Todas as escolhas tinham suas vantagens e desvantagens. A grande desvantagem do Grippen para o Brasil é sua pequena autonomia quando comparado aos outros, e para um país com as dimensões do Brasil isso faz uma boa diferença. Em compensação é a opção que garantirá maior participação dos nossos engenheiros e empresas no desenvolvimento do caça, ajudando a gerar know-how próprio. Principalmente no Seagripen que ainda não existe. De qualquer maneira agora vem a negociação do contrato final o que deve levar de 10 a 12 meses.
Para os EUA o resultado é um pouco decepcionante mas não é o pior dos mundos, já que eles fornecerão "só" o componente mais importante: o motor. Mas tenho certeza de que continuarão a caçar o Snowden com mais raiva ainda porque acho que essa foi a grande razão que fez o F18 perder a parada, já que sua proposta até pouco tempo atrás era considerada a melhor.
O mais engraçado é que depois de vários anos de discussão sobre o assunto, o Jornal da Globo ainda vem me dizer que a decisão foi precipitada, tomada às pressas. E quando falavam sobre o Rafale mostraram uma imagem do... Typhoon.