interessa a mais ninguem alem do usuario. Coloquem impostos suficientes para cobrir os gastos do SUS e pronto. Cigarro faz mal, alcool faz mal e varias comidas tambem fazem mal. Isso nao eh motivo suficiente para proibir o uso. Se quem usa vai morrer(hipoteticamente), eh problema dele. Se voce tiver um estudo mostrando que o uso da maconha (e nao o trafico) aumenta os indices de violencia, apresente, isso sim seria um otimo argumento para se manter a proibicao.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #727 Online: 17 de Março de 2010, 00:06:43 »
Fabi, mesmo que maconha faca mal (nao vou entrar nessa discussao, nao eh esse o ponto), isso nao interessa a mais ninguem alem do usuario. Coloquem impostos suficientes para cobrir os gastos do SUS e pronto. Cigarro faz mal, alcool faz mal e varias comidas tambem fazem mal. Isso nao eh motivo suficiente para proibir o uso. Se quem usa vai morrer(hipoteticamente), eh problema dele. Se voce tiver um estudo mostrando que o uso da maconha (e nao o trafico) aumenta os indices de violencia, apresente, isso sim seria um otimo argumento para se manter a proibicao.

Discordo quanto ao uso de drogas, desde álcool e cigarro até heroína, de que o uso seja um problema só dele. É de toda a sociedade. Quando alguém bebe além da conta e pega um carro, causando um acidente, o problema é da sociedade, quando o sujeito bebe em casa e não enche o saco de ninguém, ai o problema é só dele.

Quando um viciado sai desesperado para roubar afim de ter um dinheirinho pro crack, o problema é da sociedade, quando o sujeito trabalha, compra um cigarrinho do capeta e vai fumar sozinho no banheiro, aí também o problema é só dele.
« Última modificação: 17 de Março de 2010, 00:08:56 por jucavini »

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #728 Online: 17 de Março de 2010, 00:13:59 »
A pessoa beber e dirigir nao eh problema da bebida, eh problema de transito. Bebeu e dirigiu deve ser punido assim como que dirige com sono, dorme no volante e bate o carro. Nao eh motivo para se proibir a bebida. No caso estamoa falando de maconha, que tem um poder viciante comparavel ao da bebida e convenhamos, nao vemos bebados matando e roubando para comprar cachaca. Quanto as outras drogas mais "pesadas" o debate fica pra outro topico.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #729 Online: 17 de Março de 2010, 00:17:04 »
Se uma pessoa não está em seu juízo perfeito alguém tem que ficar responsável. E esse alguém é o Estado.

Somos uma sociedade não tem como o problema ser só da pessoa. Live together or die alone. Cada um por si e Deus por todos não funciona.

“Deus me dê a serenidadecapacidade para aceitar as coisas que não posso mudar, a coragem para mudar o que posso, e a sabedoria para saber a diferença” (Desconhecido)

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #730 Online: 17 de Março de 2010, 00:24:42 »
Se uma pessoa não está em seu juízo perfeito alguém tem que ficar responsável. E esse alguém é o Estado.

Somos uma sociedade não tem como o problema ser só da pessoa. Live together or die alone. Cada um por si e Deus por todos não funciona.
O estado e responsavel por manter a lei e a ordem e nao ficar de baba dos cidadaos. Se o usuario nao quebrar nenhuma lei nao tem porque o estado interferir. Voce gostaria que o estado interferisse no seu dia dia te dizendo o que eh saudavel, quantas horas voce pode passar na frente do pc, quantas calorias voce pode comer por dia, se o seu sapato atrapalha sua postura?
Se a maconha causa um aumento da violencia no usuario isso eh a coisa que interessa a sociedade, se o cara vai ficar mais burro ou nao, eh problema dele. Coloquem impostos para cobrir o custo e pronto.

Offline Fabi

• Nível Máximo
  • *
  • que foi?
« Resposta #731 Online: 17 de Março de 2010, 00:41:26 »
O estado e responsavel por manter a lei e a ordem e nao ficar de baba dos cidadaos. Se o usuario nao quebrar nenhuma lei nao tem porque o estado interferir.
Infelizmente o estado é babá. Nem sempre a gente tem plena consciência das coisas. A Anvisa tem uma lei/norma que obriga os médicos a receitarem alguns remédios separadamente. Sabe por que? Porque se a pessoa abusar na dose, pelo menos é só uma substância e não três.
Voce gostaria que o estado interferisse no seu dia dia te dizendo o que eh saudavel, quantas horas voce pode passar na frente do pc, quantas calorias voce pode comer por dia, se o seu sapato atrapalha sua postura?
A gente tá falando de drogas. Viciados não tem consciência, e nem responsabilidade. Se alguém não proibir, a pessoa vai fumar e achar que não tá viciado e que a droga não faz mal. A pessoa fica totalmente fora da realidade. Punir uma pessoa fora da realidade (sem consciência)? Não parece que vai dar certo.
Se a maconha causa um aumento da violencia no usuario isso eh a coisa que interessa a sociedade, se o cara vai ficar mais burro ou nao, eh problema dele. Coloquem impostos para cobrir o custo e pronto.
Se o seu médico fumar maconha antes da sua cirurgia, isso não teria nada a ver com você né? Se ele cortar um nervo, deixar uma tesoura dentro de você por causa da maconha, não vai ser problema né?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #732 Online: 17 de Março de 2010, 01:06:35 »
Voce eh a favor da proibicao da cerveja Fabi?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #733 Online: 17 de Março de 2010, 11:08:50 »
A pessoa beber e dirigir nao eh problema da bebida, eh problema de transito. Bebeu e dirigiu deve ser punido assim como que dirige com sono, dorme no volante e bate o carro. Nao eh motivo para se proibir a bebida. No caso estamoa falando de maconha, que tem um poder viciante comparavel ao da bebida e convenhamos, nao vemos bebados matando e roubando para comprar cachaca. Quanto as outras drogas mais "pesadas" o debate fica pra outro topico.

Não confunda por favor, quando alguém usa drogas liberada ou não e não prejudica ninguém além dele, o que é bem difícil do caso dos dependentes, o problema fica circunscrito a própria pessoa, quando esse problema começa a atingir os outros o problema passa a ser de quem está sendo prejudicado. Básico.

Não vemos bêbados roubando, mas vemos batendo na mulher, esfaqueando o companheiro de bar, atropelando gente na calçada, dando de frente na estrada com outros, etc...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #734 Online: 17 de Março de 2010, 11:40:38 »
E você quuer proibir a cerveja?Ou seria melhor punir apenas os que cometem crimes?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #735 Online: 17 de Março de 2010, 12:01:33 »
E você quuer proibir a cerveja?Ou seria melhor punir apenas os que cometem crimes?

Já dei minha opinião aqui, "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come". Punir ou proibir não soluciona muita coisa.

Mas eu estava divergindo quanto ao fato do consumo de droga ser um problema de exclusividade de quem o faz, o que eu considero enganoso.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #736 Online: 17 de Março de 2010, 12:13:56 »
O argumento dos pró-legalização é que uma vez que a comercialização da droga seja legalizada/regulamentada, consumir drogas passa a ser um problema exclusivamente do usuário, diminuindo o fardo social do problema, uma vez que o tráfico e os problemas relacionados a ele diminuiriam drasticamente.

Já dei neste tópico meu contra-argumento para isso: nenhum traficante vai largar o osso e abrir uma lojinha pagando 40% de imposto.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #737 Online: 17 de Março de 2010, 12:20:31 »
O argumento dos pró-legalização é que uma vez que a comercialização da droga seja legalizada/regulamentada, consumir drogas passa a ser um problema exclusivamente do usuário, diminuindo o fardo social do problema, uma vez que o tráfico e os problemas relacionados a ele diminuiriam drasticamente.

Já dei neste tópico meu contra-argumento para isso: nenhum traficante vai largar o osso e abrir uma lojinha pagando 40% de imposto.

Também considero esse argumento fraco, mas acho que o argumento de que a maconha não é pior que o álcool muito bom, realmente não vejo porque liberar o alcool e proibir a maconha.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #738 Online: 17 de Março de 2010, 12:26:07 »

Mas o lucro vai cair drasticamente. Deixarão de ser traficantes para ser o equivalente aos muambeiros ou contraventores. Mas não sou pró-legalizacão, nem contra. Não sei o que é pior.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #739 Online: 17 de Março de 2010, 12:27:12 »

Já dei minha opinião aqui, "se correr o bicho pega, se ficar o bicho come". Punir ou proibir não soluciona muita coisa.

Mas eu estava divergindo quanto ao fato do consumo de droga ser um problema de exclusividade de quem o faz, o que eu considero enganoso.

Usando seu raciocínio váááárias coisas então podem ser consideradas problemas sociais.... carros, facas, estiletes, chaves de rodas......

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #740 Online: 17 de Março de 2010, 12:30:08 »

Também considero esse argumento fraco, mas acho que o argumento de que a maconha não é pior que o álcool muito bom, realmente não vejo porque liberar o alcool e proibir a maconha.

Isso parece quando falam "O Lula rouba, mas o FHC roubava também".
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Adriano

• Nível Máximo
  • *
  • Ativismo quântico
    • Filosofia ateísta
« Resposta #741 Online: 17 de Março de 2010, 13:10:38 »

Se nem com o alcool é assim. Além dos inúmeros casos de acidentes no trânsito relacionados existem também os casos de violência doméstica que são ampliados pelo alcool. Uma dura e triste realidade  :(
Princípio da descrença.        Nem o idealismo de Goswami e nem o relativismo de Vieira. Realismo monista.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #742 Online: 17 de Março de 2010, 14:09:32 »

Usando seu raciocínio váááárias coisas então podem ser consideradas problemas sociais.... carros, facas, estiletes, chaves de rodas......

Carros, facas, estiletes, chaves de roda, "desbaratinam" alguém? Usar minha chave de fenda não me deixa loucão, posso continuar dirigindo numa boa. Se eu consumir álcool de forma excessiva, usar minha chave de fenda e sair dirigindo, ai sim temos um "pequeno' problema.
« Última modificação: 17 de Março de 2010, 14:12:36 por jucavini »

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #743 Online: 17 de Março de 2010, 14:14:08 »
[...] acho que o argumento de que a maconha não é pior que o álcool muito bom, realmente não vejo porque liberar o alcool e proibir a maconha.

Eu não sei como resolver esse impasse. Vejo a incoerência e acho que ela não deveria estar ali. Mas as duas soluções, liberar a maconha ou proibir o álcool, têm seus problemas, mais ou menos da mesma ordem de grandeza.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #744 Online: 17 de Março de 2010, 14:24:58 »
[...] acho que o argumento de que a maconha não é pior que o álcool muito bom, realmente não vejo porque liberar o alcool e proibir a maconha.

Eu não sei como resolver esse impasse. Vejo a incoerência e acho que ela não deveria estar ali. Mas as duas soluções, liberar a maconha ou proibir o álcool, têm seus problemas, mais ou menos da mesma ordem de grandeza.

Sempre me pergunto se a liberação faria realmente o número de usuários aumentar, quase todo mundo que eu conheço ja fumou pelo menos uma vez na vida.... Não deixaram de fumar por ser proibido ou difícil de conseguir, assim com os que nunca fumaram também não fumaram  por vários outros motivos, menos esses dois.... Difícil dizer....

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #745 Online: 17 de Março de 2010, 14:26:46 »

Carros, facas, estiletes, chaves de roda, "desbaratinam" alguém? Usar minha chave de fenda não me deixa loucão, posso continuar dirigindo numa boa. Se eu consumir álcool de forma excessiva, usar minha chave de fenda e sair dirigindo, ai sim temos um "pequeno' problema.
Pessoas sóbrias matam tirando racha, esfaqueiam, batem com chave de roda.....  Devemos acabar com essas coisas porque pessoas fizeram mal uso?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #746 Online: 17 de Março de 2010, 15:06:01 »

Pessoas sóbrias matam tirando racha, esfaqueiam, batem com chave de roda.....  Devemos acabar com essas coisas porque pessoas fizeram mal uso?

Claro que não. Mesmo porque não são as chaves de roda que potencializam as pessoas a cometerem crimes, ao contrário das drogas, ou você vai negar esse fato e me dizer que sob o efeito das drogas as pessoas agem normalmente?

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #747 Online: 17 de Março de 2010, 15:11:58 »

Claro que não. Mesmo porque não são as chaves de roda que potencializam as pessoas a cometerem crimes, ao contrário das drogas, ou você vai negar esse fato e me dizer que sob o efeito das drogas as pessoas agem normalmente?

Você ja matou alguem quando bebeu algo alcóolico?Porque não?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #748 Online: 17 de Março de 2010, 15:23:43 »

Você ja matou alguem quando bebeu algo alcóolico?Porque não?

Não, mas por pouco não fiz besteira das grandes com o carro...

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #749 Online: 17 de Março de 2010, 15:41:25 »
E porque não faz mais?Porque criou responsabilidade ou porque parou totalmente de beber?Talvez a causa do quese acidente não tenha sido culpa da bebida e sim da falta de responsabilidade sua, a bebida foi apenas o instrumento, o meio pelo qual sua irresponsabilidade se manisfestou.

Percebe onde eu quero chegar?Não?Nem eu.......... nem sei mais do que eu to falando...... :hihi:

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!