Autor Tópico: Potência militar  (Lida 138641 vezes)

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
Re:Potência militar
« Resposta #1500 Online: 21 de Julho de 2016, 15:17:09 »
E quando o São Paulo operou? Até agora, pelo que sei, só foi "operado".

Somente quando pertenceu a França ele operou.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1501 Online: 22 de Julho de 2016, 02:08:22 »
Esse é o PAK-DA, novo bombardeiro nuclear russo.

Está previsto para entrar em serviço entre 2020-2030.

Previsto no sentido de está sendo construído, ou previsto em os projetistas *gostariam* que fosse construído? Pergunto porque geralmente há um intervalo de vários anos entre o projeto, desenvolvimento, construção do protótipo, testes, aprovação e entrada em serviço.

Protótipo:

Skorpios

• Visitante
« Resposta #1502 Online: 22 de Julho de 2016, 07:50:08 »

Mas aí não era o São Paulo. Aí era o Foch. ;P

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #1503 Online: 22 de Julho de 2016, 11:42:02 »

Mas aí não era o São Paulo. Aí era o Foch. ;P

Trágico.
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #1504 Online: 26 de Julho de 2016, 22:52:43 »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1505 Online: 26 de Julho de 2016, 22:56:51 »
Foto USGS

Skorpios

• Visitante
« Resposta #1506 Online: 03 de Agosto de 2016, 08:13:53 »
Nada de novo...

Cortes no orçamento deixam quase 60 por cento da frota da FAB no chão

Apenas 250 dos 600 aviões que a Aeronáutica possui estão prontos para serem usados

Os cortes no orçamento impostos pela equipe econômica obrigaram a Força Aérea Brasileira (FAB) a deixar mais da metade da sua frota de aviões no chão. Hoje, dos 600 aviões que a Aeronáutica dispõe, apenas 250 estão prontos para emprego, ou seja, 41%. Outro problema grave é a disponibilidade de recursos para a Força Aérea voar.

Em 2016, os pilotos voarão menos do que 100 mil horas, quase 35% a menos do que o mínimo necessário para manter a operacionalidade da FAB, que seria 150 mil horas/ano. Em 2015, a cota já havia sido reduzida para 130 mil horas.

Em entrevista ao Estado, o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Nivaldo Rossato, citou que o aumento do dólar e do preço do querosene de aviação foram dois fatores que "afetaram tremendamente" o orçamento da FAB.

Essa redução, advertiu, tem reflexos diretos no treinamento dos pilotos, no apoio de que Aeronáutica dá ao Exército e à Marinha, na Amazônia, o suporte às atividades dos governantes, seja no transporte de autoridades, de órgãos e até de atendimento aos índios.

Corte no tráfego aéreo. O comandante advertiu ainda que os cortes no orçamento vem afetando, até mesmo, o sistema de controle do tráfego aéreo do País. Uma das medidas já adotadas, foi a suspensão, por economia, de funcionamento de cinco radares meteorológicos. Segundo ele, a médio prazo, isso pode afetar o sistema, que terá de deixar de investir em modernização de equipamentos.

O brigadeiro Rossato lembrou que, quando o presidente em exercício Michel Temer assumiu, houve descontingenciamento, "mas ainda estamos com recursos abaixo do que precisamos para capacitação de pessoal e modernização de equipamentos". Rossato disse que a FAB vai procurar o Tribunal de Contas da União (TCU) para pedir que o órgão volte a fazer a ressalva que proíbe de haver contingenciamento neste setor, pela importância estratégica dele.

Desde a crise aérea, há dez anos, todas os recursos destinados ao controle do tráfego aéreo foram proibidos de serem contingenciados. Em 2011, essa regra caiu e o setor voltou a sofrer com os cortes. "Queremos que em 2017 esses recursos voltem a ser ressalvados", declarou ele, acentuando que "a responsabilidade é do comando da Aeronáutica mas os não reflexos aparecerão a qualquer hora".

Segundo ele, a FAB é responsável por 22 milhões de quilômetros quadrados de tráfego aéreo, sendo 10 milhões do Atlântico Sul, que são responsabilidade do Brasil. Em 2015, a FAB gastou R$ 358,35 por quilômetro quadrado, o que significa um gasto de menos de R$ 1 (um real) de quilômetro quadrado por dia.

Para as Olimpíadas, no entanto, o brigadeiro Rossato informou que não haverá qualquer tipo de problema no tráfego aéreo em decorrência destes cortes.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #1507 Online: 04 de Agosto de 2016, 22:55:53 »

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #1508 Online: 06 de Agosto de 2016, 16:07:23 »
Talvez o ultimo avião de caça tripulado, depois disso só os nossos futuros mestres robôs   :louva:

Skorpios

• Visitante
« Resposta #1509 Online: 22 de Agosto de 2016, 08:19:00 »
Não sabia onde postar, mas como diz respeito à área militar, vai aqui mesmo.

Aeronáutica cassa medalhas de mensaleiros José Dirceu e José Genoino

Cassação de medalhas de mensaleiros só saiu por pressão do MPF

Depois de muita resistência, o Comando da Aeronáutica, enfim, cassou as medalhas de Ordem do Mérito Aeronáutico aos mensaleiros condenados José Dirceu e José Genoino. O ato retirando o grau de Grande Oficial de Dirceu e o de Comendador de Genoino foi assinado pelo tenente brigadeiro do ar Nivaldo Luiz Rossato no último dia 26 de julho, mas publicado no Diário Oficial da União desta quinta (18).

A exclusão deveria ter sido automática após a condenação transitada em julgado no caso do Mensalão, conforme prevê o Art. 29, inciso II, alínea a, que determina a cassação da honraria de graduados que tenham sido condenados pela justiça por crime contra a “soberania nacionais, ou atentado contra o erário, instituições e a sociedade”.

Apesar disso, a Aeronáutica só tirou as condecorações dos petistas depois de receber o ofício nº 654 do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, cobrando o cumprimento da legislação.

FONTE: Diário do Poder

ORDEM DO MÉRITO AERONÁUTICO

As primeiras condecorações criadas na Força Aérea Brasileira foram as da ordem honorífica do “Mérito Aeronáutico”, em 1943, semelhante à “Ordem do Mérito Naval”, da Marinha, e à “Ordem do Mérito Militar”, do Exército, que existiam desde 1934.
A idéia da instituição da “Ordem do Mérito Aeronáutico” nasceu no Touring Clube do Brasil, que apresentou a sugestão de criação à Comissão Nacional de Comemorações do 30º Aniversário do Primeiro Vôo de Santos-Dumont.

O projeto foi então encaminhado ao Congresso pelo Deputado Demétrio Xavier e, no dia 1º de novembro de 1943, por meio do Decreto-Lei nº 5.961, a condecoração foi criada. Sua mais recente regulamentação data de 4 de maio de 2000.

A “Ordem do Mérito Aeronáutico” é destinada a premiar os militares da Aeronáutica que tenham prestado notáveis serviços ao País ou tenham se distinguido no exercício de sua profissão, assim como para reconhecer serviços prestados à Aeronáutica por personalidades civis e militares e por Organizações Militares e instituições civis, brasileiras ou estrangeiras.

A distinção pode ser concedida em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.

NOTA DO PODER AÉREO: o que esses senhores fizeram para receber tão grande distinção? quando medalhas são dadas a qualquer um, perdem completamente o valor.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #1510 Online: 22 de Agosto de 2016, 08:57:04 »

Mérito aeronáutico é só puxar o saco da força Aérea, até a Eliane Cantanhede na época do projeto FX ganhou

Skorpios

• Visitante
« Resposta #1511 Online: 01 de Setembro de 2016, 07:55:52 »

Mérito aeronáutico é só puxar o saco da força Aérea, até a Eliane Cantanhede na época do projeto FX ganhou

É, mas não me consta que ela tenha sido condenada por saquear os cofres públicos. :biglol:

Skorpios

• Visitante
« Resposta #1512 Online: 01 de Setembro de 2016, 07:57:32 »
Temer cancela doação de três aviões T-27 para Moçambique

Governo da presidente Dilma se comprometeu a ceder “Tucanos”

AO presidente interino, Michel Temer, retirou do Congresso o projeto de lei que previa a doação de três aeronaves do tipo Tucano – T-27 à Força Aérea de Moçambique.

A iniciativa de fazer a doação partiu do governo da presidente afastada Dilma Rousseff. Deputados petistas disseram que essa seria uma forma de aproximação com Moçambique, um importante parceiro comercial do Brasil na África.

Em março de 2014, o assunto foi objeto de uma reunião do ex-ministro da Defesa Celso Amorim com representantes do governo moçambicano, em Maputo.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #1513 Online: 05 de Setembro de 2016, 07:56:37 »
Não sabia dessa. Se for verdade...

O dia em que um presidente brasileiro quis anexar um vizinho

Por Geneton Moraes Neto

A crise institucional aberta pela renúncia do presidente Jânio Quadros (em 25 de agosto de 1961) terminou frustrando um plano que, se executado, ganharia, com certeza, um lugar de destaque numa antologia mundial dos desvarios politicos : o presidente queria anexar a Guiana Francesa ao território brasileiro, numa operação militar de surpresa – uma investida no estilo da frustrada anexação das Ilhas Malvinas pela Argentina, em 1982.

A invasão das Malvinas deflagrou uma guerra entre Inglaterra e Argentina. Qual teria sido a reação internacional a uma aventura expansionista brasileira na Guiana Francesa ? Jânio Quadros chegou a convocar, para uma audiência secreta em Brasília, o governador do Amapá, Moura Cavalcanti, um político que, anos depois, durante os governos militares, ocuparia o Ministério da Agricultura do general Garrastazu Medici e o governo de Pernambuco, por eleição indireta.

Moura Cavalcanti estava disposto a cumprir a surpreendente determinação do presidente : afinal, tinha sido nomeado para o cargo de governador do Amapá pelo próprio Jânio Quadros. Ordens sao ordens.

Alem de dar a ordem a Moura Cavalcanti, o presidente passou, diante do governador, uma mensagem por rádio para um comandante militar, com a orientacao textual :

Estudar a possibilidade de anexar ao Brasil a Guiana Francesa – se possível, pacificamente.

“Eu me recordo dos termos com exatidão”- disse-me Moura Cavalcanti, numa entrevista gravada no Recife. Já abalado por uma doença renal que o mataria meses depois, Moura Cavalcanti descreve, com detalhes, a cena surrealista que presenciou em Brasília, como testemunha e personagem, num dia de 1961:

French Guiana Political Map

Geneton Moraes Neto – Que ordens o senhor recebeu do presidente Jânio Quadros, em Brasília, em relação à Guiana Francesa ?

Cavalcanti : “Quando o presidente Jânio Quadros analisou o processo de venda de manganês para os países estrangeiros, me deu a seguinte ordem : ‘Defenda os interesses nacionais acima de qualquer outra coisa. A propósito : eu acho que chegou a hora de resolver definitivamente isso. Por que não anexarmos a Guiana Francesa ao território brasileiro?'”.

GMN – Que reação o senhor teve ao receber esta ordem ?

Cavalcanti : “Uma reação violenta. Primeiro,o seguinte : não tinha estrutura para agir como um conquistador. Não tinha sonhado em conquistar terras, nas minhas andanças por Macaparana (N: terra natal do ex-governador, em Pernambuco). Quando muito, tinha pensado em aumentar o meu engenho… Andei de um lado para o outro; fiquei confuso, evidentemente. E Jânio Quadros me disse : “Sente aqui!’”. Eu me sentei junto ao telex. E ele passou um telex a um militar que, me parece, era o chefe do Estado Maior das Forcas Armadas’’.

GMN – Que comentário Jânio Quadros fez sobre o plano ?

Cavalcanti : “Jânio Quadros me disse : ‘Um país que dominar do Prata ao Caribe falará para o mundo!’. O presidente olhou o pequeno papel que tinha nas mãos, com a ordem. Olhou o mapa do Brasil, imenso, na parede. Balançou lentamente a cabeca, antes de dizer que um país que fosse do Prata ao Caribe seria respeitado e dominaria o mundo”.

GMN – Por que é que esta ideia do presidente não se realizou ?

Cavalcanti : “Porque Jânio Quadros renunciou dias depois. A conversa com Jânio ocorreu em agosto de 1961, às vesperas da renuncia”.

GMN – Como é que seria feita, na prática, esta anexação ?

Cavalcanti : “A anexação da Guiana Francesa começaria com uma visita de Jânio Quadros à Amazônia. Uma esquadra chegaria ao cais do porto, no Amapá”.

GMN – A principal motivo da anexação seria econômica ?

Cavalcanti : “O presidente queria evitar a saída de minérios do território brasileiro. A saída de minérios era uma coisa incrível. Uma parte saía através da Guiana; outra através do nosso porto”.

GMN – Que outra orientação ele deu?

Cavalcanti : “Janio falou muito sobre o disciplinamento do trânsito dos minérios”.

GMN – O senhor estava disposto a cumprir a ordem do presidente ?

Cavalcanti : “Eu estava disposto a cumprir o que ele desejava”.

GMN – O projeto, então, só nao se realizou por causa da renúncia ?

Cavalcanti : “A minha parte eu cumpriria ! (silêncio). Em um mês, eu criei uma Polícia Militar”.

GMN – Como seria feita a anexação ? Através da abertura de uma picada na selva ?

Cavalcanti : “Cabia a mim a abertura da picada, até Oiapoque. (N: onde havia uma base militar brasileira e uma base militar francesa). Vi a queda das castanheiras. Quando recebi a orientação do presidente, fui para a fronteira. Consegui, com uma base americana que ficava localizada no Caribe, um helicóptero.

Eu me lembro que um assessor me dizia : Se esse helicóptero cai na floresta amazônica, vai dar manchete ! Helicóptero cai e morre governador e secretário !”.

GMN – Quando o presidente Jânio Quadros falou sobre a anexação da Guiana,só estavam no gabinete o senhor e ele ?

Cavalcanti : “Só estávamos eu e ele- o presidente. Antes,ele não me disse que eu não levasse ninguém nem me pediu para que eu não falasse. Disse, apenas, que o assunto seria secreto”.

GMN – Que outras pessoas souberam desta conversa, na época ?

Cavalcanti : “Cordeiro de Farias (n: marechal) soube; Golbery do Couto e Silva soube,José Aparecido de Oliveira, tenho a impressão, soube”

GMN – O ministro das relações exteriores, Afonso Arinos, estava presente ?

Cavalcanti : “A este encontro meu com o presidente, ele não estava presente. Mas, como ele dizia que os ministros eram ministros de verdade, Afonso Arinos deve ter sabido”.

GMN – Como é que o senhor avalia este episódio hoje ? Que importância este plano teria para a história do país ?

Cavalcanti : “Hoje, nós estamos diferentes”.

GMN – Mas, na época, a anexação poderia ter acontecido?

Cavalcanti : “Poderia ! Poderia ter acontecido. E seria aceito pela França. A base francesa tinha um coronel que vivia bêbado. Era um batalhão de elite – que foi para dentro da selva. A gente via que eles tinham desejo que aquilo acontecesse. A anexação seria uma operação militar. Uma estação de rastreamento seria criada’’.

GMN – Depois que recebeu a notícia da renúncia do presidente, o senhor se sentiu aliviado diante da perspectiva da invasão da Guiana ?

Cavalcanti : “Tive um sentimento de perda. Eu pensava que o caminho era aquele. Pode ser orgulho meu”.

(Entrevista publicada originalmente no livro Dossiê Brasil)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1514 Online: 05 de Setembro de 2016, 08:53:41 »
Eu duvido que a França aceitasse esta anexão de forma pacífica.

No meu entender, ela revidaria militarmente.

E o desfecho final seria similar ao das Malvinas.
Foto USGS

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #1515 Online: 05 de Setembro de 2016, 09:37:20 »
Não sei se é real, mas França e Brasil tinham relações diplomáticas tensas nessa época por causa da pesca de lagosta(!). Mas se fosse realizado não duraria uma semana, seria uma derrota pior que a da Argentina.

https://en.wikipedia.org/wiki/Lobster_War

Skorpios

• Visitante
« Resposta #1516 Online: 07 de Setembro de 2016, 08:14:06 »
Inveja ver uma foto dessas. Pensando que nossos F5 são mais velhos que esses da foto e ainda vão ter que voar por muito tempo até nos tornarmos uma potência militar aérea com 36 Grippen... :'(

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #1517 Online: 08 de Setembro de 2016, 12:04:49 »
Tirando peças de reposição ou eventuais venda de sucata qual é a lógica militar de se manter esses aviões no deserto?

No momento em que precisarem deles é porque tudo já foi pro saco mesmo, já perderam a superioridade aérea e o escambau

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #1518 Online: 09 de Setembro de 2016, 19:56:41 »
Tirando peças de reposição ou eventuais venda de sucata qual é a lógica militar de se manter esses aviões no deserto?

No momento em que precisarem deles é porque tudo já foi pro saco mesmo, já perderam a superioridade aérea e o escambau

Não se trata de lógica militar, mas política. E não de política externa, mas doméstica mesmo: manter empregos nos distritos dos congressistas americanos + manter a grana dos lobistas das fabricantes de aviões e peças. É curioso como uma distorção tão parecida com as de países socialistas pode consumir uma fatia tão grande do orçamento da "pátria do capitalismo". :)
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Skorpios

• Visitante
« Resposta #1519 Online: 29 de Setembro de 2016, 07:47:38 »
O almirante deveria estar drogado. Qua mania de jogar dinheiro fora com velharia...

Segundo Comandante da Marinha, porta-aviões ‘São Paulo’ será modernizado

O Jane’s noticiou que o porta-aviões São Paulo (A12) não vai ser desativado e está passando por reparos, segundo disse o almirante Eduardo Leal Ferreira, comandante da Marinha do Brasil, no National Bureau of Asian Research em 26 de setembro.

Segundo o comandante, “estamos trabalhando com a DCNS (Direction des Constructions Navales et Services) para encontrar uma solução técnica para ter seu sistema de propulsão renovado”, em resposta a perguntas do IHS Jane’s sobre o estado do navio. A catapulta do porta-aviões também tem problemas.

O almirante Leal Ferreira disse que o São Paulo é o terceiro na lista de prioridades da Marinha, depois do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (PROSUB) e das novas corvetas.

Ele também disse em relação ao São Paulo que o “casco está em perfeitas condições”. Em 5 de Novembro de 2015, o IHS Jane’s relatou que rachaduras podem ter sido encontradas no casco, mas a Marinha do Brasil na época disse que a avaliação era infundada.

O navio-aeródromo São Paulo, anteriormente PA Foch da classe Clemenceau na Marinha Francesa, foi adquirido pelo Brasil no ano 2000, para substituir o NAeL Minas Gerais (A11), mas sua atividade operacional foi seriamente diminuída nos últimos anos.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1520 Online: 30 de Setembro de 2016, 08:41:02 »
O almirante deveria estar drogado. Qua mania de jogar dinheiro fora com velharia...

Uma máquina não pode ser adequadamente  reformada e modernizada ?

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #1521 Online: 30 de Setembro de 2016, 10:26:23 »
Pode e deve, o problema é que o São Paulo até hoje não mostrou a que veio, não gerou doutrina direito e só consumiu recursos de outras áreas mais importantes da esquadra

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #1522 Online: 30 de Setembro de 2016, 11:33:48 »
Uma máquina não pode ser adequadamente reformada e modernizada ?

Sim, pode.

Mas até um certo limite. Depois disto, a manutenção torna-se proibitiva em um equipamento que já estará completamente ultrapassado.
Foto USGS

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #1523 Online: 30 de Setembro de 2016, 11:59:57 »
O São Paulo é modernizado todo o mês. Incrível, deve ter uma tecnologia de ponta.

Offline DDV

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1524 Online: 30 de Setembro de 2016, 15:37:35 »
Pra que serve exatamente um porta-aviões na marinha brasileira? Pra proteger Fernando de Noronha?

Não acredite em quem lhe disser que a verdade não existe.

"O maior vício do capitalismo é a distribuição desigual das benesses. A maior virtude do socialismo é a distribuição igual da miséria." (W. Churchill)

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!