Autor Tópico: Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio  (Lida 207930 vezes)

Rhyan

• Visitante
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #2525 Online: 23 de Junho de 2016, 06:20:15 »
Coloquei o Windows 10 e tô gostando, tava com o Ubuntu 16 mas prevaleceu a tradição.

Alguém aí usa? Gostou? Tem dicas?

Tentando aprender a usar esse LibreOffice.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #2526 Online: 23 de Junho de 2016, 10:00:17 »
Coloquei o Windows 10 e tô gostando, tava com o Ubuntu 16 mas prevaleceu a tradição.

Eu uso Windows 10 e acho ótimo.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2527 Online: 23 de Junho de 2016, 10:01:20 »

http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/7-configuracoes-que-voce-precisa-mudar-no-windows-10#1

Skorpios

• Visitante
« Resposta #2528 Online: 23 de Junho de 2016, 13:29:40 »

Eu uso Windows 10 e acho ótimo.

+1

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2529 Online: 23 de Junho de 2016, 16:34:45 »
O Edge é tudo isso que dizem mesmo? Eu testei durante alguns dias logo quando lançaram, mas na época ele era péssimo no gerenciamento de favoritos, que uso muito, e acabei abandonando. Estavam para arrumar isso mas nunca mais tentei usar.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2530 Online: 23 de Junho de 2016, 16:55:44 »
O Edge é tudo isso que dizem mesmo? Eu testei durante alguns dias logo quando lançaram, mas na época ele era péssimo no gerenciamento de favoritos, que uso muito, e acabei abandonando. Estavam para arrumar isso mas nunca mais tentei usar.

Ele é bem leve e rápido. Mas tem alguns problemas, como por exemplo às vezes não mostra os thumbnails dos vídeos no youtube, ou mesmo aqui no fórum não funciona a janelinha de popup de emoticons.

Quando eu vou jogar algum game e quero ficar ouvindo algum vídeo no youtube, uso o Edge por ser leve e não comer toda memória do PC.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2531 Online: 23 de Junho de 2016, 17:11:59 »
Parece que só consegue ser melhor que o IE, ainda perdendo para Chrome, Firefox, Opera, etc.

http://newswatchtv.com/2015/08/17/comparing-microsoft-edge-to-chrome-to-internet-explorer/

Até um pouco PIOR que o IE nesse benchmark:

http://www.pcworld.com/article/2966127/browsers/the-best-web-browser-of-2015-firefox-chrome-edge-ie-and-opera-compared.html

The benchmark numbers favor Chrome and Firefox

(barras maiores são melhor desempenho)

Chrome narrowly beats Opera
So who wins? Here’s the way we see it.
...
Give credit where credit is due: Edge’s performance has improved to the point that it’s competitive, though perhaps not as much as Microsoft would make it seem. Still, its lack of extensibility and proper syncing drag it down, at least until they’re added later this year. Firefox also performed admirably, until it bogged down under our real-world stress test. We also believe Opera would be a terrific choice for you, since it zips through benchmarks and real-world tests alike. Sure, it lacks the tight OS and service integration of Chrome, IE, and Edge—but some may see that as a bonus, too.

All that said, we still think Google’s Chrome is the best of the bunch.

...

Talvez eles tenham que fazer as coisas não tão superiores para evitar processo por monopólio...

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2532 Online: 23 de Junho de 2016, 17:32:28 »
Esses comparativos são de 2015, certo?

Talvez tenha melhorado alguma coisa de lá para cá...

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2533 Online: 23 de Junho de 2016, 18:02:34 »
É impossível que o Edge, feito para mobile, use mais memória que o chrome. Basta abrir o gerenciador de tarefas e constatar que o chrome é um comilão.

Obviamente isso não ocorre por ser mal feito ou algo assim. Ele usa muita memória para poupar processamento, provavelmente acumulando cache e preprocessando páginas.

Para navegações pesadas em sites com muito js, possivelmente o chrome seja melhor (em muitas ocasiões ele realmente é, visivelmente).  Mas para ficar só num site consumindo streaming ou para entrar em sites simples como o próprio fórum, o edge me parece melhor.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2534 Online: 23 de Junho de 2016, 18:23:33 »
"Feito para mobile" não quer dizer que você está rodando o mesmo programa que roda em mobile (supondo ainda que esse seja bem feito), a menos que esteja mesmo rodando essa versão. É mais a "marca" e alguns aspectos/partes, não quer dizer que vá ter o mesmo comportamento geral.

De 2015 ainda, mas:

http://www.tecmundo.com.br/navegador/85140-comparativo-melhor-navegador-usar-windows-10.htm

Curioso haver tanta diferença do Opera para o Chrome.

Uso de memória não é de qualquer jeito necessariamente ruim, se estiver sendo feito bom uso, representará ganho em desempenho. Mas vai comprometer então proporcionalmente o desempenho em outros aplicativos que consumiriam bastante memória, se usados ao mesmo tempo.

Parece que o Edge não é tão ruim em js, o problema é mesmo HTML5.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2535 Online: 23 de Junho de 2016, 21:08:05 »
"Feito para mobile" não quer dizer que você está rodando o mesmo programa que roda em mobile (supondo ainda que esse seja bem feito), a menos que esteja mesmo rodando essa versão. É mais a "marca" e alguns aspectos/partes, não quer dizer que vá ter o mesmo comportamento geral.

Mas o Edge é um app de Windows Phone 10, mesmo quando roda no Windows 10 para desktop.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2536 Online: 23 de Junho de 2016, 21:43:22 »
Não entendi. No mínimo são binários diferentes, compilados para arquiteturas de processadores diferentes, não? :hein:

https://en.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Edge#Release_history
...
Código: [Selecionar]
Versão: 25.10586
Desktop: November 5, 2015
Xbox: November 12, 2015
Mobile: November 18, 2015
Server: November 19, 2015

Imagino que deve também ser inteligente ter como adaptação a uma plataforma mais do que meramente compilação para o processador específico do mesmo código, sem qualquer otimização, seja explorar mais maiores recursos, ou comprometer esse uso para não pesar...

(Por mais que tentem também manter a experiência de usuário tão homogênea quanto possível... essa meta não é impedimento de tentar otimizar o programa para particularidades de cada hardware.)

Eles até podem fazer isso de forma que o programa seja o mesmo em qualquer hardware, mas se adapte "ativamente" a ele, ao custo de talvez ter código mais complicado e "inutilizado" rodando em qualquer plataforma (isso é, ter instruções nas linhas de, "se o hardware tem características AB, faça YZ; se são características CD, faça WX"), mas não sei se isso realmente simplifica o trabalho dos desenvolvedores ou ajuda de qualquer forma do que ter versões específicas do código para cada aparelho, sem essas condicionais tão abrangentes (ou, que imagino serem tão abrangentes).

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2537 Online: 23 de Junho de 2016, 21:50:27 »
Não entendi. No mínimo são binários diferentes, compilados para arquiteturas de processadores diferentes, não? :hein:

https://en.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Edge#Release_history
...
Código: [Selecionar]
Versão: 25.10586
Desktop: November 5, 2015
Xbox: November 12, 2015
Mobile: November 18, 2015
Server: November 19, 2015

Imagino que deve também ser inteligente ter como adaptação a uma plataforma mais do que meramente compilação para o processador específico do mesmo código, sem qualquer otimização, seja explorar mais maiores recursos, ou comprometer esse uso para não pesar...

(Por mais que tentem também manter a experiência de usuário tão homogênea quanto possível... essa meta não é impedimento de tentar otimizar o programa para particularidades de cada hardware.)

Eles até podem fazer isso de forma que o programa seja o mesmo em qualquer hardware, mas se adapte "ativamente" a ele, ao custo de talvez ter código mais complicado e "inutilizado" rodando em qualquer plataforma (isso é, ter instruções nas linhas de, "se o hardware tem características AB, faça YZ; se são características CD, faça WX"), mas não sei se isso realmente simplifica o trabalho dos desenvolvedores ou ajuda de qualquer forma do que ter versões específicas do código para cada aparelho, sem essas condicionais tão abrangentes (ou, que imagino serem tão abrangentes).

Eu não sabia que ele tinha diferentes versões. Talvez seja feito para melhorar o desempenho. Mas o que me referi é que o Edge não é um app win32 nativo. Ele, mesmo tendo um build próprio para desktop, roda dentro do ambiente "WP10" do windows 10.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2538 Online: 23 de Junho de 2016, 22:00:26 »
Eu nem sei o que é isso :biglol:

Só acho que, se isso não é um "emulador de mobile" ou "máquina virtual" rodando no desktop (que dispensaria as versões diferentes), as mesmas noções se aplicam ao "ambiente", também...

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2539 Online: 23 de Junho de 2016, 22:10:08 »
Eu nem sei o que é isso :biglol:

Só acho que, se isso não é um "emulador de mobile" ou "máquina virtual" rodando no desktop (que dispensaria as versões diferentes), as mesmas noções se aplicam ao "ambiente", também...

Eu sei que é possível rodar um app do android no windows phone. Acho que é necessário usar algum aplicativo para "recompilar" o apk, mas é possível.

Isso mostra que os apps não são binários de baixo nível. Na verdade são alguma linguagem intermediária rodando em cima de uma máquina virtual.

De qualquer forma, resolvi rever a performance e memória dos browsers aqui e os dois rodando o mesmo vídeo no youtube dão uma diferença grande.

O chrome e todos os seus módulos usam uns 400mb na ram e uns 5% de performance.

O edge usa menos de 20mb e menos de 1%

Acho que isso é uma maneira diferente de tratar os recursos do hardware. O chrome é feito para ter uma sobrecarga inicial mas ganhar performance com múltiplas abas, e o edge parece ser mais otimizado para rodar numa única aba, como geralmente é feito num smart phone.

Só me incomoda ver pessoas falando que este ou aquele browser é mais pesado ou mais lento por ser "código porco", "mal feito", etc, sem entender que cada um trata os recursos de maneira diferente para abordar o problema.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #2540 Online: 24 de Junho de 2016, 07:31:03 »
Sim, a abordagem do Google Chrome, como tudo da Google, é que você faça tudo pela internet, por isso tende a ser comilão em termos de memória.

Para mim há um problema nessa abordagem e é a de que, se bem hoje muitos documentos estão na nuvem, tem muitos aplicativos ainda, e isso vai continuar por um certo tempo (mais eu sendo desenvolvedor de sistemas).

Mesmo assim como tendência o Chrome está certo.

Estranho o Safari nem constar nos benchmarks :|
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #2541 Online: 25 de Junho de 2016, 21:24:59 »
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/7-configuracoes-que-voce-precisa-mudar-no-windows-10#1
Do artigo:
"o W10 contacta a Microsoft mesmo quando ajustado para não fazer isso."
"Você não pode escolher se quer ou não instalar os updates enviados pela Microsoft."

Ó, me chamem de chato, paranóico ou cheio de frescura, mas: como é que os usuários de Windows engolem esse tipo de coisa?
Latebra optima insania est.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2542 Online: 25 de Junho de 2016, 21:36:09 »
https://en.wikipedia.org/wiki/Terms_of_service

É parte do pacote quando se quer ou precisa usar o sistema operacional padrão de mercado. Ao menos sem fazer gambiarras que possam comprometer a funcionalidade e/ou violar os termos contratuais.

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #2543 Online: 25 de Junho de 2016, 21:42:51 »
https://en.wikipedia.org/wiki/Terms_of_service

É parte do pacote quando se quer ou precisa usar o sistema operacional padrão de mercado. Ao menos sem fazer gambiarras que possam comprometer a funcionalidade e/ou violar os termos contratuais.
Sim, mas como é que aceitam termos de serviço abusivos, invasivos e que praticamente dizem "ó, nossa empresa manda no seu computador mais que você"?

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #2544 Online: 25 de Junho de 2016, 21:47:17 »
A chave da resposta é 'padrão de mercado'. O Windows se tornou por uma série de questões de mercado no seu padrão e certas práticas que podem ser consideradas abusivas para um usuário mais crítico, não significam absolutamente nada para um usuário médio.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2545 Online: 25 de Junho de 2016, 21:51:12 »
Como não aceitariam?

É algo meio como "não aceitar" se o governo ditar que tem que ter mais N% de álcool na gasolina.

O que poderiam fazer é sair nas ruas protestando e tal, ou alguma coisa mais virtual/online, que talvez até exista, sei lá.

Se bobear fala-se até em impor leis nesse sentido, não duvido.

Mas enquanto essas coisas não surtem efeito, as pessoas tem que tocar a vida.

(Curioso, eles tem como default um mecanismo que desativa software pirata, só lendo os resultados no google dá a impressão que mesmo os não-MS)

Offline Eremita

• Nível 38
  • *
  • Ecce.
« Resposta #2546 Online: 25 de Junho de 2016, 22:06:45 »
Meu, sério. Que merda isso.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2547 Online: 26 de Junho de 2016, 00:24:45 »
Meu, sério. Que merda isso.

O windows é extremamente vulnerável. A microsoft tornou o windows 10 até gratuito para atualizar a partir dos anteriores e está pegando pesado nas atualizações justamente para amenizar este problema.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #2548 Online: 26 de Junho de 2016, 02:54:13 »

:ok:

Já conhecia esses problemas quando instalei num netbook de um parente.

Mas gostava muito do 7 pra me desfazer tão rápido.

Rhyan

• Visitante
« Resposta #2549 Online: 26 de Junho de 2016, 02:59:05 »
Nunca consegui decidir qual o melhor entre Chrome e Firefox, mesmo procurando esses dados de comparações. Uso o Chrome por costume.

Hoje mesmo eu descobri que os vídeos e imagens em 360º não funcionavam porque a aceleração de hardware estava desligada. Não sei se é bom deixar isso ligado, minha CPU é fraquinha.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!