Autor Tópico: Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio  (Lida 207933 vezes)

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #2600 Online: 12 de Setembro de 2016, 22:30:26 »
O problema atual dos jogos sem mídia física é o espaço de armazenamento que você precisa ter se quiser comprar muitos deles. Mas há uma ideia forte de que a nona geração de consoles será a última com mídias físicas (possivelmente cartuchos de grande armazenamento) e depois será a era dos jogos por streaming, rodando direto nos servidores sem necessidade de instalação.

Eu duvido muito que isso aconteça. Mesmo na velocidade da luz, um bit viajando meia circunferência da Terra leva 100 milissegundos aproximadamente. Coloque ainda o processamento, codificação/decodificação, input do jogador, renderização da tela e compactação, etc. O ping nunca será tão bom quanto rodar nativamente.

Os consoles e pcs para jogos não serão substituídos.

Acredito que a próxima revolução seja o VR e a distribuição de jogos mais unificada, dependendo menos das plataformas.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #2601 Online: 12 de Setembro de 2016, 22:34:56 »
E a ideia de que armazenavam pouco conteúdo acabou pois hoje é possível fabricar uma memória flash com a mesma capacidade de armazenamento de um bluray e custando poucos dólares. Agora imagine o preço de uma memória de apenas leitura, feita em série e vendida a preço de custo.

Mas isso faz sentido? Seria mais barato do que produzir algo comum, de leitura e escrita, gravar o programa, e então bloquear a escrita o quanto for necessário?

Acho que deve ser MUITO mais cara a produção de algo "gravado de fábrica" sem ser "via software", mas direto no processo de fabricação física... se é que isso existe em memória flash, não conheço. Existe? :hein:

Memória ROM é mais barata de fabricar que memória flash. E mais segura e duradoura. Mas nada impede que se fabrique cartuchos com memória flash regraváveis. Aliás, é possível que memória flash seja mais barata em maiores capacidades, visto que o mercado é maior e há mais pesquisa nesta área.

Mas ter poucos cartuchos com a possibilidade de gravar vários jogos nele tira o sentido de colecionar e comprar vários jogos, e acredite, isso é forte e rentável.

No fim um cartucho regravável é inútil pois o próprio aparelho pode armazenar os games neste caso, como um celular ou mesmo um pc.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2602 Online: 12 de Setembro de 2016, 22:36:29 »
Aliás, eu acabei de lembrar que o Neo Geo Pocket Color usava cartuchos com memória flash, porque caso os cartuchos encalhassem, a SNK poderia fazer o recall e reutilizar os "miolos" deles, reduzindo o custo de fabricação de novos games.

O problema é que este aparelho fracassou e teve poucos jogos.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2603 Online: 26 de Setembro de 2016, 15:03:20 »
No synaptic (gerenciador gráfico de pacotes do Debian) de vez em quando eu esbarro com uma ou outra coisa que seria pretensamente um sistema de pacotes universal de linux. Fico curioso em saber em que pé isso está, ainda que não curioso a ponto de ter pesquisado a respeito.

Seria um bocado interessante se funcionasse, seria meio como uma quase "vanilização" universal do linux, com as distros sendo opções de configuração e estética.

Depois só faltava fazerem um esquema de geração global de "temas" de todos QT, GTK e etc.

:emoticon do homer babando:

https://en.wikipedia.org/wiki/Nix_package_manager

https://en.wikipedia.org/wiki/NixOS

As descrições disso me parecem bastante interessantes, a origem é de 2003 ou por aí, me pergunto como nunca ouvi falar disso.

Esse sistema ignora os padrões normais de instalação em /usr/bin/ e /etc/ e tal, de maneira que, pelo que entendi, é quase que um híbrido de como as coisas são em windows, com recursos de sistema de arquivo linux, os elos rígidos (pt: ligações duras, en: hardlinks). Ou seja, cada programa instalado instala todas as bibliotecas necessárias, como no windows, mas em vez de cada uma ocupar o próprio espaço com arquivos separados, usa-se hardlinks, ou seja, o espaço usado é o de um arquivo só, que só é apagado quando não tiver mais nenhum programa dependendo dessa biblioteca.

O resultado é que, ao custo de algum gasto a mais de espaço, nem de longe o mesmo do windows (exceto talvez por vir com os códigos-fonte, se entendi, mas deve poder ser apagado), você pode ter várias versões de um mesmo programa, e nunca mais tem problemas com dependências, se quer um dado programa numa versão, não vai precisar ter dois terços do sistema atualizados ou desatualizados para fazer isso funcionar.

E como derivado disso tem até uma própria distribuição de linux baseada nesse sistema e em outros princípios cujo techno-babble eu simplesmente não domino. "Configurações declarativas" e coisas assim. Parece que é um esquemão mais universal de configurações, sei lá como exatamente.

Outra coisa semi-parecida, não muito, é o que parece ser um novo sistema de pacotes portáteis:

http://appimage.org/

WHAT PEOPLE THINK

Linus Torvalds

"This is just very cool."

SEE IT IN ACTION

Here is an application packaged as an AppImage for you to try. Just download the application, website, make it executable, and run! No need to install. Runs on most 32-bit and 64-bit Linux desktops.

Rodei um krita no ubuntu, passa a leve impressão de ser melhor que o nativo (apesar de ser versão diferente, 3.0 em vez de 2.9), mas não usa as configurações de tema do sistema, mesmo exportando a variável de ambiente que faria isso.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2604 Online: 30 de Setembro de 2016, 21:52:05 »
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2605 Online: 01 de Outubro de 2016, 09:32:23 »
http://appear.in

Tipo Skype, mas via browser, sem instalação, com até 8 participantes.
Você cria a sala e chama os outros, tipo

appear.in/fernando

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2606 Online: 01 de Outubro de 2016, 16:43:28 »

Isso precisa ir para uma versão atualizada de "como irritar pessoas", do Monty Python. Lista longa de links, feita em imagem, em vez de texto, sem razão alguma além de impossibilitar clicar nos links.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2607 Online: 03 de Outubro de 2016, 09:53:51 »
Meus caros, como sempre, lidando com o nada amigável Linux, me deparei com o seguinte problema: Sempre que conecto o meu HD externo ao desktop (rodando Linux), ele se torna somente leitura e não consigo editar, criar ou excluir os arquivos. Em Propriedades > Permissões, não é possível mudar a seleção de somente leitura para escrever/excluir/editar.

Alguém já passou por essa situação e conseguiu resolver?
Morte ao Linux.
Grato

Edit: Peguei o NTFS-config no gerenciados de pacotes do Synaptic. Agora deu certo.

PS: Linux é lixo.
« Última modificação: 03 de Outubro de 2016, 09:58:37 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2608 Online: 03 de Outubro de 2016, 10:04:59 »
Edit: Peguei o NTFS-config no gerenciados de pacotes do Synaptic. Agora deu certo.

PS: Linux é lixo.

Se a sua partição Windows estragar e não der mais boot, use o comando

ntfsfix

a partir do Linux

http://www.makeuseof.com/tag/fix-corrupted-windows-ntfs-filesystem-ubuntu/

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2609 Online: 21 de Outubro de 2016, 02:52:34 »
Sobre o novo console da Nintendo: vai usar cartucho mesmo, como especulávamos. Talvez seja a tendência da próxima geração.

Switch, novo videogame da Nintendo, é mistura de console e portátil

Após mais de um ano de espera, a Nintendo finalmente revelou nesta quinta (20) o seu próximo videogame, Switch, conhecido anteriormente apenas como NX.

A principal novidade da nova plataforma, como rumores apontavam, é o fato de que ele pode funcionar tanto como um console de mesa, como o PS4 e Xbox One, quanto um portátil nos moldes da família Game Boy e Nintendo DS.

O console também apresenta um controle modular, conhecido como JoyCon, que pode ser acoplado a um tablet para torná-lo portátil. Também será possível destacar estas partes, podendo ser usado por uma ou até duas pessoas.

A plataforma também oferece o Switch Pro Controller, um controle mais tradicional sem esta funcionalidade.

A empresa divulgou seu novo videogame por meio de um trailer mostrando não apenas "The Legend of Zelda: Breath of the Wild" como um novo jogo de seu icônico mascote, Mario.

"Splatoon", o sucesso surpresa do Wii U, também aparece como um dos jogos da nova plataforma no trailer.

O trailer também apresenta títulos de outras grandes produtoras como a Bethesda, com uma versão de "Skyrim", e a 2K Games com a mais nova edição de seu popular jogo de basquete, "NBA 2K17".

Diferente do PS4, Xbox One, e até mesmo do Nintendo Wii U, o Switch voltará a utilizar cartuchos. A Nintendo não indicou qual será sua capacidade de armazenamento.

A arquitetura da plataforma foi criada em conjunto com a Nvidia, e traz uma versão customizada do processador Tegra (voltado principalmente para dispositivos mobile, como celulares e tablets), com placa gráfica semelhante às da marca GeForce.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2610 Online: 21 de Outubro de 2016, 10:06:10 »
Vida longa aos cartuchos.

Quando nossa civilização acabar e os ETs virem aqui estudar nossa cultura através dos escombros, o que sobrará para ser estudo serão os cartuchos de consoles e as edições plastificadas das playboys de colecionadores por aí.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #2612 Online: 21 de Outubro de 2016, 15:07:43 »
"Edição plastificada" significa uma edição que publicaram com todas folhas laminadas, ou que colecionadores guardam em sacos plásticos? :hein:

Os colecionadores plastificam para manter em bom estado. Existem plásticos para isso. Sei disso pois tenho os álbuns de figurinhas da Copa desde a 1998 que mandei plastificar.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2613 Online: 21 de Outubro de 2016, 15:11:13 »
"Edição plastificada" significa uma edição que publicaram com todas folhas laminadas, ou que colecionadores guardam em sacos plásticos? :hein:

Deveria ter falado "exemplares plastificados".

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2615 Online: 21 de Outubro de 2016, 15:58:57 »
Ah, tá. Estava imaginando uma "edição impermeável limitada" para "colecionadores".

Quando alguém fala que tem uma coleção plastificada de Playboy, não consigo tirar da cabeça que o motivo de terem sido plastificadas é esse outro.

Bom, voltando aos cartuchos, os meus eu "plastifico" os rótulos, e ainda guardo num envelopinho plástico, dentro uma uma caixa organizadora (aquelas de plástico pra guardar tranqueiras).

A durabilidade das pirâmides será fichinha.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2617 Online: 21 de Outubro de 2016, 23:46:39 »

Então tem mesmo essa plastificação literal? Achava que estavam falando daqueles sacos plásticos.

Até onde eu sei não tem. Mas como você falou, as pessoas falam em plastificar se referindo a ensacar. No máximo elas lacram o pacote, mas fica parecendo que plastificaram cada página, e no contexto da Playboy a situação fica engraçada.

Pra mim plastificar e lacrar uma revista quando o dono não tem intenção de vendê-la não faz sentido nenhum. Uma revista que não pode ser manuseada não serve pra nada.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2618 Online: 22 de Outubro de 2016, 09:00:59 »
Pra mim plastificar e lacrar uma revista quando o dono não tem intenção de vendê-la não faz sentido nenhum. Uma revista que não pode ser manuseada não serve pra nada.
Preserva do oxigênio do ar e retarda o amarelamento do papel.

Muita gente coleciona por colecionar, sem intenção de usar.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2619 Online: 22 de Outubro de 2016, 18:29:00 »

Então tem mesmo essa plastificação literal? Achava que estavam falando daqueles sacos plásticos.

Até onde eu sei não tem. Mas como você falou, as pessoas falam em plastificar se referindo a ensacar. No máximo elas lacram o pacote, mas fica parecendo que plastificaram cada página, e no contexto da Playboy a situação fica engraçada.

É pelo valor como raridade, apenas. Como vinhos e bonequinhos de guerra-nas-estrelas ainda na embalagem original, não violada.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2620 Online: 22 de Outubro de 2016, 19:23:25 »

É pelo valor como raridade, apenas. Como vinhos e bonequinhos de guerra-nas-estrelas ainda na embalagem original, não violada.

Violar uma revista Playboy continua engraçado.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2621 Online: 22 de Outubro de 2016, 19:32:59 »
:hehe:

Machismo rape-enablerista e/ou virgin-commoditista/slut-shamerista.

Acho que os termos nacionalizados provavelmente são traduzidos, algumas vezes de forma que parece pouco ajustada ao vocabulário comum, um pouco como se fosse uma tradução automática. Como "empoderamento", mas não sei quais seriam esses.

Talvez facilitador de estupro, comoditizador de virgindade, envergonhador de vadias/vadiagem.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2622 Online: 24 de Outubro de 2016, 10:47:33 »
Fiz uma besteira aqui.

Estou acessando o fórum de um computador de uso público, mas por idiotice cliquei sem querer em "lembrar senha" quando inseri meus dados. Agora, eu faço logout e na hora de entrar de novo meus dados aparecem já preenchidos. Já excluí histórico, cache, reiniciei e os dados continuam aparecendo preenchidos na hora de logar.

Alguém sabe o que posso fazer?

Estou usando o Firefox no Ubuntu16.04 LTS.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2623 Online: 24 de Outubro de 2016, 10:58:49 »
Fiz uma besteira aqui.

Estou acessando o fórum de um computador de uso público, mas por idiotice cliquei sem querer em "lembrar senha" quando inseri meus dados. Agora, eu faço logout e na hora de entrar de novo meus dados aparecem já preenchidos. Já excluí histórico, cache, reiniciei e os dados continuam aparecendo preenchidos na hora de logar.

Alguém sabe o que posso fazer?

Estou usando o Firefox no Ubuntu16.04 LTS.

Siga estas instruções: http://kb.mozillazine.org/Deleting_autocomplete_entries
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2624 Online: 24 de Outubro de 2016, 11:22:17 »
Não funcionou, mas acabei achando a opção "remember logins for sites" nas preferências, desmarquei e deu certo. Valeu.   :ok:

Falta de hábito no Firefox.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!