Enquete

Qual é o seu candidato para 2010

Dilma Rousseff (PT)
21 (29.2%)
José Serra (PSDB)
36 (50%)
Branco
0 (0%)
Nulo
15 (20.8%)

Votos Totais: 69

enquete encerrada: 31 de Outubro de 2010, 22:54:13

Autor Tópico: Eleições 2010  (Lida 209320 vezes)

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
Re: Eleições 2010
« Resposta #3150 Online: 22 de Outubro de 2010, 12:04:26 »
Pois isso é o deal-breaker pra mim. Se não faz diferença em quem eu vote e se sou obrigado a dar minha opinião quando ela claramente não importa, voto nulo. Simples assim.

Mas não o vejo como uma pessoa insatisfeita, pelo contrário... Muito pelo contrário!

Tenho certeza que ele está muito insatisfeito com a farsa burlesca do PSDB e dos jornalões. Da mesma forma, tenho certeza que o Geo está muito insatisfeito com os desvios éticos do PT e dos aloprados.

Esse é o ponto.

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3151 Online: 22 de Outubro de 2010, 12:17:16 »
Farsa? Se cada um fala uma coisa, eu fico quieto, mais ainda pelo tanto que acho o episódio irrelevante. A minha identificação contigo foi pela insatisfação com ambos, que resulta em posturas distintas na maneira de como encarar isso. A mesma que parece ser a do Geo, do Agnóstico... Mas se alguém defende um dos lados sofregamente e ataca o outro com a mesma intensidade, não vejo semelhança alguma. Muuuito pelo contrário.
Logicamente, se você quiser juntar todos que sentem alguma insatisfação no mesmo pacote...

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #3152 Online: 22 de Outubro de 2010, 12:21:30 »
Farsa no sentido teatral, burlesco, artístico; não no de mentira. O episódio inteiro é um teatrinho montado pelo PSDB e pelos jornalões. O humor internético não perdoou. E é particularmente indignante que o discurso eleitoral tenha se reduzido a isso -- e o que é pior, pela própria iniciativa dos dois partidos e dos meios de comunicação.

Mas vá em frente, vote no Serra. Não deixe minha insatisfação convencê-lo do contrário. Só não se esqueça que você vai legitimar tudo isso com seu voto.  :ok:
« Última modificação: 22 de Outubro de 2010, 12:23:58 por Dbohr »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3153 Online: 22 de Outubro de 2010, 13:11:35 »
Dbohr,
Estou tentando fazer vocês e demais eleitores de Serra e Dilma entenderem que votar no menos pior não adianta nada.
Estou tentando convencer vocês que votar num ou noutra legitimam o festival de bizarrices que estamos vendo.
Estou dizendo que um voto nulo maciço da sociedade e uma cobrança forte ao vencedor a partir de 1 de novembro é o único jeito de mostrar para a corja que nós não aceitamos que um assunto sério como a eleição presidencial se transforme em briga de torcida.
Se vocês que vão votar em Serra ou Dilma podem conviver com isso, ótimo. Vão em frente. Eu não consigo :ok:
[n]É... Nesses termos, juro que vou pensar um tanto mais. [/n]
Eu pensei que você viria com aquele proselitismo eleitoreiro....
Ou que alguma coisa na minha insatisfação o desagradou. Você até concorda, mas tomou uma posição diferente.
Foi eu quem postou isso, concordando com você e...
Mas vá em frente, vote no Serra. Não deixe minha insatisfação convencê-lo do contrário. Só não se esqueça que você vai legitimar tudo isso com seu voto.  :ok:
Qual o seu problema?
« Última modificação: 22 de Outubro de 2010, 13:14:02 por Mabumbo »

Offline _tiago

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3154 Online: 22 de Outubro de 2010, 13:12:38 »
Qualquer coisa, pergunte! Melhora o debate...

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #3155 Online: 22 de Outubro de 2010, 13:13:59 »
Eu ainda vou votar na Dilma, no segundo turno, porque, aqui no RS, ganhou para Governador o candidato que eu votei (Tarso, PT), e eu sei como o jogo político funciona, e eu sei que ter um Presidente, também do PT, irá ser muito bom para o RS.

Se outro qualquer tivesse ganho para Governador, aqui no RS, eu votaria nulo nesse segundo turno.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #3156 Online: 22 de Outubro de 2010, 13:16:20 »
Problema nenhum, me desculpe se soo amargo ou confrontatório.

Só estou tentando mostrar que nenhum deles merece nosso voto, por mais razões secundárias que possamos criar.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3157 Online: 22 de Outubro de 2010, 13:36:05 »
Eu ainda vou votar na Dilma, no segundo turno, porque, aqui no RS, ganhou para Governador o candidato que eu votei (Tarso, PT), e eu sei como o jogo político funciona, e eu sei que ter um Presidente, também do PT, irá ser muito bom para o RS.

Se outro qualquer tivesse ganho para Governador, aqui no RS, eu votaria nulo nesse segundo turno.

Caro Di Ungar.

Até a postagem supra voce dava a entender que o seu voto era ideológico.

Já a referida postagem dá a entender que, em parte, ele é pragmático (governador do PT + presidente do PT= benefício para o meu estado).

No entanto, ela fecha de maneira estranha: governador não do PT = voto nulo. Aqui o voto ou é estranho ou volta a ser ideológico.

Gostaria de entender um pouco melhor.
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #3158 Online: 22 de Outubro de 2010, 13:40:29 »
Números novos do Datafolha, com intenção de voto entre os religiosos:

http://www1.folha.uol.com.br/poder/818432-popularidade-recorde-de-lula-alavanca-dilma-diz-datafolha.shtml

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3159 Online: 22 de Outubro de 2010, 14:13:13 »

Caro Di Ungar.

Já a referida postagem dá a entender que, em parte, ele é pragmático (governador do PT + presidente do PT= benefício para o meu estado).

No entanto, ela fecha de maneira estranha: governador não do PT = voto nulo. Aqui o voto ou é estranho ou volta a ser ideológico.

Meu racíocinio é bem simples, na verdade.  Eu gostei do Governo Lula-PT, e a Dilma significa basicamente uma continuação desse governo. Então ela levou meu voto no primeiro turno.

O PT ficou a frente da Prefeitura de POA de 1989 a 2005, e eu considero que o PT fez um ótimo trabalho nesses 16 anos. Pessoas que chegavam a cidade, se espantavam em como ela era limpa em comparação com as cidades daonde vinham. Foi só outro partido assumir a Prefeitura (PPS/PMDB) que a cidade virou um lixão. Então ele (PT) leva meu voto sempre para cargos do Legislativo e do Executivo, aqui no meu Estado, pois o considero a melhor opção.

Se outro candidato tivesse ganho para Governador, seriam ou José Fogaça (PMDB), o até entao atual prefeito, desde 2005, e responsável pela minha cidade imunda, ou a super Yeda Crusius (PSDB), que por pouco não conseguiu a façanha de um impeachment...

Então é simples: eu tenho boas experiências com governos do PT, gosto deles, e tenho péssimas experiências com governos do PSDB e PMDB.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3160 Online: 22 de Outubro de 2010, 14:16:23 »
Pois isso é o deal-breaker pra mim. Se não faz diferença em quem eu vote e se sou obrigado a dar minha opinião quando ela claramente não importa, voto nulo. Simples assim.

Citação de: Mabumbo
Mas não o vejo como uma pessoa insatisfeita, pelo contrário... Muito pelo contrário!

Tenho certeza que ele está muito insatisfeito com a farsa burlesca do PSDB e dos jornalões. Da mesma forma, tenho certeza que o Geo está muito insatisfeito com os desvios éticos do PT e dos aloprados.

Esse é o ponto.

Esclarecimento:

Quando FHC aliciou o Congresso para que esta aprovasse a lei da re-eleição eu me posicionei contra a artimanha e a contra a vigoração da lei para beneficiar ele. Então eu não fico incomodado apenas com os desvios éticos do atual partido governista, mas com todos os que praticam atos deste tipo, em qualquer esfera de poder, incluindo 'misancenes' eleitorais.

Outro assunto: Anular o voto. Eu respeito quem opta por anular o seu voto, pois é um direito e uma maneira legítima de mostrar a sua insatisfação com esta campanha e com o processo eleitoral em geral. No entanto, desde que eu participei com muito empenho da campanha presidencial de 1989 eu aprendi que, enquanto vigorar esta Legislação Eleitoral, não há nenhum efeito prático em anular o voto, pois basta o voto de um só FDP para que a eleição seja validada.

Portanto a verdadeira "luta" pela ética e moral na política não deve ocorrer em épocas de campanhas eleitorais, mas no dia-a-dia pela mudança na mentalidade do povo. Na medida que isto for conseguido poderemos pressionar os "representantes do povo" para que exerçam condignamente os seus mandatos, ao mesmo tempo que poder-se-ia discutir a implantação de novos dispositivos legais, tais como a não-obrigatoriedade do voto e a anulação das eleições caso haja um número X (em percentil) de votos brancos e nulos.

Por fim, para encerrar, quero expressar que aquilo que realmente me irrita nos petistas fanáticos é a incapacidade (seja ou por ignorância ou por ingenuidade ou por mal-caratismo) deles em reconhecerem que o seu partido não aplicou praticamente nada do seu programa ideológico-político-econômico original.

Se eles reconhecessem isto (supondo é claro, que os petistas mais fanáticos tenham, alguma vez, lido o programa) e os méritos da administração anterior, bem como se os integrantes do PSDB também reconhecessem os méritos administrativos atuais, eu ficaria satisfeito e poderia começar a "acreditar" que este país pode ter um lugar de destaque entre as grandes nações do mundo, não somente em termos econômicos, mas, e mais importante, como uma Sociedade mais digna.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2010, 14:26:17 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3161 Online: 22 de Outubro de 2010, 14:19:25 »

Caro Di Ungar.

Meu racíocinio é bem simples, na verdade.  Eu gostei do Governo Lula-PT, e a Dilma significa basicamente uma continuação desse governo. Então ela levou meu voto no primeiro turno.

O PT ficou a frente da Prefeitura de POA de 1989 a 2005, e eu considero que o PT fez um ótimo trabalho nesses 16 anos. Pessoas que chegavam a cidade, se espantavam em como ela era limpa em comparação com as cidades daonde vinham. Foi só outro partido assumir a Prefeitura (PPS/PMDB) que a cidade virou um lixão. Então ele (PT) leva meu voto sempre para cargos do Legislativo e do Executivo, aqui no meu Estado, pois o considero a melhor opção.

Se outro candidato tivesse ganho para Governador, seriam ou José Fogaça (PMDB), o até entao atual prefeito, desde 2005, e responsável pela minha cidade imunda, ou a super Yeda Crusius (PSDB), que por pouco não conseguiu a façanha de um impeachment...

Então é simples: eu tenho boas experiências com governos do PT, gosto deles, e tenho péssimas experiências com governos do PSDB e PMDB.

Ok. A dúvida foi esclarecida.

Obrigado.
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #3162 Online: 22 de Outubro de 2010, 14:21:21 »

Esclarecimento:

Quando FHC aliciou o Congresso para que esta aprovasse a lei da re-eleição eu me posicionei contra a artimanha e a contra a vigoração da lei para beneficiar ele. Então eu não fico incomodado apenas com os desvios éticos do atual partido governista, mas com todos os que praticam atos deste tipo, em qualquer esfera de poder, incluindo 'misancenes' eleitorais.

Quanto a isso eu nunca tive dúvidas :ok:

Outro assunto: Anular o voto. Eu respeito quem opta por anular o seu voto, pois é um direito e uma maneira legítima de mostrar a sua insatisfação com esta campanha e com o processo eleitoral em geral. No entanto, desde que eu participei com muito empenho da campanha presidencial de 1989 eu aprendi que, enquanto vigorar esta Legislação Eleitoral, não há nenhum efeito prático em anular o voto, pois basta o voto de um só FDP para que a eleição seja validada.

Também respeito que escolhe um deles, mas discordo de sua análise. Sustento que uma fatia elevada de votos nulos sinalizaria um alerta nas esferas de poder -- mas isso por si só não significa nada sem uma mobilização e cobrança permanentes. É isso que proponho.

Portanto a verdadeira "luta" pela ética e moral na política não deve ocorrer em épocas de campanhas eleitorais, mas no dia-a-dia pela mudança na mentalidade do povo. Na medida que isto for conseguido poderemos pressionar os "representantes do povo" para que exerçam condignamente os seus mandatos, ao mesmo tempo que poder-se-ia discutir a implantação de novos dispositivos legais, tais como como a não-obrigatoriedade do voto e a anulação das eleições caso haja um número X (em percentil) de votos brancos e nulos.

Assino embaixo.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #3163 Online: 22 de Outubro de 2010, 14:38:42 »

Caro Di Ungar.

Eu gostaria de ter a experiência do PT em SP...Mas essa comparação não dá pra fazer, pois o PSDB está no poder a milhões de anos.
« Última modificação: 22 de Outubro de 2010, 15:14:25 por _Juca_ »

Atheist

• Visitante
« Resposta #3164 Online: 22 de Outubro de 2010, 14:59:42 »

Será mesmo? São Paulo estaria melhor se o governo dos últimos anos fosse do PT? O Paraná estaria pior se o governo dos últimos anos fosse PSDB? Duvido muito.

Atheist

• Visitante
« Resposta #3165 Online: 22 de Outubro de 2010, 15:02:29 »

Caro Di Ungar.

Meu racíocinio é bem simples, na verdade.  Eu gostei do Governo Lula-PT, e a Dilma significa basicamente uma continuação desse governo. Então ela levou meu voto no primeiro turno.

Eu gostaria de ter a experiência do PT em SP...Mas essa comparação não dá pra fazer, pois o PSDB está no poder a milhões de anos.
[/quote]

De fato o PT do RS é bastante coerente.

Agora em São Paulo, o PT esteve no poder muito tempo na prefeitura da capital e só se viram escândalos. Marta Suplicy então, foi um desastre, tanto que não conseguiu reeleição.

Enfim, há problemas e corrupção de todo lado. Difícil escolher alguém. Estou com o DBohr - voto nulo e cobro muito depois, independente de quem ganhe.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3166 Online: 22 de Outubro de 2010, 15:15:10 »

Será mesmo? São Paulo estaria melhor se o governo dos últimos anos fosse do PT? O Paraná estaria pior se o governo dos últimos anos fosse PSDB? Duvido muito.

Num sei, por isso eu queria ver.

Offline Spitfire

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3167 Online: 22 de Outubro de 2010, 15:20:30 »
_Juca_, só um pouquinho... deixa só eu te fazer uma pergunta sobre a atuação do PT na prefeitura de Porto Alegre, lugar que conheço muitíssimo bem, inclusive por dentro da estrutura da prefeitura.

Os escândalos das licitações de "terceirizadas" para coleta de lixo em Porto Alegre, com empresas pagando "comissões", mensais,  para altos funcionários da prefeitura (coincidência, todos C.C. indicados pelo partido), seria uma explicação para a cidade "estar limpa"?

Ou desconheces isto?

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3168 Online: 22 de Outubro de 2010, 15:46:47 »
_Juca_, só um pouquinho... deixa só eu te fazer uma pergunta sobre a atuação do PT na prefeitura de Porto Alegre, lugar que conheço muitíssimo bem, inclusive por dentro da estrutura da prefeitura.

Os escândalos das licitações de "terceirizadas" para coleta de lixo em Porto Alegre, com empresas pagando "comissões", mensais,  para altos funcionários da prefeitura (coincidência, todos C.C. indicados pelo partido), seria uma explicação para a cidade "estar limpa"?

Ou desconheces isto?

Eu que sou de POA, não o Juca. E eu desconheço esse caso, sim.

BTW, tu então também deve saber que, atualmente, o DMLU esta sob investigação, não sabe?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3169 Online: 22 de Outubro de 2010, 15:49:28 »

Os escândalos das licitações de "terceirizadas" para coleta de lixo em Porto Alegre, com empresas pagando "comissões", mensais,  para altos funcionários da prefeitura (coincidência, todos C.C. indicados pelo partido), seria uma explicação para a cidade "estar limpa"?

Ou desconheces isto?

Obrigado por me informar, eu não sabia, mas você sabia dos escândalos do governo de SP, como o caso Alston ou do esquemão do Rodoanel, em que o cara que sumiu com 4 milhões do caixa (2?) do PSDB, foi o resnposável pela obra de mais de 5 bi ?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Esc%C3%A2ndalo_do_caso_Alstom

Não quero nivelar por baixo, mas a questão corrupção não está atrelada a um partido ou uma pessoa, é uma questão institucional, não percebe?

Offline Mr. Mustard

• Nível 39
  • *
« Resposta #3170 Online: 22 de Outubro de 2010, 15:51:31 »

Marta Suplicy foi prefeita. Não preciso dizer mais nada.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3171 Online: 22 de Outubro de 2010, 16:18:44 »

Os escândalos das licitações de "terceirizadas" para coleta de lixo em Porto Alegre, com empresas pagando "comissões", mensais,  para altos funcionários da prefeitura (coincidência, todos C.C. indicados pelo partido), seria uma explicação para a cidade "estar limpa"?

Ou desconheces isto?

Obrigado por me informar, eu não sabia, mas você sabia dos escândalos do governo de SP, como o caso Alston ou do esquemão do Rodoanel, em que o cara que sumiu com 4 milhões do caixa (2?) do PSDB, foi o resnposável pela obra de mais de 5 bi ?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Esc%C3%A2ndalo_do_caso_Alstom

Não quero nivelar por baixo, mas a questão corrupção não está atrelada a um partido ou uma pessoa, é uma questão institucional, não percebe?

Comentário tragi-cômico-irônico:

4 milhões de desvio para um trabalho de 5 bilhões?

Como diria o _Juca_:

A relação "roubo/negócio realizado" neste caso é muito baixa, de apenas 0,00080%.  :lol:

A relação "roubo/negócio realizado" do filho do presidente (Gamecorp) foi um pouco mais alta, com cerca de 0,00087%. :biglol:

Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3172 Online: 22 de Outubro de 2010, 16:35:36 »
[...]

E as instituições e as leis são feitas e exercidas por quem, senão pessoas?

Aí eu pergunto:

Qual seria a atitude correta a ser tomada pelo partido, uma vez identificado o transgressor em um caso de corrupção, por exemplo?

Expulsão sumária!

Qual partido fez isto com algum membro corrupto da sua alta cúpula nos últimos... 15 anos?

Eu não me recordo do nome de ninguém, o que é terrível, principalmente quando lembramos da quantidade gigantesca de (boatos e denúncias de) escândalos que envolveram os membros dos partidos "escolhidos pelos deuses" (PT e PSDB).

P.S.

Eu havia esquecido duas coisas.

1) Ninguém da alta cúpula deste país vai "em cana", a não ser de tempos em tempos e apenas para servir de 'bode expiatório' para acalmar a turba. :forca:

2) Parafraseando um indivíduo conhecido: "Eles não sabiam de nada"! ::)
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3173 Online: 22 de Outubro de 2010, 16:39:38 »

Caro _Juca_

Tu fostes indicado para a seguinte comenda:

"Grã-Cavaleiro Realpolitik do fCC". :hihi:
Foto USGS

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
« Resposta #3174 Online: 22 de Outubro de 2010, 16:42:48 »
Geo,

Em sua opinião votar no Serra vai resolver tudo isso ou a grande (única?) virtude dele é ser de um partido que não está no poder federal há 8 anos?

Se for a segunda (ou uma variante desta), você não acha isso razão necessária, porém insuficiente, para votar em alguém para Presidente?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!