O que eu não consigo entender na postura dos pró-PT, é essa coisa de que o governante, que não seja do PT, está aí para f***r com o país. PQP, dá um tempo!
O PT foi contra o plano real e agora jogam m***a no ventilador invocando privatizações?
O Brasil estaria melhor com a Vale pública sem plano real?
O Brasil estaria melhor com a Telefonica pública sem plano real?
É uma argumento ridículo dizer que uma privatização foi feita no momento errado. É o mesmo que dizer: Eu prometi reduzir o IR de 27,5% em duas campanhas presidenciais, mas não cumpri porque achei o momento inorportuno!
Governar um país é phoda demais para fazer comparações toscas de "melhor momento". Saimos da merda, pois o divisor de águas foi um bom plano econômico que foi levado a sério pelos governos subsequentes. E só.
Não faça disso uma dicotomia tentando invocar uma falsa dicotomia de minha parte. O plano real deu certo, ponto para o PSDB e FHC/Itamar, pé na bunda do Lula e do PT. Mas resumidamente o avanço financeiro ficou por aí e nos ajustes dos bancos ( Caso Marka-Fontecindam, Francisco Lopes, Salvatore Caciola e o US$ 1 bi de torrados, à parte). Foi só.
E suas perguntas são estranhas, porque você coloca o plano real como escudo a favor de privatizações que jogaram todo o dinheiro público no lixo das taxas de juros e ajudaram a esconder o rombo que a falta de uma política desenvolvimentista fez nas contas do Brasil.
Talvez a pergunta certa seria:
O Brasil está melhor com a Petrobrás sendo pública?
o Brasil está melhor com o BB sendo público?
O consumidor paga mais do que deve pelos serviços cartelizados das Teles?
Você acha que, se tivessemos esperados pelo anunciando boom das commodities, que já era previsto pelo fator China, teríamos vendido o direito de explorar as maiores reservas mundias de Ferro por US$ 3 bilhões de dólares? Valores considerados mínimos, mesmo na época.
Há mais questões aí do que uma simples opinião pode validar.