Depois de anos usando o chrome, estou ensaiando voltar a usar o firefox novamente.
Eu já usava o mozilla na época do IE6 e migrei para o firefox ainda em sua versão 0.9, e fiquei usando ele por muito tempo. Depois de uns 2 anos após o lançamento do chrome eu migrei para ele e assim fiquei até hoje. Gostava de como ele se integrava totalmente com os serviços do google e de sua performance geral. Mas atualmente o chrome parece estar virando um verdadeiro bloatware, acumulando cada vez mais funções, xeretando, guardando e sincronizando cada vez mais coisas, e isso me incomoda muito. Não gosto de softwares que guardam coisas demais e cuidam de você como se fosse uma criança mimada incapaz de se organizar.
Acho que o firefox e sua política mais focada em privacidade e flexibilidade com extensões ainda é o ideal para mim. O recurso de sync que sincroniza as configurações entre vários aplicativos, incluindo os mobile. Isso iguala o ff ao chrome e torna este último descartável agora.
Alguém ainda usa o ff ou prefere ele por algum motivo específico? Tem extensões que recomenda?
Eu instalei uma extensão de bloquear ads para ele chamada ublock origin, e o que gostei foi que os sites que detectam adblocks não reconheceram este ainda, e talvez nunca reconheçam. A Veja que virou uma bagunça com ads disfarçadas de notícias ficou muito melhor após usar esta extensão, sendo que o ad block plus que eu usava no chrome antes não conseguia eliminar esses tipos de ads/notícias.