Cigarro e álcool também deveriam ser proibidos, igual maconha.
Tiro essas informações com base numa consciência social, de que o seu direito de fumar maconha não pode se sobrepor ao direito coletivo à saúde, segurança e manutenção do núcleo familiar.
direito coletivo à saude?
Desde quando fumar maconha afeta o direito coletivo à saude?
segurança?
a corelação entre uso de maconha e violência é insignificante
manutenção do núcleo familiar?
a manutenção do núcleo familiar independe das leis em torno da maconha.
Você não tem que tirar informações com base em consciencia social antes de entender se essa "conciência social" é racional ou não. Se não você poderia ser um homofóbico/racista/machista em potencial.
Saúde - além de tornar os não-fumantes como fumantes passivos, contribuem para a lotação de hospitais e do aumento dos gastos públicos com as doenças decorrentes do uso de drogas. Logo, a saúde coletiva é afetada.
Segurança Pública - quem compra drogas ajuda a financiar o tráfico, criando um círculo vicioso interminável que gera cada vez mais violência. Fora o fato de próprio drogado ser um potencial agressor, arruaceiro e causador de desordem quando sob os efeitos de drogas. É necessário mencionar ainda, aqui sobretudo o álcool, como a causa de milhares de vítimas no trânsito.
Família - as drogas quase sempre tornam seus usuários dependentes. São capazes de destrutir uma família, como o caso de um pai dependente químico que poderá ter dificuldades de manter o emprego, será desidioso com seus pares, e será péssimo exemplo para os filhos. O resultado será mais um núcleo familiar destruído e muitas pessoas sofrendo por conta do vício do sujeito. Danos estes que ficam para toda a vida.
Agora claro, os usuários acham que seu direito de dar um" tapinha" é um direito individual, um direito de liberdade, que somente a eles diz respeito. No fundo defendem que o direito individual deles deve prevalecer sobre todos os direitos coletivos que afirmei acima e isso é totalmente inaceitável.
São os usuários quem devem mudar o comportamento e não o resto da sociedade.