Enquete

Qual é o seu candidato para 2010

Dilma Rousseff (PT)
21 (29.2%)
José Serra (PSDB)
36 (50%)
Branco
0 (0%)
Nulo
15 (20.8%)

Votos Totais: 69

enquete encerrada: 31 de Outubro de 2010, 22:54:13

Autor Tópico: Eleições 2010  (Lida 209300 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Eleições 2010
« Resposta #2650 Online: 17 de Outubro de 2010, 19:49:00 »
É muita cagada religiosa pra um dia só:

Aqui os panfletos da CNBB:

http://namarianews.blogspot.com/2010/10/os-panfletos-mentirosos-da-cnbb-e-suas.html

Aqui a conexão com o PSDB:

http://namarianews.blogspot.com/2010/10/no-psdb-e-tudo-entre-amigos-sempre.

Aqui a briga dos Bispos:

http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/aborto-do-padre-luizinho-racha-o-bispado#more

Aqui o Serra causando tumulto na Igreja:

Audio:
http://cbn.globoradio.globo.com/editorias/politica/2010/10/16/VISITA-DE-SERRA-TERMINA-EM-TUMULTO-EM-CANINDE-NO-CEARA.htm

Isso mostra como o obscurantismo religioso caçou seu espaço dentro de um partido político que nasceu com a vocação de ser moderno e está se tornando porta voz da ultra-direita no Brasil, lamentável, e já me arrependo do me voto em Aloisio Nunes.

Pô _Juca_.

Voce consegue coisa melhor que estas "fontes" não?

A "namarianews" e o Nassif são pró-PT há muito tempo.

P.S.

Voce esqueceu de postar e comentar a carta-compromisso da Dilma.

Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2651 Online: 17 de Outubro de 2010, 19:51:59 »
Sem contar que o segundo link está quebrado.

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #2652 Online: 17 de Outubro de 2010, 19:58:05 »
Isso mostra como o obscurantismo religioso caçou seu espaço dentro de um partido político que nasceu com a vocação de ser moderno e está se tornando porta voz da ultra-direita no Brasil, lamentável, e já me arrependo do me voto em Aloisio Nunes.
Juca, vc não acha que exagerou um pouco?
Assim como é um pouco forçado falar que o PT é terrorista pq já, e continua dando apoio político a grupos que fazem ações de desobediência civil como o MST, o PSDB tb não é a TFP não.

O problema aí não está mais na disputa eleitoral? Pq fora da eleição os dois partidos não fazem tanto pacto com o "demonio" não.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2653 Online: 17 de Outubro de 2010, 20:01:03 »
O problema aí não está mais na disputa eleitoral? Pq fora da eleição os dois partidos não fazem tanto pacto com o "demonio" não.

Claro que fazem, esqueceu do PMDB?

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2654 Online: 17 de Outubro de 2010, 20:02:36 »

Minha opinião. Minha visão do ideal.

Partido político não tem que se preocupar com "movimentos", sociais ou não, e sim com a elaboração de leis que contemplem o equilíbrio e a saúde da Sociedade e do Estado, bem como deve fiscalizar o poder executivo.

A partir do momento que um partido se deixa conduzir pelos ditames de um "movimento"* ele perde a sua condição de representar a sociedade brasileira.

* "Movimento" inclui desde o MST até os ruralistas.

Acho justamente o contrário do que você se refere aos movimentos. Partidos são organizados com base nesses movimentos do qual você citou, não vejo como não ser.

2

Isto leva ao sectarismo.

O caso dos EUA é típico de um país que tem uma agenda mínima compartilhada pelos dois partidos majoritários, nos quais há, certamente influência de movimentos e ou de segmentos na sociedade, mas que prevalece, com pequenas variações, uma administração pautado em um Planejamento Estratégico de Nação.

Mesmo que os partidos não admitam, existe uma agenda mínima compartilhada. Por exemplo, na economia são muitos semelhantes. No exterior também possuem objetivos semelhantes (a projeção do País como potência regional e um assento no CS da ONU), ainda que a forma como pretendem atingir os objetivos possam divergir.

Ao mesmo tempo, um partido representa um grupo de ideias e ideologia que o faz se identificar com uma proposta política de País e apoio a determinados segmentos da sociedade. Se não for assim, deixa de ser um partido político e passa a ser apenas uma legenda para se candidatar (PMDB, DEM).

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2655 Online: 17 de Outubro de 2010, 20:20:25 »
Mesmo que os partidos não admitam, existe uma agenda mínima compartilhada. Por exemplo, na economia são muitos semelhantes. No exterior também possuem objetivos semelhantes (a projeção do País como potência regional e um assento no CS da ONU), ainda que a forma como pretendem atingir os objetivos possam divergir.

A economia foi semelhante porque o atual partido governista não implementou praticamente nada da sua agenda política-econômica-ideológica original.

O Brasil é uma potência regional há pelo menos 15 décadas e continental há pelo menos 4 décadas. Duvido que o Brasil consiga uma vaga permanente no CS nos próximos 20 anos, pois para isto acontecer tem de haver uma reestruturação da ONU com o aval dos "Cinco grandes".

Ao mesmo tempo, um partido representa um grupo de ideias e ideologia que o faz se identificar com uma proposta política de País e apoio a determinados segmentos da sociedade. Se não for assim, deixa de ser um partido político e passa a ser apenas uma legenda para se candidatar (PMDB, DEM).

Não há como escapar da ideologia, pois todos nós temos alguma. Mas partidos políticos deveriam ser, acima de tudo, legisladores para a Sociedade como um todo e não representantes oficiais de "estratos ou de movimentos sociais", que poderiam perfeitamente bem serem representados por escritórios de "lobby". E este é um dos motivos pelo qual eu defendo a oficialização destes escritórios.

Todos os partidos possuem pessoas que apenas buscam alcançar objetivos pessoais. O PT do Paraná, por exemplo, teve no ano passado uma debandada enorme de militantes para o PV e para o PDT.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2656 Online: 17 de Outubro de 2010, 21:07:14 »

Fato. Mas FHC conhecia muito bem as bases teóricas dos sistemas políticos e de produção, semelhante ao Serra, além de ter acompanhado casos reais sobre os mesmos sistemas.

A Dilma não passa nem perto desta bagagem teórica.

Como você sabe que ela não possui essa bagagem teórica?

Qual é a formação dela?

Qual é a base cultural dela?

Como foi a ascensão dela no PT? Egressa do meio acadêmico ou por única atividade de militância?

E quando ela era do PDT, como foi a ascesnão dela?

Quais foram as decisões efetivamente realizadas por ela em bases puramente técnicas?

Ela é autora ou co-autora de quantos livros, capítulos, artigos ou ensaios em sua área de formação? Ou de quaisquer outras áreas do conhecimento?

Qual é a experiência administrativa pregressa desta candidata?

São perguntas um pouco difíceis de responder, posso dar algumas respostas baseadas em fatos e outras em que apenas posso especular (o que faria mesmo no caso do Serra) em base de algum conhecimento que possa levar a alguma dedução.

O que vou dizer aqui baseia-se na sua biografia na Wikipedia. Sei que é economista e cursou os cursos de mestrado e doutadorado em economia da Unicamp (concluindo os créditos), mas não se titulou nem em um nem em outro porque assumiu um cargo político. Sei que a base teórica é definida durante a pesquisa e o curso dos créditos, sendo a defesa apenas o coroamento de um processo. É estranho que tenha iniciado o doutorado sem que tivesse defendido a dissertação, mas não é totalmente absurdo, já que já vi isso noutras vezes, onde, enquanto o aluno termina de escrever a dissertação, já imenda o doutorado pagando alguns créditos. Se foi possível é porque a coordenação e o orientador imaginavam que ela defenderia a dissertação e seria aprovada.
Ela parece ter tido uma educação clássica, estudando piano e francês. O pai é búlgaro, então talvez também fale o idioma. O pai também participou de círculos literários na Bulgária sendo correspondente da poetisa  Elisaveta Bagriana, logo, pode ter estimulado o gosto pela literatura e estudos (ainda mais se contar que era de uma classe média-alta de Belo Horizonte, com acesso aos melhores colégios de então, além de vir de uma cultura que valorizava mais a educação que a brasileira de então).
Com certeza, grande parte da bagagem cultural dela é marxista, tanto por influência do pai (que era do Partido Comunista Búlgaro), quanto por influência dos movimentos que participou durante a juventude. O que não significa que hoje não faça uma leitura crítica.
A carreira política dela foi como quadro técnico e burocrata do PTB e do PDT, com o Leonel Brizola. Foi Secretária Municipal de Finanças em Porto Alegra, na gestão de Alceu Collares. Foi também secretária Estadual de Energia, Minas e Comunicações do RS, no governo de Alceu Collares. Na Fundação de Economia e Estatística do RS, foi editora da revista "Indicadores Econômicos". Voltou novamente como Secretária Estadual de Energia, Minas e Comunicações no governo de Olívio Dutra. Quando houve um racha entre o PT gaúcho e o PDT gaúcho, com a saída do PDT do governo, ela deixou a sigla e ingressou no PT (aí que começa sua história no PT). Parece que foi sob sua gestão que foram tomadas algumas medidas que impediram o apagão no RS, no final do governo FHC.
Foi Ministra da Minas e Energia, tendo já participado do grupo que discutia a área na campanha. Parece que o que contribuiu para sua escolha foram Palocci, Dutra e seu trânsito mais fácil junto ao setor privado. Algumas decisões dela como ministra acabou por ressuscitar a indústria naval. Foi também em sua gestão que houve uma aceleração de um programa que já existia da universalização do acesso à energia elétrica (que previa a universalização para 2015) para uma meta 1,4 milhões de domicílios atendidos até 2006. Não foi alcançada a meta, mas levou um acesso maior à energia elétrica no NE, a ponto de ultrapassar a região Sul no consumo de energia.
Foi também Ministra da casa Civil, e gerente do PAC.
Acho que isso responde mais ou menos o que você perguntou. Pessoalmente a considero mais uma administradora e uma técnica do que uma política (e isso me parece uma vantagem). Chamou-me a atenção o relatório sobre ela feito pelo Consulado dos EUA para o Departamento de Estado, quando ela assumiu a Casa Civil (no artigo da Wikipedia): "O Consulado dos Estados Unidos em São Paulo encaminhou ao Departamento de Estado, logo após a posse de Dilma na Casa Civil, um dossiê traçando seu perfil detalhado, falando de seu passado como guerrilheira, gostos e hábitos pessoais e características profissionais, sendo descrita como técnica prestigiada e detalhista, com fama de workaholic e com grande capacidade de ouvir, mas com falta de tato político, dirigindo-se às vezes, conforme relatos de um assessor graduado, diretamente aos técnicos ao invés de seus superiores".

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2657 Online: 17 de Outubro de 2010, 21:21:54 »

A economia foi semelhante porque o atual partido governista não implementou praticamente nada da sua agenda política-econômica-ideológica original.

Mas é a linha atual do partido. Reconhecer erros, mudar e seguir em frente é uma coisa a se elogiar.

O Brasil é uma potência regional há pelo menos 15 décadas e continental há pelo menos 4 décadas. Duvido que o Brasil consiga uma vaga permanente no CS nos próximos 20 anos, pois para isto acontecer tem de haver uma reestruturação da ONU com o aval dos "Cinco grandes".

O que não impede que seja algo a ser buscado pelos dois partidos, ainda que os resultados não sejam os desejados.

Não há como escapar da ideologia, pois todos nós temos alguma. Mas partidos políticos deveriam ser, acima de tudo, legisladores para a Sociedade como um todo e não representantes oficiais de "estratos ou de movimentos sociais", que poderiam perfeitamente bem serem representados por escritórios de "lobby". E este é um dos motivos pelo qual eu defendo a oficialização destes escritórios.

Correto, mas os partidos REPRESENTAM essa ideologia e é essa ideologia que faz com que se identifiquem com determinadas camadas ou movimentos e o fazem na certeza (correta ou não) de que isso representa o melhor para a Sociedade como um todo. Escritórios de lobby são algo um pouco mais focados em um grupo ou outro e um grupo com grande poder econômico teria maior poder de pressão que outros, como o dos movimentos sociais.
Todos os partidos possuem pessoas que apenas buscam alcançar objetivos pessoais. O PT do Paraná, por exemplo, teve no ano passado uma debandada enorme de militantes para o PV e para o PDT.
Concordo com você. Quando um partido encontra-se no poder, ele consegue atrair ainda mais essas pessoas. Contudo, alguns partidos ainda possuem uma definição como tal apesar dessas pessoas. Exemplos são o PT, PSDB, PV, PSOL, PSTU e alguns outros mais.

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2658 Online: 17 de Outubro de 2010, 21:31:08 »
Começou o debate da Rede TV/UOL. E a Dilma já usou a palavra "tergiversando" :lol:

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2659 Online: 17 de Outubro de 2010, 21:53:20 »
Definam PIG, por favor. Estou cansado de ver essa sigla por aí.

Partido da Imprensa Golpista, é um termo criado por Paulo Henrique Amorin

Teoria da conspiração confabulada por Paulo Henrique Amorim.

De vez em quando usado como o antônimo, Partido da Imprensa Governista.

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2660 Online: 17 de Outubro de 2010, 21:56:09 »
Esse Serra é um fanfarrão.

Segundo ele, quando ele sobe nas pesquisas as ações da Petrobrás também sobem.

:histeria:

Trata o povo como idiota. Típico dos tucanos.
"Eu sei que o Homem Invisível está aqui!"
"Por quê?"
"Porque não estou vendo ele!"

Chaves

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2661 Online: 17 de Outubro de 2010, 21:59:04 »
Esse debate está parecendo uma reprise do passado. É impressão minha ou eles estão se fazendo as mesmíssimas perguntas? Privatizações, saúde, segurança das fronteiras, que saco! A Dilma já perguntou sobre privatizações três vezes para o Serra, não existem outros temas relevantes no Brasil?

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2662 Online: 17 de Outubro de 2010, 22:02:57 »
Esse debate está parecendo uma reprise do passado. É impressão minha ou eles estão se fazendo as mesmíssimas perguntas? Privatizações, saúde, segurança das fronteiras, que saco! A Dilma já perguntou sobre privatizações três vezes para o Serra, não existem outros temas relevantes no Brasil?

Tá tudo igual mesmo.

O Serra tergiversando, e a Dilma vacila demais quando fala.
"Por quê?"

Chaves

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2663 Online: 17 de Outubro de 2010, 22:08:08 »
Tá tudo igual mesmo.

Ela só está um pouco menos agressiva que no debate da Band. E só usou a palavra "tergiversando" uma vez, parabéns! :P

Offline HSette

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2664 Online: 17 de Outubro de 2010, 22:09:52 »
Tá tudo igual mesmo.

Ela só está um pouco menos agressiva que no debate da Band. E só usou a palavra "tergiversando" uma vez, parabéns! :P

Menos agressiva e mais nervosa.

Até agora Serra está visivelmente mais à vontade.
"Por quê?"

Chaves

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2665 Online: 17 de Outubro de 2010, 22:14:18 »
O Serra é mais experiente, já passou por dezenas de debates, a Dilma está em sua primeira eleição; natural.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2666 Online: 17 de Outubro de 2010, 22:16:57 »
Esse Serra é um fanfarrão.

"Pede pra sair! Pede pra sair!" :histeria:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2667 Online: 17 de Outubro de 2010, 22:28:48 »

Mas é a linha atual do partido. Reconhecer erros, mudar e seguir em frente é uma coisa a se elogiar.

Que eu me lembre, ninguém do partido reconheceu os erros publicamente. A única figura de proa que reconheceu foi a Marina, mas já estava fora do governo.

O que não impede que seja algo a ser buscado pelos dois partidos, ainda que os resultados não sejam os desejados.

Em tese sim. Mas não depende do Brasil e sim dos cinco membros permanentes, principalmente os Estados Unidos.

Correto, mas os partidos REPRESENTAM essa ideologia e é essa ideologia que faz com que se identifiquem com determinadas camadas ou movimentos e o fazem na certeza (correta ou não) de que isso representa o melhor para a Sociedade como um todo. Escritórios de lobby são algo um pouco mais focados em um grupo ou outro e um grupo com grande poder econômico teria maior poder de pressão que outros, como o dos movimentos sociais.

Aí é que está. Uma maior identificação com segmentos não deveria, penso eu, resultar em uma legislatura pró-movimento, seja ele de qual natureza for, sob pena de perda da imparcialidade.

Sim, é um idealismo o que vou dizer, mas eu acho que os partidos em geral e o Congresso em particular tem de representar o povo (entidade real, sem subdivisão) e não os garimpeiros, os grileiros, os fazendeiros, os catadores de papel, os latifundiários, os industriais, os banqueiros, os sem-terra, os sem-teto, os sem-grana, etc.

Concordo com você. Quando um partido encontra-se no poder, ele consegue atrair ainda mais essas pessoas. Contudo, alguns partidos ainda possuem uma definição como tal apesar dessas pessoas. Exemplos são o PT, PSDB, PV, PSOL, PSTU e alguns outros mais.

Certo Derfel. Eu só modificaria a frase acima desta maneira: "Contudo, alguns partidos ainda possuem uma definição mais próxima como tal apesar dessas pessoas".
Foto USGS

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2668 Online: 17 de Outubro de 2010, 22:40:48 »
É o último debate que assisto nestas eleições. Coisa requentada, já ouvi isso tudo o que eles estão discutindo e metade desses assuntos nem interessa na verdade. Discutir as privatizações do governo FHC? Pelamordezeus! Por que ninguém fala de reforma tributária? De reforma da previdência? Reforma política? Não é por falta de tempo, com certeza, se eles não ficassem insistindo o debate inteiro em três ou quatro temas.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2669 Online: 17 de Outubro de 2010, 22:45:53 »
É o último debate que assisto nestas eleições. Coisa requentada, já ouvi isso tudo o que eles estão discutindo e metade desses assuntos nem interessa na verdade. Discutir as privatizações do governo FHC? Pelamordezeus! Por que ninguém fala de reforma tributária? De reforma da previdência? Reforma política? Não é por falta de tempo, com certeza, se eles não ficassem insistindo o debate inteiro em três ou quatro temas.

P. Qual destas reformas realmente interessa para aqueles que vivem às expensas no e do Estado Brasileiro?

R. Nenhuma!
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2670 Online: 17 de Outubro de 2010, 22:48:26 »
Geo, nessa sua visão de partido, para que existiria partido no final das contas? Não seria algo como um regime de partido único, em que se votaria nas pessoas e não nos partidos? Ou melhor, um regime SEM partidos?

Offline uiliníli

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2671 Online: 17 de Outubro de 2010, 22:50:01 »
Pronto. O Serra falou nas APAE. Era literalmente só isso que estava faltando para ser o mesmo debate das semanas passadas. Acabou pra mim, troquei de canal.

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #2672 Online: 17 de Outubro de 2010, 22:55:22 »
Pronto. O Serra falou nas APAE. Era literalmente só isso que estava faltando para ser o mesmo debate das semanas passadas. Acabou pra mim, troquei de canal.

Eu só vou (e digo talvez) assistir ao último debate porque as coisas estarão perto "das vias de fato".
Já imaginava que ia ser esse mimimi.
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2674 Online: 17 de Outubro de 2010, 23:08:18 »
Geo, nessa sua visão de partido, para que existiria partido no final das contas? Não seria algo como um regime de partido único, em que se votaria nas pessoas e não nos partidos? Ou melhor, um regime SEM partidos?

O ideal é que não seja assim (sem partidos), pois cada um deles agrega pessoas que tem uma visão de mundo comum, ou ideologia se preferir.

Se a ideologia for de natureza democrática, então ela é um constructo que pressupõe a totalidade da sociedade, ainda que se possa admitir ações mais direcionadas, mas que devem ocorrer (se ocorrerem) pontualmente.

Ao meu ver, isto é totalmente diferente de voce estruturar partidos em torno de uma classe social ou de uma escola econômica, pois mesmo tendo ideologia, seus objetivos seriam, em essência, demandas específicas destes segmentos que o formaram.

Para chegar neste estágio será (seria?) necessário um aumento substancial no grau de consciência de cidadania do povo brasileiro e, por conseguinte, dos políticos.
Foto USGS

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!