Autor Tópico: Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio  (Lida 207928 vezes)

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #2475 Online: 24 de Janeiro de 2016, 22:34:03 »
Não sei se posto aqui ou no tópico das lamentações.

Após todos esses anos, descobri que não sei programar OO.  :(

Não como OO foi originalmente idealizada para funcionar, pelo menos.

Aliás pelo que o pessoal que entende do assunto fala, a indústria de software como um todo "esqueceu" o que é realmente OO e não pratica OO!  :susto:
(...).

Bom, a indústria de TI não funciona assim. A abstração de uma definição de arquitetura serve para ela mesma, mas se você resolveu o problema do cliente, de uma forma reutilizável, que sofre melhoria contínua, e pode ser melhorada, é uma solução aceitável para a indústria.

Por outro lado, serviços SOA tem uma abstração de serviço que são construídos por classes de diferentes formas, alguns VOs, outros Adapters, outros DAOs, Controllers, e não deixam de ser classes. Há classes de vários tipos, e VOs ou POJOs são úteis para ajudar a uma entidade ser útil o suficiente num problema.

Classes são vistas mais independentes como serviços, mesmo que para montar eles você precise de classes utilitárias, helpers e VOs.

O que não é OO é construir um main e sair fazendo lingüiça, claro, mas daí a chamar de OO somente EJBs que pairam numa sandbos, bom, como disse a indústria não funciona assim.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #2477 Online: 25 de Janeiro de 2016, 21:44:15 »
Um website específico passou a não abrir no meu computador, mesmo em navegadores diferentes, mas abre no celular, usando a mesma rede wi-fi.

Às vezes no computador chega a carregar um pouco, com alguma configuração rudimentar HTML, mas na maioria das vezes falha.

Estou usando um Windows 10 bugado.

Ja passei anti-vírus diferentes e outras iniciativas mais chavônicas.

Algum iluminado sabe o que pode estar ocorrendo?

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #2478 Online: 25 de Janeiro de 2016, 21:59:40 »
hmm... deve ter sido algo exatamente com o meu anti-vírus, AVG, que resolveu virar um policial web. :/

Eu o desativei e a página voltou a abrir.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2479 Online: 25 de Janeiro de 2016, 22:12:40 »
hmm... deve ter sido algo exatamente com o meu anti-vírus, AVG, que resolveu virar um policial web. :/

o windows 10 já possui um antivirus. Eu aconselharia não utilizar outro antivirus e navegar com bom senso  :wink: (use camisinha)
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #2480 Online: 25 de Janeiro de 2016, 22:18:47 »

o windows 10 já possui um antivirus. Eu aconselharia não utilizar outro antivirus e navegar com bom senso  :wink: (use camisinha)

Com a minha impressão sobre o Windows 10, que de vez em quando me mostra mensagens místicas do tipo "invalid ms-dos function" para operações triviais, e os longos anos de utilização de anti-vírus, confesso que fico igualzinho ao povo mais conservador em relação a desligar o meu AVG.

:medo: vão todos invadir e roubar meus documento!!

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2481 Online: 25 de Janeiro de 2016, 22:46:08 »
Eu não sei exatamente qual é o status da coisa atualmente, mas acho que anti-virus especializado em vez do nativo ainda deve ser a recomendação preferencial. Nunca ouvi falar algo como, "minha nossa, agora o windows mandou bem! O anti-vírus nativo, meu deus, que beleza, se tivesse sido sempre assim, vírus de computador era uma coisa de que ninguém teria nem ouvido falar".*

Imagino que no caso o anti-vírus possa ainda ser firewall. Seria talvez interessante checar algo sobre a página em questão em sites como Web Of Trust ou algo assim. Se você procura pelo site no google, ele tem aquela legenda "esse site pode ser perigoso ao seu computador"?

* Think Windows's Built-In Antivirus Will Keep You Safe? You're Wrong

http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2480487,00.asp

E eles nem devem ser anti-windows nem nada, até os servidores do site devem ser windows.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2482 Online: 30 de Janeiro de 2016, 10:38:02 »
Não é bem de informática, mas diz respeito a alguns periféricos... ::)

Ontem, não sei por qual razão, minha churrasqueira simplesmente parou de puxar fumaça e minha área de churrasco ficou parecendo o show do Ventania em uma caverna. Não é entupimento, a fumaça sai, mas parece que não tem pressão o suficiente.

Então, rapinei um cooler em um computador antigo (puta cooler, 12cm de diâmetro) e quero usar ele como um exaustor, por curtos períodos pra puxar a fumaça.

Eu normalmente uso cooler pra resfriar minhas máscaras de paintball, mas ligo eles naquelas baterias de 9v. Será que tem alguma maneira de eu ligar isso diretamente na tomada sem queimar? Será que ele aguenta o tranco (temperatura + tempo de uso)?

Eis o cooler:

Edit: Testei agora na bateria de 9v, funcionou. Mas queria fazer a ligação dela diretamente na tomada.
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2016, 10:43:55 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2483 Online: 30 de Janeiro de 2016, 11:19:19 »
Melhor comprar uma fonte barata de 9V, tipo chaveada.

Vejo o risco de entupir de gordura do churrasco.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #2484 Online: 30 de Janeiro de 2016, 16:02:20 »
Não ligue diretamente na tomada nem pra teste, você só vai conseguir perder o cooler. Como o Fernando Silva disse, compre uma dessas fontes baratas de 9V ou 12V.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Partiti

• Conselheiros
  • Nível 29
  • *
« Resposta #2485 Online: 30 de Janeiro de 2016, 16:06:13 »
Tomada usa corrente alternada. O motor do cooler foi feito para corrente contínua. Você vai precisar de uma fonte de qualquer jeito.

Mesmo se o motor não queimar quando você ligar na tomada (extremamente improvável), ele provavelmente giraria de um lado, pararia e giraria pelo outro lado, alternando rapidamente (a 60hz). Como isso é bem mais rápido que a rotação do cooler, provavelmente, ele pareceria que não está girando, ou só oscilaria um pouco. Ou seja, não funciona
"Trully, if there's evil in this world, it lies within the hearts of mankind" - Edward D. Morrison

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #2486 Online: 30 de Janeiro de 2016, 16:27:02 »
Se o computador de onde você tirou o cooler ainda tiver fonte, você pode usa-la. Respeite as cores dos fios ao ligar o cooler nela, que não deve dar problema.

Se a fonte não tiver nenhum botão liga/desliga, procure por um fio verde solitário e emende-o em um dos fios pretos da fonte. Assim ela vai funcionar automaticamente sempre que for colocada na tomada .
Albert Einstein

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2487 Online: 30 de Janeiro de 2016, 16:59:23 »
Não ligue diretamente na tomada nem pra teste, você só vai conseguir perder o cooler. Como o Fernando Silva disse, compre uma dessas fontes baratas de 9V ou 12V.

Cuidado com a amperagem também, não?

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2488 Online: 30 de Janeiro de 2016, 17:48:25 »

Ok... agora que eu já queimei a fonte 1.0, vamos tentar a 2.0.

Aparentemente eu só tenho fontes de 19v aqui em casa... Que tipo de aparelho usa essas de 12v?

A fonte desse computador de onde peguei o cooler também já está estragada...

Edit: Fiz o lance que o Luiz disse e liguei o fio verde no preto e agora funcionou a fonte. Todos os contatos dela são de 12v?
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2016, 17:57:12 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #2489 Online: 30 de Janeiro de 2016, 17:58:26 »

Cuidado com a amperagem também, não?

Hmm... Não necessariamente. A amperagem de uma fonte é apenas o valor máximo de corrente que ela consegue fornecer para um equipamento. Então, se você tem um equipamento que necessite de, digamos 1A para funcionar, o fato da fonte ser de 2A, 5A ou 100A não faz diferença. O próprio equipamento usa apenas aquilo que ele for projetado para usar independentemente da fonte. É claro que a fonte deve poder entregar a corrente que o equipamento pede.

Tentar ligar um equipamento que demande 5A em uma fonte de 1A não funciona.

Esses coolers não devem demandar correntes superiores a 0,5A. Quase qualquer fonte fornece isso no mínimo, então não deve ter problema.
Albert Einstein

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2490 Online: 30 de Janeiro de 2016, 18:09:21 »
Como eu faço pra conectar esses contatos de 4 fios da ponte? 2 vermelhos, dois pretos, um vermelho, um amarelo, dois pretos, etc...

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #2491 Online: 30 de Janeiro de 2016, 18:10:25 »

Ok... agora que eu já queimei a fonte 1.0, vamos tentar a 2.0.

Aparentemente eu só tenho fontes de 19v aqui em casa... Que tipo de aparelho usa essas de 12v?

A fonte desse computador de onde peguei o cooler também já está estragada...

Edit: Fiz o lance que o Luiz disse e liguei o fio verde no preto e agora funcionou a fonte. Todos os contatos dela são de 12v?

Qualquer fio amarelo com qualquer fio preto. Se for o cooler da foto ligue preto com preto e vermelho do cooler com amarelo da fonte.
Albert Einstein

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #2492 Online: 30 de Janeiro de 2016, 18:14:05 »
O fio preto é o negativo (qualquer um dos fios), os outros são os positivos, cada um com um valor de tensão diferente: o vermelho é 5V, o amarelo 12V, ainda tem 3,3V e 18V eu acho, mas não lembro qual cor é qual.

tutorial interessante:http://www.tanoblog.com/fonte-de-computador-para-ligar-coisas-de-12v-e-5v/
Albert Einstein

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2493 Online: 30 de Janeiro de 2016, 18:28:38 »
O fio preto é o negativo (qualquer um dos fios), os outros são os positivos, cada um com um valor de tensão diferente: o vermelho é 5V, o amarelo 12V, ainda tem 3,3V e 18V eu acho, mas não lembro qual cor é qual.

tutorial interessante:http://www.tanoblog.com/fonte-de-computador-para-ligar-coisas-de-12v-e-5v/

Mas o coooler tem 3 fios (preto, amarelo e vermelho). Nesse caso vai o que com o que?

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #2494 Online: 30 de Janeiro de 2016, 18:34:31 »
O fio amarelo do cooler é apenas um sensor de rotação. Você pode despreza-lo. Então é preto com preto e vermelho(cooler) com amarelo(fonte).
Albert Einstein

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2495 Online: 30 de Janeiro de 2016, 18:41:28 »
Eu sei que algo deu errado porque a fonte ligou, o cooler fez um pequeno movimento, parou e começou a sair fumaça... :lol:

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #2496 Online: 30 de Janeiro de 2016, 18:47:59 »
Estranho... Qual o modelo da fonte? Veja se tem escrito na carcaça dela.

No cooler deve ter a tensão de trabalho escrita também, veja se é 12V mesmo. (Nunca vi coolers de outra voltagem, mas vai saber).
« Última modificação: 30 de Janeiro de 2016, 18:51:58 por Luiz F. »
Albert Einstein

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2497 Online: 30 de Janeiro de 2016, 19:07:13 »
O cooler é de 12v. A fonte é essa:

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #2498 Online: 30 de Janeiro de 2016, 19:54:03 »
Parece ser uma fonte comum, então os padrões de fios estão corretos. Não sei o que pode ter dado errado. A fonte tem aquela chavinha de seleção de tensão de entrada (127v ou 220V (algumas 115V no lugar de 127V))? Garanta que a tensão de entrada é igual a tensão selecionada por essa chavinha. Se o cooler não queimou tente ligar em 5V (vermelho com vermelho, preto com preto).
Albert Einstein

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #2499 Online: 30 de Janeiro de 2016, 19:55:56 »
Eu sei que algo deu errado porque a fonte ligou, o cooler fez um pequeno movimento, parou e começou a sair fumaça... :lol:

Aliás, essa é a melhor maneira de saber se algo deu errado. Saiu fumaça, deu merda :lol:
Albert Einstein

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!