No synaptic (gerenciador gráfico de pacotes do Debian) de vez em quando eu esbarro com uma ou outra coisa que seria pretensamente um sistema de pacotes universal de linux. Fico curioso em saber em que pé isso está, ainda que não curioso a ponto de ter pesquisado a respeito.
Seria um bocado interessante se funcionasse, seria meio como uma quase "vanilização" universal do linux, com as distros sendo opções de configuração e estética.
Depois só faltava fazerem um esquema de geração global de "temas" de todos QT, GTK e etc.
:emoticon do homer babando:
https://en.wikipedia.org/wiki/Nix_package_managerhttps://en.wikipedia.org/wiki/NixOSAs descrições disso me parecem bastante interessantes, a origem é de 2003 ou por aí, me pergunto como nunca ouvi falar disso.
Esse sistema ignora os padrões normais de instalação em /usr/bin/ e /etc/ e tal, de maneira que, pelo que entendi, é quase que um híbrido de como as coisas são em windows, com recursos de sistema de arquivo linux, os elos rígidos (pt: ligações duras, en: hardlinks). Ou seja, cada programa instalado instala todas as bibliotecas necessárias, como no windows, mas em vez de cada uma ocupar o próprio espaço com arquivos separados, usa-se hardlinks, ou seja, o espaço usado é o de um arquivo só, que só é apagado quando não tiver mais nenhum programa dependendo dessa biblioteca.
O resultado é que, ao custo de algum gasto a mais de espaço, nem de longe o mesmo do windows (exceto talvez por vir com os códigos-fonte, se entendi, mas deve poder ser apagado), você pode ter várias versões de um mesmo programa, e nunca mais tem problemas com dependências, se quer um dado programa numa versão, não vai precisar ter dois terços do sistema atualizados ou desatualizados para fazer isso funcionar.
E como derivado disso tem até uma própria distribuição de linux baseada nesse sistema e em outros princípios cujo techno-babble eu simplesmente não domino. "Configurações declarativas" e coisas assim. Parece que é um esquemão mais universal de configurações, sei lá como exatamente.
Outra coisa semi-parecida, não muito, é o que parece ser um novo sistema de pacotes portáteis:
http://appimage.org/
WHAT PEOPLE THINK
Linus Torvalds
"This is just very cool."
SEE IT IN ACTION
Here is an application packaged as an AppImage for you to try. Just download the application, website, make it executable, and run! No need to install. Runs on most 32-bit and 64-bit Linux desktops.
Rodei um krita no ubuntu, passa a leve impressão de ser melhor que o nativo (apesar de ser versão diferente, 3.0 em vez de 2.9), mas não usa as configurações de tema do sistema, mesmo exportando a variável de ambiente que faria isso.