Autor Tópico: Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio  (Lida 207931 vezes)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #2550 Online: 26 de Junho de 2016, 10:34:34 »
Nunca consegui decidir qual o melhor entre Chrome e Firefox, mesmo procurando esses dados de comparações. Uso o Chrome por costume.
Uso o Chrome para a maioria das coisas e o Firefox por causa de alguns plugins (como o que baixa vídeos do Youtube e arquivos de áudio de outros sites mesmo que eles não estejam disponíveis para baixar).

O Chrome fica muito lento no site do jornal "O Globo", acho eu que por causa do Flash, daí eu também uso o Firefox com o Flash desligado.

Minha CPU é de 2008, com pouca RAM, e o OS é o Kubuntu 14.04 - 64 bits.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #2551 Online: 26 de Junho de 2016, 12:21:13 »
O Chrome foi feito pela Google com ajuda de alguns dos fundadores do Firefox, que antes patrocinavam. O foco do Google Chrome, ao contrário do que seu nome indica, foi feito para ser bem clean e orientado a executar rápido e usar e abusar de JavaScript, para computação em nuvem e HTML5.

Eles exageraram um pouco na mão então às vezes ele deixa o resto do computador lento , que eu particularmente não gosto. Além disso rodo algumas coisas em applets, que o Chrome já eliminou de sua grade de possibilidades, por questões de segurança, e políticas também.

Por isso uso bastante o Firefox, e uso também o Safari porque no MacBook é o que mais se assemelha ao WE em termos de funcionlidades e tem algumas coisas do Windows que rodam melhor nele do que no Firefox. Então basicamente uso Firefox e Safari.

O Safari é mais eficiente e rápido do que outros navegadores, e só descobri isso usando ele no Mac.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2552 Online: 26 de Junho de 2016, 18:32:39 »
Nunca consegui decidir qual o melhor entre Chrome e Firefox, mesmo procurando esses dados de comparações. Uso o Chrome por costume.
Uso o Chrome para a maioria das coisas e o Firefox por causa de alguns plugins (como o que baixa vídeos do Youtube e arquivos de áudio de outros sites mesmo que eles não estejam disponíveis para baixar).

O Chrome fica muito lento no site do jornal "O Globo", acho eu que por causa do Flash, daí eu também uso o Firefox com o Flash desligado.

Minha CPU é de 2008, com pouca RAM, e o OS é o Kubuntu 14.04 - 64 bits.

Eu sempre fico alternando de acordo com o que parece estar melhor na época, de acordo com minhas percepções de lerdeza, bugs, panes, etc, mas nada bem tecnicamente controlado, só vendo qual esgotava menos minha paciência com problemas e lerdeza, uma vez ou outra testando sobrecarregar cada um de uma vez mais metodicamente e ver qual aguentava mais. 

Durante muito tempo usava principalmente o Opera antigo, depois FF, depois Chrome/Chromium (e mesmo esses não são 100% iguais ao mesmo tempo), depois firefox de novo. Atualmente uso mais o firefox, mas já houve um tempo em que o FF do linux tinha um desempenho pior do que o FF do windows rodando no linux. Em algum momento também usei mais acho que o "sea monkey", ou outro nome, que seria a continuidade do "firefox original", netscape, que acho que anda meio abandonado.

Também me parece que as extensões são mais confiáveis, ainda não ouvi falar de "extensões-vírus"/trojans, e eles tem até um "selo" de que foi auditada pela Mozilla. Nas do Chrome acho que deve ser comum ter umas que tentam se passar por extensões oficiais do Google.

Acho que os dois tem de qualquer forma extensões que agilizam inspecionar o código de outra extensão antes de instalar (esperando dar para ver algo mais evidentemente errado de acordo com o que a extensão se propõe a fazer, mesmo sem entender da linguagem), mas acharia preferível que fosse como nos sites de userscripts, ter uma "aba" no site com o código exposto...

Dos navegadores específicos de linux usei mais o Midori e um que não existe mais, Kazehakaze, ou algo assim. Rekonq também parece bom, mas para ambos existe menos opção de extensões e etc. Mas o primeiro era compatível com userscripts. Também acho digno de menção o Dillo, se você quer só dar uma olhada em alguam coisa da wikipédia ou algo assim. É tão pequeno que parece que já estava carregado, mas é de longe o mais pobre em recursos, a maioria das páginas nem vai aparecer corretamente, etc.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2553 Online: 08 de Julho de 2016, 15:23:30 »
Como faço para atualizar determinado atributo de diversos objetos usando como referência um range de IP no SQL?

Tentei este "WHERE", mas não rolou:

WHERE [NBDB_TJRS].[dbo].[PrintersDevices].[AddressName] BETWEEN '10.201.0.%' AND '10.201.15.%'

Ele pegou objetos com o atributo "AddressName" de '10.201.100.x', por exemplo, e eu queria entre 0 e 15 no terceiro octeto somente.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #2554 Online: 08 de Julho de 2016, 16:24:56 »

BETWEEN você pode usar com números ou datas, não strings.

Ou você armazena as partes de octetos em campos separados, ou faz algo como :

(AddressName like '10.201.0.%' or AddressName like '10.201.1.%' or AddressName like '10.201.1.%' ... )

--
Si hemos de salvar o no,

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #2555 Online: 08 de Julho de 2016, 16:27:33 »
COm datas é possível porque são amazenados como números ...
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2556 Online: 08 de Julho de 2016, 16:55:27 »
Desse jeito funcionou. Valeu, FZaap.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2558 Online: 08 de Julho de 2016, 23:24:06 »
Finalmente um OS que permite que você veja e faça o que "eles" querem que você veja ou faça. É o Big Brother travestido de praticidade, gratuitidade e conteúdo. É o The New World Order que os Illuminati planejaram para todos nós.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #2559 Online: 10 de Julho de 2016, 10:55:04 »

Já tinha ouvido falar mas não conhecia o EndlessOS, mas é o que tinha imaginado: um Linux preradado para educação e familias de baixa renda. O que não ficou claro é se ele consegue atualizar suas bibliotecas (por exemplo, tinnha entendido que tem uma imagem do wikipedia reduzida, ou instalado num wiki particular, não sei).

Ps: GigaView, seu paranóico :P
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Digão

• Nível 22
  • *
  • Onde estará a fonte que esconde a vida?
« Resposta #2560 Online: 10 de Julho de 2016, 11:10:09 »
Espero que venha com material ensinando a programar. Minha carreira deslanchou quando descobri os joguinhos em QBasic que vinham com código-fonte no Windows 3.11 do tio Bill.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2561 Online: 11 de Julho de 2016, 23:04:44 »
Geo explicando como funciona o e-mail:

<a href="https://www.youtube.com/v/szdbKz5CyhA" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/szdbKz5CyhA</a>
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2562 Online: 23 de Julho de 2016, 00:29:11 »
Pessoal, estou com um problema e gostaria de saber se algum de voces poderia ajudar a entender.

Há mais ou menos uma semana estou com uma falha no teclado, que não faz acento circunflexo e nem acento grave. Quando tento fazer, usando o shift, saem apenas as letras normais sem acento. Os outros acentos das mesmas teclas, que não demandam o shift (o agudo e o til) saem normalmente.

Li que a causa pode ser um keylogger, mas verifiquei todos os processos rodando na máquina e não há nenhum desconhecido. Também não encontrei nenhum software diferente do esperado no registro do Windows. Entretanto, quando coloco o anti-vírus para verificar o pc, depois de algum tempo os acentos voltam a funcionar. E algumas horas depois param de novo, mesmo sem reiniciar.

Alguém já viu algo parecido? E provável que seja keylogger mesmo?

Edit: Executei o ComboFix e aparentemente resolveu ^`^`
« Última modificação: 23 de Julho de 2016, 00:42:11 por Lakatos »

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2563 Online: 23 de Julho de 2016, 08:21:03 »

Minha dica pode parecer infantil, mas o meu palpite é que pode ser mau contato na tecla Shift, uma vez que o sintoma é assim tão intermitente e sem regularidade em ocorrer.
Pergunta para um diagnóstico imediato: você experimentou usar a tecla Shift do lado oposto? Ocorre o mesmo problema com ela?
Sugestão mais trabalhosa: troque o teclado e veja.

Outro dia, eu derramei algumas gotas de leite perto da tecla Shift. Aconteceu o mesmo: ela ficou com o funcionamento intermitente.
Eu abri o teclado e fiz uma limpeza na folha de contatos/circuitos. Recuperei o teclado.

Não creio que seja keylogger ou outra interferência por software nesse seu caso.
Mas... Nunca se sabe.
Com a entrada do Combofix em ação, pode ter sido coincidência e o problema pode voltar depois.

Sobre esse assunto, vírus e afins, todos vocês tomem muito cuidado com uma praga que vem se alastrando: ransonware, captura e sequestro de dados.
Mantenham sempre backup offline.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2564 Online: 23 de Julho de 2016, 08:29:09 »

Minha dica pode parecer infantil, mas o meu palpite é que pode ser mau contato na tecla Shift

Não é. Só estava dando problema com esses dois acentos, todas as outras teclas que demandam shift estavam funcionando bem.

Até o momento está resolvido, reiniciei a máquina e o problema não voltou.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2565 Online: 23 de Julho de 2016, 10:18:35 »
Essa coincidência disso de passar anti-vírus e as coisas normalizarem por um tempo é meio preocupante... :hein:

É significativo isso de inspecionar visualmente os nomes dos processos? Os vírus não podem sem grande dificuldade se mascarar com nomes de processos "normais"?

Testaria um live-cd de algum linux (algum em que já desse nesse ambiente "live" o esquema de teclado que você usa)... usando tanto para as coisas mais críticas com senha, como para ver se o comportamento também apresenta a mesma intermitência... se acontecer, deve ser problema mecânico mesmo.

Só trocar de teclado também permite fazer um teste parecido com esse, evidentemente...

Outra alternativa talvez ainda seja ter um monte de coisa rodando, muitas abas e etc. Coincide de também estarem ocorrendo coisas como uns lerdeamentos nas coisas começarem, fecharem, ou até em escrever? Com você digitando e inicialmente naõ aparecendo nada, e depois de um segundo, o texto aparecendo todo...

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #2566 Online: 23 de Julho de 2016, 11:46:37 »

É significativo isso de inspecionar visualmente os nomes dos processos? Os vírus não podem sem grande dificuldade se mascarar com nomes de processos "normais"?

(...)

É assim que funciona anti-virus, coleta tamanhos e datas de bibliotecas do sistema, e inspeciona/filtra ações potencialmente perigosas.

Pela descrição sim poderia ter sido um malware que filtre comandos do teclado.
--
Si hemos de salvar o no,

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2567 Online: 23 de Julho de 2016, 15:17:18 »
...o que você descreveu é algo bem diferente do que eu entendi que ele estivesse fazendo, isso é, olhar lá o gerenciador de tarefas e ver se tem um "weirdstuffineversaw.exe" rodando*. E não vendo se o explorer.exe, etc, estão usando a mesma memória de sempre e outras coisas rain-manianas.

* se tiver, é uma boa suspeita, mas não ter também não seria tão indicativo de segurança.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2568 Online: 24 de Julho de 2016, 03:18:37 »
O que eu tinha feito era inspeção visual mesmo, e não tinha nenhum processo desconhecido (nem nada diferente do usual nas pastas do registro do Windows). Não tenho um controle cuidadoso da quantidade de processamento e memória usualmente consumida pelos processos normais do sistema para comparar, infelizmente, mas não senti nenhuma mudança de desempenho em qualquer tarefa da máquina. O único "sintoma" era esse mesmo dos acentos não funcionarem.

Acho extremamente improvável que seja problema mecânico, tanto por causa da coincidência de funcionar normalmente com a passagem do antivírus quanto pelo fato de ter voltado ao normal logo após executar o ComboFix. Fora que, (1) se fosse problema mecânico no shift, as letras sairiam com o acento "primário" da tecla, como se eu não tivesse apertado o shift, mas elas saíam sem acento nenhum ("ônibus" sairia como "ónibus"). E (2) se fosse problema na tecla do acento, elas não funcionariam nem com o shift apertado e nem sem o shift, mas o problema só acontecia quando eu combinava as duas teclas ("pão" sairia como "pao"). Na realidade, "ônibus" saía "onibus", mas "pão" saía "pão" normalmente.

Mesmo reiniciando algumas vezes, após passar o CombiFix, o problema não voltou mais. A questão é saber se realmente foi resolvido ou se ele apenas ocultou o "sintoma", e o malware/spyware em si continua rodando na máquina. Não sei como poderia testar isso, se não tiver como vou acabar tendo que formatar.
« Última modificação: 24 de Julho de 2016, 03:22:51 por Lakatos »

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #2570 Online: 24 de Julho de 2016, 12:01:12 »
Tenta dar uma escaneada com o MalwareBytes Anti-malware. Sempre uso ele e não tenho queixas.
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2571 Online: 25 de Julho de 2016, 02:04:37 »
Esse ComboFix não dá um relatório do que encontrou? :hein:

Vou verificar amanhã, é o computador que uso na república e estou em casa hoje. Tenho quase certeza de que ficou sim um relatório salvo.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #2572 Online: 26 de Julho de 2016, 22:59:35 »
Vai em Painel de Controles, Idioma e veja se não mudou o layout do teclado. As vezes muda por algum atalho de teclado usado sem querer ou fuçou sem perceber a mudança.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2573 Online: 27 de Julho de 2016, 04:56:18 »
Conferi pelo relatório, o Combifix excluiu um arquivo chamado "blacklist.vir" que estava dentro da pasta Cloud Saves do Origin (servidor de download da EA) e resolveu o problema.

Exclusões:

c:\users\...\AppData\Roaming\Origin
c:\users\...\AppData\Roaming\Origin\Cloud Saves\blacklist
c:\users\...\AppData\Roaming\Origin\local.xml

Não uso nenhum serviço bancário ou algo de maior importância neste computador, e troquei as senhas dos demais serviços (e-mail, Facebook, etc.).

Acho que é o suficiente.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #2574 Online: 28 de Julho de 2016, 20:37:56 »
Pegunta besta: É possível ter um endereço de Gateway Padrão sem ter uma conexão com a internet? Tô tentando achar o endereço do roteador para configurá-lo, mas está em branco. Já usei 192.168.1.1 que é o padrão de fábrica e nada, já forcei o 192.168.1.2 e o 192.168.2.1 e nada também.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!