Na minha opinião o Brasil deve ter no mínimo forças armadas que imponham respeito aos vizinhos da América do Sul. De modo que um eventual ditador estrambótico do tipo Chaves seja dissuadido de invadir alguma fronteira brasileira.
.
Pra isso o que tem dá e sobra.
Será? Não é a Colômbia que tem F16's e a Venezuela que tem MiG 29's? Não estou falando de superioridade em conflitos longos, mas de escaramuças.
Mesmo assim. Quantos caças, bombardeiros, e aviões de combate tem o Brasil, e quantos tem a Venezuela ou Colômbia? Acho que somar todos os países da América do Sul não dá o que o Brasil tem, mesmo que muitos de nossos aviões estejam ultrapassados, ou estou errado?
Não sei, não sou especialista, mas se houver a iminência de guerra, com umas pecinhas no tabuleiro ( dinheiro, influência e concessões) o Brasil consegue uns aviõeszinhos pra ontem, até com certa facilidade. e consegue se armar muito mais, gastando relativamente bem menos do que eles. Mas insisto, não são os Estados vizinhos grandes ameaças ao Brasil, não tem razão de ficarmos comparando ou querendo fazer uma corrida armamentista. O Brasil caracteriza uma "ameaça" muito maior a eles do que eles podem ser algum dia pra nós.
Por exemplo, a Venezuela, Colômbia, Equador e Peru vão bombardear o que? A floresta amazônica? Vão tentar acabar com as onças e capivaras? Bolívia e Paraguai não conta, Argentina é o estacionamento do Brasil...