Autor Tópico: Potência militar  (Lida 138590 vezes)

Offline Moro

• Nível Máximo
  • *
Re: Potência militar
« Resposta #250 Online: 17 de Outubro de 2010, 15:17:18 »
deve ser lenda.. onde você viu esses comparativos?

“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

Faisal Saeed Al Mutar

"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

Peter Boghossian

Sacred cows make the best hamburgers

I'm not convinced that faith can move mountains, but I've seen what it can do to skyscrapers."  --William Gascoyne

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #251 Online: 17 de Outubro de 2010, 15:25:52 »

Brasil tem o melhor exército de operações em floresta, tem o melhor exército de operações no cerrado, nossa força aérea é considerada uma das melhores do mundo (já li falando que é uma das três melhores considerando a habilidade dos pilotos, junto com Israel e Russia).

Mas isso não é tudo. O Brasil sofre com evasão de soldados, as Forças Armadas recebem pouco investimento em tecnologia e inteligência, equipamentos obsoletos, fuzis de antes da 2ª Guerra, munição vencida, nossa marinha só recebeu um porta-aviões em 200 anos de existência, e de segunda mão, usado da marinha americana. Não dá pra ignorar isso tudo. Exército bem treinado, por si só, não resolve.

Os fuzis do Brasil são FAL de 1955 e a Marinha já teve dois Porta-Aviões: o Minas Gerais (desativado, contruído pelo RU em 1942/45, batizado como HMS Vengeance, Classe Colossus) e o São Paulo (fabricado na França entre 1957/60, como FS Foch, Classe Clemenceau, adquirido em 2000).

Existe um programa de reestruturação das FFAA do Brasil e um plano de defesa, coisa que não havia há muitos anos. A marinha está se reequipando e a FAB também, com a aquisição de submarinos, barcos e helicópteros, fora a compra parada dos caças. Mas ainda falta dinheiro para a manutenção. Outro problema é que as FFAA não sabem trabalhar com um comando unificado sob o Min Def. Elas ainda apresentam problemas de gestão por conta dos ministérios militares separados.

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #252 Online: 17 de Outubro de 2010, 15:46:20 »
Até as botas sao compradas em licitaçoes diferentes, falta padronizaçao

O que temos aqui sao unidades "nucleo de excelencia", algumas sao de 1º mundo mesmo.

Mas ha outras estao na idade da pedra

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #253 Online: 17 de Outubro de 2010, 16:20:05 »
O exército do Brasil é o maior do que o de todos os vizinho juntos. O PIB do Brasil é maior do que todos os vizinhos juntos. O território do Brasil é quase do tamenho de todos os vizinhos juntos. Nenhum vizinho do Brasil é uma real ameaça bélica e nunca serão. Se existe uma ameaça na América do Sul, é o Brasil entrar na onda de uma retórica belicista.

Vamos abandonar toda a história, já que tal não se aplica mais nos dias atuais né? Os egípcios caíram, os romanos caíram, a inglaterra caiu, o império de napoleão caiu, mas os americanos nunca serão derrubados. Isso está certo, já que já temos 20 anos de fim de guerra fria e a história nos mostra que com certeza impérios de + ou - 100 anos de idade são eternos. Se a economia da China passar das dos Estados Unidos e o exército americano ficar mais caro do que é possível sustentar aí sim os EUA iam aceitar a perda de influência no resto do mundo pacificamente, imagina só que beleza, agora o mundo troca de país dominante pacificamente. A história se repetirá ou teremos algo completamente inédito nos próximos séculos (décadas?).
http://tomwoods.com . Venezuela, pode ir que estamos logo atrás.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #254 Online: 17 de Outubro de 2010, 18:23:11 »
Seria bom, mas é necessário? Não vislumbro conflitos contra nenhuma potência militar, a meu ver o interessante seria um mínimo só pra coibir aventuras bélicas de nações loucas e infelizmente vizinhas. O principal dessas potências militares é a bomba que encerra qualquer discussão.

O Brasil não almeja entrar em guerra com ninguém, mas mesmo assim a gente precisaria ter um exército no mínimo respeitável pra pra dar um "aviso" pra esse bando de aventureiros porraloucas - infelizmente temos um bem no outro lado da nossa fronteira. Tipo na época da Guerra Fria: os EUA e a URSS se armavam mais pra intimidar um ao outro, eles nunca seriam doidos de iniciar uma guerra.

O exército do Brasil é o maior do que o de todos os vizinho juntos. O PIB do Brasil é maior do que todos os vizinhos juntos. O território do Brasil é quase do tamenho de todos os vizinhos juntos. Nenhum vizinho do Brasil é uma real ameaça bélica e nunca serão. Se existe uma ameaça na América do Sul, é o Brasil entrar na onda de uma retórica belicista.

Brasil tem o melhor exército de operações em floresta, tem o melhor exército de operações no cerrado, nossa força aérea é considerada uma das melhores do mundo (já li falando que é uma das três melhores considerando a habilidade dos pilotos, junto com Israel e Russia).

Para mim está clara a ironia do Matheus de Souza.

É fato que o Brasil possui uma das três melhores unidades de combate em florestas tropicais e deve ter a melhor unidade combate no Cerrado, pois o Brasil é o único país do mundo que possui tal bioma. :biglol:

A maior, melhor e mais bem treinada força aérea é a estadunidense. E em termos de treinamento, a de Israel vem a seguir. A da Rússia certamente deixou de ser uma das cinco maiores devido à crise orçamentária pelo qual o país vem passando nos ultimos 12 anos.

Duvido que a força aérea brasileira esteja entre as 20 melhores do mundo.

Mas isso não é tudo. O Brasil sofre com evasão de soldados, as Forças Armadas recebem pouco investimento em tecnologia e inteligência, equipamentos obsoletos, fuzis de antes da 2ª Guerra, munição vencida, nossa marinha só recebeu um porta-aviões em 200 anos de existência, e de segunda mão, usado da marinha americana. Não dá pra ignorar isso tudo. Exército bem treinado, por si só, não resolve.

Este trecho foi bem analisado pelo Derfel.
Foto USGS

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #255 Online: 17 de Outubro de 2010, 18:36:30 »
Seria bom, mas é necessário? Não vislumbro conflitos contra nenhuma potência militar, a meu ver o interessante seria um mínimo só pra coibir aventuras bélicas de nações loucas e infelizmente vizinhas. O principal dessas potências militares é a bomba que encerra qualquer discussão.

O Brasil não almeja entrar em guerra com ninguém, mas mesmo assim a gente precisaria ter um exército no mínimo respeitável pra pra dar um "aviso" pra esse bando de aventureiros porraloucas - infelizmente temos um bem no outro lado da nossa fronteira. Tipo na época da Guerra Fria: os EUA e a URSS se armavam mais pra intimidar um ao outro, eles nunca seriam doidos de iniciar uma guerra.

Ainda é mais representativo que qualquer mané dessas redondezas, não precisa de bomba. No extremo caso que tem chance de alguém resolver comprar briga, primeiro, nada como uma guerra para fazer recursos surgirem derrepente para as forças armadas. Segundo, considerando o único país que tem alguma tendencia e potencial pra fazer uma dessa, certeza certeza que vai ter intervenção internacional no titio Chavez.
"The patient refused an autopsy."

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #256 Online: 17 de Outubro de 2010, 18:39:55 »

Vamos abandonar toda a história, já que tal não se aplica mais nos dias atuais né? Os egípcios caíram, os romanos caíram, a inglaterra caiu, o império de napoleão caiu, mas os americanos nunca serão derrubados. Isso está certo, já que já temos 20 anos de fim de guerra fria e a história nos mostra que com certeza impérios de + ou - 100 anos de idade são eternos. Se a economia da China passar das dos Estados Unidos e o exército americano ficar mais caro do que é possível sustentar aí sim os EUA iam aceitar a perda de influência no resto do mundo pacificamente, imagina só que beleza, agora o mundo troca de país dominante pacificamente. A história se repetirá ou teremos algo completamente inédito nos próximos séculos (décadas?).

O Brasil não é um império, longe disso, mas nossos vizinho aqui da América do Sul, estão muito, mas muito mais longe disso. Nenhuma gastança maior do que a relação normal do PIB, ou média do mundo ou da AS, não é necessária para um país como o Brasil, sem inimigos aparentes e sem a menor vocação para a guerra. Coisas que justificam um gasto militar em nosso páis, são o controle da fronteira, controle do mares, e do espaça aéreo, não temos que nos preocupar se a Venezuela compra alguns aviões ou o Chile o mesmo, o Brasil tem capacidade de comprar todos os aviões que eles tem juntos, e não existe um exercito moderno na AS, que possa fazer frente ao tamanho do exército brasileiro. Repito, a única razão para um corrida armamentista na AS, seria se o Brasil começasse a gastar mais do que deve em defesa, isso assustaria nossos vizinhos.

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #257 Online: 17 de Outubro de 2010, 19:23:19 »
concordo com você que dificilmente uma guerra começaria aqui na américa do sul, porém caso comece a surgir novas instabilidades mundiais não duvido nem um pouco de na américa latina ocorrer algo como a guerra entre as Coréias. Não é nem questão de um país estar afim de dominar o outro, ainda porque o poderio atômico mudou a forma do mundo encarar guerras, é muito difícil prever uma possível grande guerra atualmente, porém ao meu ver o primeiro passo para isso é o enfraquecimento dos EUA. Nenhum lugar melhor para começar uma guerra no estilo das coréias que na america do sul, onde nenhum país tem acesso a tecnologia de armas nucleares, logo, aqui não há uma saída suicida, restando ao perdedor apenas a subjugação.
« Última modificação: 17 de Outubro de 2010, 20:06:48 por parcus »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #258 Online: 17 de Outubro de 2010, 19:36:18 »
Dados os tamanhos da área e da população eu não vejo nenhuma ameaça de invasão do Brasil por qualquer país da América do Sul.

Dada a fraqueza das forças armadas brasileiras eu não vejo nenhum país que o Brasil possa invadir e manter a ocupação.

Alguns ele sequer teria condições de invadir.
Foto USGS

Offline Felius

• Nível 34
  • *
« Resposta #259 Online: 17 de Outubro de 2010, 19:37:20 »
Dados os tamanhos da área e da população eu não vejo nenhuma ameaça de invasão do Brasil por qualquer país da América do Sul.

Dada a fraqueza das forças armadas brasileiras eu não vejo nenhum país que o Brasil possa invadir e manter a ocupação.

Bem, acho que agente consegue ocupar uma das guianias se quisermos... :P
"The patient refused an autopsy."

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #260 Online: 17 de Outubro de 2010, 19:38:41 »

A Francesa eu acho que não. Seria como a Guerra das Malvinas tudo de novo.
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
imaginação, assim como o artista. Somente depois, quando testes
críticos e experimentação entram em jogo, é que a ciência diverge da
arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #261 Online: 17 de Outubro de 2010, 19:40:18 »

Quem vai querer ocupar aquilo... :biglol:
« Última modificação: 17 de Outubro de 2010, 20:00:58 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #262 Online: 17 de Outubro de 2010, 19:41:34 »

A Francesa eu acho que não. Seria como a Guerra das Malvinas tudo de novo.

Se a França não usasse armas nucleares ela não ganharia a guerra tão facilmente.
Foto USGS

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #263 Online: 17 de Outubro de 2010, 19:42:18 »

Quam vai querer ocupar aquilo... :biglol:

Se alguém deve saber uma razão, seria você, Sr. geólogo
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #264 Online: 17 de Outubro de 2010, 20:00:31 »

Quam vai querer ocupar aquilo... :biglol:

Se alguém deve saber uma razão, seria você, Sr. geólogo

As três guianas são bons locais para lançamento de satélite devido as suas posições sobre ou próximos da Linha do Equador.

A Guiana pode ter algum bem mineral à oeste (fronteira com a Venezuela) e o restante do país é floresta, onde seria interessante o extrativismo. Turismo seria uma boa opção, principalmente no litoral. Pesca também se destaca, ainda que de predomínio artesanal.

O Suriname possui pequenas reservas de ferro e ouro na fronteira com o Brasil. Há bons locais para pequenas centrais hidroelétricas. No mais as condições são semelhantes ao da Guiana, de maneira simplificada, é claro.

A Guina Francesa é semelhante às demais. [modo irônico pejorativo preconceituoso ligado] Seria interessante para turismo homossexual, pois é território frances ultramarino. [modo irônico pejorativo preconceituoso desligado] :biglol: :biglol: :biglol:
Foto USGS

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #265 Online: 17 de Outubro de 2010, 20:16:57 »
Quanto ao lançamento de foguetes e o extrativismo, já temos a nossa fatia da amazônia, então realmente não vejo por que anexar nenhuma das três giuanas.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #266 Online: 17 de Outubro de 2010, 20:26:21 »
Quanto ao lançamento de foguetes e o extrativismo, já temos a nossa fatia da amazônia, então realmente não vejo por que anexar nenhuma das três giuanas.

Acho que nem devemos cogitar tal hipótese.

Eu apenas respondi à sua pergunta, de tal modo que, "puxando pela memória", relacionei alguns pontos favoráveis que eventualmente justificariam uma anexação.
Foto USGS

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #267 Online: 17 de Outubro de 2010, 20:30:08 »
Acho que a única coisa que motivaria seriam os minerais, mas também já temos o suficiente por aqui.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #268 Online: 17 de Outubro de 2010, 20:37:35 »
Acho que a única coisa que motivaria seriam os minerais, mas também já temos o suficiente por aqui.

Não se esqueça das belas praias do Caribe!
Foto USGS

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #269 Online: 17 de Outubro de 2010, 20:39:48 »
Turismo não justifica uma guerra, eu acho.
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Cumpadi

• Nível 32
  • *
« Resposta #270 Online: 17 de Outubro de 2010, 20:40:43 »
Sei não... são as praias do caribe. :)

Offline SnowRaptor

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #271 Online: 17 de Outubro de 2010, 20:49:55 »
Não sou muito de praia, mas o que as praias do caribe têm de melhor que as praias do nordeste, além do fato de não ter que interagir com brasileiros pra conseguir o que precisa? (E olha que isso seria arruinado se o brasil dominasse o território)
Elton Carvalho

arte.”

-- François Jacob, 1997

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #272 Online: 17 de Outubro de 2010, 21:11:07 »
Não sou muito de praia, mas o que as praias do caribe têm de melhor que as praias do nordeste, além do fato de não ter que interagir com brasileiros pra conseguir o que precisa? (E olha que isso seria arruinado se o brasil dominasse o território)
Isso é realmente uma coisa extremamente chata.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #273 Online: 17 de Outubro de 2010, 22:14:11 »
As Guianas existem? Achei que fossem lendas, como o Acre. :biglol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #274 Online: 17 de Outubro de 2010, 22:37:16 »

Voce citou a primeira coisa importante: Não ter brasileiro. (As brasileiras bonitas seriam bem vindas).  :biglol:

A segunda coisa é o charme, pois o Caribe é o Caribe. 8-)
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!