O (material de pesquisa) objeto estudado é o próprio espírito?
O método parte já da concepção de que o espírito está lá na bancada/qualquer-lugar?
Qual é o método para a "obtenção do material de pesquisa"?
O material de pesquisa é O FENÔMENO. Mas sabe, Johnny, no caso dos fenômenos objetivos, se 80 anos de trabalho com mais de 200 cientistas não conseguiram convencimento já que contrariava a fé no estabelecido pelo materialismo, não serão agora que irão convencer. Já os fenômenos subjetivos (psicografia, psicofonia), são os que os centros espíritas usam atualmente, não necessariamente com propósito científico, mas de doutrinação e aprendizado.
Por que motivos atribuímos a espíritos os que falam ou escrevem através dos médiuns? Porque eles assim se identificam e podem apresentar provas de identidade. Vejam o caso de uma prima minha.
Meu pai faleceu em dezembro de 1993. O pai da minha prima, que era o primogênito da irmandade, faleceu cerca de um ano e meio depois. Um ano depois do falecimento dele, minha prima foi a um centro perto de sua casa, mas o qual não frequentava. Conversou com um dos médiuns, querendo saber notícias do espírito do pai. No dia seguinte, ela se sentou com ele e a conversa começou:
Médium: _ Então deseja saber notícias de seu pai, certo?
Prima Célia: _ Sim.
Médium: _ Orlando Emílio Arduin?
Célia: _ Sim.
Aqui um detalhe: ela havia dito o primeiro nome e sobrenome no dia anterior, mas não mencionou o nome do meio. Como o médium poderia saber disso?
Médium: _ Quem é Elso?
Célia: _ Elso? É o meu tio.
Médium: _ Luiz Elso Arduin?
Este é o nome do meu pai, o qual ela nem havia mencionado.
Médium: _ Quem é Aparecida.
Neste momento a minha prima ficou confusa, pois sempre chamara minha mãe de Cidinha. Mas aí caiu a ficha e respondeu:
Célia: _ Ah! Sim, é a minha tia.
Médium: _ Viúva do seu tio, certo?
Médium: _ Pois bem, minha senhora, a mensagem é para sua tia. O seu tio Luiz, por descuido de sua saúde e vícios, teve uma passagem muito difícil e passou longo tempo sofrendo as consequências no mundo espiritual. Mas recentemente foi socorrido e agora está em tratamento. Quanto a seu pai, nada tem de se preocupar com ele, pois ele é um bom espírito e inclusive chefia uma equipe de socorristas.
Realmente o meu pai se ferrou por conta de cigarro, morrendo de câncer que começou na língua e se espalhou pelo sistema nervoso central. Então Johnny, é assim que a coisa funciona. Quando um espírito que se manifesta tem parentes na sessão, estes podem identificá-lo, pois o conheceram em vida e aí checar com ele os conhecimentos de coisas que o médium não sabe.
Independentemente do cara tirar uma casquinha ou não, é apenas o de realizar uma anamnese no espírito? Ou no médium?
Se for o de examinar a pessoa que baixou o espírito, uai, isso eu também faço aqui em casa. Se bobear faço em mim mesmo.
Mas não é possível que a coisa seja tão básica assim.
**btw, parece que há uma confusão aqui (no tópico) sobre o que é um trabalho científico em um trabalho qualquer feito por um cientista.
Crookes não tirou casquinha nenhuma e os trabalhos que fez não se parecem com nada disso.