Autor Tópico: Potência militar  (Lida 138589 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Potência militar
« Resposta #225 Online: 17 de Maio de 2010, 15:51:19 »
Até isso sair do papel vai levar tempo

Acho que não sai do papel. Ao menos não de todo.
Foto USGS

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #226 Online: 17 de Maio de 2010, 21:50:01 »
esse domingo, em uma festa de aniversário, estava conversando com um major do exército.

Ele me disse que as forças aéreas mais poderosas do mundo são: EUA, Russia* e depois qualquer porta aviões da classe Reagan.

Me disse que se um porta aviões desse se posicionasse em nosso litoral para ataque, não poderíamos abatê-lo. Será que isso faz sentido?

* estava URSS por ato falho
« Última modificação: 17 de Maio de 2010, 22:01:11 por Agnóstico »
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #227 Online: 17 de Maio de 2010, 21:59:37 »
URSS? Mesmo?
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #228 Online: 17 de Maio de 2010, 22:00:28 »
ops... Russia, desculpe
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #229 Online: 17 de Maio de 2010, 22:02:53 »
Essas esquadras contam com armas nucleares. Acaso eles não as utilizassem, seria um estorvo, provavelmente não os derrubaríamos, não me parece que dispomos de armas suficientes dessas com tanto alcance ou efetividade contra essas coisas gigantescas, mas duvido que nos dominassem, afinal seria necessário descer do navio. Outra, normalmente eles passeiam em enormes esquadras que contam com submarinos.

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #230 Online: 17 de Maio de 2010, 22:05:58 »
mas se for verdade, é realmente impressionante a assimetria de poder. Veja, somos um país com muitos recursos e uma das maiores economias do mundo. Não era para não poder afundar um único porta aviões deles.

Faisal Saeed Al Mutar

Peter Boghossian

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #231 Online: 17 de Maio de 2010, 22:07:33 »
Se você olhar os acordos armamentistas brasileiros, todos eles envolvem negociação de compra de equipamento que começou a operar na década de 80!
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #232 Online: 17 de Maio de 2010, 22:10:37 »
Seria bom, mas é necessário? Não vislumbro conflitos contra nenhuma potência militar, a meu ver o interessante seria um mínimo só pra coibir aventuras bélicas de nações loucas e infelizmente vizinhas. O principal dessas potências militares é a bomba que encerra qualquer discussão.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #233 Online: 17 de Maio de 2010, 23:03:13 »
Um porta-aviões nunca está só. Ainda tem a escolta dele. De qualquer maneira, só o poder aéreo de um porta-aviões desses deve ser maior que todo o poder aéreo do Brasil. E eles ainda têm o apoio dos Marines, com carros de combate anfíbios.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #234 Online: 17 de Maio de 2010, 23:56:10 »
Uma das nossas maiores tradiçoes navais é afundar os porta-avioes americanos em exercicios

Eles ainda tem um verdadeiro trauma com submarinos diesel-eletricos  :hihi:

http://www.naval.com.br/blog/2009/01/30/so-existem-dois-tipos-de-navios-submarinos-e-alvos/

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #235 Online: 18 de Maio de 2010, 08:58:54 »
Por essa e por outras, que o submarino nuclear é tão importante.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #236 Online: 18 de Maio de 2010, 09:13:11 »
esse domingo, em uma festa de aniversário, estava conversando com um major do exército.

Ele me disse que as forças aéreas mais poderosas do mundo são: EUA, Russia* e depois qualquer porta aviões da classe Reagan.

Me disse que se um porta aviões desse se posicionasse em nosso litoral para ataque, não poderíamos abatê-lo. Será que isso faz sentido?

* estava URSS por ato falho

Agnóstico

O CVN 76 Ronald Reagan pertence à classe Nimitz, sendo o nono porta aviões dela. Não é uma classe distinta.

E como disse o Derfel, um grupo de batalha de um CVN é constituído também de dois cruzadores (classe Ticonderoga); 2 a 4 contratorpedeiros (classes Arleigh Burke ou Spruance) e 4 a 8 fragatas (classe Oliver Hazard Perry). Frequentemente há a escolta de dois submarinos nucleares de ataque (SSN), das classes Los Angeles, Seawolf e Virgínia.

Acho pouco provável que com os meios que o Brasil dispões hoje, ou com os que terá nos próximos 10 anos, que ele conseguisse um meio eficaz de se defender contra um grupo de batalha da classe Nimitz. Quanto mais para empreender um ataque contra este mesmo grupo.
Foto USGS

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #237 Online: 14 de Outubro de 2010, 19:32:15 »
Jobim diz que compra de aeronaves e reequipamento das Forças Armadas ficam para o próximo ano

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou hoje (14) que a aquisição de aeronaves e a decisão sobre medidas para reequipamento das Forças Armadas “vão ficar para quem assumir a Presidência da República” no próximo ano. Segundo ele, até o fim do ano, só serão anunciadas decisões sobre medidas “que já tenham sido negociadas e aprovadas”.

Ele argumentou que “não seria lógico decidir sobre coisas que só poderiam ser cumpridas pelo próximo presidente da República”. E, negou que “todo o governo” esteja envolvido com o processo eleitoral. “É falso pensar assim porque eu, por exemplo, não estou fazendo nenhuma campanha.”

Durante a abertura da 2ª Oficina de Trabalho Diagnóstico da Base Industrial da Defesa, o ministro lembrou que está tramitando no Congresso Nacional projeto de lei que muda o tratamento tributário e licitatório para produtos de defesa, uma vez que “são compras especiais e que por isso devem estimular o mercado interno e a produção nacional”.

Segundo ele, os uniformes do Exército são adquiridos na China porque lá é possível conseguir preços mais baixos, o que a legislação atual exige. Jobim defende mudanças na lei para que a produção brasileira possa ter o mesmo custo e ser aproveitada.

O ministro afirmou ainda que a indenização e a concessão de auxílio-educação a dependentes dos 18 soldados brasileiros que morreram durante a missão de paz no Haiti só deve ocorrer depois que o Congresso Nacional aprovar projeto de lei que cria crédito especial para essa finalidade. “Antes disso não há como fazer. A administração pública está sob a égide da lei e não pode agir pelo voluntarismo dos ministros ou do presidente da República”, afirmou.

http://www.aereo.jor.br/2010/10/14/jobim-diz-que-compra-de-aeronaves-e-reequipamento-das-forcas-armadas-ficam-para-o-proximo-ano/

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #238 Online: 15 de Outubro de 2010, 10:52:16 »
Jobim diz que compra de aeronaves e reequipamento das Forças Armadas ficam para o próximo ano

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou hoje (14) que a aquisição de aeronaves e a decisão sobre medidas para reequipamento das Forças Armadas “vão ficar para quem assumir a Presidência da República” no próximo ano. Segundo ele, até o fim do ano, só serão anunciadas decisões sobre medidas “que já tenham sido negociadas e aprovadas”.

Ele argumentou que “não seria lógico decidir sobre coisas que só poderiam ser cumpridas pelo próximo presidente da República”. E, negou que “todo o governo” esteja envolvido com o processo eleitoral. “É falso pensar assim porque eu, por exemplo, não estou fazendo nenhuma campanha.”

Durante a abertura da 2ª Oficina de Trabalho Diagnóstico da Base Industrial da Defesa, o ministro lembrou que está tramitando no Congresso Nacional projeto de lei que muda o tratamento tributário e licitatório para produtos de defesa, uma vez que “são compras especiais e que por isso devem estimular o mercado interno e a produção nacional”.

Segundo ele, os uniformes do Exército são adquiridos na China porque lá é possível conseguir preços mais baixos, o que a legislação atual exige. Jobim defende mudanças na lei para que a produção brasileira possa ter o mesmo custo e ser aproveitada.

O ministro afirmou ainda que a indenização e a concessão de auxílio-educação a dependentes dos 18 soldados brasileiros que morreram durante a missão de paz no Haiti só deve ocorrer depois que o Congresso Nacional aprovar projeto de lei que cria crédito especial para essa finalidade. “Antes disso não há como fazer. A administração pública está sob a égide da lei e não pode agir pelo voluntarismo dos ministros ou do presidente da República”, afirmou.

http://www.aereo.jor.br/2010/10/14/jobim-diz-que-compra-de-aeronaves-e-reequipamento-das-forcas-armadas-ficam-para-o-proximo-ano/

Que novidade...!!!!  :umm:

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #239 Online: 15 de Outubro de 2010, 11:02:02 »
Pela madrugada, qual é a maldita dificuldade em se comprar os 36-120 avioes?

Engraçado que o GTE ( Grupo de Transporte Especial) tem uma das frotas mais modernas do mundo, as compras sao na base da canetada ( Aerolula, E-190,...)

Ja a aviaçao de caça esta a mingua

O Jobim fez lobby pra Dassault/Assault e como o Rafale nao emplacou ele empurra com a barriga

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #240 Online: 15 de Outubro de 2010, 11:58:59 »
Pela madrugada, qual é a maldita dificuldade em se comprar os 36-120 avioes?

Engraçado que o GTE ( Grupo de Transporte Especial) tem uma das frotas mais modernas do mundo, as compras sao na base da canetada ( Aerolula, E-190,...)

Ja a aviaçao de caça esta a mingua

O Jobim fez lobby pra Dassault/Assault e como o Rafale nao emplacou ele empurra com a barriga

É aquele negócio né, vem os americanos com cara de birra e dizem: "se vocês não comprarem da gente, vai ver só, seus feio, bobo..."  ::)

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #241 Online: 15 de Outubro de 2010, 14:37:22 »
Eu investiria em mísseis intercontinentais que, por sinal, podem ser desenvolvidos em paralelo com foguetes espaciais. Quanto aos caças, não sei realmente a razão de tanta lentidão.

"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #242 Online: 15 de Outubro de 2010, 14:38:17 »
Quanto aos caças, não sei realmente a razão de tanta lentidão.

Rabos presos em lugares incompatíveis.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #243 Online: 15 de Outubro de 2010, 15:28:58 »
Eu investiria em mísseis intercontinentais que, por sinal, podem ser desenvolvidos em paralelo com foguetes espaciais. Quanto aos caças, não sei realmente a razão de tanta lentidão.

Qual uso você faria dos mísseis intercontinentais?

Eles não foram projetados para missões táticas da força aérea.

De fato, eles foram desenvolvidos especificamente como armas de dissuasão nuclear (Doutrina MAD) e, em caso de guerra, como armas de primeiro ataque (preventivo). Para isto eles carregam uma ou mais ogivas nucleares, o que levaria o Brasil a violar o Tratado de não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP).

Assim sendo, não vejo como o Brasil possa fazer uso operacional deles.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2018, 22:03:42 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Pregador

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • "Veritas vos Liberabit".
« Resposta #244 Online: 15 de Outubro de 2010, 15:53:48 »

Qual uso voce faria dos mísseis intercontinentais?

De fato, eles foram desenvolvidos especificamente como armas de dissuasão nuclear (Doutrina MAD) e, em caso de guerra, como armas de primeiro ataque (preventivo). Para isto eles carregam uma ou mais ogivas nucleares, o que levaria o Brasil a violar o Tratado de não-Proliferação de Armas Nucleares (TNP).

É só denunciar o tratado e alterar a Constituição.

Ainda, mísseis intercontinentais podem carregar outras coisas que não armas nucleares.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #245 Online: 15 de Outubro de 2010, 16:10:56 »

Qual uso voce faria dos mísseis intercontinentais?

É só denunciar o tratado e alterar a Constituição.

Ainda, mísseis intercontinentais podem carregar outras coisas que não armas nucleares.

O que o Brasil teria a ganhar, neste momento, abandonando o TNP?

Sinceramente não vejo nenhum benefício, assim como seríamos imensamente pressionados pelas potências nucleares, em particular os Estados Unidos.

Eu desconheço qualquer outro uso, que não o de dissuasão e ataque com ogivas nucleares, dos ICBMs operacionais. O mesmo eu posso afirmar dos SLBMs.

Você conhece algum modelo de ICBM ou SLBM operacional e que carregue outros tipos de ogivas, que não sejam nucleares?
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2018, 22:03:09 por Geotecton »
Foto USGS

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #246 Online: 16 de Outubro de 2010, 20:55:22 »

Armas nucleares sao caras demais para se manter

Offline Matheus de Souza

• Nível 11
  • *
    • Twitter
« Resposta #247 Online: 16 de Outubro de 2010, 22:40:05 »
Seria bom, mas é necessário? Não vislumbro conflitos contra nenhuma potência militar, a meu ver o interessante seria um mínimo só pra coibir aventuras bélicas de nações loucas e infelizmente vizinhas. O principal dessas potências militares é a bomba que encerra qualquer discussão.

O Brasil não almeja entrar em guerra com ninguém, mas mesmo assim a gente precisaria ter um exército no mínimo respeitável pra pra dar um "aviso" pra esse bando de aventureiros porraloucas - infelizmente temos um bem no outro lado da nossa fronteira. Tipo na época da Guerra Fria: os EUA e a URSS se armavam mais pra intimidar um ao outro, eles nunca seriam doidos de iniciar uma guerra.
"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."

Mário Vargas Llosa

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #248 Online: 17 de Outubro de 2010, 10:09:35 »

O Brasil não almeja entrar em guerra com ninguém, mas mesmo assim a gente precisaria ter um exército no mínimo respeitável pra pra dar um "aviso" pra esse bando de aventureiros porraloucas - infelizmente temos um bem no outro lado da nossa fronteira. Tipo na época da Guerra Fria: os EUA e a URSS se armavam mais pra intimidar um ao outro, eles nunca seriam doidos de iniciar uma guerra.

O exército do Brasil é o maior do que o de todos os vizinho juntos. O PIB do Brasil é maior do que todos os vizinhos juntos. O território do Brasil é quase do tamenho de todos os vizinhos juntos. Nenhum vizinho do Brasil é uma real ameaça bélica e nunca serão. Se existe uma ameaça na América do Sul, é o Brasil entrar na onda de uma retórica belicista.

Offline Matheus de Souza

• Nível 11
  • *
    • Twitter
« Resposta #249 Online: 17 de Outubro de 2010, 14:01:32 »

O exército do Brasil é o maior do que o de todos os vizinho juntos. O PIB do Brasil é maior do que todos os vizinhos juntos. O território do Brasil é quase do tamenho de todos os vizinhos juntos. Nenhum vizinho do Brasil é uma real ameaça bélica e nunca serão. Se existe uma ameaça na América do Sul, é o Brasil entrar na onda de uma retórica belicista.

Brasil tem o melhor exército de operações em floresta, tem o melhor exército de operações no cerrado, nossa força aérea é considerada uma das melhores do mundo (já li falando que é uma das três melhores considerando a habilidade dos pilotos, junto com Israel e Russia).

Mas isso não é tudo. O Brasil sofre com evasão de soldados, as Forças Armadas recebem pouco investimento em tecnologia e inteligência, equipamentos obsoletos, fuzis de antes da 2ª Guerra, munição vencida, nossa marinha só recebeu um porta-aviões em 200 anos de existência, e de segunda mão, usado da marinha americana. Não dá pra ignorar isso tudo. Exército bem treinado, por si só, não resolve.
"Um público comprometido com a leitura é crítico, rebelde, inquieto, pouco manipulável e não crê em lemas que alguns fazem passar por ideias."

Mário Vargas Llosa

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!