Autor Tópico: Potência militar  (Lida 138606 vezes)

Skorpios

• Visitante
Re: Potência militar
« Resposta #650 Online: 25 de Setembro de 2011, 07:14:08 »

Que não gastem uma fortuna com esta bobagem.

Ao invés disto, depositem-na na minha conta corrente.

Garanto que será muito melhor aproveitada. :)

Mais um prova que os empresários só querem levar vantagem.... :biglol:

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #651 Online: 25 de Setembro de 2011, 10:31:13 »
Pra quê dominação da tecnologia? Vamos comprar logo essas porcarias de caças. Quando ficarem velhos, a gente dá os usados de entrada em novos :ok:...

Pra quem sabe a gente começar a vender aviões também em vez de só comprar. Não é uma má idéia.

É, e quem sabe também as vacas comecem a voar e as galinhas criem dentes... :D

Antes que alguém fale de complexo de vira-latas, é só brincadeira... compreendo a vantagem da tecnologia vir no pacote. Só acho muito improvável que, mesmo que ela venha, o Brasil se torne um fabricante de caças de alta tecnologia. Ok, a EMBRAER faz bonito com seus aviões, mas um caça a jato competitivo militarmente é BEM diferente de aviões de passageiros ou turbo hélices. Talvez seja mais negócio só comprar mesmo um bom avião para fortalecer a FAB e pronto.
"Deus prefere os ateus"

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #652 Online: 25 de Setembro de 2011, 11:24:06 »
Pra quê dominação da tecnologia? Vamos comprar logo essas porcarias de caças. Quando ficarem velhos, a gente dá os usados de entrada em novos :ok:...

Pra quem sabe a gente começar a vender aviões também em vez de só comprar. Não é uma má idéia.

Antes que alguém fale de complexo de vira-latas, é só brincadeira... compreendo a vantagem da tecnologia vir no pacote. Só acho muito improvável que, mesmo que ela venha, o Brasil se torne um fabricante de caças de alta tecnologia. Ok, a EMBRAER faz bonito com seus aviões, mas um caça a jato competitivo militarmente é BEM diferente de aviões de passageiros ou turbo hélices. Talvez seja mais negócio só comprar mesmo um bom avião para fortalecer a FAB e pronto.

Entendo, mas eu gosto mais quando nossos governantes são mais ambiciosos.

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #653 Online: 25 de Setembro de 2011, 11:43:13 »

Eu não.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Fabrício

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #654 Online: 25 de Setembro de 2011, 12:56:11 »

Eu não.

Nem eu... me chamem de pessimista, mas não me entra muito na cabeça um país que não consegue nem alfabetizar direito a população querendo aprender tecnologia de construção de aviões de caça. Que comprem logo o melhor avião, já que é para comprar. Melhor do que comprar um avião inferior junto com uma tecnologia que dificilmente vamos conseguir usar.
« Última modificação: 25 de Setembro de 2011, 12:59:03 por Fabrício »
"Deus prefere os ateus"

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #655 Online: 25 de Setembro de 2011, 13:36:05 »

Eu não.

Nem eu... me chamem de pessimista, mas não me entra muito na cabeça um país que não consegue nem alfabetizar direito a população querendo aprender tecnologia de construção de aviões de caça. Que comprem logo o melhor avião, já que é para comprar. Melhor do que comprar um avião inferior junto com uma tecnologia que dificilmente vamos conseguir usar.
Realmente. Ambição "positiva" seria querer capacitar a longo prazo estudantes de base para que possam estar páreo a páreo com pesquisadores de ponta, coisa que não está sendo feita com uma educação básica cada dia mais tosca e educação superior sucateada.

Ambições que envolvem bilhões de dólares/euros e troca-troca de favores políticos não possuem nenhum outro objetivo senão encher bolsos de políticos e empresários.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #656 Online: 25 de Setembro de 2011, 16:59:03 »
A tecnologia transferida não serviria apenas para construção de caças, mas também toda uma gama de produtos derivados, incluindo a aviação civil e soluções em TI, por exemplo. Pessoalmente estou inclinado, hoje,  ao F-18. O congresso americano já deu mostras que permitiria uma transferência de tecnologia e, se ainda assim não for completa, pode representar uma aliança militar com os EUA que pode levar ao tão cobiçado (pelo Itamaraty) lugar cativo no Conselho de Segurança da ONU.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #657 Online: 25 de Setembro de 2011, 21:33:13 »
A tecnologia transferida não serviria apenas para construção de caças, mas também toda uma gama de produtos derivados, incluindo a aviação civil e soluções em TI, por exemplo.

Há muito eu defendo a ideia de que não há tecnologia militar aplicada para a área civil que não pudesse ser criada diretamente pelos civis. Hoje são pouquíssimas as áreas onde a tecnologia militar está adiante da civil.

Pessoalmente estou inclinado, hoje,  ao F-18.

É o melhor avião considerando a relação benefício/custo e é o único com real "batismo de fogo".

O congresso americano já deu mostras que permitiria uma transferência de tecnologia e, se ainda assim não for completa, pode representar uma aliança militar com os EUA que pode levar ao tão cobiçado (pelo Itamaraty) lugar cativo no Conselho de Segurança da ONU.

Eu duvido que o EUA (ou qualquer um dos demais membros permanentes) permita que outro país adentre o Conselho de Segurança como membro perene.
« Última modificação: 26 de Setembro de 2011, 10:22:57 por Geotecton »
Foto USGS

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #658 Online: 26 de Setembro de 2011, 09:45:23 »

Ninguem transfere tecnologia

No maximo vez ou outra de partes nao sensiveis ou de algo que ja caiu em dominio publico

E para fazer parte do CS o Brasil teria que criar uma cultura guerreira e expedicionaria em suas forças armadas o que nao temos hoje

Ou seja é pra cachorro grande e nao banguela e gordo

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #659 Online: 26 de Setembro de 2011, 16:46:09 »
A tecnologia transferida não serviria apenas para construção de caças, mas também toda uma gama de produtos derivados, incluindo a aviação civil e soluções em TI, por exemplo.

Há muito eu defendo a ideia de que não há tecnologia militar aplicada para a área civil que não pudesse ser criada diretamente pelos civis. Hoje são pouquíssimas as áreas onde a tecnologia militar está adiante da civil.

A questão não é que a área civil não possa desenvolver tecnologia similar à militar, apenas que a área militar apresenta problemas diferentes da área civil que geram soluções que acabam sendo aplicadas também no meio civil, seja por estimular um desenvolvimento mais rápido, seja pela área civil simplesmente não necessitar, a princípio, da solução. Por exemplo, a internet poderia ter surgido apenas no meio civil? Simplesmente não havia um problema que necessitasse da solução internet na época em que foi implementada. O mesmo pode ser dito do GPS.

Pessoalmente estou inclinado, hoje,  ao F-18.

É o melhor avião considerando a relação benefício/custo e é o único com real "batismo de fogo".

O congresso americano já deu mostras que permitiria uma transferência de tecnologia e, se ainda assim não for completa, pode representar uma aliança militar com os EUA que pode levar ao tão cobiçado (pelo Itamaraty) lugar cativo no Conselho de Segurança da ONU.

Eu duvido que o EUA (ou qualquer um dos demais membros permanentes) permita que outro país adentre o Conselho de Segurança como membro perene.

Também duvido, mas uma reforma cedo ou tarde terá que ser implementada (talvez a abolição do CS).

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #660 Online: 26 de Setembro de 2011, 16:47:22 »

No maximo vez ou outra de partes nao sensiveis ou de algo que ja caiu em dominio publico

E para fazer parte do CS o Brasil teria que criar uma cultura guerreira e expedicionaria em suas forças armadas o que nao temos hoje

Conforme cresça em protagonismo no cenário internacional, o Brasil vai ter que criar tal cultura, quer queira ou não.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #661 Online: 26 de Setembro de 2011, 16:58:17 »

Conforme cresça em protagonismo no cenário internacional, o Brasil vai ter que criar tal cultura, quer queira ou não.

O Japão tem uma importância historicamente maior que a do Brasil e nunca desenvolveu forças armadas expressivas após a Segunda Guerra Mundial, ainda que isto tenha ocorrido, em parte, por força de tratados e da presença militar estadunidense em solo japonês ou no seu entorno. Mesmo assim o Japão está nesta condição de relativa 'fraqueza' a despeito de que era, até há pouco tempo, a segunda maior economia do mundo.
Foto USGS

Skorpios

• Visitante
« Resposta #662 Online: 26 de Setembro de 2011, 17:02:01 »
Vai ver as forças de defesa deles para ver se tem as sucatas que nós temos.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #663 Online: 26 de Setembro de 2011, 18:53:52 »

O Japão tem uma importância historicamente maior que a do Brasil e nunca desenvolveu forças armadas expressivas após a Segunda Guerra Mundial, ainda que isto tenha ocorrido, em parte, por força de tratados e da presença militar estadunidense em solo japonês ou no seu entorno. Mesmo assim o Japão está nesta condição de relativa 'fraqueza' a despeito de que era, até há pouco tempo, a segunda maior economia do mundo.

Não foi em parte, Geo, foi totalmente. Com a rendição incondicional do Japão foi praticamente uma imposição.

Artigo 9: Sinceramente aspirantes a uma paz internacional baseada na justiça e na ordem, o povo do Japão renuncia para sempre a guerra como um direito soberano da Nação e a ameaça ou uso da força como meio de resolução dos litígios internacionais. 2) A fim de concretizar o objetivo do parágrafo precedente, as forças terrestres, marítimas e aéreas, bem como qualquer outro potencial de guerra, nunca serão mantidos. O direito de beligerância do Estado não será reconhecido.

Segundo o filme Macarthur (1977) (mantendo, claro, as devidas ressalvas), foi apresentada como um acerto entre Shigeru Yoshida, primeiro-ministro, e o próprio Macarthur (sendo uma ideia do Shigeru Yoshida como forma de limitar os poderes dos militares).

Ainda assim, no contexto da Guerra Fria, o Japão tinha um grande irmão mais velho que cuidava dele, que impedia que houvesse qualquer ameaça ao seu território, já que era um território estratégico tanto em relação à URSS quanto à China.

Por fim, a força de defesa do Japão tem atuado já há algum tempo em missões de paz e existe um movimento para revisão constitucional que permita ao país uma força militar para autodefesa, ao mesmo tempo em que discutem um pacto nos moldes da OTAN com a Austrália. Um resultado disso é a mudança de status de Agência de Defesa para Ministério da Defesa, em 2006.

No final, o Japão é uma exceção que está sendo revista.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #664 Online: 26 de Setembro de 2011, 19:08:08 »
A questão não é que a área civil não possa desenvolver tecnologia similar à militar, apenas que a área militar apresenta problemas diferentes da área civil que geram soluções que acabam sendo aplicadas também no meio civil, seja por estimular um desenvolvimento mais rápido, seja pela área civil simplesmente não necessitar, a princípio, da solução. Por exemplo, a internet poderia ter surgido apenas no meio civil? Simplesmente não havia um problema que necessitasse da solução internet na época em que foi implementada. O mesmo pode ser dito do GPS.

Eu concordo, mas ainda assim não é uma justificativa para se "torrar" bilhões de dólares em pesquisa militar.

Também duvido, mas uma reforma cedo ou tarde terá que ser implementada (talvez a abolição do CS).

Eu tenho quase certeza que não presenciarei esta mudança.
Foto USGS

Offline Diegojaf

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Bu...
« Resposta #665 Online: 26 de Setembro de 2011, 19:09:24 »
Nação "não civilizada".

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #666 Online: 26 de Setembro de 2011, 19:10:34 »
[...]

A Austrália e o Canadá também são países com forças armadas bem menores que as suas respectivas importâncias econômicas e políticas.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #667 Online: 26 de Setembro de 2011, 19:36:53 »
[...]

A Austrália e o Canadá também são países com forças armadas bem menores que as suas respectivas importâncias econômicas e políticas.

... que são praticamente incorporadas às forças do RU

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #668 Online: 26 de Setembro de 2011, 22:27:53 »
[...]

Restaurante Universitário? :P
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #669 Online: 26 de Setembro de 2011, 22:30:09 »
[...]

Somente como cortesia protocolar, pois elas são totalmente independentes.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #670 Online: 26 de Setembro de 2011, 22:50:25 »
[...]

Austrália e Canadá tem forças armadas muito bem treinadas, em bom número proporcional e bem equipadas. Não são grandes potências, talvez hoje nem mesmo sejam consideradas potências, do ponto de vista decisório da geopolítica internacional, os Brics hoje tem um peso político e ecoômico bem maior (e crescente) que esses países desenvolvidos e muitos outros.  Portanto suas forças armadas não são menores nessa relação, me parecem de bom tamanho relativo para esses países.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #671 Online: 26 de Setembro de 2011, 22:53:20 »
[...]

Austrália e Canadá tem forças armadas muito bem treinadas, em bom número proporcional e bem equipadas. Não são grandes potências, talvez hoje nem mesmo sejam consideradas potências, do ponto de vista decisório da geopolítica internacional, os Brics hoje tem um peso político e ecoômico bem maior (e crescente) que esses países desenvolvidos e muitos outros.  Portanto suas forças armadas não são menores nessa relação, me parecem de bom tamanho relativo para esses países.

Se eles tivessem uma população expressiva (acima de 150 milhões) eles estariam "anos-luz" à frente dos BRICs, com exceção da China.

E do ponto de vista geopolítico, somente a China e a Rússia tem "peso" expressivo hoje.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #672 Online: 26 de Setembro de 2011, 23:11:28 »

Se eles tivessem uma população expressiva (acima de 150 milhões) eles estariam "anos-luz" à frente dos BRICs, com exceção da China.

Meio óbvio né? Seriam quase um EUA. Mas o fato é quem tem uma população de 30, 40 mi, dentro de grandes territórios, que na maior parte ou são desertos ou são geleiras, muito diferente dos EUA. O que faz a grande diferença aí e o Pib percapita e desenvolvimento humano.

E do ponto de vista geopolítico, somente a China e a Rússia tem "peso" expressivo hoje.

Tendo em vista que são duas potências militares sim, tendo em vista que India e Brasil são ambos potências econômicas e regionais, não. Não pense em tomar uma decisão de cunho geopolítico mundial sem consultar esses quatro países. Hoje em dia não dá mais  pra ignorar o tamanho de suas populações e de seus recursos financeiros e naturais, e o fator de "estabilidade" que tem para suas respectivas regiões;

Bem, peso expressivo mesmo só os EUA tem no mundo inteiro, o resto joga na sua zona de influência.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #673 Online: 26 de Setembro de 2011, 23:24:30 »
Meio óbvio né? Seriam quase um EUA. Mas o fato é quem tem uma população de 30, 40 mi, dentro de grandes territórios, que na maior parte ou são desertos ou são geleiras, muito diferente dos EUA. O que faz a grande diferença aí e o Pib percapita e desenvolvimento humano.

A real grandeza do Canadá e da Austrália provém dos seus povos, de sua cultura e de seu modelo econômico-social e não somente de uma "feliz" conjunção de fatores naturais.

Tendo em vista que são duas potências militares sim, tendo em vista que India e Brasil são ambos potências econômicas e regionais, não.

Sob o ponto de vista econômico, a China é uma superpotência, e os demais são países equivalentes aos grandes da Europa com exceção da Alemanha, que está acima de todos.

Sob o ponto de vista militar somente a Rússia está próxima do status de superpotência. Os demais variam entre uma piada (Brasil) e uma potência continental em expansão (China).

Não pense em tomar uma decisão de cunho geopolítico mundial sem consultar esses quatro países.

Sei. Eu vi ao longo da década com as guerras do Afeganistão e Iraque, feitas unilateralmente pelo EUA e sem qualquer reação efetiva por parte dos demais.

Hoje em dia não dá mais  pra ignorar o tamanho de suas populações e de seus recursos financeiros e naturais, e o fator de "estabilidade" que tem para suas respectivas regiões.

Ninguém ignora-os por isto. Pelo contrário. Eles são 'preservados' justamente por isto.

Bem, peso expressivo mesmo só os EUA tem no mundo inteiro, o resto joga na sua zona de influência.

Sábias palavras.
Foto USGS

Offline André Luiz

• Nível 38
  • *
    • Forum base militar
« Resposta #674 Online: 26 de Setembro de 2011, 23:33:17 »

A Australia  e o Canada estao sob o guarda chuva protetor do Reino Unido e dos EUA respectivamente, mas possuem forças armadas muito poderosas

O Japao idem

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!