Ok Juca,
entendi o seu ponto de vista.
O que eu teria a dizer que é que os dois partidos estão se firmando como os líderes no espectro político, mas são muito recentes, logo esses medos, campanhas difamatórias, etc ocorrem e ainda vão ocorrer até que a maioria das pessoas reconheça mais claramente o perfil político de cada um.
Mas vendo que os dois partidos já adotaram o pragmatismo político, econômico, administrativo (para o bem e para o mal), eu não acredito que haja espaço para maiores radicalismos.
Agora, eu acho que a organização partidária do PT está no mesmo nível do PSDB, mas como eu não acompanho muito não saberia avaliar direito. Pq vc acha que o PT está em um nível de organização maior?
Agora sobre a capacidade de realização administrativa, eu tb acho que os dois partidos estão no mesmo nível, com a vantagem de que o PSDB tem mais experiência de tempo no poder.
Tem uma coisa muito importante que diferencia o PT, que é o dialogo com os movimentos socias ao mesmo tempo em que fala também com setores patronais e o empresariado de uma foram geral. Para o grande empresário o PT deixou de ser um fantasma e passou a ser mais um e para os movimentos sociais o PT, ainda é o único grande partido em que o apoio é uma recíproca.
Depende do que voce chama de "diálogo" e de "movimentos sociais".
Geotecton,
mas nesse caso, acho que realmente o PT trabalhou para organizar e incluir os "movimentos sociais", que seriam alguns setores mais pobres ou operários da população que não tinham organização e representação política, e passaram a ter nos "movimentos sociais".
Vejamos o caso do MST, o PT incluiu, dá suporte, é aliado, etc, e apesar dos exageros, dogmatismo, etc, o PT tem um trabalho político-popular com uma parte da população rural, mas parece que o PSDB não. Ou seja, tá certo o PSDB criticar os erros do MST, mas se o PSDB ou similares não trabalharem para criar organizações ou instituições que incluam essas pessoas que o MST atrai, então a crítica fica meio vazia por falta de um contraditório.
Ou seja, a crítica pode ser correta, mas se não oferecer alternativas a critica pode ser insuficiente.
E acho que isso vale para a maioria dos movimentos sociais. É claro que o PSDB engloba movimentos sociais mais identificados com a classe média, mas acho que falta ao PSDB um discurso e organizações diretamente associados para os mais pobres. O PT fez isso em sua história, e em uma democracia isso é uma vantagem política.