Para você parece Latour não diz nada. O que Latour diz é da abobrinha que é essa diferenciação de contextos de descoberta e de justificativa. O mais interessante que ele faz isso através de maneira bibliográfica, com indicação de toda a literatura acerca dos quebra paus científicos, o antes do estabelecimento de um fato e o depois, quando se forma o que ele chama de caixa preta.
Não entendi como o (excelente) texto que você cita refuta a diferença entre contexto da justificativa e contexto da descoberta, Adriano.
A questão é essa idéia de refutação. Esta é uma condição subjetiva, mas se torna intersubjetiva a partir do consenso de outras pessoas. Por exemplo, você está no consenso da maioria do fórum, de que a sua epistemologia precisa ser refutada para que a minha tenha alguma validade. E sei inclusive da minha notória participação em diversos debates importantes, dos temas mais relevantes ao site. Está tudo registrado, e por isso tento aplicar aqui o meu conhecimento adquirido com Latour, de forma prática, experimental.
Não julgo o fórum ter alguma importância para qualquer definição sobre refutação de qualquer coisa que seja, é uma ambiente virtual e informal com as características e responsabilidades básicas de um site que permite participação de usuários, restrito as suas regras internas contantes no seu regimento interno.
Ou seja, eu tenho, para poder ter alguma validade aqui, manisfestar a minha opinião, através das regras de conduta, que são mais rígidas no meu caso, pois sou minoria, opinião heterodoxa.
Eu jamais vou ser alguém refutado, e mesmo que eu desista de participar deste ambiente, não quer dizer que seja por isso, da minha parte. Pode ser que eu entenda que o fórum não me interessa mais, simplesmente isso.
A tática que eu estou usando agora no fórum, é evitar as trollagens voltadas a minha pessoa, para inverter a minha condição de forista punido por trollagem, que entendo como base da minha diferença com relação ao pensamento do corpo de administradores, que consequentemente apoiam a maioria dos foristas.
Simples crítica e preconceito, sem maior embasamento, além da convivência discursiva interna. Por isso sempre ressalto o meu direito jurídico de resguardar a minha imagem, pois não é por alguém estar do outro lado do computador que pode proferir ofensas e a moderação ser conivente com isto, como responsáveis do site.