Enquete

Qual é o seu candidato para 2010

Dilma Rousseff (PT)
21 (29.2%)
José Serra (PSDB)
36 (50%)
Branco
0 (0%)
Nulo
15 (20.8%)

Votos Totais: 69

enquete encerrada: 31 de Outubro de 2010, 22:54:13

Autor Tópico: Eleições 2010  (Lida 209315 vezes)

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
Re: Eleições 2010
« Resposta #3025 Online: 21 de Outubro de 2010, 11:03:07 »
...É esse o fardo que FHC carrega nas costas, e a medida que outras gerações avançam, gerações que não viveram essa época, tendem a esquecer esses fatos, pois muitos não se ligam em economia e história.

O que eu não consigo entender na postura dos pró-PT, é essa coisa de que o governante, que não seja do PT, está aí para f***r com o país. PQP, dá um tempo!

O PT foi contra o plano real e agora jogam m***a no ventilador invocando privatizações?

O Brasil estaria melhor com a Vale pública sem plano real?
O Brasil estaria melhor com a Telefonica pública sem plano real?

É uma argumento ridículo dizer que uma privatização foi feita no momento errado. É o mesmo que dizer: Eu prometi reduzir o IR de 27,5% em duas campanhas presidenciais, mas não cumpri porque achei o momento inorportuno!

Governar um país é phoda demais para fazer comparações toscas de "melhor momento". Saimos da merda, pois o divisor de águas foi um bom plano econômico que foi levado a sério pelos governos subsequentes. E só.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3026 Online: 21 de Outubro de 2010, 11:12:42 »
Olha o laicismo aí, gente :roll:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/817799-campanha-de-serra-faz-ofertas-a-evangelicos.shtml

(...)
Segundo Cantóia, entre os argumentos para conquistar o engajamento dos evangélicos, além do discurso relativo a valores, como a posição contrária à descriminalização do aborto, está a promessa de apoio a parcerias entre essas igrejas e entidades assistenciais a elas vinculadas com prefeituras e governo, em caso de vitória tucana.

Como exemplo, cita a possibilidade de, com os tucanos no poder, igrejas poderem oferecer apoio a crianças e adolescentes, complementando o período que elas passam na escola. Assistência a idosos também é citada.

"O objetivo é levar as crianças para dentro da igreja", afirma o pastor. "Esse é um dos argumentos. Seriam igrejas em tempo integral, complementando a atividade da escola."
(...)

Offline calvino

• Nível 37
  • *
« Resposta #3027 Online: 21 de Outubro de 2010, 12:45:39 »
Gente, quem quiser mandar para a minha igreja eu faço promoção! :P
"Se a moralidade representa o modo como gostaríamos que o mundo funcionasse, a economia representa o modo como ele realmente funciona" Freakonomics.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #3028 Online: 21 de Outubro de 2010, 13:00:27 »
Olha o laicismo aí, gente :roll:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/817799-campanha-de-serra-faz-ofertas-a-evangelicos.shtml

(...)
Segundo Cantóia, entre os argumentos para conquistar o engajamento dos evangélicos, além do discurso relativo a valores, como a posição contrária à descriminalização do aborto, está a promessa de apoio a parcerias entre essas igrejas e entidades assistenciais a elas vinculadas com prefeituras e governo, em caso de vitória tucana.

Como exemplo, cita a possibilidade de, com os tucanos no poder, igrejas poderem oferecer apoio a crianças e adolescentes, complementando o período que elas passam na escola. Assistência a idosos também é citada.

"O objetivo é levar as crianças para dentro da igreja", afirma o pastor. "Esse é um dos argumentos. Seriam igrejas em tempo integral, complementando a atividade da escola."
(...)

Apelou, perdeu.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Temma

• Visitante
« Resposta #3029 Online: 21 de Outubro de 2010, 13:03:23 »
Serra estará aqui em Ponta Grossa. Pessoal daqui do trampo tá falando em ir onde ele vai passar empunhando uma fita crepe  :P

Offline Lua

• Nível 40
  • *
« Resposta #3030 Online: 21 de Outubro de 2010, 13:07:34 »
Postei a notícia do Serra e seu acordo com igrejas evangélicas, mas como já foi postado... :hihi:
« Última modificação: 21 de Outubro de 2010, 13:09:49 por Lua »
"Ajusto-me a mim, não ao mundo" Anais Nin

"A estupidez insiste sempre." Albert Camus

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3031 Online: 21 de Outubro de 2010, 13:41:06 »
Serra estará aqui em Ponta Grossa. Pessoal daqui do trampo tá falando em ir onde ele vai passar empunhando uma fita crepe  :P

No horário de trabalho? ::)
Foto USGS

Temma

• Visitante
« Resposta #3032 Online: 21 de Outubro de 2010, 13:43:13 »

No horário de trabalho? ::)

é uma piada.

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #3033 Online: 21 de Outubro de 2010, 13:49:03 »
Perde o emprego, mas não perde a piada :biglol:

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #3034 Online: 21 de Outubro de 2010, 13:56:08 »
A propósito: eu tenho a impressão que o episódio da bolinha de papel vai sair mais caro ao Serra do que a articulação da campanha dele está pensando. Ele está me parecendo um chorão covarde ou pior ainda, um dissimulado escroto. Tenho a impressão que muita gente hoje, inclusive Serristas, não tinham gostado de como o episódio se desenvolveu. Acho que ele teria se saído muito melhor se tivesse dominado a multidão (como o Mário Covas fazia, aliás), ou se tivesse elegantemente feito uma piada.

Isso é claro não escusa a violência da intenção dos manifestantes do PT. Não se trate o exposto acima como desculpa.

Que pensam vocês que votarão nele?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3035 Online: 21 de Outubro de 2010, 14:10:08 »
A propósito: eu tenho a impressão que o episódio da bolinha de papel vai sair mais caro ao Serra do que a articulação da campanha dele está pensando. Ele está me parecendo um chorão covarde ou pior ainda, um dissimulado escroto. Tenho a impressão que muita gente hoje, inclusive Serristas, não tinham gostado de como o episódio se desenvolveu. Acho que ele teria se saído muito melhor se tivesse dominado a multidão (como o Mário Covas fazia, aliás), ou se tivesse elegantemente feito uma piada.

Isso é claro não escusa a violência da intenção dos manifestantes do PT. Não se trate o exposto acima como desculpa.

O melhor para ele, enquanto político, seria ter reagido com elegância e ironia, veiculando uma nota de protesto contra os excessos dos acólitos do PT.

Mas não pense, Dbohr, que a truculência física é uma exceção entre o populacho petista que tem vinculação com sindicatos.

Foto USGS

Offline Hold the Door

• Editores
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3036 Online: 21 de Outubro de 2010, 14:11:58 »

Pensei o mesmo que você. Uma situação de agressão (ainda que com uma bolinha de papel) que poderia ter sido usada favoravelmente na campanha se ele tivesse agido de outra forma vai acabar virando um tiro pela culatra devido ao fingimento. A tendência é o povo esquecer o ato de agressão e só lembrar da sua tentativa de dissimulação, o que vai atrair a antipatia para ele.
Hold the door! Hold the door! Ho the door! Ho d-door! Ho door! Hodoor! Hodor! Hodor! Hodor... Hodor...

Temma

• Visitante
« Resposta #3037 Online: 21 de Outubro de 2010, 14:12:38 »
Perde o emprego, mas não perde a piada :biglol:
:lol:

Bem. Apesar de não votar nele, minha opinião é que ele se queima. Ele nem parece ser político. Nem pestanejou em usar o ocorrido eleitoralmente. Mas parece que a situação deles é meio desesperadora. "foi premeditado", ou algo assim, disse ele. Poderia ter dito algo como "eu não quero acreditar que esse ataque tenha sido premeditado". Pronto, deixaria uma sugestão no ar, sem apelar pra uma acusação eleitoreira. PSDB já deveria ter aprendido que isso é discurso  para os já convertidos.

Aliás, as próprias circunstâncias em que o conflito ocorreu são controversas, pelo que vi. Já li que seguranças psdbistas tiraram placas contra o Serra. vídeos de uma bolinha de papel atingindo a careca dele não ajudam.

edit: ah, e eu vi agora que ele usou o fato no horário político. Sério. esse episódio do papel/fita crepe é piada pronta.

« Última modificação: 21 de Outubro de 2010, 14:14:48 por Temma »

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #3038 Online: 21 de Outubro de 2010, 14:19:31 »
Mas não pense, Dbohr, que a truculência física é uma exceção entre o populacho petista que tem vinculação com sindicatos.

Absolutamente, não penso dessa forma. Mas estou me atendo à reação de Serra e seu comitê, pois imagem conta mais do que fatos, como bem sabemos. Ou seja:

* Se ele tivesse aparecido com a cabeça sangrando seria ótimo para ele;
* Se ele tivesse respondido com vigor ou com fineza seria ótimo para ele;
* Se ele tivesse explorado o incidente com superioridade moral seria ótimo para ele;

Mas não, ele preferiu um cálculo imediatista e soou como um covarde mesquinho e chorão. Líderes são medidos por seu pulso firme, entre outras coisas. Acho que ele sai fraco do episódio.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #3039 Online: 21 de Outubro de 2010, 14:25:57 »

O que eu não consigo entender na postura dos pró-PT, é essa coisa de que o governante, que não seja do PT, está aí para f***r com o país. PQP, dá um tempo!

O PT foi contra o plano real e agora jogam m***a no ventilador invocando privatizações?

É uma argumento ridículo dizer que uma privatização foi feita no momento errado. É o mesmo que dizer: Eu prometi reduzir o IR de 27,5% em duas campanhas presidenciais, mas não cumpri porque achei o momento inorportuno!

Governar um país é phoda demais para fazer comparações toscas de "melhor momento". Saimos da merda, pois o divisor de águas foi um bom plano econômico que foi levado a sério pelos governos subsequentes. E só.

Não faça disso uma dicotomia tentando invocar uma falsa dicotomia de minha parte. O plano real deu certo, ponto para o PSDB e FHC/Itamar, pé na bunda do Lula e do PT. Mas resumidamente o avanço financeiro ficou por aí  e nos ajustes dos bancos ( Caso Marka-Fontecindam, Francisco Lopes, Salvatore Caciola e o US$ 1 bi de  torrados, à parte). Foi só.

E suas perguntas são estranhas, porque você coloca o plano real como escudo a favor de privatizações que jogaram todo o dinheiro público no lixo das taxas de juros e ajudaram a esconder o rombo que a falta de uma política desenvolvimentista fez nas contas do Brasil.

Talvez a pergunta certa seria:

O Brasil está melhor com a Petrobrás sendo pública?

o Brasil está melhor com o BB sendo público?

O consumidor paga mais do que deve pelos serviços cartelizados das Teles?

Você acha que, se tivessemos esperados pelo anunciando boom das commodities, que já era previsto pelo fator China, teríamos vendido o direito de explorar as maiores reservas mundias de Ferro por US$ 3 bilhões de dólares? Valores considerados mínimos, mesmo na época.

Há mais questões aí do que uma simples opinião pode validar.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3040 Online: 21 de Outubro de 2010, 14:30:33 »

Absolutamente, não penso dessa forma. Mas estou me atendo à reação de Serra e seu comitê, pois imagem conta mais do que fatos, como bem sabemos. Ou seja:

* Se ele tivesse aparecido com a cabeça sangrando seria ótimo para ele;
* Se ele tivesse respondido com vigor ou com fineza seria ótimo para ele;
* Se ele tivesse explorado o incidente com superioridade moral seria ótimo para ele;

Mas não, ele preferiu um cálculo imediatista e soou como um covarde mesquinho e chorão. Líderes são medidos por seu pulso firme, entre outras coisas. Acho que ele sai fraco do episódio.

Desculpe, mas acho que não fui claro.

Eu não me referi a este episódio em particular.
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #3041 Online: 21 de Outubro de 2010, 14:38:58 »
Eu entendi, mas eu estou me referindo a este episódio em particular -- porque imagens falam mais do que fatos na cabeça do eleitor, e é isso que estou tentando analisar :)

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3042 Online: 21 de Outubro de 2010, 14:47:23 »
Boa Juca,
vc é economista ou lê muito sobre economia? Essa é uma falha cultural e política minha ... to correndo atrás a medida que eu posso ...

vc pontuou um outro aspecto importante que foram as privatizações. Putz, a quantidade de dados para se conseguir ter uma visão minimamente segura em economia é enorme para quem não acompanha mais de perto ... o jeito é pesquisar e refletir, e acompanhar com mais atenção as notícias econômicas ...

Não, não sou economista, mas sempre acompanho de perto os temas, e também vivi os dois momentos históricos.
[...]

Defina "neoliberalismo"!

Quais foram os lugares geográficos, que após a privatização dos serviços, o Estado teve que investir em energia elétrica ou internet, visto que o primeiro era provido essencialmente por empresas estaduais e no segundo praticamente nunca houve investimento estatal porque em 1997 a Internet quase não existia para a população?

Não estou falando de 97, estou falando de hoje. Não há interesse, óbvio, da iniciativa privada por lugares que demandam muito investimento e pouco retorno, como o zonas rurais pobres e longíquas ou vilarejos. Pois bem, é essencial para a população que o bem estar que, por exemplo, uma rede de energia elétrica pode proporcionar a esses lugares, o mesmo pode-se dizer da banda larga. Essas são uma das falhas das privatizações, a de não exigir contrapartida social para serviços essenciais. O que acaba por fazer com que o governo tenha que investir em redes de infraestrutura e repassar novamente essa rede para as concessoniárias, coisa que foi uma das propagandas da privatização, a desoneração do Estado. História da carochinha.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3043 Online: 21 de Outubro de 2010, 14:53:06 »
tão dizendo que o Serra simulou a tal fita crepe jogaram nele  :lol:

Ao menos nessa edição aqui, de um jornal do sbt.

(eu ri do momento em que a bolinha pegou nele)

Agora, se o sbt está anti-serra, pra mim é novidade. Pra dizer a verdade, nem sabia que o SBT tinha jornalismo.  ::)

Ele parece jogador de futebol, que depois de meia hora da pancada cai e fica se retorcendo no campo. Bolinha de papel... :histeria:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3044 Online: 21 de Outubro de 2010, 14:58:53 »

Não faça disso uma dicotomia tentando invocar uma falsa dicotomia de minha parte. O plano real deu certo, ponto para o PSDB e FHC/Itamar, pé na bunda do Lula e do PT. Mas resumidamente o avanço financeiro ficou por aí  e nos ajustes dos bancos ( Caso Marka-Fontecindam, Francisco Lopes, Salvatore Caciola e o US$ 1 bi de  torrados, à parte). Foi só.

E suas perguntas são estranhas, porque você coloca o plano real como escudo a favor de privatizações que jogaram todo o dinheiro público no lixo das taxas de juros e ajudaram a esconder o rombo que a falta de uma política desenvolvimentista fez nas contas do Brasil.

Talvez a pergunta certa seria:

O Brasil está melhor com a Petrobrás sendo pública?

o Brasil está melhor com o BB sendo público?

Você acha que, se tivessemos esperados pelo anunciando boom das commodities, que já era previsto pelo fator China, teríamos vendido o direito de explorar as maiores reservas mundias de Ferro por US$ 3 bilhões de dólares? Valores considerados mínimos, mesmo na época.

Há mais questões aí do que uma simples opinião pode validar.

A sua frase "Há mais questões aí do que uma simples opinião pode validar" é magistral, pois ela também se aplica a voce.

Na sua linha de raciocínio.

O consumidor paga mais do que deve pelo combustível e outros produtos da Petrobrás? A resposta é "sim"!

O valor de venda da Vale foi estimado com base nos parâmetros de avaliação internacional correntes na época. Nem mais e nem menos. E não importa se a p... do ferro que está nas jazidas está nas mãos de A ou B pois ele ainda pertence à União e a concessão pode ser retirada, pelo poder concessor, no momento que este quiser, se o interesse nacional assim clamar.

A análise tem de contemplar também o fato que o pagamento de impostos da Vale aumentou, em termos anuais, cerca de 1.108% (já descontada a inflação) de 1997 a 2009. Em números absolutos significam cerca de US$ 18 bilhões de dólares.
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3045 Online: 21 de Outubro de 2010, 15:05:46 »

Populacho? :hein:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3046 Online: 21 de Outubro de 2010, 15:10:11 »
Boa Juca,
vc é economista ou lê muito sobre economia? Essa é uma falha cultural e política minha ... to correndo atrás a medida que eu posso ...

vc pontuou um outro aspecto importante que foram as privatizações. Putz, a quantidade de dados para se conseguir ter uma visão minimamente segura em economia é enorme para quem não acompanha mais de perto ... o jeito é pesquisar e refletir, e acompanhar com mais atenção as notícias econômicas ...

Não, não sou economista, mas sempre acompanho de perto os temas, e também vivi os dois momentos históricos.
[...]

Defina "neoliberalismo"!

Quais foram os lugares geográficos, que após a privatização dos serviços, o Estado teve que investir em energia elétrica ou internet, visto que o primeiro era provido essencialmente por empresas estaduais e no segundo praticamente nunca houve investimento estatal porque em 1997 a Internet quase não existia para a população?

Não estou falando de 97, estou falando de hoje. Não há interesse, óbvio, da iniciativa privada por lugares que demandam muito investimento e pouco retorno, como o zonas rurais pobres e longíquas ou vilarejos. Pois bem, é essencial para a população que o bem estar que, por exemplo, uma rede de energia elétrica pode proporcionar a esses lugares, o mesmo pode-se dizer da banda larga. Essas são uma das falhas das privatizações, a de não exigir contrapartida social para serviços essenciais. O que acaba por fazer com que o governo tenha que investir em redes de infraestrutura e repassar novamente essa rede para as concessoniárias, coisa que foi uma das propagandas da privatização, a desoneração do Estado. História da carochinha.

O que realmente configura uma "estória da carochinha" é a de pedir "contrapartida social" de empresas privadas, pois isto representa um custo que terá de ser absorvido pela empresa, ou pela diminuição dos lucros ou pela diminuição nos investimentos ou que será repassado ao preço para o consumidor final.

E, de fato, empresas estatais não se preocupam com custos, de nenhum tipo, pois em caso de déficit ou prejuízo, quem pagará a conta será a Sociedade, seja por meio de mais impostos, ou por meio de juros sobre os títulos do Tesouro Nacional ou, o que é pior, pela emissão de mais meio circulante e que irá resultar em inflação.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3047 Online: 21 de Outubro de 2010, 15:13:15 »

Parte de um grupo qualquer que é representado por pessoas mais exaltadas e menos polidas.
Foto USGS

Offline gilberto

• Nível 27
  • *
« Resposta #3048 Online: 21 de Outubro de 2010, 15:32:46 »
O consumidor paga mais do que deve pelo combustível e outros produtos da Petrobrás?

Talvez esses dois casos seja um exemplo que os dois modelos (público e privado) tem os seus defeitos e acertos.

eu acho que tanto o modelo de atividade econômica pública e privado podem coesistir e até competir, sem que necessariamente um tenha que eliminar o outro ...
Caramba, há pessoas que trabalham e se sentem melhores em empreendimentos privados e outras em empreendimentos públicos, então em tese o trabalho delas poderia render melhor nas suas respectivas preferências.
O problema que eu vejo é que o modelo de poder (como o país é governado) faz com que o grupo político que ganha uma eleição implanta exageradamente o seu modelo. Tá mudando, os governantes estão se tornando cada vez mais pragmáticos ... espero
Eu deixaria os dois modelos coesistirem, e cada partidário do seu modelo que procurasse aperfeiçoar, e até copiar o que o outro modelo tem de bom. Aí talvez teríamos fazer uma comparação mais realista, e menos ideológica.

Mas realmente eu não vejo ainda um motivo fundamental do porque um modelo (público ou privado) é melhor que o outro.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3049 Online: 21 de Outubro de 2010, 15:48:15 »

Parte de um grupo qualquer que é representado por pessoas mais exaltadas e menos polidas.
Parece-me mais generalização.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!