As pessoas tornam-se tiranas também se um lunático resolve desfazer as propriedades coletivas, ou quando alguém não concorda com o argumento delas, ou quando alguém aumenta uma cerca... Ela é um privilégio humano, por que a propriedade coletiva arrefeceria essa tendência? Uma reação possível a uma mudança não necessariamente seja a provável! Pequeno burguês? Que bom, então estou no time que tá ganhando! Acho que amanhã irei massacrar pessoas, humilhá-las e tudo o mais que faz um bom tirano. Lógico, se eu fosse um igual eu com certeza estaria mais disposto a ajudar, mas infelizmente meu enquadramento social me obriga a destruição do proletariado. Amiguinho, existe divisão entre pessoas, não essa simplista que você tenta, ainda, enquadrar o mundo: proletário sofre, por isso é bom; proprietário explora (necessariamente), por isso é ruim!
E antes quando eu não tinha nada disso, eu era um proletário? E ninguém como eu pode tentar mudar de categoria? Não, o que eu ia dizendo? Sou feliz por sermos todos iguais! Mas e se vier um lunático com a pretensão de ser diferente, que eu faço, você sabe? Não é uma pergunta complicada, afinal, pra se conquistar a coletividade tenho antes de suprimir a individualidade (se não, seria paradoxal, ou uma ditadura). E viva o coletivo, onde eu não posso fazer o que eu quiser, tenho antes de fazer o que o grupo quer, por mais maçante que seja, ao menos é romântico e ideal! Estranho é nunca dar certo, a despeito das tentativas, eu só gostaria de saber qual o vírus que consome e consumiu todas essas tentativas. Você sabe?
Então, até sei o que é lucro, mas não o encaro na sua perspectiva da mais valia, e ainda assim continua sendo um chute seu! No mais, me explique a teoria dos conjuntos que você apregoa, por favor!!??
Eu disse que ninguém gosta de economia planificada (afirmação vaga) e você me afirmou que sim, que a economia atual é planificada (ou seja, comentou uma coisa que eu sequer tinha dito, mas enfim, foi por isso que eu te dei o conceito de planificação econômica, assim, sou eu quem pergunta,
E o quê a economia planificada tem a ver com a pluralidade de opiniões e formas de expressão?
Pedi maiores explicações sobre o exemplo, mas só se possível... Não é só porque bancos não investem em negócios à beira da falência que eles sejam planificados!