Direitos humanos são para todos os humanos. Não é porque uma pessoa trucidou a outra que ela não tem esse direito, como a de se julgada e condenada e não ser também trucidada. Os direitos humanos servem basicamente para nos distanciar dos conceitos de uma sociedade medieval, onde o olho por olho, dente por dente seja a lei imperativa, e tortura e assassinato sejam políticas de Estado.
Basicamente os Estado brasileiro tem sérias dificuldades em manter os direitos humanos dos detentos em acordo com a Declaração Universal, sendo superlotação, tortura, maus tratos entre outros um imperativo em muitas cadeias, e principalmente delegacias, por isso essa confusão dos críticos , de que quem defende os direitos humanos, defende bandidos, e é justamente algo contrário, quem defende os direitos humanos, defende a sociedade, defende que a barbaridade, a violência contra a vida, seja completamente banida do nosso sistema social.
E o Estado ao prender, julgar e condenar um bandido, esta zelando justamente pelos direitos humanos dos cidadãos, do qual o bandido se usurpou de cumprir, jogando por terra esse argumento de que os diretos humanos são apenas para bandidos, eles são sobretudo de cada um de nós.