Autor Tópico: Potência militar  (Lida 138608 vezes)

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Offline SnowRaptor

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Re:Potência militar
« Resposta #700 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 18:02:09 »
Aliás, por que será que a FAB não compra nenhum Super Tucano desde 2003? ::)
Elton Carvalho

Antes de me apresentar sua teoria científica revolucionária, clique AQUI

“Na fase inicial do processo [...] o cientista trabalha através da
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Offline Derfel

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Re:Potência militar
« Resposta #701 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 18:34:31 »
E precisa de novos Super Tucanos? De qualquer forma:

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09/06/2009 - 15h39
FAB recebe centésima aeronave A-29 Super Tucano produzida pela Embraer
O avião é empregado na FAB em missões de policiamento do espaço aéreo, ataque e reconhecimento aéreo

A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu, nesta terça-feira, dia 26 de maio, a 100ª aeronave A-29 produzida pela Embraer. A cerimônia contou com a participação do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Juniti Saito, e de integrantes do Alto Comando da Aeronáutica.

O Super Tucano é uma aeronave turboélice dotada de sistemas aviônicos ultramodernos, incluindo a funcionalidade de visão noturna, armamento inteligente e tecnologia de enlace de dados (data link), e é empregado na FAB em missões de policiamento do espaço aéreo, ataque e reconhecimento aéreo.

Esse evento ratifica a parceria com a Embraer em prol do desenvolvimento aeronáutico brasileiro, e projeta, por meio da aeronave A-29, a capacidade da indústria de defesa no cenário mundial.

Leia abaixo a mensagem do Comandante da Aeronáutica alusiva ao evento.

A FORÇA AÉREA BRASILEIRA - BRAÇO ARMADO DO COMANDO DA AERONÁUTICA - TEM O COMPROMISSO DE HONRAR O PRECEITO CONSTITUCIONAL DE MANTER SOBERANO O ESPAÇO AÉREO QUE EMOLDURA ESTE GRANDIOSO PAÍS.

CONSCIENTES DESSA INALIENÁVEL RESPONSABILIDADE, REGISTRAMOS NO DIA DE HOJE, COM IMENSA SATISFAÇÃO E ENTUSIASMO, O RECEBIMENTO DA 100ª AERONAVE SUPER TUCANO. ESTE EVENTO TÃO ESPECIAL, ALÉM DE MATERIALIZAR O ALCANCE DE 75% DA META DE PRODUÇÃO DE 99 UNIDADES, CONFIRMA A ELEVADA CAPACIDADE DA NOSSA INDÚSTRIA DE DEFESA E, EM PARTICULAR, O PODER COMPETITIVO DA EMBRAER NO MERCADO MUNDIAL.

ESTE VERSÁTIL E MODERNO VETOR AÉREO CONSTITUI A ESPINHA DORSAL DA FORMAÇÃO DOS PILOTOS DE CAÇA, DA DEFESA DA SOBERANIA NOS CÉUS DA AMAZÔNIA, E DA FRONTEIRA OESTE DO NOSSO PAÍS.

EM SUAS ASAS, OS NOVOS PILOTOS DE COMBATE CONSOLIDAM AS TÁTICAS E APRIMORAM OS PARÂMETROS DE EMPREGO NOTURNO DE ALTA PRECISÃO COM O USO DO NVG (NIGTH VISION GOGGLES), DE IMAGEADORES INFRAVERMELHOS (FLIR) E DE COMUNICAÇÕES SEGURAS VIA DATA LINK.

COM DESTACADA EFICIÊNCIA, REALIZAM MISSÕES DE ATAQUE, DE CONTROLE AÉREO AVANÇADO, DE RECONHECIMENTO AÉREO E MISSÕES DE INTERCEPTAÇÃO DE TRÁFEGOS ILÍCITOS, COM IDENTIFICAÇÃO SEGURA DE ALVOS A QUALQUER HORA DO DIA OU DA NOITE.

APÓS QUASE CINCO ANOS DE OPERAÇÃO E 57000 HORAS VOADAS NO BRASIL E NO EXTERIOR, AS CARACTERÍSTICAS DE FLEXIBILIDADE, DISPONIBILIDADE EM CONDIÇÕES CLIMÁTICAS DE UMIDADE COM ELEVADAS TEMPERATURAS, E SUA MODERMA AVIÔNICA CONFEREM AO SUPER TUCANO UMA IMPORTÂNCIA ESTRATÉGICA, E UM LUGAR DE DESTAQUE NO ACERVO DA FAB.

SOMA-SE A ISSO, A SIMILARIDADE DOS EQUIPAMENTOS COM OS RECURSOS ENCONTRADOS NAS AERONAVES DE CAÇA DE 1ª LINHA TORNA TRANQUILA A TRANSIÇÃO DESSES AVIADORES PARA OS F-5M, A-1 E MIRAGE 2000, RESULTANDO NUMA CONSIDERÁVEL ECONOMIA DE RECURSOS E DE HORAS DE VÔO NESSE PROCESSO DE ADAPTAÇÃO.

PARA O COMANDO DA AERONÁUTICA, É MOTIVO DE EXULTAÇÃO CONSTATAR QUE A SERIEDADE E A COMPETÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO E DOS INTEGRANTES DA EMBRAER PROPICIARAM AS CONDIÇÕES QUE SUSTENTAM A SUA PRESENÇA EM TODOS OS CONTINENTES, COMO UMA EXPOENTE DA INDÚSTRIA AEROESPACIAL QUE FABRICA AERONAVES DE CONTEÚDO TECNOLÓGICO DO “ESTADO DA ARTE” E COM BAIXO CUSTO OPERACIONAL, LEVANDO, DESSA FORMA, O NOME DO BRASIL MAIS ALTO E MAIS LONGE.

QUE ESTE SENTIMENTO DE BRASILIDADE E ORGULHO QUE ORA EXPERIMENTAMOS AFLORE EM CADA CIDADÃO AO CONTEMPLAR OS CÉUS E CONSTATAR QUE AS ASAS DA FORÇA AÉREA BRASILEIRA E DA EMBRAER, NUM VÔO HARMÔNICO E SINÉRGICO, TÊM CUMPRIDO SEU DEVER DE MANTER O BRASIL LIVRE, SOBERANO E NO RUMO DO PROGRESSO.
MUITO OBRIGADO.

TENENTE-BRIGADEIRO-DO-AR JUNITI SAITO
COMANDANTE DA AERONÁUTICA


Fonte: CECOMSAER
http://www.fab.mil.br/portal/capa/mostra=3052

Offline SnowRaptor

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Re:Potência militar
« Resposta #702 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 18:39:21 »
Foi uma Piada |(


Elton Carvalho

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Offline Derfel

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Re:Potência militar
« Resposta #703 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 18:45:58 »
Então você estava se referindo a esse aqui:



Um tucano e não um SUPER Tucano. :lol:

Offline Geotecton

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Re:Potência militar
« Resposta #704 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 21:45:52 »
Nada como um texto feito por militares locais para enaltecer um equipamento também local de forma, no mínimo, duvidosa.

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09/06/2009 - 15h39
FAB recebe centésima aeronave A-29 Super Tucano produzida pela Embraer
O avião é empregado na FAB em missões de policiamento do espaço aéreo, ataque e reconhecimento aéreo.
[...]
[...]
ESTE VERSÁTIL E MODERNO VETOR AÉREO CONSTITUI A ESPINHA DORSAL DA FORMAÇÃO DOS PILOTOS DE CAÇA, DA DEFESA DA SOBERANIA NOS CÉUS DA AMAZÔNIA, E DA FRONTEIRA OESTE DO NOSSO PAÍS.
[...]

Qual seria o resultado deste "versátil e moderno vetor aéreo" em um cenário de dog fight ou de interceptação contra uma boa aeronave, como o F-16?

Desastroso!


Citar
[...]
COM DESTACADA EFICIÊNCIA, REALIZAM MISSÕES DE ATAQUE, DE CONTROLE AÉREO AVANÇADO, DE RECONHECIMENTO AÉREO E MISSÕES DE INTERCEPTAÇÃO DE TRÁFEGOS ILÍCITOS, COM IDENTIFICAÇÃO SEGURA DE ALVOS A QUALQUER HORA DO DIA OU DA NOITE.
[...]

Sem querer ser impertinente, eu pergunto: Quais foram as "missões de ataque" que estes aviões fizeram com "destacada eficiência"?


Citar
[...]
SOMA-SE A ISSO, A SIMILARIDADE DOS EQUIPAMENTOS COM OS RECURSOS ENCONTRADOS NAS AERONAVES DE CAÇA DE 1ª LINHA TORNA TRANQUILA A TRANSIÇÃO DESSES AVIADORES PARA OS F-5M, A-1 E MIRAGE 2000, RESULTANDO NUMA CONSIDERÁVEL ECONOMIA DE RECURSOS E DE HORAS DE VÔO NESSE PROCESSO DE ADAPTAÇÃO.
[...]

O radar do SuperTucano é similar aos dos F-22, F-35, F15, Su-35 e MiG-31?

E o sistema de data link?

E os sistemas de navegação?

E os sistemas de ECM?

E os aviônicos em geral?

Nem em sonho!!!
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Offline Derfel

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Re:Potência militar
« Resposta #705 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 21:51:57 »
Geo, você sabe que o Supertucano e o F16 foram projetados para missões diferentes, não?

Offline Geotecton

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Re:Potência militar
« Resposta #706 Online: 13 de Fevereiro de 2012, 21:55:02 »
Geo, você sabe que o Supertucano e o F16 foram projetados para missões diferentes, não?

Eu tenho uma certa ideia...  ::)
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Offline Diegojaf

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Re:Potência militar
« Resposta #707 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 06:57:53 »
Geo, você sabe que o Supertucano e o F16 foram projetados para missões diferentes, não?

Eu tenho uma certa ideia...  ::)
Então não faz o menor sentido comparar um com o outro.
"De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto." - Rui Barbosa

http://umzumbipordia.blogspot.com - Porque a natureza te odeia e a epidemia zumbi é só a cereja no topo do delicioso sundae de horror que é a vida.

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Re:Potência militar
« Resposta #708 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 09:01:26 »
Não é difícil acertar um supertucano a bordo de um F16? Ele é tão lento que é difícil para o F16 voar também tão lentamente e mirar  :hihi:
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Offline Geotecton

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Re:Potência militar
« Resposta #709 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 09:37:36 »
Geo, você sabe que o Supertucano e o F16 foram projetados para missões diferentes, não?
Eu tenho uma certa ideia...  ::)
Então não faz o menor sentido comparar um com o outro.

Talvez sim, talvez não.

Certamente são aviões com funções e capacidades completamente distintas mas como já li muitos textos em revistas que se intitulam de "especializadas", em que se afirma que o SuperTucano serve para missões de "controle aéreo" e "interceptação de aeronaves desconhecidas", fica claro que neste caso pode ser feita uma comparação, pois tais atributos são típicos de um caça, coisa que o SuperTucano não é.
« Última modificação: 14 de Fevereiro de 2012, 15:40:10 por Geotecton »
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Offline Unknown

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Re:Potência militar
« Resposta #710 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 11:02:55 »
Certamente são aviões com funções e capacidades completamente distintas MAS como já li muitos textos em revistas que se intitulam de "especializadas", em que se afirma que o SuperTucano serve para missões de "controle aéreo" e "interceptação de aeronaves desconhecidas", fica claro que neste caso pode ser feita uma comparação, pois tais atributos são típicos de um caça, coisa que o SuperTucano não é.
A questão é que no nosso caso "interceptação de aeronaves desconhecidas" geralmente significa algum avião de pequeno porte que entrou em nosso espaço aéreo sem autorização, geralmente avião de traficantes oriundo da Bolívia, Peru ou Colômbia. Nesses casos seria desperdício de recursos usar um caça para fazer a interceptação.

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Offline André Luiz

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Re:Potência militar
« Resposta #711 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 11:23:54 »

Para treinar jovens pilotos,  interceptar pequenos avioes, apoio aereo aproximado leve e helicopter killer o super tucano é perfeito

Jato supersonico é para superioridade aerea

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Re:Potência militar
« Resposta #712 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 11:30:18 »

Para treinar jovens pilotos,  interceptar pequenos avioes, apoio aereo aproximado leve e helicopter killer o super tucano é perfeito


Tanto que até o Tio Sam está interessado.

Offline Diegojaf

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Re:Potência militar
« Resposta #713 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 14:13:08 »

Para treinar jovens pilotos,  interceptar pequenos avioes, apoio aereo aproximado leve e helicopter killer o super tucano é perfeito


Tanto que até o Tio Sam está interessado.
No fim do ano vi diversas reportagens em jornais americanos enaltecendo o super tucano em face de seu concorrente direto e uma das vantagens óbvias é a de que ele apresentava preço de hora/vôo próxima à 1/3 do valor da concorrência, com o mesmo desempenho.

A licitação está sendo contestada pela concorrência e o julgamento será no dia 6 ou 16 de Março desse ano.
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Offline Geotecton

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Re:Potência militar
« Resposta #714 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 15:54:35 »
Para treinar jovens pilotos,...

Concordo.


...interceptar pequenos avioes,...

Se forem aviões do porte daqueles usados em aero-clubes, eu concordo.


...apoio aereo aproximado leve...

Se for "bem leve" em ambiente pró de superioridade aérea, eu concordo.


... e helicopter killer o super tucano é perfeito

Aqui depende. Helicópteros de combate como o Apache Long Bow, o Mil Mi 28N Havoc e o Kamov Ka 50 Hokum são adversários muito mortais a curta distância, tanto por causa da manobrabilidade como pelo canhão. E em média distância eles também são respeitáveis por causa de mísseis ar-ara que eles podem carregar.


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Re:Potência militar
« Resposta #715 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 16:03:20 »
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Rafale para a Índia pode deixar Brasil de fora
Dúvidas surgem sobre futuro do Rafale brasileiro
02.02.2012

A divulgação internacional da escolha do caça Rafale como vencedor entre os seis participantes do programa indiano MMRCA para a aquisição de 132 aeronaves de combate, pode para muitos ser o sinal de partida para outras vendas, já que a vitória francesa no negócio indiano era vista como importante para demonstrar que nem só a França estava disposta a comprar o avião.
No entanto existem analistas próximos do programa brasileiro de aquisição que não concordam com a tese de que a escolha da Índia, pode ajudar o Rafale no Brasil.

Entre as razões que se levantam nesse sentido, está o fato de a India ainda não ter colocado encomenda nenhuma. O que a Índia decidiu foi escolher a Dassault para iniciar negociações para comprar o avião.
A partir daí, muito ainda vai ser discutido e muita «barganha» e «conchavo» vai passar por debaixo da mesa, numa situação que pode até fazer lembrar o que já aconteceu no Brasil, mas numa dimensão bem maior.

Há analistas que temem que na negociação que agora vai começar entre a Índia e a França, os indianos forcem ainda mais os franceses se não a baixar o preço - que foi estabelecido em termos de pacote geral – pelo menos a facilitar outros quesitos e exigências da Índia, para garantir a encomenda total de caças Rafale.

A situação é complicada e o Brasil durante os últimos anos, terá «forçado a barra». A pressão brasileira foi ajudada pela falta de clientes para o Rafale, que «levou pau» em todo o lugar em que concorreu.
A situação foi tão grave que os franceses chegaram a acusar os norte-americanos de torpedar todas as vendas de exportação do Rafale, impedindo a venda do avião.

A questão do preço

É normalmente aceito que o custo das aeronaves Rafale é um dos pontos negativos da proposta francesa para vender 36 aviões para o Brasil.
A necessidade de vender a qualquer custo, levou os franceses a baixar o preço no concurso da Índia, mas esta baixa de preço poderá não ocorrer no Brasil.

A principal razão para isso, prende-se exatamente com a opção indiana. É de temer que sem a pressão para vender a qualquer preço para conseguir a primeira encomenda de exportação, a Dassault fique menos recetiva a negociações com o Brasil em que as autoridades brasileiras peçam mais descontos e melhores condições para fornecimento. Afinal, a encomenda de mais de 120 aviões, permite à França alimentar a linha de montagem durante bastante tempo. O negócio com o Brasil é importante, mas sua importância é proporcional à diferença de aeronaves negociadas.

Vários setores franceses, já criticaram o governo do país, quando o presidente Sarkozi disse que a França poderia transferir toda a tecnologia em que o Brasil estivesse interessado.
Ocorre que parte dessa tecnologia nem é francesa e outra parte não está disponível para ceder a país nenhum.
Ao contrário da Índia, o Brasil é visto como um concorrente potencial nos mercados do mundo ocidental e portanto um potencial concorrente direto da industria francesa.

A juntar ao provável menor interessa da França, estará o redobrado interesse dos suecos da SAAB, que ficaram de fora do concurso indiano (embora já tenham exportado o avião para países europeus) e dos americanos da Boeing, que oferecem seu F/A-18, um avião que foi projetado dez anos antes do Rafale. O modelo oferecido ao Brasil porém, não é tão antigo. Ele é na realidade contemporâneo do Rafale, pois trata-se do Super Hornet, uma versão aumentada, melhorada e com melhores performances, especialmente desenhada para substituir o F-14 Tomcat da marinha dos Estados Unidos.

Nem tanto …

Essa tese não é porém aceita por vários observadores, que lembram que a encomenda da Índia ainda não saiu de fato.
Conforme foi possível apurar até ao momento, a França ainda vai iniciar um período de negociação em que tudo ainda pode ser decidido e negociado com a Índia. Nesse período, a posição do Brasil pode até sair beneficiada, pois qualquer resolução conseguida junto dos brasileiros poderá ser utilizada como pressão na Índia para evitar que a corda aperte tanto no pescoço da Dassault.

A importância da decisão indiana de negociar com a França, pode ser útil para a Dassault no Brasil onde os críticos da aeronave apontavam a não existência de clientes como uma das razões para não comprar a aeronave da França.

Preferências

Os rumores sobre a preferência do governo brasileiro, dos militares brasileiros ou da industria aeronáutica brasileira por um ou por outro avião continuam, mas nesse momento uma análise tão isenta quanto possível poderá concluir que no global, o caça francês continua com alguma preferência política em Brasília.

Os militares estão menos interessados em questões políticas e poderiam ter alguma preferência pela oferta da Boeing, especialmente porque essa proposta seria a que mais rapidamente permitiria à FAB cumprir totalmente suas funções. A aeronave norte-americana é a que tem seu programa de desenvolvimento e integração de novos sistemas mais avançado. A médio e longo prazo, não é porém seguro que essa vantagem se manterá.
Os receios de eventuais boicotes norte-americanos, continuam como uma sombra sobre qualquer aquisição de armamento brasileiro nos Estados Unidos.

Fonte

Offline André Luiz

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Re:Potência militar
« Resposta #716 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 17:47:23 »
Para treinar jovens pilotos,...

Concordo.


...interceptar pequenos avioes,...

Se forem aviões do porte daqueles usados em aero-clubes, eu concordo.


...apoio aereo aproximado leve...

Se for "bem leve" em ambiente pró de superioridade aérea, eu concordo.


... e helicopter killer o super tucano é perfeito

Aqui depende. Helicópteros de combate como o Apache Long Bow, o Mil Mi 28N Havoc e o Kamov Ka 50 Hokum são adversários muito mortais a curta distância, tanto por causa da manobrabilidade como pelo canhão. E em média distância eles também são respeitáveis por causa de mísseis ar-ara que eles podem carregar.


Jato supersonico é para superioridade aerea

Entre outras atribuições.

Estava me referindo a comparaçao do super tucano com o F-16 ou qualquer outro caça + o cenario latino americano
 

Offline Geotecton

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Re:Potência militar
« Resposta #717 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 20:10:57 »
Para treinar jovens pilotos,...

Concordo.


...interceptar pequenos avioes,...

Se forem aviões do porte daqueles usados em aero-clubes, eu concordo.


...apoio aereo aproximado leve...

Se for "bem leve" em ambiente pró de superioridade aérea, eu concordo.


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Aqui depende. Helicópteros de combate como o Apache Long Bow, o Mil Mi 28N Havoc e o Kamov Ka 50 Hokum são adversários muito mortais a curta distância, tanto por causa da manobrabilidade como pelo canhão. E em média distância eles também são respeitáveis por causa de mísseis ar-ara que eles podem carregar.


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Estava me referindo a comparaçao do super tucano com o F-16 ou qualquer outro caça + o cenario latino americano
 

 :ok:
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Offline André Luiz

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Re:Potência militar
« Resposta #718 Online: 14 de Fevereiro de 2012, 21:54:02 »
A USAF escolheu o bixinho, entao ele deve ter os seus meritos

Hoje os soldados quando encontram algum bastiao de resistencia ( casa fortificada, bunker, fila de banco...) chamam um A-10 para limpar a area

Só que o A-10 mata nao só o inimigo como os parentes até em terceiro grau do sujeito

Os gringos querem o super tucano para ser um aviao que atue em conjunto com o avanço  da infataria

Ele tem uma assinatura radar pequena demais para que um caça consiga locar um missel BVR nele e para um dogfight o caça inimigo teria que se aventurar e se expor a baixa altura para tentar alguma coisa

Offline Geotecton

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Re:Potência militar
« Resposta #719 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 09:12:52 »
A USAF escolheu o bixinho, entao ele deve ter os seus meritos

Voce não acha plausível que a escolha possa fazer parte de uma "permuta de gentilezas", com a possível vitória do F-18 na licitação da FAB?


Hoje os soldados quando encontram algum bastiao de resistencia ( casa fortificada, bunker, fila de banco...) chamam um A-10 para limpar a area

Só que o A-10 mata nao só o inimigo como os parentes até em terceiro grau do sujeito

O culpado é o canhão GAU-8A Avenger.  :P


Os gringos querem o super tucano para ser um aviao que atue em conjunto com o avanço  da infataria.

Ele tem uma assinatura radar pequena demais para que um caça consiga locar um missel BVR nele e para um dogfight o caça inimigo teria que se aventurar e se expor a baixa altura para tentar alguma coisa

Se eles possuírem a superioridade aérea no local de combate, não vejo problemas no uso do SuperTucano.
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Offline SnowRaptor

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Re:Potência militar
« Resposta #720 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 09:19:10 »
Hoje os soldados quando encontram algum bastiao de resistencia ( casa fortificada, bunker, fila de banco...) chamam um A-10 para limpar a area

Só que o A-10 mata nao só o inimigo como os parentes até em terceiro grau do sujeito

O culpado é o canhão GAU-8A Avenger.  :P

Ahh, que isso, só porque ele "freia" o avião e o momento angular dele dificulta um pouco a manobrabilidade você quer botar toda a culpa no pobre canhãozinho???
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Re:Potência militar
« Resposta #721 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 09:42:40 »
Saco é o silêncio do governo brasileiro sobre essa compra de caças. Eu receio que com as olimpíadas e a copa do mundo, eles estejam com medo de não ter caixa.
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Re:Potência militar
« Resposta #722 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 10:35:48 »
Saco é o silêncio do governo brasileiro sobre essa compra de caças. Eu receio que com as olimpíadas e a copa do mundo, eles estejam com medo de não ter caixa.

Nada a ver com caixa. O orçamento militar previsto do Brasil comporta com certa facilidade essa compra. O jogo é político mesmo.

Minha opinião: o que os Brasil e seus generais querem? Transferência irrestrita de tecnologia para a Embraer. Pra que?  Para começar a desenvolver ou fabricar esses aviões em solo nacional. Não são 36 aviões que estão em jogo, são mais de 120 que terão que ser substituídos ainda nessa década se não me engano. Depois o poder de barganha do Brasil na América do Sul é importante, porque poderíamos vender esse avião aqui com bastante facilidade via financiamento BNDES.

Isso somado, temos um impasse. Primeiro, França e EUA temem que o Brasil se transforme de cliente a concorrente, porque temos Know-how na indústria aeronáutica, ao mesmo tempo que precisam garantir esse mega contrato para suas indústrias e tentam um ficar sabotando por vias diplomáticas o outro.

Vai ser difícil sair negócio e o que me parece agora é que o governo brasileiro e a aeronáutica devem ter alguma carta na manga para poder adiar indefinidamente o projeto, como talvez uma parceria com algum país para o desenvolvimento de um jato que atenda as nossas especificações ou algo do gênero. Tem que dar tempo pra saber.

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Re:Potência militar
« Resposta #723 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 10:59:06 »
Saco é o silêncio do governo brasileiro sobre essa compra de caças. Eu receio que com as olimpíadas e a copa do mundo, eles estejam com medo de não ter caixa.

Nada a ver com caixa. O orçamento militar previsto do Brasil comporta com certa facilidade essa compra. O jogo é político mesmo.

Minha opinião: o que os Brasil e seus generais querem? Transferência irrestrita de tecnologia para a Embraer. Pra que?  Para começar a desenvolver ou fabricar esses aviões em solo nacional. Não são 36 aviões que estão em jogo, são mais de 120 que terão que ser substituídos ainda nessa década se não me engano. Depois o poder de barganha do Brasil na América do Sul é importante, porque poderíamos vender esse avião aqui com bastante facilidade via financiamento BNDES.

Isso somado, temos um impasse. Primeiro, França e EUA temem que o Brasil se transforme de cliente a concorrente, porque temos Know-how na indústria aeronáutica, ao mesmo tempo que precisam garantir esse mega contrato para suas indústrias e tentam um ficar sabotando por vias diplomáticas o outro.

Vai ser difícil sair negócio e o que me parece agora é que o governo brasileiro e a aeronáutica devem ter alguma carta na manga para poder adiar indefinidamente o projeto, como talvez uma parceria com algum país para o desenvolvimento de um jato que atenda as nossas especificações ou algo do gênero. Tem que dar tempo pra saber.

Dar tempo? Fala sério, desde o governo FHC é essa lenga-lenga. Esses políticos de bosta não se importam com a defesa nacional, são é incompetentes mesmo. Um país com o tamnho do Brasil é praticamente indefeso na via áerea. Isso é ridículo.
"O crime é contagioso. Se o governo quebra a lei, o povo passa a menosprezar a lei". (Lois D. Brandeis).

Skorpios

  • Visitante
Re:Potência militar
« Resposta #724 Online: 15 de Fevereiro de 2012, 11:01:37 »
Vai ser difícil sair negócio e o que me parece agora é que o governo brasileiro e a aeronáutica devem ter alguma carta na manga para poder adiar indefinidamente o projeto, como talvez uma parceria com algum país para o desenvolvimento de um jato que atenda as nossas especificações ou algo do gênero. Tem que dar tempo pra saber.

Só que não tem esse tempo para desenvolver algum avião. Isso leva muitos anos e dos nossos já venceu a validade. Verdade que estão renovando os AMX, mas precisamos um caça de superioridade aérea.

 

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