Autor Tópico: Potência militar  (Lida 138618 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline Dr. Manhattan

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.342
  • Sexo: Masculino
  • Malign Hypercognitive since 1973
Re:Potência militar
« Resposta #950 Online: 12 de Junho de 2013, 15:16:48 »
Sinceramente, não vejo como o Brasil atualmente defenderia com eficácia as suas fronteiras, instalações de geração e distribuição de energia, torres de comunicação, pontes, fábricas e até mesmo os quartéis de um ataque da Rússia, China, EUA, França, Japão ou outro. Inclusive acho que o inimigo conseguiria dar um Sapeca Iaiá no Brasil sem sofrer danos significativos na economia, tendo em vista que para alguns países o ataque (e estímulo ao conflito) a outros leva de certo modo a avanços econômicos.

Na minha visão os únicos problema encontrados pelo inimigo seriam numa situação de guerrilha na selva, que ainda assim é ameaçada pela tal falta de munição para as tropas brasileiras (que supostamente não durariam uma hora de combate) e em “tomar o poder” dos grandes centros urbanos, se a intenção fosse de dominar causando o menor dano possível, o que é difícil em qualquer canto do mundo e talvez mais especialmente na China.

Na verdade, e plagiando os analistas políticos: "it's the airpower, stupid!"
No final, tudo se baseia na capacidade de defesa do país contra um ataque aéreo maciço: nenhum país, nem mesmo a Argentina, seria louco de tentar "conquistar" o Brasil num ataque terrestre*. Isso simplesmente porque o país é grande demais, com um terreno muito variado com florestas e morros, além de muitos rios largos e uma população enorme. Assim, se um país quisesse, como diria Clausewitz, impor sua vontade política por outras formas ao Brasil, sua estratégia deveria se basear em ataques aéreos em larga escala, para destruir a infraestrutura e a indústria do país (pense em Kosovo). Atualmente, somente os EUA são capazes de um ataque assim ao Brasil, por possuírem seus grupos de porta-aviões (um deles já seria suficiente para o serviço) e bombardeiros de longo alcance.

É por isso que é tão importante uma modernização da força aérea brasileira. Também acho que, se o governo estivesse levando a sério esses cenários, ele teria feito um esforço para desenvolver mísseis balísticos de médio alcance** e investir em baterias de SAM.


Fora isso, uma alternativa seriam ataques de submarinos à frota mercante e plataformas de petróleo brasileiras. Creio que a Rússia e, em menor medida a China, têm capacidade de ataques como esses, mas mesmo assim os ganhos seriam limitados. Mais um motivo também para o Brasil investir em tecnologias de submarinos nucleares.


*Essa era a maneira de pensar durante a Segunda Guerra Mundial. As coisas mudam.
**Um ponto fraco de porta-aviões.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Skorpios

  • Visitante
Re:Potência militar
« Resposta #951 Online: 13 de Junho de 2013, 09:35:13 »
Sugestão para um novo programa se o FX2 acabar....


Fonte

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re:Potência militar
« Resposta #952 Online: 13 de Junho de 2013, 14:22:05 »
:rola:
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re:Potência militar
« Resposta #953 Online: 21 de Junho de 2013, 14:44:45 »
Será que a população irá ver com bons olhos gastar bilhões com caças? Acho que essa onda de protestos irá afundar o programa de compra de caças...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Skorpios

  • Visitante
Re:Potência militar
« Resposta #954 Online: 21 de Junho de 2013, 14:57:23 »
Ninguém ligou para a grana dos submarinos e dos três novos NPaOc... Ou dos Gepard...

Offline Pregador

  • Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.056
  • Sexo: Masculino
  • "Veritas vos Liberabit".
Re:Potência militar
« Resposta #955 Online: 21 de Junho de 2013, 14:58:09 »
Ninguém ligou para a grana dos submarinos e dos três novos NPaOc...

Agora o momento é outro...
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Vento Sul

  • Nível 34
  • *
  • Mensagens: 2.728
  • Sexo: Masculino
  • Os lábios são as primeiras barreiras
Re:Potência militar
« Resposta #956 Online: 24 de Junho de 2013, 08:43:41 »


http://www.eldiario.es/internacional/A-12-Sao-Paulo-portaaviones-Brasil_0_145585748.html

Citar
'A-12 São Paulo', un portaaviones tan caro como inútil para Brasil
Accidentes, explosiones y operatividad limitada le han llevado a pasar la mayor parte del tiempo amarrado en el arsenal de Río de Janeiro

El 'São Paulo' es la punta del iceberg de una cuestionable y cara política de defensa
.
.
Resumindo: Ou acreditamos em mágica ou não!
 
 
 
 .

Skorpios

  • Visitante
Re:Potência militar
« Resposta #957 Online: 19 de Julho de 2013, 08:05:00 »
Fiquei dividido entre abrir um tópico para isso, mas como mais um exemplo do pulso firme de nossa nação em responder a provocações de outros, decidi por postar aqui.
Citar
Evo, o travesso


A diplomacia companheira trata a Bolívia como aquele irmão menor que, por mais inconveniente que seja, deve sempre ser perdoado por suas traquinagens. Resultado: Evo Morales, o menino travesso, sente-se cada vez mais à vontade para afrontar o Brasil. Em sua última pirraça, o governo boliviano mandou seus agentes vistoriarem três aviões da Força Aérea Brasileira que estavam no aeroporto de La Paz – uma das aeronaves estava a serviço do ministro da Defesa, Celso Amorim, em viagem oficial.

Todos os casos ocorreram em 2011 – dois em outubro e um em novembro – e só agora vieram a público. Em nenhum desses episódios os agentes bolivianos pediram autorização a representantes do governo brasileiro. Simplesmente invadiram os aviões, em busca sabe-se lá de quê – os agentes eram da divisão antinarcóticos, mas há suspeitas de que as autoridades bolivianas estivessem à procura do senador Roger Pinto Molina, opositor que há mais de um ano está refugiado na Embaixada do Brasil em La Paz.

Tais atos de violência teriam tido uma resposta à altura se o país ofendido fosse governado por dirigentes cientes de suas atribuições primárias. Mas o Brasil sob o lulopetismo é um país prisioneiro da fantasia ideológica bolivariana, que manda fechar os olhos para o comportamento irresponsável, autoritário e errático de governantes como Evo Morales e o venezuelano Nicolás Maduro, para ficar somente nos personagens latino-americanos que mais amiúde frequentam o noticiário por seus atentados contra a democracia e as boas relações internacionais.

A diplomacia nacional limitou-se a advertir a Bolívia, em dezembro de 2011, de que poderia adotar o “princípio da reciprocidade” caso houvesse nova vistoria em aviões brasileiros. Foram necessárias nada menos que três violações de soberania – porque é disso que se trata – para que o Brasil governado por Dilma Rousseff afinal se abalasse a reagir.

Quando o fez, porém, usou o mesmo tom complacente adotado nas crises anteriores, nas quais Evo Morales, de peito estufado, bradou que suas decisões, mesmo as flagrantemente ilegais, só diziam respeito à Bolívia.

Os exemplos dessa assimetria se multiplicam. Em 2006, pouco tempo depois de ter assistido à ocupação militar boliviana de uma instalação da Petrobrás, e ainda ouvir Evo acusar a empresa de “atividades ilegais”, sendo esta apenas uma entre tantas bravatas antibrasileiras na ocasião, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em vez de reagir com firmeza à humilhação pública, pediu orações à Bolívia, “um país muito pobre, que precisa de ajuda”.

A genuflexão do Brasil não comoveu Evo. Ao contrário: estimulou-o a acreditar que teria sempre o respaldo do “irmão mais velho”. No caso do senador Molina, o presidente Evo Morales negou permissão para que o opositor saia do país e ainda acusou o embaixador brasileiro, Marcel Biato, de trabalhar para a oposição boliviana.

Em vez de reagir, o governo brasileiro trocou de embaixador, segundo informa o jornal Valor. Além disso, o mesmo Evo que não pede permissão de ninguém para inspecionar aviões oficiais brasileiros foi objeto de ruidosa solidariedade do Mercosul por ter tido seu avião oficial retido na Europa, por suspeita de que estivesse transportando Edward Snowden, procurado nos Estados Unidos após vazar informações confidenciais.

A imagem altiva da diplomacia lulopetista – aquela que vive a dizer que seus diplomatas não se submetem a revistas nos aeroportos dos Estados Unidos – não condiz com a humilhação de ver cães farejadores bolivianos fuçando num avião oficial do governo brasileiro.

Agora que a imprensa revelou o caso, Amorim disse que foi um procedimento “lamentável”, mas o entrevero estava sendo mantido em sigilo certamente para não expor em público mais um exemplo do mau comportamento do presidente boliviano, aquele que é um dos símbolos da chamada “revolução bolivariana”.

FONTE: estadao.com

Fonte

Offline Diegojaf

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 24.204
  • Sexo: Masculino
  • Bu...
Re:Potência militar
« Resposta #958 Online: 19 de Julho de 2013, 08:53:04 »
Somos uns frouxos mesmo. Colegas meus que trabalham na fronteira contam que eles (as autoridades bolivianas) fazem o que querem por aqui nas regiões fronteiriçss e quando são repreendidos, logo vem uma ordem "de cima" de deixar os meninos quietos.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Skorpios

  • Visitante
Re:Potência militar
« Resposta #959 Online: 19 de Julho de 2013, 09:10:53 »
São só travessuras....

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Potência militar
« Resposta #960 Online: 19 de Julho de 2013, 12:02:42 »


http://www.eldiario.es/internacional/A-12-Sao-Paulo-portaaviones-Brasil_0_145585748.html

Citar
'A-12 São Paulo', un portaaviones tan caro como inútil para Brasil
Accidentes, explosiones y operatividad limitada le han llevado a pasar la mayor parte del tiempo amarrado en el arsenal de Río de Janeiro

El 'São Paulo' es la punta del iceberg de una cuestionable y cara política de defensa

Hoje ele é militarmente tão útil quanto foi a Linha Maginot na Segunda Guerra Mundial.


Editado.

Corrigida a citação do conflito.
« Última modificação: 19 de Julho de 2013, 12:21:46 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Potência militar
« Resposta #961 Online: 19 de Julho de 2013, 12:04:30 »
Somos uns frouxos mesmo. Colegas meus que trabalham na fronteira contam que eles (as autoridades bolivianas) fazem o que querem por aqui nas regiões fronteiriças e quando são repreendidos, logo vem uma ordem "de cima" de deixar os meninos quietos.

São só travessuras....

O melhor desta 'pantomima esquerdo-populista-sul-americana' é ver os petistas (e seus acólitos) se contorcendo para dar explicações (ridículas) sobre os incidentes.
Foto USGS

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re:Potência militar
« Resposta #962 Online: 19 de Julho de 2013, 12:07:08 »
Hoje ele é militarmente tão útil quanto foi a Linha Maginot na Primeira Guerra Mundial.
Mas a Linha Maginot não existia na primeira guerra :|
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Potência militar
« Resposta #963 Online: 19 de Julho de 2013, 12:12:00 »
Pensei a mesma coisa! :lol:

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Potência militar
« Resposta #964 Online: 19 de Julho de 2013, 12:21:03 »
Hoje ele é militarmente tão útil quanto foi a Linha Maginot na Primeira Guerra Mundial.
Mas a Linha Maginot não existia na primeira guerra :|

Pensei a mesma coisa! :lol:

Ambos tem razão.

Foi construída depois da WW1 e antes da WW2.

Desculpem-me pelo lapso.
Foto USGS

Offline SnowRaptor

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 17.962
  • Sexo: Masculino
Re:Potência militar
« Resposta #965 Online: 19 de Julho de 2013, 12:22:42 »
Exato. Ela seria perfeita se a WW2 fosse lutada como a WW1 ;)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline _tiago

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.343
Re:Potência militar
« Resposta #966 Online: 19 de Julho de 2013, 18:34:09 »
O Brasil tem avião pra por nesse porta-aviões?

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Potência militar
« Resposta #967 Online: 19 de Julho de 2013, 22:40:50 »
20 A4 Skyhawk e helicópteros.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Potência militar
« Resposta #968 Online: 19 de Julho de 2013, 22:53:25 »
O Brasil tem avião pra por nesse porta-aviões?

20 A4 Skyhawk e helicópteros.

Ou seja, não tem aviões.
Foto USGS

Offline _tiago

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 6.343
Re:Potência militar
« Resposta #969 Online: 19 de Julho de 2013, 23:16:15 »
E será que precisa de um porta-aviões?

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Potência militar
« Resposta #970 Online: 19 de Julho de 2013, 23:32:48 »

Offline Derfel

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 8.887
  • Sexo: Masculino
Re:Potência militar
« Resposta #971 Online: 19 de Julho de 2013, 23:37:43 »
E será que precisa de um porta-aviões?

Depende da política externa do Brasil. Se existir a idéia de um protagonismo internacional, então sim. O São Paulo será substituído por um ou dois novos porta-aviões.

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Potência militar
« Resposta #972 Online: 19 de Julho de 2013, 23:54:13 »
Foto USGS

Offline Geotecton

  • Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 28.345
  • Sexo: Masculino
Re:Potência militar
« Resposta #973 Online: 19 de Julho de 2013, 23:55:57 »
E será que precisa de um porta-aviões?

Se a ideia for apenas defender a costa então não precisa.

Se for para ter uma marinha oceânica, incluindo a projeção de poder, então precisa.
Foto USGS

Offline Moro

  • Nível Máximo
  • *
  • Mensagens: 20.984
Re:Potência militar
« Resposta #974 Online: 20 de Julho de 2013, 00:10:53 »
nossas porta aviões são o SUS dos mares :lol:
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar


"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

 

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!