Perdão Senhor, mas não posso concordar. Para começo de conversa, religião nada tem a ver com ciência. O fato de a minha pessoa acreditar, ter fé ou se convencer da existência de uma realidade implícita não me alija o senso critico ou cientifico. Não sou um idiota (Alguns amigos aqui do CC pensam que sou) e conheço bem a ciência, principalmente física, que estudo todos os dias (curso astrofísica planetária também, di grátis, pelo Observatório Nacional). Por exemplo, quando leio que a matéria não pode ser isolada, mas acompanhada de uma onda associada, não concluo que a matéria seja simultaneamente onda e corpúsculo, assim como não jogo esta informação para o mundo do grande fantasmão para alimentar minha fé!
Sinto muito Senhor, mas sua afirmação não está correta, na minha opinião
Amigo sinto eu lhe dizer que voce nao conhece o principio basico da metodo cientifico: CONCLUIR, que muito se diferencia do metodo religioso: ACREDITAR.
Nao consegues entender? simples, quando queremos pensar criticamente, ceticamente, cientificamente, fazemos um levantamento de dados, sem 'pre-concepcao' de determinada conclusao, sem antes de toda analise necessaria fazer especulacoes. Feito isto, pode-se entao concluir algo.
Ja quando acreditas, tudo o que fazes e procurar meios de sustentar a ideia inicial, dai so se ve um unico resultado: tentaivas inuteis de jutificar o injustificavel, uma infinidade de argumentos ridiculos a fim de 'provar' deus e outros tantos absurdo (diga-se espectro e cia), e por ai vai...
Se tendes fe e por que acreditas sem ter dados o suficiente para que pudesse, antes, ter chegado a mesma afirmacao como conclusao. Entao como poderia o senhor ao mesmo tempo fazer dois antagonicos como estes?
Respondo eu, se faz, faz como a todo religioso: segundo suas proprias conveniencias. Ora pela fe ora pela 'razao', ai devo lhe informar que assim so estaras fazendo o que ja nos e muito comum: "pseudo-ciencia".
Ok, pode ate se contentar com tal, se assim for, pode continuar a se enganar a vontade. Mas nao venha tentar passar algo que nao o e.
O engracado de sua interrogacao e que se assemelha muito a 'pensadores', que afirmam que ser cetico nao e necessariamente ser ateu, ora posso eu areditar apenas no que se tem indicios concretos e ainda assim crer em papai do ceu?
obs: pelo menos algo voce acertou, fiz questao de deixar em negrito. realmente, um busca conforto pariativo o outro verdades...