Autor Tópico: Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio  (Lida 207937 vezes)

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #2700 Online: 14 de Janeiro de 2017, 17:58:31 »
Curioso como o "gate" original tinha como incriminador a violação de "privacidade"/sigilo na tentativa de encontrar coisas incriminadoras;

Antigamente existia "Watergate", pois era o nome do hotel. Não era uma conspiração em torno da água.

Ou isso é o que aqueles que escreveram a história contam. Parece que há evidências de que na verdade foi tudo um cover up secreto de um grande escândalo sobre fluorização da água.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:Tópico unificado para assuntos de informática que não merecem um tópico próprio
« Resposta #2701 Online: 01 de Fevereiro de 2017, 14:57:36 »
Depois de anos usando o chrome, estou ensaiando voltar a usar o firefox novamente.

Eu já usava o mozilla na época do IE6 e migrei para o firefox ainda em sua versão 0.9, e fiquei usando ele por muito tempo. Depois de uns 2 anos após o lançamento do chrome eu migrei para ele e assim fiquei até hoje. Gostava de como ele se integrava totalmente com os serviços do google e de sua performance geral. Mas atualmente o chrome parece estar virando um verdadeiro bloatware, acumulando cada vez mais funções, xeretando, guardando e sincronizando cada vez mais coisas, e isso me incomoda muito. Não gosto de softwares que guardam coisas demais e cuidam de você como se fosse uma criança mimada incapaz de se organizar.

Acho que o firefox e sua política mais focada em privacidade e flexibilidade com extensões ainda é o ideal para mim. O recurso de sync que sincroniza as configurações entre vários aplicativos, incluindo os mobile. Isso iguala o ff ao chrome e torna este último descartável agora.

Alguém ainda usa o ff ou prefere ele por algum motivo específico? Tem extensões que recomenda?

Eu instalei uma extensão de bloquear ads para ele chamada ublock origin, e o que gostei foi que os sites que detectam adblocks não reconheceram este ainda, e talvez nunca reconheçam. A Veja que virou uma bagunça com ads disfarçadas de notícias ficou muito melhor após usar esta extensão, sendo que o ad block plus que eu usava no chrome antes não conseguia eliminar esses tipos de ads/notícias.
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2017, 15:01:48 por Lorentz »
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Skorpios

• Visitante
« Resposta #2702 Online: 01 de Fevereiro de 2017, 15:13:59 »
Eu uso o Firefox há muitos anos e nunca senti vontade de mudar. Preguiça? Medo? Não sei mas estou satisfeito como usuário.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2703 Online: 01 de Fevereiro de 2017, 15:20:50 »
O Opera novo, e o Vivaldi, são derivados do chrome/ium, talvez com menos dessas funções extra.

Algumas talvez o próprio chromium não tenha, não sei. :hein:

Eu uso alternadamene firefox e chrome/ium.

Extensões de uso geral:

Tab Wheel Scroll

Stylish

Html5 Youtube Video Speed Controller

NoScript

Session Manager

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2704 Online: 02 de Fevereiro de 2017, 08:50:59 »
Para algumas coisas, o flashplayer ainda é necessário. Como o plugin do flashplayer para Linux parou na versão 11.2, às vezes eu ainda tenho que usar o Chrome, que traz o plugin embutido e atualizado.

Para o resto, uso o FF, ainda mais em sites que ficam meio travados quando o Chrome tenta rodar um monte de coisas com Flash.

O FF descende do Netscape, que eu usei desde a versão 0.9, em 1995, embora tenha usado bastante o antigo Opera.

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2705 Online: 02 de Fevereiro de 2017, 17:19:11 »
O Flash palyer é encessário pra alguma coisa hoje em dia que não seja joguinho de flash?

O Chromium já abandonou flash (e jaba) há muito tempo no Linux.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #2706 Online: 02 de Fevereiro de 2017, 17:25:57 »
Meu navegador favorito é o Firefox, mas não tenho uma boa razão para indicá-lo a alguém. Comecei a usar para fugir do IE, peguei gosto e fiquei. Não me dei tão bem com o Chrome, mas ainda o uso por gostar de uma extensão (Vigie Aqui) e precisar de outra (TeX All the Things), e ambas só existirem para o Chrome.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2707 Online: 02 de Fevereiro de 2017, 17:28:44 »
O Flash palyer é encessário pra alguma coisa hoje em dia que não seja joguinho de flash?

O que é o chromium?
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #2708 Online: 02 de Fevereiro de 2017, 17:38:05 »
O que é o chromium?
É a versão "software livre" do Chrome. Ele tem código aberto.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2709 Online: 02 de Fevereiro de 2017, 18:16:41 »

Ele vinha com flash em algum momento? Achava que sempre tinha que pegar do chrome.

Se bem que diferentes distribuições talvez tenham diferentes políticas e já deixassem isso preparado.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2710 Online: 03 de Fevereiro de 2017, 08:47:14 »

Sites de webcam tipo Appear.in, que é como o Skype, mas você cria uma conta temporária a cada uso, ainda precisam do Flash.

O Chromium, sim, mas o Chrome ainda mantém o Flash embutido.

Nota: o Java ainda é usado por uns poucos sites (e também pelo programa do IRPF)

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2711 Online: 03 de Fevereiro de 2017, 08:50:04 »
Meu navegador favorito é o Firefox, mas não tenho uma boa razão para indicá-lo a alguém. Comecei a usar para fugir do IE, peguei gosto e fiquei. Não me dei tão bem com o Chrome, mas ainda o uso por gostar de uma extensão (Vigie Aqui) e precisar de outra (TeX All the Things), e ambas só existirem para o Chrome.
Uso a extensão Downloadhelper do Firefox para baixar vídeos dos sites.

O Google Streetview trava no Chrome. Só funciona bem no FF.

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #2712 Online: 03 de Fevereiro de 2017, 14:15:50 »
Uso a extensão Downloadhelper do Firefox para baixar vídeos dos sites.
Em casa tenho o Real Player, que instala uma extensão para isso.

O Google Streetview trava no Chrome. Só funciona bem no FF.
No Chrome, no Google Earth e etc. Vou instalar Firefox no serviço e testar (aqui usamos muito o Street View).

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Aronax

• Nível 27
  • *
« Resposta #2713 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 12:30:01 »
Aos experts do CC uma questão de opinião:....qual o melhor app de GPS?
Uma verdade ou um ser podem ser vistos de vários pontos, porém a verdade e o ser estão acima de pontos de vista.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #2714 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 12:51:48 »

Eu sempre utilizei o Google Maps. Não gosto do Waze.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2715 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 13:23:32 »
Eu sempre utilizei o Google Maps. Não gosto do Waze.
Nunca usei o Google Maps no carro. O Waze funciona sem problemas e atualiza rápido, tipo ele te diz para seguir um caminho e, algum tempo depois, muda a indicação porque já engarrafou por lá.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2716 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 13:42:29 »
Parece que o google maps passou a reconhecer engarrafamentos também.

Offline Fernando Silva

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2717 Online: 10 de Fevereiro de 2017, 14:03:42 »
Parece que o google maps passou a reconhecer engarrafamentos também.
Ele mostra o engarrafamento no mapa, só não sei se ele muda o trajeto recomendado antes.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2718 Online: 05 de Março de 2017, 00:05:31 »
Estou precisando criar um mapa de kernel (heatmap, mapa de calor) de uma série de dados. Estou usando o QGIS pra fazer, mas estou levando uma surra, já que a partir do momento em que os dados aparecem como pontos no mapa, não consigo gerar o mapa de calor a partir deles.

A minha tabela de dados tem só Latitude e Longitude, alguém aqui é familiarizado com o programa?

EDIT: Só consigo chegar até aqui...

« Última modificação: 05 de Março de 2017, 00:19:17 por Diegojaf »
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #2719 Online: 05 de Março de 2017, 12:52:33 »
Resolvido.

Aparentemente o problema era com o raio do mapa de calor que eu estava gerando, com um valor inferior a 80000m que para um mapa nessa proporção fica pequeno demais e ele não aceita.

Não ficou bonitinho como eu queria não, mas a partir daí é só refinar. :lol:
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #2720 Online: 08 de Março de 2017, 07:22:44 »
Parabéns Diego.
Acrescentando as legendas poderia colaborar no tópico com Mapas e Gráficos, do Gauss.
 :ok: :ok: :ok:

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2721 Online: 14 de Maio de 2017, 17:40:25 »
Essa estória de ataque hacker no meu mundo utópico de informática teria solução com um computador com um sistema em que a cada vez que o computador fosse usado gerasse um backup automático em que fosse possível usar o computador no modo em que ele foi acessado a última vez, sempre disponível, com qualquer programa que tivesse feito alguma alteração, passível de ser descartado. Não compreendo como isto não é factível, atualmente.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2722 Online: 14 de Maio de 2017, 19:12:54 »
A solução para os casos resolvidos mais imediatamente deve ter sido mesmo essa, imagino. A menos que tenham uma tecnologia ferrada de decriptografia, o que não sei se é o caso, acho menos provável.

Mas acho que não chega a ser uma solução definitiva, mesmo com backups fisicamente desligados da rede. Se é uma estratégia suficientemente comum, então a estratégia de ataque talvez pudesse ser a de algo mais sutil, que ficasse latente por mais tempo, aumentando as chances de terem se apoderado também dos backups.

Para usuários comuns e empresas menores, também implica em investir consideravelmente mais com armazenamento e administração, especialmente se houver essa rotação física de backups. Mas talvez um lance mais "de nuvem" facilite/barateie backups ao mesmo tempo em que dificulte esses seqüestros.

Offline FZapp

• Administradores
  • Nível Máximo
  • *
  • El Inodoro Pereyra
    • JVMC
« Resposta #2723 Online: 14 de Maio de 2017, 20:16:31 »
Essa estória de ataque hacker no meu mundo utópico de informática teria solução com um computador com um sistema em que a cada vez que o computador fosse usado gerasse um backup automático em que fosse possível usar o computador no modo em que ele foi acessado a última vez, sempre disponível, com qualquer programa que tivesse feito alguma alteração, passível de ser descartado. Não compreendo como isto não é factível, atualmente.

As empresas geram backups dos dados locais das estações, mas nem sempre, e o funcionário pode ter seu equipamento infectado.
No momento da intervenção é bastante difícil localizá-lo, para o computador o acesso não é percebido (é uma falha detectada recentemente e nem todos estão devidamente protegidos).
Como os ataques sempre são diferentes, cabem as máximas de segurança de sempre: não aceitar downloads de locais suspeitos, sempre manter atualizado o sistema operacional e mantenha backups atualizados de seus dados.
--
Si hemos de salvar o no,
de esto naides nos responde;
derecho ande el sol se esconde
tierra adentro hay que tirar;
algun día hemos de llegar...
despues sabremos a dónde.

"Why do you necessarily have to be wrong just because a few million people think you are?" Frank Zappa

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2724 Online: 14 de Maio de 2017, 20:30:14 »
É complicado. Nunca tive muita paciência com informática, acho que estou pagando o preço disso, pois tenho claramente diante de mim a ideia que estou querendo expor mas sem conseguir passar pra vocês.
Até onde eu sei eu não sei.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!