Enquete

Qual é o seu candidato para 2010

Dilma Rousseff (PT)
21 (29.2%)
José Serra (PSDB)
36 (50%)
Branco
0 (0%)
Nulo
15 (20.8%)

Votos Totais: 69

enquete encerrada: 31 de Outubro de 2010, 22:54:13

Autor Tópico: Eleições 2010  (Lida 209321 vezes)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
Re: Eleições 2010
« Resposta #3175 Online: 22 de Outubro de 2010, 16:58:05 »
Geo,

Em sua opinião votar no Serra vai resolver tudo isso ou a grande (única?) virtude dele é ser de um partido que não está no poder federal há 8 anos?

"Resolver tudo" quanto à corrupção eu tenho absoluta certeza que não, pois esta praga está impregnada em nós, população e, por conseguinte, na classe política. Assim sendo, serão necessários muitos e muitos anos de educação, cultura, democracia e dor para diminuir sensivelmente a corrupção, para que, enfim, ela se torne uma "exceção".

Quanto ao uso do poder eu acho que o melhor é uma alternância dele para que se evite uma cubanização ou uma mexicanização do sistema político.

Se for a segunda (ou uma variante desta), você não acha isso razão necessária, porém insuficiente, para votar em alguém para Presidente?

Sim, claramente.

Mas como eu já mencionei, um deles será eleito, não há como evitar isto, mesmo que 99,99% dos brasileiros anulem os seus votos.

Então, eu como também merecedor da comenda "Grã-Cavaleiro Realpolitik do fCC", escolherei aquele que, no meu entender, pode trazer mais benefícios (ou menos danos) para o país, sejam eles econômicos, políticos, sociais e institucionais.
Foto USGS

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #3176 Online: 22 de Outubro de 2010, 17:17:42 »

Caro _Juca_

Tu fostes indicado para a seguinte comenda:

"Grã-Cavaleiro Realpolitik do fCC". :hihi:

obrigado pela comenda.

Então, eu como também merecedor da comenda "Grã-Cavaleiro Realpolitik do fCC", escolherei aquele que, no meu entender, pode trazer mais benefícios (ou menos danos) para o país, sejam eles econômicos, políticos, sociais e institucionais.

Por isso eu vou votar na Dilma. :ok:

Além é claro da afinidade política...

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3177 Online: 22 de Outubro de 2010, 17:26:06 »
Acho que não adianta votar nulo ou em branco. Primeiro porque é inócuo como protesto e depois porque é se eximir de lidar com as escolhas políticas do País. Mas é um direito de cada um. Temos candidatos perfeitos para exercer o cargo? Não. Mesmo a Marina, em quem votei no primeiro turno, não me parece talhada para o papel (mas poderia ser uma grata surpresa). No final, ficamos restritos aos candidatos que ora se encontram. Em quem votar? É, na verdade, a escolha de um projeto político de poder: o do PT e do PSDB. Pode-se, aqui, tecer as vantagens e desvantagens de cada um e, no final, a escolha, no final, será muito subjetiva, dependendo da concepção de mundo de cada um, o que leva cada escolha ser a escolha certa. Particularmente (e sendo membro do SUS, sanitarista e que luta pela melhoria do sistema), acredito que o melhor projeto seja o do PT, daí a justificativa do meu voto.
Quanto a não aplicação do programa ideológico-partidário do PT no governo Lula como dito pelo Geo, já postei aqui que não considero como demérito, muito pelo contrário. Mostra-se como pragmatismo e reconhecimento da impraticabilidade de algumas propostas, ainda que muitos membros do partido se ressintam disso.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3178 Online: 22 de Outubro de 2010, 17:39:58 »

Quanto ao uso do poder eu acho que o melhor é uma alternância dele para que se evite uma cubanização ou uma mexicanização do sistema político.

No sentido de empobrecimento, ditatorial ou monopolização do poder por um partido? Nenhum dos casos me parece plausível: Não houve empobrecimento do País na atual gestão (muito pelo contrário); o País não caminha para uma ditadura e não possui condições para isso, seja por causa das instituições, seja por causa da imprensa e da oposição presente; por fim, não há o perigo de um monopólio do poder pelo PT, haja visto o virtual empate entre os atuais candidatos e as cadeiras multi-partidárias do congresso. O fato de um partido permanecer 2, 3 ou 4 gestões ininterruptas não significa monopólio do poder: nos EUA, o partido Democrata-Republicano permaneceu 29 anos no poder e FDR, sozinho, garantiu 12 anos para os Democratas, e ninguém, em seu juízo perfeito, consideraria que os EUA tiveram em algum momento da história uma ditadura seja pessoal, seja de partido.

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • Malign Hypercognitive since 1973
« Resposta #3179 Online: 22 de Outubro de 2010, 17:41:54 »
Depois de pensar um pouco, cheguei à conclusão de que o que realmente me impede de votar na Dilma, mais até do que os
escândalos do governo Lula, ou a desilusão com o PT, é a aversão que tenho pelo populismo e culto à personalidade e ao
fato de ela ser uma candidata fabricada e imposta pelo Lula.  Votar nela seria como dar meu aval a essas práticas nefastas.
Por isso tenho certeza que, não importa quem ganhe, vou ficar aliviado quando chegar a posse do próximo presidente, pois
vamos poder parar de ouvir a besteiras do Lula-presidente [1].

[1] Ele vai continuar dizendo besteiras, apenas vai ser menos ouvido. Minha fantasia é que chegue um dia em que, caso a Dilma
seja eleita, ela dê um cala-a-boca [2] público no LILS - ex-presidente.

[2] Em politiquês, um desmentido público.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3180 Online: 22 de Outubro de 2010, 17:44:13 »
No Japão o mesmo partido ficou 54 anos no poder. Agora entrou a oposição, mas acho que não vai durar.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3181 Online: 22 de Outubro de 2010, 17:44:48 »
... nos EUA, o partido Democrata-Republicano permaneceu 29 anos no poder e FDR, sozinho, garantiu 12 anos para os Democratas, e ninguém, em seu juízo perfeito, consideraria que os EUA tiveram em algum momento da história uma ditadura seja pessoal, seja de partido.

Você pode até estar certo (o PT certamente não é nenhum PRI), mas seu exemplo não foi bom. Não existem diferenças tão grandes assim entre
os democratas e o GOP. Isto é, até recentemente, quando a direita religiosa passou a ser mais presente entre os republicanos.
You and I are all as much continuous with the physical universe as a wave is continuous with the ocean.

Alan Watts

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3182 Online: 22 de Outubro de 2010, 17:45:40 »
No Japão o mesmo partido ficou 54 anos no poder. Agora entrou a oposição, mas acho que não vai durar.

Barata, pelo que andei lendo, a política no Japão não é lá tão limpa assim. Isso é verdade?

Alan Watts

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3183 Online: 22 de Outubro de 2010, 17:46:46 »
Mas não há um culto à personalidade da Dilma. E, sinceramente, se ela não fosse a candidata do PT quem seria? Não sei se havia muitas escolhas no momento e a indicação direta do Lula impediu que houvesse a crise fratricida que prejudicou o PSDB.

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #3184 Online: 22 de Outubro de 2010, 17:47:23 »
De qualquer maneira, não acho essa uma boa desculpa para não votar em partido X. Até porque, quem manda mesmo é o Congresso Nacional, e, como bem lembrou o Derfel, ele é bem dividido entre situação e oposição.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3185 Online: 22 de Outubro de 2010, 17:49:32 »
Mas não há um culto à personalidade da Dilma.

Do Lula, meu caro. Do Lula.

Alan Watts

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3186 Online: 22 de Outubro de 2010, 17:51:37 »
[Você pode até estar certo (o PT certamente não é nenhum PRI), mas seu exemplo não foi bom. Não existem diferenças tão grandes assim entre
os democratas e o GOP. Isto é, até recentemente, quando a direita religiosa passou a ser mais presente entre os republicanos.

O Partido Democrata-Republicano não existe mais, foi um fundado por Thomas Jefferson e se separou na década de 1820, gerando o Democrata.

Offline Barata Tenno

• Nível Máximo
  • *
  • Dura Lex Sed Lex !
« Resposta #3187 Online: 22 de Outubro de 2010, 17:55:49 »

Barata, pelo que andei lendo, a política no Japão não é lá tão limpa assim. Isso é verdade?
Não chega a ser o Brasil, mas tem varios problemas. Mas a diferença é que um politico com suspeita de corrupção não ganha uma eleição, se um acessor faz cagada, o titular do cargo é moralmente obrigado a renunciar. Condenações normalmente terminam em suicidio pois a pessoa nunca mais vai conseguir trabalho na vida, nem de gari.
He who fights with monsters should look to it that he himself does not become a monster. And when you gaze long into an abyss the abyss also gazes into you. Friedrich Nietzsche

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3188 Online: 22 de Outubro de 2010, 17:56:17 »
Mas não há um culto à personalidade da Dilma.

Do Lula, meu caro. Do Lula.

EXATO! Do Lula, que não será o presidente em 2011 (ainda que deva exercer alguma influência política... até a Dilma tomar ciência da sua condição - caso ganhe, claro).

Offline Dr. Manhattan

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3189 Online: 22 de Outubro de 2010, 17:56:36 »
De qualquer maneira, não acho essa uma boa desculpa para não votar em partido X. Até porque, quem manda mesmo é o Congresso Nacional, e, como bem lembrou o Derfel, ele é bem dividido entre situação e oposição.

Não, quem manda é o Congresso e a caneta do presidente. Foi assim que o FHC conseguiu aprovar a reeleição. Foi com sua caneta que
o Lula conseguiu encher as estatais de petistas. Foi o presidente que ficou bajulando o Ahmadinejad.

O presidente aqui concentra muito poder. E não gosto quando o povo o trata como um semi-deus.

Alan Watts

Offline Dbohr

• Nível Máximo
  • *
  • 無門關 - Mumonkan
    • Meu blog: O Telhado de Vidro - Opinião não-solicitada distribuída livremente!
« Resposta #3190 Online: 22 de Outubro de 2010, 17:58:18 »
Diante do exposto a promotoria encerra.

Volto a este tópico no dia 1 de novembro. Boas eleições para todos nós :-)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3191 Online: 22 de Outubro de 2010, 18:02:51 »

No sentido de empobrecimento, ditatorial ou monopolização do poder por um partido? Nenhum dos casos me parece plausível: Não houve empobrecimento do País na atual gestão (muito pelo contrário); o País não caminha para uma ditadura e não possui condições para isso, seja por causa das instituições, seja por causa da imprensa e da oposição presente; por fim, não há o perigo de um monopólio do poder pelo PT, haja visto o virtual empate entre os atuais candidatos e as cadeiras multi-partidárias do congresso. O fato de um partido permanecer 2, 3 ou 4 gestões ininterruptas não significa monopólio do poder: nos EUA, o partido Democrata-Republicano permaneceu 29 anos no poder e FDR, sozinho, garantiu 12 anos para os Democratas, e ninguém, em seu juízo perfeito, consideraria que os EUA tiveram em algum momento da história uma ditadura seja pessoal, seja de partido.

Vamos com calma Derfel.

Os termos cubanização e mexicanização definem contextos muito distintos do que vivemos, sem dúvida. Mas o Brasil tem uma democracia muito tênue e muito recente (20 anos) e, no meu entendimento, podemos perfeitamente descambar para uma das duas situações se não houver um cuidado por parte da Sociedade, ou pelo menos da sua parte menos alienada.

O caso do partido estadunidense não é comparável porque foi formado em um contexto histórico completamente distinto (final do século XVIII). O mesmo pode ser dito de FDR que assumiu o país em época de crise e ficou no poder quase até o final da IIGGM. Além disto os EUA é a democracia mais antiga e o primeiro país republicano da era dos Estados-Nações. Mas Cuba é um caso atual e o México só se viu livre do PRI em 2000, quase no alvorecer do século XXI, após 71 anos no poder.

E o maior perigo que eu vislumbro é o aggiornamento da corrupção aliada ao cinismo da classe política e à inoperância do sistema Judicial e que propiciou os escândalos observados após a redemocratização, sem que praticamente ninguém com "alta densidade política" tenha sido condenado.
Foto USGS

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3192 Online: 22 de Outubro de 2010, 18:09:59 »

Não, quem manda é o Congresso e a caneta do presidente. Foi assim que o FHC conseguiu aprovar a reeleição. Foi com sua caneta que
o Lula conseguiu encher as estatais de petistas. Foi o presidente que ficou bajulando o Ahmadinejad.

O presidente aqui concentra muito poder. E não gosto quando o povo o trata como um semi-deus.

O FHC só aprovou a re-eleição porque o Congresso aprovou. 99% do que um Presidente pode fazer, ele precisa de aprovação do Congresso Nacional. A criatura precisa de autorização do Congresso até para ficar fora do país por mais de 15 dias...

Qualquer pessoas que estude um pouco de direito sabe que o Presidente não manda bulhufas. Claro, ele é livre para bajular quem ele quiser...
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Unknown

• Conselheiros
  • Nível Máximo
  • *
  • Sem humor para piada ruim, repetida ou previsível
« Resposta #3193 Online: 22 de Outubro de 2010, 18:11:12 »
Bom, como andam reclamando da falta de propostas de ambos os candidatos, o iG fez um coletânea das poucas que apareceram e colocou em forma de teste para cada um avaliar com quem tem maior afinidade.

http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/teste+suas+propostas+se+parecem+com+as+de+seu+candidato/n1237809890174.html

No meu caso o resultado foi que eu possuía maior afinidade com as propostas da Dilma, resultado que eu já esperava. Mas o que pude ver é que muitas delas ou são basicamente a mesma coisa com alguns pequenos detalhes diferentes ou são propostas que podem muito bem serem aplicadas em conjunto.

"That's what you like to do
To treat a man like a pig
And when I'm dead and gone
It's an award I've won"
(Russian Roulette - Accept)

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3194 Online: 22 de Outubro de 2010, 18:24:45 »
Essa discussão me lembrou algo que a maioria das pessoas não sabe: o Presidente não tem poder nem para vetar um Projeto de Lei. Por exemplo, se um Projeto de Lei Federal é aprovada pelo Congresso Nacional, ela vai para o Presidente, e este tem que decidir entre o veto ou a sanção. Só que se ele decide vetar esse projeto, este simplesmente retorna para o Congresso Nacional, onde será discutido sobre o veto do Presidente. Se for decidido contra o veto do Presidente, o projeto volta novamente para Vosso Excelentíssimo Sr. Presidente e este é OBRIGADO a sancionar o projeto de Lei  :stunned:

Presidente é o cocô do cavalo do bandido, aqui no Brasil  :lol:

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3195 Online: 22 de Outubro de 2010, 19:19:20 »

Vamos com calma Derfel.
:ok:

Os termos cubanização e mexicanização definem contextos muito distintos do que vivemos, sem dúvida. Mas o Brasil tem uma democracia muito tênue e muito recente (20 anos) e, no meu entendimento, podemos perfeitamente descambar para uma das duas situações se não houver um cuidado por parte da Sociedade, ou pelo menos da sua parte menos alienada.

Recente, sem dúvida, mas já existe há uma geração (25 anos)! Nesse período avançamos muito, no sentido da consolidação da democracia. O fato de termos sobrevivido a um presidente impedido, uma passagem de poder do FHC ao Lula sem traumas, 8 anos de governo Lula sem uma tentativa de golpe para tirá-lo do poder e a sua própria saída agora, após o término do mandato, mostra que a nossa democracia se encontra até certo ponto consolidada. Mas, no mais, concordo com você, parafraseando Aldous Huxley, o preço da democracia é a eterna vigilância.
O caso do partido estadunidense não é comparável porque foi formado em um contexto histórico completamente distinto (final do século XVIII). O mesmo pode ser dito de FDR que assumiu o país em época de crise e ficou no poder quase até o final da IIGGM. Além disto os EUA é a democracia mais antiga e o primeiro país republicano da era dos Estados-Nações. Mas Cuba é um caso atual e o México só se viu livre do PRI em 2000, quase no alvorecer do século XXI, após 71 anos no poder.

Os períodos históricos podem ser diferentes, mas o que quis mostrar foi apenas que o caso do Brasil se assemelha mais àqueles que com o México e Cuba. No caso do México se deveu às práticas decorrentes da Revolução Mexicana e  Cuba É uma ditadura de partido único. Se prevalecer a tese da alternância do poder nos parâmetros que eu entendi do que você coloca, a um partido político que já estivesse duas gestões consecutivas não deveria nem ser permitido lançar um candidato.

E o maior perigo que eu vislumbro é o aggiornamento da corrupção aliada ao cinismo da classe política e à inoperância do sistema Judicial e que propiciou os escândalos observados após a redemocratização, sem que praticamente ninguém com "alta densidade política" tenha sido condenado.

Nesse caso eu já tenho uma visão particular um pouco diferente da sua. Acredito que hoje esses casos são muito mais investigados. É claro que precisamos evoluir com uma agilidade maior do judiciário e uma reforma política que proporcione uma melhor qualidade de políticos, contudo hoje os casos são investigados, a promotoria trabalha para coibir essas ações e, claro, acabar por se tornar mais visível e aparentar que a corrupção aumentou.

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3196 Online: 22 de Outubro de 2010, 19:26:22 »
Fiz o teste e apenas na questão das privatizações me identifiquei com o Serra. Interessante é ver o resultado das outras pessoas, é bem parecido com as pesquisas eleitorais: Dilma 51,76%; Serra 48,22% e 0,02% têm afinidade com os dois. :biglol:

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3197 Online: 22 de Outubro de 2010, 19:29:48 »
[...]

Ok Derfel.

Mais tarde eu comento e pondero mais alguns pontos da sua, sempre muito boa, análise.

Agora eu vou até um boteco para confraternizar com os meus funcionários!

"Inté".
Foto USGS

Offline Derfel

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3198 Online: 22 de Outubro de 2010, 19:34:51 »
[...]

Ok Derfel.

Mais tarde eu comento e pondero mais alguns pontos da sua, sempre muito boa, análise.

Agora eu vou até um boteco para confraternizar com os meus funcionários!

"Inté".

E eu fico aqui esperando minha paciente atrasada... :(

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3199 Online: 22 de Outubro de 2010, 19:50:03 »
_Juca_, só um pouquinho... deixa só eu te fazer uma pergunta sobre a atuação do PT na prefeitura de Porto Alegre, lugar que conheço muitíssimo bem, inclusive por dentro da estrutura da prefeitura.

Os escândalos das licitações de "terceirizadas" para coleta de lixo em Porto Alegre, com empresas pagando "comissões", mensais,  para altos funcionários da prefeitura (coincidência, todos C.C. indicados pelo partido), seria uma explicação para a cidade "estar limpa"?

Ou desconheces isto?

Aqui em SP, depois de sei lá quantos escândalos envolvendo empresas de coleta de lixo do governo Maluf/Pitta, adivinhem quais eram as empresas que ganharam  a concorrência no governo Martaxa e quase ganharam um contratão de 20 anos no fim da festa?

Vcs têm razão, o PT sabe mesmo limpar uma cidade.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!