Autor Tópico: Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio  (Lida 207936 vezes)

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #2675 Online: 16 de Dezembro de 2016, 09:42:35 »
Eu achei uma caixa lacrada com uma cópia do windows seven pro. Aquelas cópias "OEM". Será que tem risco de eu ser preso se instalá-la no meu computador?
To lendo um zilhão de artigos (depois de um ano e meio, tô no mestrado como regular... \o/), por isso não to com muito tempo de fuçar a net!

Você achou no chão de uma loja de informática? Se não não tem perigo. Mas de qualquer forma eu recomendo você instalar o Windows 7 pirata mesmo. Você encontra cópias muito melhores, com atualizações embutidas, versões melhores, etc. Se bobear ainda ganha um upgrade original pro Windows 10.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #2676 Online: 16 de Dezembro de 2016, 09:45:33 »
Eu achei uma caixa lacrada com uma cópia do windows seven pro. Aquelas cópias "OEM". Será que tem risco de eu ser preso se instalá-la no meu computador?
To lendo um zilhão de artigos (depois de um ano e meio, tô no mestrado como regular... \o/), por isso não to com muito tempo de fuçar a net!

Você achou no chão de uma loja de informática? Se não não tem perigo. Mas de qualquer forma eu recomendo você instalar o Windows 7 pirata mesmo. Você encontra cópias muito melhores, com atualizações embutidas, versões melhores, etc. Se bobear ainda ganha um upgrade original pro Windows 10.

Obrigado, mas eu acho que a microsoft parou de atualizar os piratas para windows 10. E eu achei na rua mesmo, peguei uma caixa e tava dentro.
Você é único, assim como todos os outros.
Alfred E. Newman

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #2677 Online: 16 de Dezembro de 2016, 11:35:11 »
Você tem o risco disso funcionar, isso sim.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2678 Online: 16 de Dezembro de 2016, 11:40:15 »
Acho que por pirataria em si deve ser bem improvável, não me lembro de ter visto já notícias de alguém ser preso por pirataria para uso pessoal. Muito menos de windows*. O problema talvez seja ter achado um windows, o Diegojaf uma vez mencionou que tecnicamente achar coisas é furto.

* fico imaginando a população toda que teria que ser presa se isso desse cadeia. Acho que praticamente o estado brasileiro teria que trocar de lugar com a administração do sistema prisional.

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2679 Online: 16 de Dezembro de 2016, 13:03:15 »
Acho que por pirataria em si deve ser bem improvável, não me lembro de ter visto já notícias de alguém ser preso por pirataria para uso pessoal. Muito menos de windows*. O problema talvez seja ter achado um windows, o Diegojaf uma vez mencionou que tecnicamente achar coisas é furto.

* fico imaginando a população toda que teria que ser presa se isso desse cadeia. Acho que praticamente o estado brasileiro teria que trocar de lugar com a administração do sistema prisional.

Eu catei uma caixa do lixo (uma caixa de impressora) e ele tava dentro com os drivers da impressora, mais um monte de coisa, não me pareceu ter sido jogado por engano... mas sei lá.
Alfred E. Newman

Offline Dodo

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2680 Online: 16 de Dezembro de 2016, 13:04:27 »
Você tem o risco disso funcionar, isso sim.

:/
Alfred E. Newman

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2681 Online: 16 de Dezembro de 2016, 13:13:38 »
Quando está abandonado ou jogado no lixo não é crime se apropriar.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Res_derelictae

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #2682 Online: 08 de Janeiro de 2017, 12:16:48 »
Bits são formados por elétrons?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2683 Online: 08 de Janeiro de 2017, 12:31:56 »
Falando do que não manjo nada: o bit é uma medida de informação, não atrelada a qualquer substrato físico. Um buraco num cartão pode ser um "bit", e talvez um elétron, se houver algo que consiga "ler" elétrons versus não-elétrons individuais.

Em computadores/informática/tecno-eletronica-laser-high-tech, acho que funciona meio como uma "válvula" de corrente, aberta=1/bit, fechada=0/não-bit.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2684 Online: 08 de Janeiro de 2017, 13:07:17 »
É isso mesmo, bit é apenas unidade de medida de informação, não é um conceito necessariamente atrelado à forma que se usa para armazenar essa informação.

Grosso modo, você pode pegar uma mensagem qualquer e calcular quantos bits de informação ela tem, e será maior quanto maior for a "aleatoriedade" dessa mensagem. Uma sequência randômica de 100 algarismos, por exemplo, irá conter mais informação que uma sequência de 100 algarismos iguais. Essa é inclusive a base da ideia de "compressão".

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2685 Online: 08 de Janeiro de 2017, 13:21:49 »
O bit é representado de diferentes formas, dependendo de como é armazenado. Num CD o bit é um pequeno buraco que reflete o laser. Num disquete ou HD ele é um ponto magnético que tem uma polaridade ou direção diferente. Na memória RAM é uma chave eletrônica, que abre ou fecha, e é operado por uma corrente elétrica. Acho que este caso da memória RAM é o mais complicado de entender.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2686 Online: 08 de Janeiro de 2017, 15:08:12 »
No universo material, em última instância, por quantums existindo ou não em um dado momento. No mundo espiritual, por ondas/partículas de karma postivas ou negativas.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #2687 Online: 08 de Janeiro de 2017, 18:10:26 »
É que uma vez eu li ou ouvi que a grosso modo os zeros e uns do código binário em computadores são elétrons empilhados.

* Acho que foi no podcast dragões de garagem

Offline Euler1707

• Nível 24
  • *
  • não há texto pessoal
« Resposta #2688 Online: 08 de Janeiro de 2017, 20:32:39 »
Como é que se "empilha" elétrons?

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2689 Online: 08 de Janeiro de 2017, 21:01:16 »
Na verdade não são empilhados, mas enfileirados. Os elétrons são arremessados quando o HD gira os discos internos que o compõem. Eles saem do centro para a borda através da força centrípeta e ficam alí, alinhados. É o mesmo princípio do microondas. Podemos até dizer que um microondas é um computador sem placa-mãe.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #2690 Online: 14 de Janeiro de 2017, 11:45:43 »
Então voltando a questão original, são esses elétrons enfileirados que compõem os 01010101s e por sua vez os dados?

Offline Euler1707

• Nível 24
  • *
  • não há texto pessoal
« Resposta #2691 Online: 14 de Janeiro de 2017, 11:50:25 »
Então voltando a questão original, são esses elétrons enfileirados que compõem os 01010101s e por sua vez os dados?
Não. Esses 0's e 1's "são" os bits, e eles podem ser representados de várias formas, como o Lorentz já falou.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2693 Online: 14 de Janeiro de 2017, 12:58:07 »
Mais precisamente, os bits costumam ser representados como diferentes valores de tensão (voltagem) num circuito eletrônico como um processador ou a memória RAM. Em mídia magnética, eles são representados de maneira mais complexa, indireta: a mudança de polaridade N-S representa um 0 ou um 1 e a ausência de mudança representa, respectivamente um 1 ou um 0. Alguns critérios de codificação são importantes para que o sistema seja resiliente a erros.

Sobre como os bits "existem" em um computador, recomendo os vídeos abaixo, em ordem, além do que o Buck postou acima.

https://www.youtube.com/watch?annotation_id=annotation_2755749423&feature=iv&src_vid=-Ecf7lb4aZ0&v=XETZoRYdtkw

Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2695 Online: 14 de Janeiro de 2017, 15:42:24 »
Deveriam tentar promover o conhecimento sobre o assunto com a hashtag #logicgate.

Entenda o mais novo escândalo das revistas acadêmicas de epistemologia. Tivemos acesso a documentos exclusivos e trocas de e-mails comprometedores. #logicgate

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2696 Online: 14 de Janeiro de 2017, 16:00:17 »
Curioso como o "gate" original tinha como incriminador a violação de "privacidade"/sigilo na tentativa de encontrar coisas incriminadoras; hoje em dia os "gates" (os não-piada) parecem ser sobre o conteúdo supostamente incriminador adquirido de maneira eticamente questionável ou ilegal, mas isso é um detalhe menor.

O que por si só não seria tão significativo, o pior é que isso se dá ao mesmo tempo em que, em vez de encontrarem mesmo algo mais incriminador do que a forma de aquisição de informação, são criadas farsas/hoaxes em torno da informação roubada.

Ou seja, se o Watergate fosse hoje, as chances eram de que se chamasse "Cubagate", se de alguma forma inventassem de usar o sufixo "gate" mesmo assim.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2697 Online: 14 de Janeiro de 2017, 16:28:32 »
Curioso como o "gate" original tinha como incriminador a violação de "privacidade"/sigilo na tentativa de encontrar coisas incriminadoras;

Antigamente existia "Watergate", pois era o nome do hotel. Não era uma conspiração em torno da água.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #2698 Online: 14 de Janeiro de 2017, 17:05:13 »
E os escândalos em pagamentos de contas da Microsoft seriam os "billgates".

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
« Resposta #2699 Online: 14 de Janeiro de 2017, 17:57:04 »
ta dum tssss
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!