...
Nas nossas primeiras discussões sim, havia debates. Mas hoje, seus posts se resumem a me chamar de religioso, idólatra, etc. É mesquinho, baixo e preconceituoso as suas falas. Ou seja, você desistiu de debater de maneira civilizada e passou a tentar me desqualificar por uma via que parece atingir a todos nesse fórum, que é a questão da religiosidade, percebe?
Seu inconformismo para com um pensamento político oposto, o leva a ficar repetindo uma fala como se fosse um mantra, como alguém que esta num estado superior, do alto de uma montanha de inteligência egocentrica , vendo de baixo alguém que não consegue enxergar o "óbvio", ou a "realidade". A muito que aquele Agnóstico que eu encontrei aqui nos primeiros posts, que rebatia os argumentos com outros argumentos, ainda que de forma ácida, não existe mais. Seria bom reencontrá-lo.
Ser amigo é enxergar as pessoas como iguais e ter a humildade de não se achar superior. Mesmo que essa pessoa seja um religioso de fato, como o Leafar ou o Calvino.
Juca, algumas coisas para refletirmos
Eu nunca vi ninguém nesse site parar no meio de um debate e falar "Ok reconheço que minha visão é enviesada e minha capacidade crítica esta afetada pela minha crença/idolatira/ideologia etc."
E nunca vi ninguém nesse site não ficar puto e ofendido com isso, e sempre citam o quão racional são os argumentos dele e quão isento é sua própria análise, de modo que os outros são retrógrados ou anti-X, onde X é qualquer crença que você possa imaginar"
Então..
No curto prazo não será pela auto-imagem e pelo julgamento de si mesmo que determinado sujeito se verá como crente/idólatra.
Até aqui é bem simples. Casos óbvios para todos como Leafar, DionizioSbruble, Angelo, AnarcoCapitalista, Comissário do Povo têm uma crença que é alienígena a todos nós e portanto é muito simples detectar os componentes que os definem como crentes.
Mas, e quanto a nós mesmos? Aí é que a coisa pega. Crença no c.. dos outros é refresco. Sob a nossa própria razão, crença e enviezamento são lógicas comezinhas apenas.
E a solução, evidentemente, não é fincar o pé e afirmar que não é crente. A solução é .. veja e interprete os sinais externos. Tente encontrar referenciais fora de si mesmo e tente abstrair os critérios que definem um crente e aplique os em si mesmo.
Alguns sintomas óbvios:
Dois pesos e duas medidas, a prova absoluta se sobrepujando o conjunto de evidências- FHC fez sacanagem no processo da reeleição. O bom senso diz que sim, ele fez sacanagem na reeleição.
Explicação Racional: Muito provavelmente foi corrupto, aqui não financeiramente, mas poder é um ativo tanto quanto dinheiro.
- Lula teve todos seus amigos de 30 anos envolvidos em esquema de corrupção com o intuito de beneficiar-lhe no poder.
Explicação Racional: Ele poderia saber ou na verdade é um estúpido. Vamos esperar para ver outros fatos.
Explicação religiosa: Ele não sabia de nada, nada foi provado, isso todo mundo faz, veio do PSDB de MG
Aí vem um outro fato
- Filho de Lula de uma hora para outra vira gênio.. E ganha uma puta grana de uma empresa que coincidentemente precisa loucamente do BNDES.
Explicação Racional: Bom, outro fato.. O filho dele não era porra nenhuma, no mínimo conflito de interesses houve. Puta,adoro o Lula, vou esperar ainda mais um pouco
-Explicação Religiosa: Esquece-se qualquer agravante, qualquer reincidência, e espera-se pela prova cabal para dizer que o Lula cometeu corrupção.
Aí vem mais 15 fatos
- Explicação raciona: Lula é um pilantra, puta merda, mais um.
- Explicação religiosa: Nenhuma prova foi concreta, é uma conspiração..
Você pode abstrair esse exemplo de vários casos em religiosos... Kardec não era racista, A evolução não existe, etc..
O não religioso vai parar uma hora e voltar atrás no seu ponto: Serra?? Que se dane... FHC, .. O religioso mantém seu ponto eternamente, contra todos os fatos.
Outro sintoma
A agremiação, o partido, a congregação, a ideologiaMuitas pessoas aqui dão um valor enorme ao partido, assim como crentes dão valor à religião e a sua comunidade.
Para mim, pessoas com visões de mundo similares, com inimigos similares, com heróis similares, se vendo e discutindo durante anos, gera uma suave e estúpida lavagem cerebral em si mesmo.
Mias uma vez, é facílimo evidenciar isso fora de sua própria crença. Uma congregação para o crente dessa congregação, é uma reunião de justos com uma missão nobre. Para quem não está nessa bolha, é uma fábrica de idiótas ou interesseiros.
A partir disso, o religioso em um partido pode ignorar que seu partido detonou o país por anos e fortalecer qualquer mancada do partido antagônico, com critérios que fazem sentido apenas para ele.
Um sinal para o cara se tocar poderia ser dar atenção aos avisos de enviesamento daquele conjunto de pessoas que conseguem criticar A e B.
Só que a mente do crente lhe faz uma outra armadilha. O anti-crente. Puta merda.
Funciona assim. Se eu sou um crente em A e você em B, você me chama de crente em A e eu te chamo de crente em B. Se eu não sou crente nem A nem B e critico B eu sou um... Anti B, e na sua mente continua interpretando os argumentos desse cara como os de um crente como ele. Mesmo que já tenha elogiado B ou seja de acordo com políticas de B, isso vai ser ignorado e serei taxado de Anti B.
Assim, a porra do crente vai entrar nesse site e falar de anti-espiritas, anti-budista (como já fui acusado), anti-petista, e a PQP.. Nesse caso, a ausência da crença vira uma crença na cabeça do crente atacado.
O pacote da crençaQuando vemos um espírita, podemos esperar um pacote de merda em sua cabeça. Reencarnação, Karma, Evolução, transmigração, espíritos evoluidos que só falam merda, etc..
O pacote esta lá.. e toda a crença tem um pacote de merda a poluir a cabeça do crente.
Existe um pacote de merda neoliberal e existe um pacote de merda do crente petista. Vamos pensar... anti-americanismo, corporações malvadonas, privatização é roubar do povo, etc..
Esse pacote de merda é exacerbado na cabeça do crente. Um não crente pode falar.. estude caso a caso a necessidade de privatização, americanos são pessoas como nós e cometeríamos as mesmas barbaridades com poder semelhante, e bla bla..
bom poderia escrever muito mais, mas o diagnóstico é, você é um crente Juca. No problem e te dou um exercício para você sair dessa merda..
Respire... conte até 3... e fale 10 vezes.. Lula sabia do mensalão e é um pilantra..
O que não quer dizer que você não possa votar nele.. quem sabe você ache o Serra ainda mais pilantra.. mas ao menos seu cérebro estará preservado
E agradeço ao Geo pela boa vontade e diagnóstico preciso a meu respeito e ao Hugo pelo paciência.