O aumento do preço dos cigarros fez com que o número de fumantes diminuísse.
Quando a droga fica mais cara, por que o efeito não seria o mesmo?
Primeiro teríamos que saber se o cigarro de fato é caro, pra mim, não muito.
Segundo um aumento abusivo, muito provavelmente daria margem para contrabando, falsificação e tráfico.
Calma. Estamos falando do aumento do preço devido ao combate ao tráfico, em um momento onde não há legalidade nenhuma na venda ou no consumo. Só existe contrabando e tráfico.
Terceiro, com a droga cara, se a pessoa não é de classe média ou rica, a maior saída para sustentar o vício, além do trabalho, a pessoa precisa complementar a renda, ou trabalhando para o tráfico, que é muito lucrativo, ou com crimes comuns.
O aumento de preço pode inclusive gerar um crescimento do mercado de cigarros contrabandeados.
"De acordo com estudos do Banco Mundial, o aumento nos preços de produtos derivados do tabaco por meio de impostos mais altos, preconizado pela Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco, é uma das políticas de controle com melhor custo/efetividade, principalmente entre a população jovem. O preço alto (ajustado à inflação) evita que os jovens comecem a fumar e motiva os fumantes a largarem o cigarro ou reduzirem o seu consumo, com benefícios diretos à saúde.
Tanto os jovens como as pessoas de baixa renda (leia mais) tendem a ter uma resposta mais imediata a tal medida, pois são mais influenciados pelos preços em suas decisões de consumo.Apesar de a indústria do fumo sempre argumentar que o aumento de preços leva mais fumantes para o mercado informal (cigarros contrabandeados), estudos econométricos em diversos países compilados pelo Banco Mundial mostram que, em média, um aumento real de preço de 10% reduz a demanda por produtos de tabaco em cerca de 4% em países de renda elevada e em cerca de 8% em países de renda média e baixa. No Brasil, um estudo realizado em 2006 revelou que, no curto prazo, um aumento de 10% reduziria o consumo em 2,5% e, no longo prazo, em 4,2%. Como os preços dos cigarros brasileiros deverão ficar de 20% a 25% mais caros, os resultados podem ser ainda melhores. Além disso, o aumento também deverá reduzir o número de mortes causadas pelo tabagismo que no Brasil atualmente é de 200 mil por ano."
http://www.inca.gov.br/releases/press_release_view.asp?ID=2042http://www.inca.gov.br/tabagismo/publicacoes/tabaco_pobreza.pdfE?
___________________________________________________________
_______
Outra coisa. Acho que vocês estão fazendo uma pequena confusão com relação ao contrabando do cigarro. Essa forma de contrabando visa evitar o pagamento de impostos do produto pelo distribuidor.
O consumidor paga o mesmo valor do produto "legal". Assim como algumas vezes o comerciante. Quem se safa nessa é o distribuidor.