Autor Tópico: Legalização da maconha  (Lida 135923 vezes)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
Re: Legalização da maconha
« Resposta #950 Online: 05 de Maio de 2010, 09:30:25 »
Ahhhh...... A tão sonhada utopia de que proibição acaba com o consumo.....
]

Não acaba mesmo. Mas educação pode ter efeitos muito melhores que somente proibir.
E que exemplo temos disso?Imagino que voce tenha dados corroborativos.....

Não, não tenho dados porque desconheço alguma pesquisa à respeito. Mas é fato que uma brilhante forma de se corrigir um erro é ensinando aquilo que é certo e quanto mais cedo melhor.
Concordo, mas veja que a maior parte da população mundial não vê alcool como um erro, e imagino que as futuras gerações vão cada vez menos ver maconha como um.

Eu sei disso. Mas só porque a maioria acha que álcool não é um erro isso não significa que não seja um erro. É evidente que é um erro.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #951 Online: 05 de Maio de 2010, 09:35:04 »
É evidente para voce. Não é porque você acha errado que algo automaticamente se torna errado. Todos os seus argumentos contrarios ao cigarro, maconha e alcool são dicutiveis e não verdades absolutas.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #952 Online: 05 de Maio de 2010, 10:26:44 »
É evidente para voce. Não é porque você acha errado que algo automaticamente se torna errado. Todos os seus argumentos contrarios ao cigarro, maconha e alcool são dicutiveis e não verdades absolutas.

Não concordo. É fato que cigarro, maconha e álcool são extremamente nocivos a saúde. Isso, por si só, justifica medidas de combate a estas substâncias. É inequívoco que o consumidor destas substâncias invariavelmente acaba afetando terceiros, salvo um ser isolado do mundo. São duas premissas genuinamente verdadeiras.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #953 Online: 05 de Maio de 2010, 10:41:41 »
Será que eu necessariamente  afeto um terceiro por sair em um bar e tomar uma cerveja de vez em quando? Seria diferente no caso da maconha?

E também carros são bastante nocivos à saúde.  A demanda por deslocamento poderia ser suprida por veículos públicos capazes de transportar muito mais gente emitindo muito menos poluição. Devemos tratar o uso de carros da mesma forma?

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #954 Online: 05 de Maio de 2010, 11:15:58 »
Será que eu necessariamente  afeto um terceiro por sair em um bar e tomar uma cerveja de vez em quando? Seria diferente no caso da maconha?

E também carros são bastante nocivos à saúde.  A demanda por deslocamento poderia ser suprida por veículos públicos capazes de transportar muito mais gente emitindo muito menos poluição. Devemos tratar o uso de carros da mesma forma?

Pode ou não afetar, evidentemente irá depender do caso concreto. Quanto aos automóveis a matéria pode ser tratada sob o mesmo ângulo sim, mas é claro que não se pode proibir automóveis por absoluta impossibilidade. O que se pode fazer é investir em outros meios e transporte mais eficientes e também em incentivo ao uso de alternativas. Jamais ocorrerá do dia para noite. O que não pode ocorrer é simplesmente se render a situação, afirmando que não tem jeito mesmo e continuar da forma como está, liberando geral.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #955 Online: 05 de Maio de 2010, 11:23:15 »

Não concordo. É fato que cigarro, maconha e álcool são extremamente nocivos a saúde. Isso, por si só, justifica medidas de combate a estas substâncias. É inequívoco que o consumidor destas substâncias invariavelmente acaba afetando terceiros, salvo um ser isolado do mundo. São duas premissas genuinamente verdadeiras.
Milhares de coisas fazem mal a saúde, imagino que você não queira o estado dizendo o que devemos ou não fazer com a própria vida. Se a questão for financeira então que se coloque um imposto suficiente para cobrir os gastos do SUS nesses produtos.
Eu só fumo em casa e só bebo quando não dirijo. Como isso afeta terceiros?Se a maconha seguir as mesmas restrições de consumo do alcool e do cigarro, não vejo problema, ja foram postados vários estudos dizendo que a maconha tem pouco poder viciante e nenhum indício de que aumente a tendencia do individuo a violência.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline CyberLizard

• Nível 17
  • *
  • Lagartos são os melhores
« Resposta #956 Online: 05 de Maio de 2010, 11:31:08 »
Pode ou não afetar, evidentemente irá depender do caso concreto. Quanto aos automóveis a matéria pode ser tratada sob o mesmo ângulo sim, mas é claro que não se pode proibir automóveis por absoluta impossibilidade. O que se pode fazer é investir em outros meios e transporte mais eficientes e também em incentivo ao uso de alternativas. Jamais ocorrerá do dia para noite. O que não pode ocorrer é simplesmente se render a situação, afirmando que não tem jeito mesmo e continuar da forma como está, liberando geral.

Sim, eu  concordo com isso. Eu acho muito importante investir em transporte público e acho que nem é muito sustentável manter a relação de carros por pessoa da forma que está em muitos locais. Da mesma forma, sou à favor de campanhas de conscientização sobre os males do álcool e tabagismo. A única coisa com a qual não concordo é tratar o uso de qualquer uma destas coisas (álcool, tabaco, maconha, carros, ...) como caso de polícia. Eu acho que é inviável acabar com tudo isso, então só nos resta tentar diminuir os números de uso.

O problema é que a proibição do uso destas coisas gera um mercado negro que acaba financiando criminosos e também trazendo muitos prejuízos. Portanto, acho que o que nos restaria seriam basicamente campanhas de conscientização.

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #957 Online: 05 de Maio de 2010, 14:15:49 »
Saúde - além de tornar os não-fumantes como fumantes passivos, contribuem para a lotação de hospitais e do aumento dos gastos públicos com as doenças decorrentes do uso de drogas. Logo, a saúde coletiva é afetada.

Segurança Pública - quem compra drogas ajuda a financiar o tráfico, criando um círculo vicioso interminável que gera cada vez mais violência. Fora o fato de próprio drogado ser um potencial agressor, arruaceiro e causador de desordem quando sob os efeitos de drogas. É necessário mencionar ainda, aqui sobretudo o álcool, como a causa de milhares de vítimas no trânsito.

Família - as drogas quase sempre tornam seus usuários dependentes. São capazes de destrutir uma família, como o caso de um pai dependente químico que poderá ter dificuldades de manter o emprego, será desidioso com seus pares, e será péssimo exemplo para os filhos. O resultado será mais um núcleo familiar destruído e muitas pessoas sofrendo por conta do vício do sujeito. Danos estes que ficam para toda a vida.

Esses seus argumentos servem pra justificar que o sexo seja proibido.

Saúde - Sexo transmite doenças, contribuem para a lotação de hospitais e do aumento dos gastos públicos com as doenças decorrentes do uso de sexo. Logo, a saúde coletiva é afetada.

Segurança Pública - quem compra sexo ajuda a financiar a prostituição, criando um círculo vicioso interminável que gera cada vez mais violência. Fora o fato de próprio sujeito ser um potencial agressor, arruaceiro e causador de desordem quando em busca de sexo. É necessário mencionar ainda, aqui sobretudo o ciúmes, como a causa de milhares de assassinatos passionais.

Família - O sexo é capaz de destruir uma família, como o caso de um pai que poderá ter dificuldades de manter o filho, será desidioso com seus pares em caso de infidelidade, e será péssimo exemplo para os filhos. O resultado será mais um núcleo familiar destruído e muitas pessoas sofrendo por conta do hábito do sujeito. Danos estes que ficam para toda a vida.

Você até pode argumentar que uma educação ajudaria a diminuir o problema causado pelo sexo, mas o efeito da educação é independente do sexo ser proibido ou não.

E outra semelhança, em 99% das vezes, as pessoas fazem sexo pelo simples motivo de obter prazer momentâneo. Mesmo pessoas que receberam educação e informação ignoram e fazem o ato sem a devida proteção.

E mesmo que você argumente que sexo, tomando todos os cuidados pra não ter os problemas mencionados, faz bem pra saúde, a mesma coisa é válida pro álcool. Existem pesquisas que provam que um consumo regular e moderado de álcool faz bem pra saúde, no entanto você defende a proibição do álcool.

Usando o seu argumento, pode-se justificar que o sexo seja proibido.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #958 Online: 05 de Maio de 2010, 14:18:51 »

Você está mesmo comparando algo que o ser-humano faz instintivamente com o consumo de drogas?

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #959 Online: 05 de Maio de 2010, 14:23:45 »

Você está mesmo comparando algo que o ser-humano faz instintivamente com o consumo de drogas?

Sim.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #960 Online: 05 de Maio de 2010, 14:28:38 »

Sim.

Então na sua visão, o uso de drogas e o sexo são instintivos? Se sim, poderia nos demonstrar?

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #961 Online: 05 de Maio de 2010, 14:33:06 »
Então na sua visão, o uso de drogas e o sexo são instintivos? Se sim, poderia nos demonstrar?

A minha comparação é nos danos causados pelas duas atividades, e que se os danos causados por uma atividade justifica a proibição, o mesmo argumento serve pra justificar a proibição da outra atividade.

Eu mesmo não sei dizer se o uso de drogas é instintivo ou não. Pode ser, pode não ser, e isso é irrelevante. Violência é instintiva e mesmo assim concordo que ela deve ser proibida.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #962 Online: 05 de Maio de 2010, 14:37:38 »

A minha comparação é nos danos causados pelas duas atividades, e que se os danos causados por uma atividade justifica a proibição, o mesmo argumento serve pra justificar a proibição da outra atividade.

Eu mesmo não sei dizer se o uso de drogas é instintivo ou não. Pode ser, pode não ser, e isso é irrelevante. Violência é instintiva e mesmo assim concordo que ela deve ser proibida.

Por você considerar que o sexo gera violência, você concorda que ele deveria ser proibido?

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #963 Online: 05 de Maio de 2010, 14:47:09 »
Por você considerar que o sexo gera violência, você concorda que ele deveria ser proibido?

Não. E proibir só geraria mais violência.

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #964 Online: 05 de Maio de 2010, 14:55:45 »

Não. E proibir só geraria mais violência.

Se então, proibindo ou não, sempre haverá violência, qual foi sua intenção em comparar um instinto humano com um vício opcional?

Offline Pellicer

• Nível 21
  • *
« Resposta #965 Online: 05 de Maio de 2010, 15:02:09 »
Se então, proibindo ou não, sempre haverá violência, qual foi sua intenção em comparar um instinto humano com um vício opcional?

Desmerecer o argumento do 1985. A mensagem ficou tão oculta assim?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #966 Online: 05 de Maio de 2010, 15:09:46 »

Desmerecer o argumento do 1985. A mensagem ficou tão oculta assim?

Eu não acompanhei seus argumentos com o 1985, mas entendo que comparar instintos x consumo de drogas não cabe uma analogia.

Se foi somente para desmerecer, está explicado.

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #967 Online: 05 de Maio de 2010, 18:03:57 »
curiosidade é instinto?
CHEGA DE ESTADO PATERNALISTA!
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #968 Online: 05 de Maio de 2010, 18:09:04 »
curiosidade é instinto?

Acredito que sim, porque?

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #969 Online: 05 de Maio de 2010, 18:26:11 »
sinceramente não sei se é instinto, amas é fato que muitas pessoas começam a fumar maconha por curiosidade.

Quase ninguém é forçado a experimentar drogas. Claro que o meio social influencia mas a decisão de fumar parte do usuário.

Informação, prevenção é muito importante para formar opinião e influenciar na decisão da pessoa. Repressão nunca foi e nunca será eficiente.

As pessoas têm uma imagem muito distorcida do usuário de maconha. Pela falta de informação confundem os efeitos e os riscos de todas as drogas. Tem gente aqui postando achando que maconha mata, destroi o cérebro, deixa retardado, gera violência...
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #970 Online: 05 de Maio de 2010, 18:29:03 »
sinceramente não sei se é instinto, amas é fato que muitas pessoas começam a fumar maconha por curiosidade.

O que de fato é uma opção.

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #971 Online: 05 de Maio de 2010, 18:34:17 »

sexo também é uma opção (salvo casos de estupro)
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #972 Online: 05 de Maio de 2010, 18:40:24 »

sexo também é uma opção (salvo casos de estupro)

Sim, porque não? O que isto tem haver com o assunto?

Offline Bob Cuspe

• Nível 18
  • *
« Resposta #973 Online: 05 de Maio de 2010, 18:47:51 »
não sei... to viajando.... :histeria:

brincadeira,

to comparando sexo com curiosidade que leva ao uso de drogas... 

mesmo porque eu não considero sexo instintivo (para o caso de humanos que vivem em sociedade).

Eu achei a analogia do Pellicer válida...

minha opinião...
QUERO A MINHA LIBERDADE!

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #974 Online: 06 de Maio de 2010, 09:00:40 »

Sim, eu  concordo com isso. Eu acho muito importante investir em transporte público e acho que nem é muito sustentável manter a relação de carros por pessoa da forma que está em muitos locais. Da mesma forma, sou à favor de campanhas de conscientização sobre os males do álcool e tabagismo. A única coisa com a qual não concordo é tratar o uso de qualquer uma destas coisas (álcool, tabaco, maconha, carros, ...) como caso de polícia. Eu acho que é inviável acabar com tudo isso, então só nos resta tentar diminuir os números de uso.

O problema é que a proibição do uso destas coisas gera um mercado negro que acaba financiando criminosos e também trazendo muitos prejuízos. Portanto, acho que o que nos restaria seriam basicamente campanhas de conscientização.
Também sou contra usar o direito penal para isso. Por mim isso seria caso de infração administrativa.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!