Saco é o silêncio do governo brasileiro sobre essa compra de caças. Eu receio que com as olimpíadas e a copa do mundo, eles estejam com medo de não ter caixa.
Nada a ver com caixa. O orçamento militar previsto do Brasil comporta com certa facilidade essa compra. O jogo é político mesmo.
Minha opinião: o que os Brasil e seus generais querem? Transferência irrestrita de tecnologia para a Embraer. Pra que? Para começar a desenvolver ou fabricar esses aviões em solo nacional. Não são 36 aviões que estão em jogo, são mais de 120 que terão que ser substituídos ainda nessa década se não me engano. Depois o poder de barganha do Brasil na América do Sul é importante, porque poderíamos vender esse avião aqui com bastante facilidade via financiamento BNDES.
Isso somado, temos um impasse. Primeiro, França e EUA temem que o Brasil se transforme de cliente a concorrente, porque temos Know-how na indústria aeronáutica, ao mesmo tempo que precisam garantir esse mega contrato para suas indústrias e tentam um ficar sabotando por vias diplomáticas o outro.
Vai ser difícil sair negócio e o que me parece agora é que o governo brasileiro e a aeronáutica devem ter alguma carta na manga para poder adiar indefinidamente o projeto, como talvez uma parceria com algum país para o desenvolvimento de um jato que atenda as nossas especificações ou algo do gênero. Tem que dar tempo pra saber.