Acho que não adianta votar nulo ou em branco. Primeiro porque é inócuo como protesto e depois porque é se eximir de lidar com as escolhas políticas do País. Mas é um direito de cada um. Temos candidatos perfeitos para exercer o cargo? Não. Mesmo a Marina, em quem votei no primeiro turno, não me parece talhada para o papel (mas poderia ser uma grata surpresa). No final, ficamos restritos aos candidatos que ora se encontram. Em quem votar? É, na verdade, a escolha de um projeto político de poder: o do PT e do PSDB. Pode-se, aqui, tecer as vantagens e desvantagens de cada um e, no final, a escolha, no final, será muito subjetiva, dependendo da concepção de mundo de cada um, o que leva cada escolha ser a escolha certa. Particularmente (e sendo membro do SUS, sanitarista e que luta pela melhoria do sistema), acredito que o melhor projeto seja o do PT, daí a justificativa do meu voto.
Quanto a não aplicação do programa ideológico-partidário do PT no governo Lula como dito pelo Geo, já postei aqui que não considero como demérito, muito pelo contrário. Mostra-se como pragmatismo e reconhecimento da impraticabilidade de algumas propostas, ainda que muitos membros do partido se ressintam disso.